12 suculentas com pouca luz para a sua casa ou escritório

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As suculentas continuam a ser uma das plantas de casa mais populares, mas para aqueles que não têm um local luminoso e ensolarado para as exibir, o seu cultivo pode ser um desafio. A maioria das espécies de plantas suculentas anseia por toda a luz solar possível. No entanto, se a sua casa ou apartamento não tiver uma janela virada a norte e cheia de sol, ainda há esperança. Ao selecionar a partir da seguinte lista de suculentas com pouca luz, poderáainda pode cultivar com sucesso estas preciosas plantas de interior.

De quanta luz necessitam as suculentas com pouca luz?

No hemisfério norte, as janelas viradas para sul recebem a maior quantidade de luz ao longo do dia. As janelas viradas para este são mais luminosas de manhã e as que estão viradas para oeste recebem sol à tarde e à noite. As janelas viradas para norte são as que recebem menos luz solar.

No entanto, todas as suculentas com pouca luz debatidas neste artigo também se desenvolvem bem numa janela virada para oeste ou leste. Algumas delas até sobrevivem numa janela pouco iluminada virada para norte, mas não o recomendo porque, embora sobrevivam, não se desenvolvem definitivamente.

Se os níveis de luz forem baixos, escolha cuidadosamente os tipos de suculentas a cultivar.

Por isso, se vive numa cave, tem apenas uma janela virada para norte ou se o seu espaço não tem janelas, considere comprar uma pequena lâmpada de mesa para as suas plantas suculentas, mesmo que sejam variedades de suculentas que crescem com pouca luz.Um bom temporizador evita que tenha de se lembrar de ligar e desligar as luzes todos os dias.

Agora que já sabe de quanto sol precisam as suculentas com pouca luz, deixe-me apresentar-lhe algumas das melhores suculentas para divisões com pouca luz.

As melhores suculentas com pouca luz para cultivar como plantas de casa

Dividi as minhas 12 suculentas favoritas com pouca luz em três grupos:

  1. Variedades para expor em cima de uma mesa, secretária, estante ou mesa de cabeceira
  2. Suculentas com pouca luz que crescem lindamente em cestos suspensos
  3. Plantas suculentas para pouca luz que produzem belas flores.

Espero que encontre alguns novos bebés vegetais para acrescentar à sua coleção.

Suculentas com pouca luz para a mesa

Esta pequena variedade de planta-cobra é o acessório perfeito para uma cómoda ou mesa de cabeceira.

Planta-cobra

Dracaena trifasciata/Sansevieria trifasciata A planta-cobra, também conhecida como língua da sogra, é uma das suculentas mais resistentes de todas as suculentas de baixa luminosidade. Mesmo que já tenha matado muitas plantas de casa, experimente a planta-cobra. Existem dezenas de variedades diferentes, algumas das quais atingem 1,5 metros de altura e outras mais compactas, que atingem apenas alguns centímetros de altura. As folhas longas, planas e em forma de espada sãoAs necessidades de rega são mínimas e a manutenção desta planta é praticamente nula. Embora a planta da cobra cresça melhor com luz brilhante, também se dá bem em condições de pouca luz, embora não cresça tão rapidamente como se estivesse ao sol. Coloque a planta ao ar livre durante o verão, num pátio ou num terraço, se puder.com outras suculentas, a rega excessiva é o beijo da morte.

Aloe artistata (aloé de lança) tem uma bela variegação das folhas.

Lança de aloé

Aloe aristata Há cerca de 8 anos que tenho vários vasos destas suculentas com pouca luz. As plantas-mãe continuam a fazer crias (rebentos) que regularmente divido, envaso e partilho com os amigos. Uma planta de casa suculenta excelente para áreas mais pequenas, atinge apenas 8 centímetros de altura com uma extensão de cerca de 30 centímetros. As folhas grossas e carnudas armazenam água durante muito tempo, pelo que a rega só tem de serCertifique-se de que utiliza terra para vasos muito bem drenada para o aloé de lança (uma mistura especializada em cactos é a melhor). Mais uma vez, esta suculenta dá-se melhor com luz brilhante, mas também é uma suculenta bem sucedida com pouca luz, se for tudo o que tiver. Quando regar, certifique-se de que rega apenas a terra e mantenha a roseta de folhas seca, se possível.

A Echevera 'Azulita' é uma das minhas suculentas favoritas que toleram pouca luz.

Veja também: Dicas para criar um jardim com consciência hídrica

Echeveria

Echeveria Entre as suculentas mais reconhecidas, as echeverias têm uma enorme variedade de cores e formas de folhas. A variedade é espantosa. Pessoalmente, acho que as selecções de folhas cinzentas/azuis têm melhor desempenho em condições de pouca luz do que as variedades de folhas verdes, cor-de-rosa e roxas. Se as echeverias não receberem luz suficiente, o seu caule central alongar-se-á e esticar-se-á para o sol. Por essa razão, deveSe possível, procure um local que receba pelo menos 4 horas por dia. Vire o vaso um quarto de volta a cada poucos dias para evitar que a planta se estique demasiado para um dos lados. As echeverias não requerem muita atenção por parte do seu cultivador. De facto, pode parecer que têm um melhor desempenho quando as ignoramos, pelo menos no que diz respeito a lembrarmo-nos de regar. Tenho várias a crescer no meu escritório no inverno (estão nopátio no verão) e regá-las apenas duas vezes durante todo o inverno.

As folhas felpudas da planta panda podem tolerar condições de pouca luz.

Planta panda

Kalanchoe tomentosa As folhas destas suculentas com pouca luz estão cobertas por uma penugem macia, o que torna o toque irresistível para miúdos e graúdos. A planta panda é uma suculenta razoavelmente fácil de cultivar, atingindo cerca de 18 centímetros de altura com uma extensão ligeiramente mais estreita. Os caules são grossos e alongam-se mais em condições de pouca luz do que em condições de muita luz.As folhas são verde-acinzentadas com acentos castanhos perto das pontas.

As plantas de língua de boi têm um padrão interessante de folhas e variegação, além de serem super fáceis de cultivar.

Planta língua de boi

Gasteria prolifera Adoro a forma desta planta, com as suas folhas largas e grossas que emergem aos pares a partir do ponto central de crescimento. Certifique-se de que utiliza um solo de envasamento grosseiro e bem drenado para a planta língua-de-boi (e para todas as suculentas, na verdade). As línguas-de-boi crescem à sombra ligeira no seu habitat nativo africano, pelo que se adaptarão facilmente a níveis de luz baixos em casa. As folhas têm frequentemente padrões e marcas,Deixar sempre a terra do vaso secar completamente entre as regas e, no inverno, requerem ainda menos água do que durante os meses de verão. Se tiver sorte, poderá encontrar uma das variedades mais singulares destas suculentas de baixa luminosidade que tem uma variegação amarela ou estrias nas folhas.

A Zebra haworthia é simultaneamente adorável e resistente como as unhas.

Zebra haworthia

Haworthiopsis attenuate Esta é a suculenta perfeita para principiantes. A Zebra haworthia ou planta-zebra aguenta muita luz, pouca luz e praticamente tudo o que está entre elas. As folhas delgadas e com pontas em espiga são verdes com cristas brancas e assemelham-se a um aloé mais pequeno. Os pequenos rebentos produzidos prontamente pelas plantas são facilmente divididos e envasados para viverem sozinhos.Por isso, vire o vaso um quarto de volta a cada poucos dias para manter o seu crescimento uniforme. Regue o mínimo possível, no máximo uma vez por mês.

Os caules delgados e semelhantes a dedos do cato visco são tão únicos.

Cato visco

Rhipsalis As folhas finas e semelhantes a dedos do cato visco são carnudas e sem agulhas, e caem em cascata a partir do centro da planta. Embora sejam suculentos, os cactos visco são nativos da floresta tropical da América do Sul, onde crescem nas árvores como epífitas. Ao contrário da maioria dos cactos verdadeiros, não gostam de sol pleno e não gostam de condições secas. O sol da manhã ou da tarde é ideal para estessuculentas para pouca luz. Existem várias espécies diferentes cultivadas como plantas de interior. Ao contrário das outras suculentas para pouca luz desta lista, esta precisa de ser regada regularmente. No entanto, é preciso ter cuidado para não regar em excesso. Se a terra estiver seca ao toque, regue. Se estiver húmida, aguarde mais alguns dias.

Suculentas com pouca luz para vasos suspensos

A corda de corações é uma suculenta única para vasos e floreiras suspensas.

Veja também: Girassóis perenes: as melhores variedades para o seu jardim

Cordão de corações

Ceropegia woodii Se tivesse de escolher uma suculenta com pouca luz para um cesto suspenso, escolheria o cordão de corações. Corresponde ao seu nome comum, com folhas minúsculas, variegadas e em forma de coração, ao longo de caules em forma de cordão que caem em cascata em trilhos delicados. Por vezes também chamada de videira do rosário, os caules produzem pequenos bolbos ao longo do seu comprimento, fazendo com que pareçam contas num cordão.As vinhas atingem até 1,5 m de comprimento. Regue estas suculentas com pouca luz com moderação, permitindo que o solo seque completamente entre as regas. Elas prosperam tanto em condições de alta como de baixa luz, embora a floração só ocorra com muita luz solar.

O fio de pérolas, o fio de bananas e o fio de lágrimas são excelentes suculentas com pouca luz para vasos suspensos.

Fio de pérolas

Senecio / Curio rowleyanus Outra suculenta suspensa para condições de pouca luz, o fio de pérolas e os seus primos próximos fio de bananas ( Senecio radicans ) e o cordão de lágrimas ( Senecio citriformis As folhas parecem-se literalmente com pequenas bolhas verdes, as folhas surgem em caules finos e pendentes que caem em cascata pelo lado das jardineiras suspensas. Ou, experimente cultivá-las num vaso colorido e colocá-las numa estante ou num suporte de plantas onde possam descer até ao chão. A sua natureza suculenta significa que é necessário um mínimo de rega e, embora se desenvolvam em condições de muita luzA nível dos níveis, também são uma óptima planta de casa com pouca luz.

As plantas da cauda do Burro têm muito para oferecer!

Cauda de burro

Sedum morganianum Estas suculentas divertidas e divertidas com pouca luz são tão fáceis de cultivar e propagar quanto possível. Cada folha caída desenvolve rapidamente raízes e, eventualmente, cresce numa nova planta. Preferem luz ampla, mas também crescem bem com níveis de luz mais baixos. Regue mais no verão do que no inverno, quando o excesso de água faz com que a planta apodreça. As suas folhas cheias de água ocorrem densamente ao longo daOs caules são de um verde poeirento muito bonito, que se arrasta sobre os lados dos vasos e das jardineiras suspensas. Os rabos de burro são surpreendentemente frágeis, por isso não se surpreenda se as folhas e os caules caírem regularmente da planta com um simples roçar da sua mão. Mas não se preocupe, porque pode simplesmente apanhar os pedaços caídos, colocá-los na terra e fazer mais bebés plantas num instante.

Suculentas floridas com pouca luz

As flores da planta da cera têm um cheiro e um aspeto fantásticos.

Planta de cera

Hoya A minha mãe tinha uma planta de cera quando eu era jovem, e nunca me esquecerei da primeira vez que floresceu. Toda a cozinha se encheu do mais maravilhoso aroma. Embora as plantas de cera não sejam florescentes fiáveis, quando se exibem, não se esquece tão cedo. Aglomerados de flores cerosas, em forma de estrela, surgem ao longo dos caules. Estas plantas semi-suculentas desenvolvem longas videiras com folhas verdes médias. HoyasNo seu habitat nativo, as plantas são epífitas, com raízes que se agarram aos ramos das árvores em vez de crescerem no solo e com trepadeiras que se arrastam através dos ramos das árvores. As Hoyas não são suculentas com pouca luz difíceis de cuidar, mas não regue demasiado o solo ou a planta pode apodrecer.O seu hábito epífito é imitado pela casca de pinheiro, perlite e turfa. Existem muitas dezenas de espécies e cultivares à escolha - é uma óptima planta para colecionar.

Poderá ficar surpreendido ao saber que os cactos de férias são tolerantes a condições de pouca luz.

Cactos de férias

Schlumbergera truncata e S. x bukleyi Estas plantas festivas familiares são suculentas óptimas para condições de pouca luz. Nativas da floresta tropical da América do Sul, Schlumbergera tem caules sem folhas com segmentos achatados. S. truncata (o cato do Dia de Ação de Graças) tem segmentos com uma ponta romba e margens recortadas. S. x bukleyi (Cato de Natal) tem segmentos oblongos com bordos ondulados. É uma epífita no seu habitat natural, S. truncata floresce normalmente por altura do Dia de Ação de Graças nos EUA. S. x buckleyi é um dos seus híbridos e é conhecido como o cato de Natal porque floresce cerca de um mês mais tarde. Ambos os cactos festivos são óptimas suculentas com pouca luz. As suas flores são lindas. No entanto, ao contrário de muitas outras suculentas, estas plantas precisam de ser regadas regularmente, embora as suas raízes nunca devam ficar em solo encharcado.

Mais suculentas com pouca luz

Outra óptima escolha para condições de pouca luz é a orquídea joia, sobre a qual pode aprender mais neste artigo abrangente sobre os cuidados a ter com a orquídea joia. Para mais suculentas e outras plantas de interior que se desenvolvem com pouca luz, recomendamos o livro Crescer no escuro pela nossa amiga Lisa Eldred Steinkopf.

Para saber mais sobre plantas de interior, consulte os seguintes artigos:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.