Como plantar alface: um guia para plantar, cultivar e colher alface

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Esta popular salada verde é uma das culturas mais fáceis de cultivar em canteiros e recipientes e é ideal para a colheita na primavera e no outono. Além disso, é uma cultura rápida, com folhas verdes prontas a colher cerca de um mês após a sementeira e cabeças cheias em dois meses ou menos.

Na nossa família, comemos muitas saladas e se comprarmos alface no supermercado, o custo aumenta rapidamente. Cultivar a sua própria alface é uma forma fácil de poupar nas contas do supermercado e desfrutar de meses de verduras orgânicas cultivadas em casa.

A alface é um vegetal de estação fria que se desenvolve bem na primavera ou no outono.

Tipos de alface

Há muitos tipos de alface que pode plantar. Eu sou um grande fã da alface de folha porque cresce muito rapidamente e pode colher-se de cada planta durante semanas, mas há muitas variedades disponíveis em catálogos de sementes e em prateleiras de sementes:

  • Folha solta - A alface de folha solta é uma das alfaces mais fáceis de cultivar e é também muito rápida, formando grandes cabeças soltas em apenas cinco a seis semanas.
  • Folha de carvalho - Cultivo alfaces de folha de carvalho como alface de folha, colhendo frequentemente as plantas à medida que crescem. Se forem deixadas a amadurecer, acabarão por formar cabeças de tamanho normal. As folhas são lobadas como folhas de carvalho e podem ser verdes ou vermelhas, dependendo da variedade.
  • Romaine - Um ingrediente essencial na salada Caesar, as plantas de alface romana formam cabeças apertadas e verticais de folhas estaladiças.
  • Cabeça de manteiga - Há variedades de alface-manteiga tolerantes ao calor que podem ser cultivadas no verão, bem como variedades tolerantes ao frio para colheita no inverno.
  • Iceberg - A alface iceberg, ou crisphead, tem a reputação de ser difícil de cultivar, mas eu não tive qualquer problema em cultivá-la nos meus canteiros elevados.
  • verão fresco - Inicialmente, as alfaces de verão, do tipo Batavia, parecem-se muito com as variedades de folhas soltas, mas à medida que amadurecem, formam belas cabeças arredondadas. Existem muitas variedades tolerantes ao calor, bem adaptadas ao cultivo de verão.

Há muitos tipos diferentes de alface para cultivar. Adoro as variedades de folha solta, alface romana e cabeça de manteiga e gosto das várias cores e texturas das folhas.

Cultivar uma horta de alfaces

A alface é uma cultura de clima frio e é melhor cultivada na primavera e no outono. As sementes germinam a temperaturas tão baixas como 4 C (40 F) mas a sua temperatura ideal de germinação e crescimento é entre 16 e 18 C (60 e 65 F).

Para cultivar uma boa alface, procure um local que ofereça, pelo menos, seis a oito horas de sol direto. É possível cultivar alface à sombra parcial (três a quatro horas de sol), mas em condições de pouca luz, sugiro que plante variedades de folhas soltas, que crescem mais rapidamente do que as variedades de folhas de cabeça. Depois de escolher o seu local, prepare o canteiro para a plantação, escavando uma ou duas polegadas de composto ou estrume envelhecido. Se gostar,pode também aplicar um fertilizante orgânico de libertação lenta nesta altura.

A alface também é uma planta fantástica para recipientes. Produz um sistema radicular pouco profundo e pode ser cultivada neste fantástico jardim de ervas de bolso Vegtrug 8, em caixas de janela, vasos, jardineiras de tecido, cestos ou qualquer recipiente que tenha pelo menos quatro a seis polegadas de profundidade e furos de drenagem.

Veja também: Plantas para janelas viradas a norte: 15 plantas de interior para exposição a norte

Para começar a colher as alfaces, cubro os meus canteiros do início da primavera com mini-túneis cobertos de tecido ou plástico, que captam a energia solar e protegem das temperaturas frias e das geadas.

A alface tem um enraizamento pouco profundo e pode ser cultivada em recipientes com apenas quatro a seis polegadas de profundidade.

Como plantar sementes de alface

Há duas maneiras de plantar sementes de alface:

  1. Semear diretamente no jardim ou em recipientes.
  2. Transplante as plântulas de alface que foram iniciadas dentro de casa sob luzes de cultivo ou compradas num centro de jardinagem.

Semeadura direta de sementes de alface

Para a sementeira direta de alfaces em fileiras, coloque as sementes a 5 cm de distância, com fileiras de 12 a 18 cm de distância, dependendo da variedade. Não semeie as sementes demasiado fundo, pois elas precisam de luz para germinar. Cubra-as com uma camada fina de terra. Quando as plântulas estiverem a crescer bem, desbaste-as para 10 a 12 cm.

Para uma colheita de alface baby, gosto de semear as sementes em faixas. Pode fazer faixas estreitas com apenas três a quatro polegadas de largura ou faixas mais largas para se adaptarem ao seu espaço. Costumo semear faixas de alface baby com doze a dezoito polegadas de largura nos meus canteiros elevados, tentando espaçar as sementes cerca de duas polegadas. Pode cultivar uma única variedade desta forma ou comprar um pacote de alfaces mistas gourmet.

A alface pode ser semeada diretamente ou transplantada para uma horta.

Transplantação de alfaces

Quando transplanto a alface para os meus canteiros ou recipientes, normalmente planto-a num padrão de grelha, espaçando cada plântula cerca de dez centímetros. É aqui que pode divertir-se um pouco se estiver a cultivar variedades multicoloridas como a Salanova Home & Garden Mix. Pode escalonar as cores para criar um padrão quadriculado.

Se transplantar em fileiras, coloque as plântulas a uma distância de 10 a 12 polegadas e as fileiras a 12 a 18 polegadas, dependendo do tamanho maduro da variedade. Verifique o pacote de sementes para obter instruções específicas de espaçamento.

Como plantar alface romana

A alface romana é um dos tipos mais populares de alface e é muito fácil de cultivar. Pode cultivá-la como uma cultura infantil e colher as folhas jovens durante semanas ou pode deixar as plantas amadurecerem até atingirem cabeças de tamanho normal. Para que a alface romana tenha o melhor sabor, dê às plantas humidade consistente, muita luz solar e temperaturas frescas.

Uma vez que o meu jardim é um paraíso para as lesmas, considero útil plantar sementes de alface romana dentro de casa e transferir as plântulas para os meus canteiros elevados uma ou duas semanas antes da última geada prevista na primavera.

Utilizo frequentemente mini-arcos de arame cobertos com tecido ou plástico para proteger as minhas alfaces da geada, do mau tempo ou das pragas.

Plantação sucessiva de alface

O segredo é a plantação em sucessão! A plantação em sucessão consiste simplesmente em plantar sementes em alturas diferentes. Eu gosto de plantar pequenas quantidades de sementes de alface de cada vez, para que tenhamos o suficiente para a nossa família, mas não tanto que não consiga acompanhar a colheita.

Veja também: Criar um canteiro elevado com rega automática: opções pré-fabricadas e de bricolage

As colheitas sucessivas provêm das sementes adicionais de alface que semeio de duas em duas ou de três em três semanas, desde meados da primavera até ao início do verão. Semear alface ao longo da primavera ou do outono resulta numa colheita ininterrupta de verduras de alta qualidade.

A que distância plantar as alfaces

Quando as suas plântulas de alface estiverem a crescer bem, pode desbastá-las para lhes dar espaço suficiente para que cresçam cabeças de bom tamanho. Encontrará um espaçamento específico para cada variedade no pacote de sementes, mas geralmente um espaçamento de 10 a 12 polegadas é o melhor.

Para obter cabeças de alface pequena, pode espaçar as plantas um pouco mais perto, com 15 a 20 cm. Esta técnica funciona bem para a alface romana, que forma cabeças compactas com apenas 15 a 20 cm de altura.

Quando transplanto as mudas de alface para os meus canteiros, gosto de as espaçar dez centímetros para obter cabeças de tamanho normal. Se estiver a cultivar um grupo de verduras bebés, semeio as sementes apenas a alguns centímetros de distância.

Como cultivar uma planta de alface

Agora que já sabe como plantar alface, está na altura de aprender algumas técnicas de cultivo fundamentais. A chave para uma colheita de alta qualidade de alface tenra e de sabor suave é a humidade constante. Se as plantas de alface forem sujeitas a stress térmico ou hídrico, as folhas tornam-se amargas e as plantas ficam com bolhas. A bolha é quando as plantas mudam da produção de folhas para a produção de flores e surge um talo de flor. Leia mais sobre a bolhaaqui.

Vivo num clima setentrional, onde a primavera dá muitas vezes alguns passos atrás e as temperaturas descem abaixo de zero. Tenha sempre à mão coberturas para as fileiras para as proteger das geadas ou de temperaturas frias inesperadas. Podem ser colocadas diretamente sobre as plantas de alface ou flutuando por cima em arcos. Também pode comprar túneis de lã práticos online ou em centros de jardinagem.

Se o clima da primavera passar de quente a escaldante mais depressa do que o esperado, tenha à mão pedaços de tela de sombra para poder criar um local com sombra. É fácil fazer aros com uma conduta de PVC de meia polegada, arame metálico ou outros materiais. Coloque um pedaço de tela de sombra de 40% em cima dos aros, prendendo-o com clipes. A tela de sombra reduz o calor e a luz à volta das suas plantas de alface e pode atrasar o aparecimento dos bolbos em uma semana ou mais.dois.

Se tiver trabalhado a matéria orgânica e um fertilizante orgânico de libertação lenta no solo antes de plantar, não há necessidade de fertilizar mais as suas plantas de alface de crescimento rápido.

Quando o tempo primaveril se torna quente, costumo erguer um túnel de tecido de sombra por cima do meu canteiro de alface, o que arrefece e ensombra as plantas, atrasando o aparecimento dos bolbos.

Pragas da alface

Na minha horta, as maiores ameaças às minhas alfaces são os veados e as lesmas. Para lidar com os veados, consulte este excelente artigo da Jessica. Ela também escreveu este artigo pormenorizado sobre lesmas. Considero a terra de diatomáceas eficaz contra as lesmas. Reaplique-a depois de chover. Também pode usar rede de galinheiro ou cercas de salgueiro para manter animais como veados ou coelhos afastados das alfaces. Ou então, construa um mini túnel de aro sobre o seu canteiroe cobrir com rede para pássaros, rede de galinheiro ou um tecido de barreira contra insectos.

Os pulgões são outra praga comum da alface. Os pulgões são insectos minúsculos, de corpo mole, que sugam o sumo das folhas, provocando o seu enrolamento ou distorção. Como a alface cresce muito rapidamente, uma infestação modesta não costuma ser um grande problema. Eu limito-me a lavar rapidamente as folhas antes de fazer uma salada. Se houver muitos pulgões nas suas plantas de alface, pode pulverizar com um spray de água com sabão orgânico para matarOs insectos e os seus ovos, o que pode exigir algumas aplicações.

Como colher os pés de alface

Quando se tem uma boa colheita de alface na horta, como é que se sabe quando é altura de a colher? Há várias maneiras de desfrutar da sua alface:

  1. Colher em verde bebé, colhendo folhas jovens individuais ou colhendo toda a planta imatura.
  2. Colher seletivamente as folhas exteriores das variedades de folhas soltas ou de folhas de cabeça à medida que as plantas crescem.
  3. Colher a cabeça inteira, cortando-a cerca de 2,5 cm acima do solo.

Quando colher uma cabeça de alface inteira, corte-a logo acima do nível do solo.

Para mais informações sobre o cultivo de verduras, não deixe de consultar estes artigos fantásticos:

    Tem mais perguntas sobre como plantar alface?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.