Dicas para criar um jardim com consciência hídrica

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Apesar de todos os nossos esforços, o verão pode colocar muito stress num jardim. O calor extremo e os longos períodos sem chuva podem afetar as nossas plantas e relvados. Mas há medidas que pode tomar para criar um jardim com bom consumo de água - um jardim que pode aliviar a carga sobre o nosso abastecimento de água, ao mesmo tempo que continua a ter plantas que florescerão durante toda a estação de crescimento.a dependência da água no jardim, especialmente em alturas de calor e seca extremos.

Porquê criar um jardim que poupa água?

De acordo com a EPA, cerca de 30 por cento da água potável de um agregado familiar americano médio é utilizada para regar a propriedade privada.

Veja também: Os tomateiros podem sobreviver ao inverno? Sim! Eis 4 maneiras de fazer com que os tomateiros sobrevivam ao inverno

Durante os dias quentes e secos de verão, sinto-me frustrado quando vejo pessoas a regar a relva a meio do dia (ou mesmo ao amanhecer ou ao anoitecer), especialmente durante períodos em que sei que o lençol freático está baixo.

Desde que me mudei para a minha casa atual que tenho vindo a tomar medidas para criar um jardim que economize água. Escolho plantas tolerantes à seca (como o conjunto de equináceas aqui apresentado), recolho a água da chuva, nunca rego a relva e tenho vindo a trabalhar para me livrar de bocados de relva, muito lenta mas seguramente. Livrar-se de um relvado inteiro é uma tarefa difícil. Se desenterrar toda a relva, mas não tiver um plano, as ervas daninhase que se apoderam dele num instante.

Antigamente, possuir um terreno que era utilizado apenas para fins estéticos e não para a agricultura tornou-se uma espécie de símbolo de status de riqueza. Ter um relvado verde perfeitamente cuidado era o objetivo. Mas os relvados verdes perfeitos requerem muita manutenção - e muita água.

Felizmente, as atitudes estão a mudar à medida que as pessoas se apercebem de que é mais importante conservar a água do que garantir que têm relva verde. Os aspersores só devem ser utilizados quando é necessário refrescar-se e saltar através de um, e não para regar a relva! Existem opções paisagísticas que permitem poupar água, que explicarei a seguir.

Não faz mal que a relva pareça morta

Primeiro, vamos abordar a parte da relva. Não sou definitivamente contra a relva. Penso que tem o seu lugar, especialmente se precisar de um espaço suave para animais de estimação e crianças, ou se quiser um lugar agradável para estender um cobertor ou colocar uma espreguiçadeira. É óptima para parques infantis e campos desportivos. E remove o dióxido de carbono do ar.

Ainda tenho muita relva na frente e no quintal - ainda não estou preparado para o projeto de eliminar a maior parte dela. No entanto, tenho estado a cortar o relvado da frente, aumentando gradualmente o espaço do jardim ao longo do tempo.

Comecei por criar um caminho a partir da rua quando estava a escrever o meu livro, Jardinagem no jardim da frente E, em 2022, retirámos um grande pedaço num local ensolarado para construir dois canteiros elevados galvanizados rodeados de cobertura vegetal.

Em vez de expandir apenas o meu jardim de plantas perenes no jardim da frente, ocupei o "espaço do relvado" acrescentando um caminho e instalando alguns canteiros elevados rodeados de cobertura vegetal.

Se quiser manter o seu relvado, há duas coisas que pode fazer: deixá-lo em dormência durante os períodos de seca ou plantar sementes tolerantes à seca. No caso da primeira sugestão, a sua relva pode parecer morta durante algum tempo, mas a dormência é um mecanismo de sobrevivência durante os períodos de calor e seca extremos. A relva deixará de crescer durante esse período e terá um aspeto bastante pobre. Mas voltará a crescer. Devo acrescentar a advertênciaNão posso dizer com certeza que a sua relva não vai morrer de todo, mas temos de parar de nos preocupar em mantê-la verde quando não há previsão de chuva.

Semeie o seu relvado com opções mais ecológicas

Se quiser manter algum relvado, existem no mercado algumas sementes ou misturas de relva tolerantes à seca que pode utilizar para semear o seu relvado atual. Eu semeei a minha propriedade na primavera ou no outono com dois tipos de sementes. O primeiro é o trevo, que continuará verde durante a seca. E o segundo é um produto chamado Eco-Lawn, que é uma mistura de cinco festucas resistentes à seca.A chave é escolher algo que funcione para a sua região de cultivo. O seu centro de jardinagem local deve poder ajudá-lo.

Procure festucas tolerantes à seca, como a mistura oferecida pela Eco-Lawn. Pode ver o contraste entre a relva normal da faixa infernal por baixo do passeio e o relvado bonito e fofo. Na verdade, acho que o Eco-Lawn tem melhor aspeto! Foto cortesia de Wildflower Farms

Aplique cobertura vegetal nos seus jardins

As coberturas vegetais ajudam a conservar a humidade no solo, minimizando o escoamento da água da rega, e podem ter um efeito refrescante no solo em tempo quente. As coberturas vegetais orgânicas também podem fornecer nutrientes às plantas e ajudam a suprimir as ervas daninhas, o que penso ser um objetivo comum da maioria dos jardineiros!

Veja também: Como cultivar quinoa numa horta

A cobertura morta de casca de cedro triturada é utilizada no meu quintal à volta de alguns dos meus canteiros elevados, bem como nos caminhos, mas também a utilizo nos meus jardins ornamentais, onde ajuda a conservar a humidade durante os dias quentes de verão.

Para os jardins ornamentais, onde tenho arbustos e plantas perenes, utilizo um mulch de casca de árvore mais pesado, como cedro triturado. Nas minhas hortas, utilizo um mulch mais leve de matéria orgânica, como composto e palha. Também podem ser utilizadas aparas de relva (desde que não haja cabeças de sementes).

Desviar a chuva e recolher a água

Durante os longos e quentes dias de verão, as únicas plantas que recebem água no meu jardim são os legumes e, talvez, um novo arbusto ou uma planta perene, se ainda não estiver bem estabelecida e parecer murcha. Um barril de chuva pode ser útil, desviando cada centímetro de chuva e armazenando-o (normalmente cerca de 50 a 90 galões de água) até precisar dele para o jardim.

Os barris de chuva são bastante fáceis de instalar. Só precisa de descobrir a parte em que desvia a água que desce pelo tubo de drenagem.

Os barris de chuva são razoavelmente fáceis de instalar. Só precisa de se certificar de que estão num terreno plano e de desviar a água de uma caleira ou de uma corrente de chuva para o barril. Foto (e barril de chuva na foto principal) cortesia de Avesi Stormwater & Landscape Solutions

Na ausência de um barril de chuva, também pode deixar baldes de fora. Um dia, quando estava a deitar fora a água do meu desumidificador, perguntei-me se não seria melhor deitá-la num regador. Uma pequena pesquisa revelou que posso utilizá-la nas minhas plantas de casa e perenes, mas é melhor não a utilizar na horta para evitar a introdução inadvertida de bactérias ou bolor.

A rega gota a gota com um temporizador é outra opção que pode ajudar a garantir que os seus legumes recebem a rega profunda de que necessitam, conservando a água.

Nota: Em algumas zonas dos Estados Unidos existem regras relativas à recolha de água da chuva.

Criar um jardim de chuva

Um jardim de água não serve apenas para os períodos de seca, também pode ajudar a lidar com períodos de chuva extrema. Todos os Verões há pelo menos um bom dilúvio que chega às notícias devido às inundações que provoca. Um jardim de chuva tem duas funções fundamentais: desvia a água para longe da sua casa, ajudando a evitar uma inundação da cave, e filtra-a na sua propriedade, para que não sobrecarregue a rede de esgotos.sistema de esgotos.

Para desviar a água da casa deste quintal, foi necessário manipular inteligentemente o tubo de descarga, permitindo que a água fluísse para um jardim de chuva cuidadosamente concebido. Foto cortesia de Avesi Stormwater & Landscape Solutions

À medida que a água da chuva escorre pelas ruas e passeios, recolhe todos os poluentes que encontra pelo caminho, acabando por ir parar aos nossos lagos, rios e riachos. Neste artigo, explico como funciona um jardim de chuva e alguns dos princípios da conceção paisagística de um jardim de chuva.

Plantar plantas perenes tolerantes à seca

Há muitas plantas que sobrevivem a condições quentes e secas. As plantas nativas, em especial, adaptaram-se ao longo do tempo ao clima em que se encontram. Tenho um jardim no jardim da frente muito quente e seco, que apanha muito sol. Mas tenho uma série de plantas que não se importam com essas condições. Proporciona um habitat para a vida selvagem e atrai polinizadores, desde abelhas e borboletas a pássaros. E é de baixa manutenção!

O jardim do meu pátio da frente tem uma variedade de plantas perenes que não se importam com as condições quentes e secas (e, ahem, com um solo ligeiramente pobre). Os tufos de margaridas Shasta (aqui na foto) crescem todos os anos e apresentam uma abundância de flores

As plantas tolerantes à seca na minha coleção incluem:

  • Liatris
  • Equinácea
  • Lavanda
  • Espirradeira
  • Columbina
  • Suculentas
  • Hortelã-gato
  • Pés-de-burro
  • Salva russa

Se isso for uma preocupação, a melhor altura para plantar é na primavera e no outono (desde que as raízes tenham tempo de se estabelecer antes do inverno em climas frios). Dirija-se ao seu centro de jardinagem local para ver que tipos de plantas têm que se desenvolverão na sua zona de crescimento.

Mais dicas para um jardim que poupa água e conselhos de jardinagem ecológicos

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.