Morangos alpinos: Como cultivar este pequeno fruto delicioso a partir de sementes ou transplantes

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se tivesse de escolher uma fruta preferida para o quintal, escolheria o morango, mas não um morango qualquer, e sim o morango alpino ( Fragaria vesca Estas pequenas jóias doces são muito mais perfumadas e deliciosas do que os seus parentes de tamanho gigante, cultivados comercialmente ( Fragaria x ananassa Os morangos alpinos são também chamados de morangos do bosque. Coloque um na boca e prepare-se para uma suculenta explosão de açúcar com um sabor que é uma combinação de ananás e bagas com um toque floral. Sim, são TÃO bons. E o mais importante, são também muito fáceis de cultivar.

Os morangos Alpine podem ser pequenos, mas o seu sabor é muito grande!

O que são os morangos alpinos?

Os morangos alpinos eram originalmente nativos da Europa e da Ásia, mas as plantas foram criadas e cultivadas para selecionar variedades conhecidas pelo seu sabor que está acima e para além da variedade selvagem nativa. Os frutos das plantas de morango alpino são pequenos e cónicos. Conhecidos como fraises des bois em França (que se traduz como "bagas do bosque"), são celebrados e acarinhados durante a sua colheitaperíodo.

Os morangos Alpine são produzidos durante toda a estação, proporcionando uma colheita contínua de bagas doces.

Em que é que um morango alpino é diferente de um morango normal?

Os morangos alpinos são uma espécie completamente diferente dos morangos que encontra nas prateleiras dos supermercados. Sim, as plantas partilham um género ( Fragaria ), e as folhas e bagas são muito semelhantes, mas há certamente muitos traços que distinguem as duas.

Ao contrário dos morangos "normais", os morangos alpinos não produzem estolhos. Crescem em tufos que aumentam de tamanho à medida que a planta envelhece. Para obter mais plantas, em vez de propagar os estolhos como se faz com os morangos normais, desenterra-se os tufos e divide-se, deslocando as divisões para um novo local no jardim. Devido à ausência de estolhos, os morangos alpinos são bastante bem comportados eAo contrário dos morangos tradicionais, não vão dominar o mundo. Os morangos alpinos dão-se lindamente em recipientes, canteiros elevados, cestos suspensos, caixas de janela e até mesmo ao longo das bordas das plantações de fundação. Planeie dividir as plantas a cada quatro ou cinco anos para manter a produção elevada e evitar que as plantas fiquem amontoadas.

Os frutos dos morangos alpinos têm apenas cerca de 2,5 cm de comprimento, mas são produzidos continuamente durante todo o verão. Com apenas algumas plantas, obterá uma mão-cheia de bagas todos os dias. Perfeitas para juntar aos seus cereais de pequeno-almoço ou a um parfait de iogurte - ou para comer diretamente da planta.

Os morangos alpinos formam tufos bem organizados e não produzem estolhos.

Cultivo de morangos alpinos a partir de sementes

Surpreendentemente fácil de cultivar a partir de sementes, esta é a minha forma favorita de iniciar uma nova plantação de morangos alpinos. É barato, divertido e as plantas produzem frequentemente frutos no mesmo ano em que são iniciadas a partir de sementes.

A melhor maneira de começar a cultivar morangos alpinos a partir de sementes é semear as sementes dentro de casa, sob luzes de cultivo, no final do inverno. As sementes podem demorar várias semanas a germinar, mas uma vez germinadas, crescem rapidamente. A temperatura ideal do solo para a germinação situa-se entre os 65 e os 75 graus F. Um método alternativo é começar as sementes ao ar livre numa área protegida, como numa estrutura fria ou num canteiro elevado.As sementes precisam de luz para germinar, pelo que basta uma pequena camada de pó para evitar que as sementes se espalhem.

Para além do vermelho, existem também variedades brancas de morangos alpinos que têm um toque de ananás no seu sabor.

Começar com plantas de morangueiro alpino

Outra forma de começar é comprar transplantes num viveiro especializado. Vendidas como plantas de raiz nua ou em vasos, estas plantas de morango alpino estão maduras e produzem bagas muito mais rapidamente do que quando são plantadas a partir de sementes. Sim, são mais caras, mas para uma colheita rápida, os transplantes são imbatíveis.

Para plantar os morangueiros alpinos, coloque-os a uma distância de cerca de 20 a 25 cm entre si. Certifique-se de que a coroa da planta (onde o sistema de rebentos emerge do sistema radicular) fica acima do solo ao plantar, e cubra os morangueiros alpinos recém-plantados com uma camada de 1 a 2 polegadas de espessura de folhas trituradas, palha ou composto.

Os morangos do bosque crescem lindamente nos bordos dos canteiros elevados.

Variedades de morangos alpinos

Existem várias selecções diferentes disponíveis para os jardineiros. Entre as mais populares estão as variedades de frutos vermelhos denominadas "Alexandria" e "Mignonette". Também adoro as variedades de frutos amarelos, incluindo a "Pineapple Crush" (que tem um toque de ananás no seu sabor) e a "Yellow Wonder". Cultive uma mistura de variedades vermelhas e amarelas para uma maior diversidade de doçura e uma colheita que é aindamais divertido.

Independentemente da variedade ou variedades cultivadas, todos os morangos alpinos não são apenas bons para comer frescos; também dão origem a uma compota perfumada e deliciosa e a um excelente xarope de morango e gelado caseiro (aqui está a máquina de gelados que utilizo para este trabalho tão importante!)

A 'Pineapple Crush' é uma variedade deliciosa que vale a pena procurar.

Como cuidar dos morangos do bosque

Os morangos alpinos são plantas muito bonitas que se desenvolvem em pleno sol ou em sombra parcial, com um solo bem drenado. Os morangos alpinos são uma boa escolha para os jardineiros com uma quantidade moderada de sombra. Ganharam o nome de morangos do bosque por uma razão: toleram muito mais sombra do que os morangos normais.Os seus tufos são tão bem organizados que também são uma óptima cobertura de solo comestível.

Veja também: Seis razões para NÃO limpar o jardim este outono

Os morangueiros alpinos requerem cuidados mínimos. Adicione uma camada de composto à área de plantação todas as Primaveras, ou fertilize com um fertilizante orgânico granulado no início de cada estação de crescimento, antes de as plantas florescerem. Mantenha-os bem regados durante os períodos de seca e remova quaisquer frutos podres ou doentes assim que os notar.e resistente a doenças do que os seus primos morangueiros normais.

Veja também: Quando colher os tomatillos para obter o melhor sabor

O seu hábito organizado faz dos morangos alpinos uma excelente cobertura de solo comestível.

Parte dos cuidados a ter com o morangueiro alpino passa também pela colheita regular dos frutos, o que está longe de ser difícil de fazer. Vai ficar ansioso por arrancá-los das plantas diariamente, acredite! As colheitas regulares mantêm a planta a produzir e limitam as doenças fúngicas que poderiam apoderar-se de frutos velhos deixados nas plantas durante demasiado tempo.

Uma vez que as abelhas são necessárias para transportar o pólen de uma flor para outra, plante muitas ervas aromáticas, plantas anuais e outras plantas perto dos morangos alpinos, o que favorece uma diversidade saudável de abelhas nativas, o que favorece a frutificação e o tamanho máximo dos frutos.

As flores dos morangos alpinos são polinizadas por abelhas, por isso, certifique-se de que tem muitas plantas com flores à sua volta para encorajar estes polinizadores.

O que fazer com os morangos do bosque no inverno

Os morangos alpinos são perenes e resistem totalmente a -20 graus F. Se viver num clima mais frio, cubra as plantas com uma camada de palha no inverno. Podem sobreviver a temperaturas abaixo deste limiar com a cobertura morta. Gosto de usar palha para este trabalho, porque é suficientemente solta para deixar passar a humidade. Retire a cobertura morta quando as temperaturas aquecerem na primavera, imediatamente antes da novaUma alternativa é deixar a cobertura vegetal no local durante toda a estação de crescimento, pois mantém os frutos maduros fora do solo e pode ajudar a reduzir as doenças e os danos causados por pragas que vivem no solo, como as lesmas.

Aqui, um proprietário está a cultivar morangueiros alpinos entre os degraus do seu alpendre. Que criativo!

As alegrias dos morangos alpinos

Espero tê-lo convencido a dar a este fruto doce e pequeno uma casa no seu jardim. E espero que a sua família aprecie o sabor das bagas e o belo hábito de crescimento das plantas tanto quanto a nossa.

Saiba mais sobre os morangos alpinos neste vídeo rápido em que lhe mostro como cultivo as minhas plantas.

Para mais informações sobre o cultivo de frutos na horta doméstica, consulte estes artigos:

    Já cultiva morangos alpinos? O que acha deles? Diga-nos o que pensa na secção de comentários abaixo.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.