Hibisco resistente: Como plantar e cultivar esta planta perene de aspeto tropical

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Adora o aspeto dos hibiscos tropicais, mas detesta ter de deitar a planta para o monte de composto no final da estação de crescimento ou ver todas as suas folhas caírem quando tenta inverná-los dentro de casa? E se eu lhe dissesse que existe uma forma de poder desfrutar dessas mesmas flores grandes e deslumbrantes sem ter de se preocupar com o que fazer quando as temperaturas frias chegarem? Diga olá aos hibiscos resistentes! Sim, vocêOuviu bem, deixe-me contar-lhe mais sobre este fantástico hibisco perene.

As plantas de hibisco resistentes dão um toque tropical ao jardim, mas são totalmente resistentes ao inverno.

O que é um hibisco resistente?

Estas plantas herbáceas perenes são híbridos de algumas espécies diferentes de Hibiscus nativos da América do Norte. Um dos pais mais comuns, a espécie Hibiscus moscheutos O hibisco é um hibisco perene que cresce em solos húmidos de planícies aluviais, pântanos e prados. Por isso, também é conhecido como malva do pântano ou malva-rosa. Dependendo da variedade, outros pais podem ser Hibiscus syriacus , H. coccineus , H. palustris Os criadores reconheceram os méritos destas plantas há décadas e começaram a hibridizar para aumentar o tamanho da floração e as diferentes formas de cor. Atualmente, existem dezenas de cultivares no mercado com flores que vão desde o borgonha e o rosa até ao branco e bicolor. Durante o processo de hibridização, a necessidade de solos húmidos também diminuiu.

Os hibiscos resistentes estão disponíveis em vários tons de cor-de-rosa, vermelho, branco e bordeaux.

A planta resistente do hibisco

Cada flor dura apenas um ou dois dias, mas quando uma flor morre, abre-se outro botão para uma longa sucessão de flores. A minha primeira experiência com um hibisco resistente foi quando trabalhava num parque público na Pensilvânia, logo após ter obtido o meu diploma de horticultura.A planta desse parque produzia flores cor de vinho escuro e, para mim, foi amor à primeira vista. Desde então, tenho uma no meu jardim. No meu jardim atual, tenho três destas belezas.

Cada planta de hibisco perene produz dezenas de flores enormes em cada estação.

Embora as flores de aspeto tropical sejam o principal atrativo desta planta, a folhagem também é muito bonita. Algumas variedades têm folhas arredondadas de um verde profundo com bordos ligeiramente serrilhados, enquanto outras produzem folhas profundamente cortadas, semelhantes às do ácer. Até tenho uma com folhagem cor de vinho. Dependendo da variedade, as plantas de hibisco resistentes podem crescer entre 3 e 6 pés de altura.

Veja também: Ideias, dicas, & inspiração para ajudar a cultivar plantas mais saudáveis e mais produtivas

Cada planta produz vários caules verticais que crescem a partir da base da planta em cada primavera. Não são plantas de folha perene, mas morrem até ao solo em cada inverno. Os tufos aumentam de tamanho todos os anos, dando origem a mais e mais flores ao longo do tempo, mas tenha em atenção que as plantas tardam bastante em emergir na primavera. As minhas, por vezes, só brotam do solo em meados de maio.São plantas robustas que necessitam de poucos nutrientes ou fertilizantes.

A folhagem deste hibisco no meu jardim é tingida com uma variegação escura, dando interesse quando a planta não está em flor.

Flores de hibisco perene

Também conhecido como hibisco prato de jantar, cada flor individual tem entre 4 e 10 polegadas de diâmetro, dependendo da variedade. As flores têm cinco pétalas de papel com um estame central protuberante que às vezes é cercado por um "olho" escuro no centro da flor. Eles vêm em tons de rosa, branco, bordô e vermelho.

Cada caule produz vários botões, mais frequentemente no topo do caule. Se quiser escalonar a época de floração e manter os caules da planta mais compactos, corte todos os outros caules (ou todos os caules, se quiser) até metade da altura da planta no início do verão, tal como faria com o flox ou os crisântemos. Os beija-flores, as abelhas e as borboletas também apreciam as flores.

Esta variedade cor-de-rosa no meu jardim da frente chama muito a atenção de quem passa.

Quão resistente é um hibisco perene?

Os hibiscos resistentes são totalmente resistentes nas zonas 5-9 da USDA, o que significa que as plantas sobrevivem a temperaturas de inverno tão baixas como -20°F. Como morrem de novo no solo todos os Invernos, não há necessidade de cobrir os caules durante os meses mais frios. Embora pareçam tropicais e frágeis, os hibiscos resistentes são plantas resistentes que não precisam de ser mimadas.

As plantas de hibisco resistentes sobrevivem a temperaturas de inverno tão baixas como -20°F.

Onde cultivar plantas perenes de hibisco

Com pelo menos um dos seus progenitores a ser nativo de solos húmidos e de baixa altitude, o hibisco resistente é uma óptima opção para áreas com pouca drenagem. No entanto, também se desenvolve bem em solo de jardim médio. Altere o solo com composto antes da plantação e mantenha as plantas bem regadas durante os períodos de seca. As minhas estão a crescer nos meus canteiros de plantas perenes sem qualquer problema adicional. Sim, as flores parecem-se um pouco com as flores da rosa deSharon, mas esta é uma espécie de planta diferente.

Seleccione um local que receba sol pleno. As condições mais sombrias resultam em caules demasiado altos que caem sob o peso das flores. Um mínimo de 6 horas de sol pleno por dia é suficiente, mas 8 ou mais horas é o ideal. Se as plantas se espalharem devido a níveis de luz mais baixos, considere a utilização de um anel de peónia ou de um suporte de plantas para as manter na vertical. Algumas variedades são mais verticais e rígidas, enquanto outras são mais arredondadasNão se esqueça de ter em conta o local onde vai ser plantada quando escolher uma variedade para adicionar ao seu jardim.

Veja também: Ideias para canteiros de flores: inspiração para o seu próximo projeto de jardim

Seleccione um local a pleno sol para obter o máximo desempenho das suas plantas perenes de hibisco.

Pragas dos hibiscos resistentes

Embora esta planta perene de aspeto tropical seja fácil de cultivar, tem duas pragas que se podem tornar bastante incómodas. Veja como combatê-las se forem um problema no seu jardim.

  • Escaravelhos japoneses: Se estes escaravelhos brilhantes começarem a alimentar-se da folhagem do seu hibisco no verão, apanhe-os à mão e deite-os num recipiente com água e sabão, ou use um produto de pulverização com o inseticida orgânico Spinosad (o Captain Jack's Deadbug Brew é um dos meus favoritos). Não pulverize quando os polinizadores estiverem activos e siga cuidadosamente as instruções do rótulo.
  • Larvas de mosca-serra do hibisco: Estas minúsculas lagartas verdes encontram-se na parte de baixo das folhas no início do verão até ao outono. Rapidamente esqueletizam as folhas, tornando a planta muito feia. Felizmente, são facilmente controladas com óleo de horticultura (não se esqueça de o aplicar na parte de baixo das folhas), Spinosad (ver acima) ou sabão inseticida.
  • Pulgões e moscas brancas: Estas duas pragas sugadoras de seiva podem ocasionalmente ser problemáticas, mas são fáceis de controlar, encorajando insectos predadores benéficos como as joaninhas e os crisopídeos.

Está a ver as pequenas lagartas verdes na parte de baixo desta folha? São larvas de mosca-serra do hibisco, que rapidamente esqueletizam as folhas se não forem controladas.

Variedades resistentes de hibiscos

Existem muitas variedades diferentes de hibiscos perenes, cada uma com os seus próprios méritos. Aqui estão algumas das minhas favoritas:

  • A série "Disco Belle": Esta série inclui selecções como "Disco Belle Pink", "Southern Belle" e "Dixie Belle", entre outras, e está disponível numa vasta gama de cores.
  • "Lady Baltimore" e "Lord Baltimore": Duas selecções muito populares que produzem muitos botões de flores por planta.
  • 'Brandy Punch': Uma seleção rosa brilhante com um olho vermelho profundo e caules tingidos de vermelho.
  • A série "Luna": Esta série inclui selecções com flores brancas, flores vermelhas e flores cor-de-rosa.
  • Marvel Meia-Noite": A bela folhagem, de cor borgonha, é um ótimo pano de fundo para as enormes flores de um vermelho profundo.
  • 'Kopper King': Produz enormes flores bicolores que chegam a medir 30 cm de diâmetro, a folhagem é cor de cobre e muito serrilhada.

É fácil perceber porque é que estas plantas são tão adoradas por quem as cultiva.

Espero que encontre um lugar no seu jardim para os hibiscos resistentes. Estas plantas resistentes são flores poderosas que dão um toque de cor ao jardim de verão. São uma óptima maneira de trazer um toque dos trópicos a um jardim temperado.

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.