Cultivo de acelgas: Conselhos para cultivar este verde ornamental e frondoso

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Adoro plantar legumes e ervas "decorativas", como o tomilho-limão e a mostarda, nos espaços vazios do jardim onde costumo plantar flores anuais. Com a acelga, obtém-se uma folha verde nutritiva, repleta de vitaminas A, C e K, bem como de antioxidantes, que também é muito ornamental numaNeste artigo, vou partilhar alguns conselhos sobre o cultivo da acelga suíça, onde quer que a queira plantar!

A mesma espécie que a beterraba (outra folha verde saborosa), a acelga ( Beta vulgaris subsp. Vulgaris As folhas de acelga podem ser consumidas tanto cruas como cozinhadas. Apare as folhas frescas, jovens e tenras para as saladas, use as folhas maiores e maduras para embrulhar, ou pique-as para fritar. Gosto de saltear a acelga num pouco de azeite e alho, ou tempero-a com óleo de sésamo, dependendo da receita que estou a preparar.A acelga é uma opção fiável.

A acelga suíça "Bright Lights" oferece um arco-íris de caules, o que a torna uma óptima opção para um jardim ornamental ou um recipiente.

Existem muitas variedades maravilhosas de acelgas. O que torna as plantas tão ornamentais são os caules e as nervuras. Em algumas plantas são brancas, como os enormes caules brancos da 'Fordhook Giant', outras são de um vermelho-rosa profundo, como a beterraba. Se optar por um interesse visual ainda maior, a 'Bright Lights' terá caules e nervuras cor de laranja, amarelos e vermelhos, tal como outros tipos de arco-íris, como'Celebration', enquanto os caules de 'Peppermint' parecem rebuçados e a acelga 'Rhubarb' parece, bem, ruibarbo!

Preparar a horta para o cultivo de acelgas

Antes de semear as sementes de acelga, escolha uma área do jardim que apanhe sol pleno (um pouco de sombra parcial ao longo do dia não faz mal), com um solo rico e fértil que drene bem. Emende o solo com matéria orgânica no outono ou na primavera para a plantação de primavera. Se a plantação for feita no verão, depois de ter retirado outras culturas, tenha alguns sacos de composto prontos para emendar o solo.alguns centímetros de estrume nos meus canteiros elevados, bem como folhas de outono, no final da estação de crescimento, para que estejam prontos para a plantação na primavera.

A acelga não só é uma verdura deliciosa e saudável, como também é muito ornamental. Plante-a num local proeminente em recipientes com plantas anuais com flores, em plantações de bordadura e em canteiros elevados.

Cultivo de acelgas a partir de sementes

Comecei a plantar sementes dentro de casa cerca de quatro semanas antes da data da última geada e transplantei-as para o exterior. Certifique-se de que endurece as suas plântulas antes de as plantar.

As sementes de acelga podem ser semeadas diretamente no jardim ou num recipiente cerca de três semanas antes da data da última geada na primavera.

Algumas pessoas colocam as sementes de molho cerca de 24 horas antes de as plantar para ajudar a acelerar o processo de germinação.

Prepare a sua horta ou canteiro elevado para o cultivo de acelgas, alterando o solo com composto.

Semeie as sementes a cerca de 1 cm de profundidade e com uma distância de 10 a 15 cm entre si. Tenha em atenção que as acelgas podem crescer bastante, por isso deixe espaço entre as linhas (cerca de 46 cm). Se as plântulas estiverem demasiado juntas, pode desbastá-las quando tiverem cerca de 5 cm de altura com uma tesoura de jardim. Deite essas plântulas numa salada, em vez de as mandar para apilha de compostagem.

Se a plantação for feita em sucessão, as acelgas podem ser plantadas no final do verão. Conte cerca de 40 dias para a frente até à data da primeira geada no outono.

Cultivar plantas saudáveis

Também pode comprar mudas de acelga no centro de jardinagem. Espace os transplantes com cerca de 10 a 15 cm de distância.

A acelga é uma daquelas culturas que se pode plantar no tempo fresco da primavera, o que significa que também prospera no outono, podendo mesmo resistir a uma geada ligeira. Já colhi acelga nos meus canteiros elevados até outubro, na minha horta da zona 6b do Sul do Ontário.

Veja também: Saiba como cultivar ervas aromáticas em recipientes para obter plantas saudáveis e colheitas convenientes

A acelga não vai morrer com o calor, como acontece com outras verduras de folha, mas poderá ter um crescimento mais lento até que as temperaturas mais frescas regressem.

E, no verão, quando algumas verduras, como o bok choy, os espinafres e as alfaces, se estragam com o calor, a acelga tolera essas temperaturas elevadas. É uma planta bienal, pelo que não deverá florescer na primeira estação. Se conseguir invernar a sua acelga, espere que floresça no segundo ano. O calor irá simplesmente abrandar o crescimento da planta.

Embora o seu solo deva ser bem drenado, as plantas apreciam uma humidade consistente. Regue regularmente as acelgas suíças na base das plantas para encorajar folhas saudáveis. Utilize uma cobertura vegetal orgânica, como palha triturada, para manter as ervas daninhas afastadas e conservar a humidade do solo. Não tenho tendência para fertilizar as minhas plantas, mas pode adicionar fertilizante líquido orgânico uma ou duas vezes durante o verão (verifique as instruções da embalagem paraquantidades).

As folhas da acelga não são afectadas por pragas como acontece com outros legumes. Diria que os maiores danos causados às minhas plantas foram causados por escaravelhos. Os pulgões também podem ser um problema. A cobertura das fileiras adicionada na altura da plantação pode ajudar a mitigar os danos, se historicamente for um problema.

Colheita das acelgas

Quando as acelgas começarem a produzir folhas múltiplas, pode começar a colher. O seu pacote de sementes contém informações, como o tamanho das folhas crescidas e a data de maturação.

Veja também: Cultivar couves-de-bruxelas: um guia da semente à colheita

Em vez de cortar toda a planta, utilize o método de colheita "corta e volta" para garantir o fornecimento contínuo de folhas frescas de acelga. O novo crescimento sai do centro ou da coroa da planta, por isso, quando colher, certifique-se de que está a tirar as folhas exteriores. Utilize uma tesoura de jardim afiada e limpa para remover o talo perto da base da planta (cerca de uma polegada ou 2½Desta forma, as folhas internas podem formar-se à medida que a planta continua a produzir novos crescimentos. Como muitas ervas, a colheita de folhas irá de facto encorajar um novo crescimento.

Quando colher a acelga, corte as folhas exteriores a cerca de 2,5 cm da base da planta, para que o centro da planta continue a produzir novos rebentos.

Em vez de armazenar as suas acelgas, o melhor é colhê-las e utilizá-las de imediato. Por muito tolerantes ao calor que sejam, as folhas podem murchar rapidamente depois de serem retiradas da planta. Isto significa que as acelgas não são bem transportadas, pelo que não é uma verdura que se veja frequentemente na mercearia ou mesmo nos mercados de agricultores. Se quiser desfrutar desta verdura saudável, o melhor é cultivá-la você mesmo!

E, como já referi, as minhas plantas têm-me durado até ao outono. Continue a colher enquanto puder. Dependendo do local onde vive, pode até ser possível invernar as plantas. Para mim, uma geada forte acaba normalmente com elas para a estação.

Cultivo de outras folhas verdes

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.