Erros de poda do tomate: 9 erros de poda a evitar no seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O tomate é uma cultura de jardim popular devido à sua elevada produtividade e aos seus sabores ricos, e aprender a cultivá-lo bem inclui compreender como podar as plantas. O medo de cometer erros na poda do tomate impede muitos jardineiros de podar os seus tomateiros. Mas esta é uma tarefa que vale a pena aprender, uma vez que os tomateiros podados corretamente são mais saudáveis, sofrem menos de doenças fúngicas e são mais produtivos.para obter os nossos conselhos pormenorizados sobre os erros comuns a evitar na poda do tomate.

Os tomateiros determinantes, como o Defiant, não precisam de ser podados, pois crescem até um tamanho pré-determinado e depois dão as suas flores e frutos. Se podar os tomateiros determinantes, reduzirá o rendimento global.

Porquê podar os tomateiros?

Há muitas razões para podar os tomateiros. A poda ajuda o jardineiro a orientar o crescimento e a controlar o tamanho da planta adulta, bem como a colocar mais plantas no jardim, maximizando o espaço. A poda do tomateiro para promover o fluxo de ar pode melhorar a saúde da planta e reduzir a ocorrência de doenças. A remoção do crescimento desnecessário também evita a sobrelotação e permite que muita luz solar chegue ao centro do tomateiro.As plantas podadas podem colher mais cedo do que as plantas não podadas e produzir frutos maiores.

9 erros de poda de tomate a evitar no seu jardim:

1) Poda dos tomates determinados

"A resposta é não. Os tomates determinados, ou de arbusto, não são podados. Porquê? Porque estas plantas têm uma altura pré-determinada e, quando atingem esse tamanho, deixam de crescer folhas e concentram-se na floração e na frutificação. Se remover rebentos ou ramos dos tomates determinados, está a reduzir a sua capacidade de frutificação. É melhorpara não ter de se preocupar com a poda dos tomates determinados.

Dito isto, retiro as folhas inferiores dos meus tomates determinados para que a folhagem não toque no solo. A remoção das folhas inferiores pode reduzir ou retardar a propagação de doenças transmitidas pelo solo, como o míldio. Utilize uma tesoura de poda ou uma tesoura de jardinagem para cortar essas folhas

Os tomates indeterminados são plantados entre 1 e 4 caules, sendo que, normalmente, o rebento que se forma logo abaixo do primeiro cacho de flores (aqui ilustrado) é deixado crescer, pois é um rebento muito vigoroso.

2) Não podar os tomates indeterminados é um erro comum na poda do tomateiro

Os tomates indeterminados são também conhecidos como tomates de vara e as plantas vigorosas podem atingir 1,5 a 2,5 metros de altura. Normalmente, são colocados em estacas ou apoiados para manter as plantas fora do solo. O novo crescimento é atado ou cortado na estaca regularmente. Ao podar um tomate numa estaca, o objetivo é controlar o crescimento e incentivar um bom fluxo de ar.

Veja também: Seleção e plantação de culturas de cobertura para canteiros elevados

Os sugadores de tomate são rebentos laterais que crescem a partir do ângulo onde a folha de um tomate encontra o caule. Os sugadores de tomate produzem flores e, eventualmente, frutos, mas permitir que todos os sugadores cresçam num tomate indeterminado não é uma boa ideia, pois resulta numa planta maciça e crescida em demasia que é difícil de sustentar, mas também é mais propensa a problemas com insectos e doenças das plantas.

Um tomateiro emaranhado é denso de folhas, o que cria sombra no meio da planta. A sombra diminui a rapidez com que a humidade seca das folhas depois de uma chuva e demasiada sombra pode também retardar o amadurecimento dos frutos. Idealmente, todas as folhas de um tomateiro devem ter acesso à luz, razão pela qual retiro a maioria dos rebentos que se formam nas minhas plantas indeterminadas.

No final da estação, cerca de um mês antes da primeira geada, faça o desponte dos seus tomateiros, cortando-os para que os frutos ainda possam amadurecer.

3) Eliminar todas as ventosas de tomate

Agora sabemos que deixar todos os rebentos num tomateiro indeterminado não é uma boa ideia. Dito isto, também não queremos retirá-los todos. A minha abordagem é retirar os rebentos que se formam abaixo do primeiro cacho de flores. Os rebentos de baixo são menos produtivos e podem amontoar a planta e reduzir o fluxo de ar. A exceção é o rebento que se forma apenas Deixo este, pois tende a ser um rebento vigoroso e produtivo.

Geralmente, recomenda-se que as plantas indeterminadas com estacas tenham entre 1 e 4 caules. As plantas treinadas e podadas desta forma terão menos frutos do que um tomateiro não podado, mas serão maiores e as plantas mais saudáveis. O caule 1 é o caule principal. O caule 2 é o rebento abaixo do primeiro cacho de flores. E se quiser mais de 2 caules, deixe um ou dois dos rebentos logo acima do primeiro cacho de floresDesenvolva. Depois de ter o número de caules que deseja, arranque todos os outros rebentos. Os rebentos pequenos são fáceis de retirar à mão, mas se esperar demasiado tempo são mais difíceis de arrancar e pode danificar a planta.

Não se apresse a podar os rebentos inferiores, pois é preciso algumas semanas após a plantação para saber onde vai aparecer o primeiro ramo de flores. Espere até que apareça para poder ver claramente quais os rebentos a eliminar.

Veja também: Bordaduras: ideias de bordaduras apelativas para separar as suas áreas de jardim

Eu gosto de treinar os meus tomateiros indeterminados com dois caules principais, também conhecidos como líderes, o que resulta num aspeto em "Y" para a planta.

4) Não podar os tomateiros de todo

O míldio, ou Alternaria, bem como a mancha foliar de Septoria são duas doenças fúngicas comuns que afectam os tomateiros. Existem várias formas de os jardineiros reduzirem a sua ocorrência. Em primeiro lugar, pratique a rotação de culturas e plante os tomates num local diferente da estação anterior. Em seguida, escolha uma variedade resistente, como a Defiant. Também aplico uma cobertura morta aos meus tomateiros com palha ou folhas trituradas para impedira água da chuva ou da rega não salpica os esporos para a folhagem.

A última dica para prevenir as doenças das plantas é pôr a poda a funcionar. À medida que as plantas crescem, remova as folhas mais baixas para ajudar a parar ou retardar a propagação destas doenças que aparecem primeiro nas folhas mais velhas na parte inferior da planta. Também removo quaisquer folhas manchadas que apareçam nas plantas - aquelas com folhagem amarelada ou acastanhada. Use podadores de mão limpos para cortar as folhas da planta e adicionarqualquer folhagem doente para o lixo, não para o seu caixote de compostagem doméstico.

5) Poda quando as plantas estão húmidas

Este é um erro de poda do tomateiro que todos temos de recordar! É uma boa regra geral evitar a horta depois de uma chuva ou quando as folhas estão molhadas. A folhagem molhada pode propagar doenças de folha para folha ou de planta para planta. Para evitar stressar as plantas, procuro podar num dia seco, de manhã ou ao fim da tarde.

Não é preciso muito tempo para que um pequeno rebento se torne grande.

6) Não ter cuidado com a poda

A poda do tomateiro não precisa de ocupar muito do seu tempo. Cultivo 50 a 60 tomateiros por ano, mas gasto menos de 30 minutos por semana a podar as minhas plantas. Manter-se a par da remoção regular dos rebentos torna a poda rápida e fácil. Uso os meus dedos para cortar os rebentos laterais quando têm apenas um ou dois centímetros de comprimento. Se negligenciou a poda durante algumas semanas e o crescimento dos rebentos ficou fora de controlo, podepode querer retomar o controlo dos seus tomateiros com a poda de Missouri.

A poda Missouri é uma técnica que tem como objetivo travar o crescimento excessivo sem stressar a planta. É utilizada quando os rebentos crescem demasiado para serem cortados até ao caule principal. A remoção de um grande número de rebentos crescidos pode causar um choque na planta ou deixar os frutos maduros expostos ao escaldão solar. Para podar as plantas Missouri, utilize podadores manuais para cortar a ponta de crescimento dos rebentos até dois conjuntos defolhas.

7) Negligenciar a poda no final da estação de crescimento

A poda tardia do tomateiro é uma forma inteligente de amadurecer os últimos frutos das plantas. Cerca de um mês antes da primeira geada prevista, corte as plantas no topo, removendo todas as pontas de crescimento. Corte os cachos de frutos que provavelmente ainda têm tempo para amadurecer. É um amor duro, mas direciona os açúcares nas plantas da produção de novos rebentos para o amadurecimento dos frutos. As ventosas continuarão a brotar depois de você fazer o topoas plantas, por isso verifique-as semanalmente e arranque as pontas de crescimento novas.

A negligência da poda é um grande erro na poda do tomateiro, pois se não se mantiver atento à poda de novos rebentos, os tomateiros indeterminados podem ficar fora de controlo.

8) Não limpar as ferramentas de poda entre plantas é um grande erro na poda do tomateiro

Um dos erros mais comuns na poda do tomateiro é não limpar as podadoras ou as tesouras de jardinagem entre plantas. Utilizar as mesmas ferramentas de poda para manter todos os seus tomateiros é pedir para ter problemas. Se uma das suas plantas tiver sido afetada por uma doença vegetal, corre o risco de a propagar a todas as suas plantas. Em vez disso, mantenha as suas ferramentas de jardinagem limpas e higienizadas, limpando as lâminas entre plantas comálcool para esfregar que contém 70% de álcool isopropílico.

9) Poda excessiva e exposição dos frutos ao sol

Num esforço para acelerar o amadurecimento, pode pensar que é uma boa ideia cortar todas as folhas que rodeiam os tomates verdes da sua planta. No entanto, a poda excessiva dos tomateiros pode levar ao escaldão solar. O escaldão solar ocorre quando os frutos em desenvolvimento são expostos ao sol pleno. Esta condição apresenta-se como manchas pálidas nos frutos, sendo que essas áreas esbranquiçadas acabam por apodrecer. A melhor forma de prevenir o escaldão solar éCuidado na poda dos tomateiros, não retire todas as folhas que envolvem e sombreiam os frutos.

Saiba mais sobre o cultivo de tomates fantásticos nestes artigos aprofundados:

    Tem algum erro de poda de tomate para acrescentar à nossa lista?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.