Arbustos de baixa manutenção: 18 opções para o seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quer esteja a construir um canteiro de arbustos totalmente novo ou a plantar mais arbustos numa paisagem já existente, os arbustos de baixa manutenção são um must-have para os proprietários de casas com falta de tempo de hoje em dia. Oferecem belas formas de plantas naturais que requerem pouca ou nenhuma poda, são resistentes a pragas e doenças, florescem de forma fiável e são tolerantes a diferentes condições de crescimento.flores, mas todos os arbustos de baixa manutenção requerem poucos cuidados para além de se certificarem de que são bem regados até se estabelecerem na sua nova casa.

Arbustos de baixa manutenção para a paisagem

Abaixo estão os perfis de 18 dos meus arbustos de baixa manutenção favoritos para jardins domésticos. Cada um tem os seus próprios méritos, e separei-os em categorias com base nas suas características mais notáveis. Como horticultor profissional, trabalhei com muitos arbustos ao longo dos anos, e estas selecções de fácil manutenção estão entre as minhas favoritas. Também pode encontrar o nosso artigo sobre arbustos de baixo crescimento para a frente da suacasa interessante, também.

Arbustos de baixa manutenção com floração no início da primavera

A Weigela é um excelente arbusto florido de baixa manutenção que os beija-flores adoram.

Weigela: Weigela florida e seus híbridos

Uma planta decídua nativa da China, a weigela é um verdadeiro destaque no jardim, conhecida pela sua produção de flores prolíficas e natureza fácil. Resistente a -30 graus F, a weigela atinge entre 1 e 3 metros de altura com uma extensão de 9 a 12 metros. Flores tubulares cor-de-rosa que atraem beija-flores aparecem de abril a junho. Podar a weigela assim que a planta terminar a floração, uma vez que floresce em ramos cultivados na estação anterior.O sol é o melhor, mas a weigela tolera alguma sombra. É extraordinariamente livre de pragas e doenças. Algumas variedades têm folhagem vermelho-vinho ou folhagem variegada. O belo hábito de crescimento arqueado quando os arbustos estão maduros significa que pouca ou nenhuma poda é necessária. As variedades compactas incluem 'Variegata Nana', 'My Monet', 'Spilled Wine', 'Minuet' e 'Dark Horse', entre muitas outras.

Os lilases coreanos anões oferecem flores perfumadas na primavera e um hábito compacto.

Lilás coreano anão: Syringa meyeri 'Palibin'

Um arbusto de folha caduca que resiste até -40 graus F, este arbusto adorável e fácil de cuidar atinge uma altura máxima de 4 a 5 pés, com uma extensão de 5 a 7 pés. Os cachos de flores rosa pálido a roxo aparecem em abril, maio e junho, são ligeiramente perfumados e atraem beija-flores e borboletas. O sol pleno proporciona a melhor floração, mas os lilases coreanos toleram sombra parcial.A poda das flores gastas mantém a planta com um aspeto limpo e pode melhorar a floração no ano seguinte. De crescimento lento, compacto e arredondado, esta espécie não é conhecida por crescer na natureza, mas sim por ter sido encontrada a crescer num jardim na China e depois propagada vegetativamente para venda no comércio de viveiros.

Arbustos de floração a meio da primavera

Os arbustos de fumo existem em variedades de folhas verdes e vermelhas. As suas cabeças de flores gastas e finas parecem fumo na planta.

Cogumelo: Cotinus coggygrai

O Smokebush é um arbusto de folha caduca distinto que resiste até -20 graus F. Atinge uma altura de 10 a 15 pés com uma extensão igual. As flores aparecem em maio a julho e são aglomerados finos de flores amarelas que se transformam em penugem quando estão gastas. Têm um aspeto espumoso e semelhante a fumo, dando a estes arbustos de baixa manutenção o seu nome comum. É preferível sol total a parcial. A folhagem pode serA Smokebush é resistente aos veados, embora deva evitar solos mal drenados. Pode esta planta nativa da Europa e da Ásia no início da primavera, conforme necessário. Se procura uma cultivar anã que não precise de ser podada e se mantenha mais pequena, procure a 'Lilla' ou a Winecraft Black.

O Virginia sweetspire é um arbusto nativo da América do Norte que requer muito poucos cuidados.

Itea virginica

Adoro este arbusto de folha caduca nativo do leste da América do Norte. Tenho três deles no meu jardim da frente. Resistente a -20 graus F e atingindo uma altura de 3 a 5 pés com igual propagação, o sweetspire floresce em maio e junho. As flores são panículas drapejantes de flores brancas que sufocam a planta. O sweetspire prefere sol pleno a sombra parcial. É melhor podar estes arbustos de baixa manutenção logo apósA sweetspire tolera "pés molhados", tornando este arbusto de baixa manutenção perfeito para áreas baixas ou jardins de chuva. Para adicionar a cereja ao bolo, as flores são perfumadas e a sweetspire oferece uma folhagem vermelha brilhante no outono. Tem um hábito de crescimento arredondado com ramos arqueados e não tem problemas de doenças ou pragas. Além disso, é resistente aos veadosResistente. As formas compactas incluem o "Little Henry" e o "Merlot".

Arbustos de baixa manutenção com floração estival

A spirea japonesa produz cachos de flores de topo plano e requer muito pouca manutenção.

Spirea japonesa: Spiraea japonica

A spirea japonesa é uma planta de folha caduca nativa da Ásia que resiste até aos -40 graus Fahrenheit. Atinge uma altura de 1,5 a 1,5 metros, com uma extensão de 1,5 a 1,5 metros. Os cachos de flores cor-de-rosa de topo plano aparecem em junho e julho a pleno sol. Estes arbustos de baixa manutenção são atractivos para as borboletas e outros polinizadores. Podar a planta logo após a floração para um segundo fluxo de flores.É um dos meus arbustos preferidos de verão, de baixa manutenção e de floração fácil. As variedades compactas incluem a "Goldflame", a "Golden Elf", a "Lil' Flirt" e a "Double Play Candy Corn", entre muitas outras.

As hortênsias de folha de carvalho são as minhas hortênsias favoritas, produzindo grandes flores em forma de cone.

Hortênsia de folha de carvalho: Hydrangea quercifolia

Um arbusto de folha caduca nativo do sudeste dos Estados Unidos, a hortênsia de folha de carvalho é um dos arbustos mais fáceis de cuidar e de baixa manutenção disponíveis para os jardineiros. Tem grandes aglomerados de flores brancas em forma de cone no início do verão, que acabam por desvanecer para cor-de-rosa. A altura é de 1,5 a 2 metros com uma extensão igual. A hortênsia de folha de carvalho prospera a pleno sol ou à sombra e é muito vistosa. No outono,As grandes folhas em forma de folha de carvalho adquirem belas tonalidades de laranja, vermelho e púrpura. Dá-se bem em solos húmidos, mas o solo médio de jardim serve. Poda apenas imediatamente após a floração, embora eu sugira não podar de todo. É uma flor fiável, a menos que as temperaturas extremas do inverno matem os botões. As variedades anãs incluem "Ruby Slippers", "Pee Wee" e "Munchkin".

A Clethra produz flores brancas em meados do verão. É resistente como as unhas e desenvolve-se em solos húmidos e secos.

Clethra de verão: Clethra alnifolia

Um arbusto de folha caduca nativo do Leste dos EUA e resistente a -30 graus F, estes arbustos de baixa manutenção atingem uma altura de 3 a 8 pés com uma extensão de 4 a 6 pés. Panículas erectas e delgadas de flores brancas a cor-de-rosa aparecem em julho e agosto. A clethra Summersweet prospera a pleno sol a sombra parcial e tolera tanto solos médios como húmidos. Se for necessário podar, faça-o no final do inverno. A densaOs ramos estão cobertos de flores que são atractivas para as borboletas e abelhas. Uma óptima escolha para a sombra se for necessária cor de verão. As cultivares anãs incluem "Hummingbird", "Sixteen Candles", "White Dove" e "Crystalina", entre outras.

As rosas arbustivas são flores prolíficas que são resistentes a doenças e pragas.

Rosas arbustivas: espécies e cultivares de Rosa

Existem muitos tipos de rosas arbustivas que são consideradas arbustos de baixa manutenção. A maioria das rosas arbustivas atinge entre 3 e 4 pés de altura com uma extensão igual e oferecem flores ininterruptas. Pode reconhecer algumas variedades pelos seus nomes comerciais, incluindo a popular série Knock Out. Outras, como as rosas rugosa (Rosa rugosa) são uma espécie específica. Algumas das minhas favoritas incluem 'Bubbilicious',Todas as rosas arbustivas são fáceis de cuidar, resistentes e produzem flores prolíficas com poucos cuidados necessários. A maioria é resistente a pragas e doenças e floresce no verão. As rosas arbustivas preferem sol pleno, embora algumas precisem de apenas 3 a 4 horas. A poda é melhor efectuada na primavera, embora a remoção das flores gastas durante o período de floração incentive a produção de mais flores.

As hortênsias 'Annabelle' florescem em madeira nova, o que as torna fiáveis e cujos botões nunca congelam.

Hortênsia Annabelle: Hydrangea arborescens 'Annabelle'

A "Annabelle" é um arbusto de folha caduca que se encontra entre as flores mais fiáveis do mundo das hortênsias. Também chamada de hortênsia lisa, esta planta nativa da América do Norte é resistente a -40 graus F. Floresce de junho a setembro, oferecendo enormes bolas de flores brancas de 30 cm de largura que desvanecem para rosa claro ou verde à medida que a estação avança.A poda deve ser efectuada no final do inverno ou no início da primavera. A planta deve ser cortada a uma altura de 30 a 40 cm para favorecer uma boa forma da planta. Tolerante ao solo húmido e seco, a "Annabelle" atinge uma altura de 1,5 a 1,5 m com uma extensão ligeiramente maior.

Os espigões de flores alongadas dos buckeyes bottlebrush fazem uma grande afirmação no jardim.

Aesculus parviflora: Aesculus parviflora

O Bottlebrush buckeye é um arbusto de folha caduca nativo do sudeste dos Estados Unidos. É facilmente resistente a -20 graus F e é um espécime deslumbrante ou uma planta de sebe. De grande extensão, de 8 a 15 pés, com uma altura de 8 a 12 pés, estes arbustos de baixa manutenção estão em plena glória em junho e julho.Ocasionalmente, as flores são seguidas de frutos secos, mas não é frequente. A cor da folhagem de outono do buckeye bottlebrush é um amarelo brilhante. A planta não tem problemas comuns de pragas ou doenças. É melhor podar esta planta logo após a floração, mas é preferível não podar.

Arbustos de baixa manutenção com floração de inverno

A hamamélis Vernal floresce no inverno, quando poucos outros arbustos estão em flor.

Hamamelis vernalis: Hamamelis vernalis

As hamamélias são arbustos muito fixes e de baixa manutenção, com diferentes espécies e híbridos que florescem em alturas diferentes. As minhas preferidas são as hamamélias vernais, porque florescem numa altura em que poucas outras plantas florescem, entre meados de janeiro e meados de março no meu jardim da Pensilvânia.A cor da folhagem no outono também é muito bonita. São resistentes a -30 graus Fahrenheit e atingem uma altura de 1 a 2 metros. A Hamamelis virginiana é outra espécie comum que floresce no outono e é nativa da América do Norte.

O arbusto de papel chinês dá flores amarelas no inverno e é fácil de cuidar se viver num clima quente.

Papeleira-da-china: Edgeworthia chrysantha

Um arbusto espetacular que floresce no inverno, o arbusto-da-papel produz cachos redondos de flores amarelas brilhantes de fevereiro a abril. A planta tolera sol pleno a sombra parcial e atinge uma altura e uma extensão de 1,5 a 2,5 metros. O interesse vistoso no inverno destes arbustos de baixa manutenção torna-os muito desejados. Resistente apenas a 0 graus F, mantenha o arbusto-da-papel num local protegido onde possa receber alguma sombraOriginária da Ásia, as flores surgem em caules nus e são seguidas por folhas verde-médias que são verde-acinzentadas por baixo.

As flores da Maejima daphne são incrivelmente perfumadas e encantadoras.

Daphne de Maejima: Daphne odora 'Maejima'

As Daphnes são conhecidas pelo seu perfume fantástico e esta variedade não é exceção. Uma seleção semi-anã que oferece folhagem variegada e cachos de flores rosa-rosadas é uma flor de inverno que é simultaneamente perene e fiável. É melhor para climas quentes, uma vez que só resiste até aos 0 graus F. Uma cultivar de uma planta nativa da Europa e da Ásia, a Maejima daphne atinge apenas 1 metro de altura. Esta plantarequer pouca ou nenhuma poda.

Arbustos de manutenção reduzida com bagas decorativas

O Possumhaw é um arbusto fácil de cuidar que produz bagas coloridas.

Possumhaw: Viburnum nudum

Se procura arbustos de baixa manutenção com interesse para o outono e o inverno, o possumhaw é uma excelente escolha. Um arbusto de folha caduca que floresce em abril e maio, o possumhaw é conhecido pelas suas belas bagas de outono que são cor-de-rosa a azul profundo, com ambas as cores a aparecerem frequentemente ao mesmo tempo.e atingindo uma altura de 5 a 12 pés com uma extensão igual, a possumhaw tem muito poucas pragas e requer pouca ou nenhuma poda. A plantação de vários espécimes resulta numa melhor produção de bagas. Nativa do Leste dos EUA, uma boa variedade compacta é a Brandywine que atinge uma altura máxima de 6 pés. Outra excelente escolha é a 'Winterthur'.

As bagas vistosas da amora-preta agarram-se aos ramos durante todo o inverno.

Bagaço de beleza: Callicarpa americana

A beautyberry americana tem muito a seu favor! Não só estes arbustos de baixa manutenção são livres de pragas, como também têm uma bela forma arqueada que requer pouca ou nenhuma poda. Nativa dos EUA e resistente a -20 graus F, a beautyberry atinge 3 a 6 pés de altura e circunferência. As pequenas flores cor-de-rosa são seguidas por um espetacular espetáculo de bagas roxas brilhantes que persistem bem no inverno e atraemNas zonas de crescimento a norte, a planta pode morrer no inverno, mas como as flores e os bagos são produzidos em madeira nova, florescerá mais tarde na mesma estação. A poda é melhor efectuada no início da primavera. As variedades mais compactas incluem a 'Early Amethyst', a 'Pearl Glam' e a 'Issai'.

O cotoneaster Rockspray produz pequenas bagas vermelhas e fica muito bem espalhado sobre um muro de contenção.

Cotoneaster de pulverização das rochas: Cotoneaster horizontalis

Se procura arbustos de crescimento baixo e de manutenção reduzida, o rockspray é uma óptima opção. Nativo da Ásia, o cotoneaster rockspray é resistente até -20 graus F, mantém-se rente ao solo (2 a 3 pés de altura) e espalha-se amplamente. As flores aparecem na primavera e são seguidas por bagas vermelhas vistosas. Uma planta amplamente adaptável que pode tolerar tanto a seca como solos pobres, requer muito pouca poda. É lentaA principal desvantagem deste arbusto é a sua tendência para ter problemas com percevejos. Ainda assim, considero-o de baixa manutenção e uma óptima escolha para áreas onde se deseja um crescimento baixo.

Arbustos perenes de baixa manutenção

O cipreste dourado é uma árvore perene ideal para zonas de baixa manutenção.

Veja também: Tomates enxertados

Cipreste dourado: Chamaecyparis pisifera 'Filifera Aurea'

Estes arbustos perenes de baixa manutenção são bastante comuns nas paisagens modernas. As suas agulhas verde-amarelas oferecem interesse durante todo o ano. Resistente a -30 graus Fahrenheit, o cipreste-da-índia é um arbusto perene semi-anão com uma forma natural de cone. É de crescimento lento e tem ramos amarelos em forma de fio que choram. Ao contrário da sua espécie-mãe, que pode crescer até 15 metros ou mais na sua área de distribuição asiática nativa, esteA cultivar cresce lentamente de 3 a 4 metros de altura, mas pode ser podada para ficar mais compacta. O seu melhor desempenho é a pleno sol, mas tolera alguma sombra, embora o crescimento seja mais esparso. O hábito de crescimento natural deste arbusto significa que não é necessário podá-lo.

Veja também: Plantas perenes de baixo crescimento: Escolher opções de plantas curtas para o jardim

A Inkberry é uma planta nativa da América do Norte que requer pouca ou nenhuma poda e é perene.

Azevinho Inkberry: Ilex glabra

Esta folha perene de folha larga é nativa da América do Norte e é uma excelente planta de fundação. As folhas verde-escuras e brilhantes agarram-se aos ramos durante todo o ano. As flores primaveris indescritíveis são seguidas por bagas azul-escuras. Desenvolvendo-se a pleno sol ou à sombra parcial, os inkberries atingem uma altura e uma extensão de 1,5 a 2 metros. São adaptáveis e, tal como todos os azevinhos, as plantas são femininas ou masculinas. ParaPara ver as bagas, é necessário plantar um macho para cada 5 fêmeas. A poda é melhor efectuada no início da primavera, embora geralmente não necessitem de qualquer poda, a não ser que se trate de uma sebe. Algumas excelentes cultivares incluem 'Shamrock', 'Compacta', 'Gem Box' e 'Strongbox'.

Os melhores arbustos de baixa manutenção

Existem, naturalmente, muitos outros arbustos de baixa manutenção à escolha (incluindo um outro favorito pessoal, o cipreste anão Hinoki), mas estes são os melhores na minha opinião. Considero que as selecções acima listadas estão entre as selecções mais fáceis de cuidar disponíveis para os proprietários. Espero que encontre algumas delas que se adaptem bem à sua paisagem.

Para mais informações sobre o cultivo de grandes arbustos, leia os seguintes artigos:

Arbustos para polinizadores

Os melhores arbustos compactos de folha perene

Arbustos com flores de primavera

Arbustos coloridos para florescer no verão

Arbustos floridos tolerantes à sombra

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.