Construir um palácio de polinizadores para o seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Provavelmente, já ouviu falar de hotéis para insectos, mas o que dizer de um palácio para polinizadores? No RHS Chelsea Flower Show de 2017, em Londres, Inglaterra, no Grande Pavilhão, encontrei esta estrutura única para polinizadores, artisticamente montada, embora com um aspeto um pouco mais selvagem. Concebida pelo designer de jardins John Cullen, da John Cullen Gardens, os gabiões preenchidos com camadas de material vegetal vivo e objectos encontrados emA natureza foi colocada no meio de um jardim normal com árvores, flores e cobertura de solo.

Quando estava a pensar em projectos para incluir no meu livro, Jardinagem no seu jardim da frente: projectos e ideias para grandes e ampolas; espaços pequenos (2020, Quarto Homes), entrei em contacto com o John para lhe perguntar se podia incluir o seu conceito, que eu sabia que ficaria deslumbrante no jardim do meu próprio jardim da frente. E é um enorme início de conversa com os vizinhos que passam por aqui! Antes de começar a construir o meu próprio palácio de polinizadores, tive a oportunidade de entrevistar o John sobre como ele teve a ideia...

"A inspiração para os Palácios de Polinizadores veio, em primeiro lugar, de um ponto de vista de sustentabilidade", diz John. "Queria algo que durasse para sempre - muitas vezes os hotéis de madeira para insectos começam a apodrecer e, com o tempo, tornam-se apenas casas para insectos e não para polinizadores." John também estava interessado em encontrar algo que desse um aspeto inicial arrumado.Em vez de um monte de troncos ou galhos desarrumados no canto do jardim, John explica que agora é possível ter um monte arrumado que pode parecer arte.

Veja também: Fazer um plano para apoiar as minhas peónias

Os gabiões metálicos com prateleiras são utilizados para criar um efeito de camadas nos palácios de polinizadores de John Cullen expostos no RHS Chelsea Flower Show de 2017.

Reúna os seus materiais

Quando decidi incluir um projeto de palácio de polinizadores, comecei a procurar um gabião decorativo. A certa altura, só consegui encontrar grossistas que os vendessem. No entanto, numa viagem a um mercado de antiguidades local para procurar materiais para outro projeto, encontrei estas caixas de leite velhas e deliciosamente enferrujadas. Três delas, quando empilhadas, fazem o "gabião" perfeito.

Ferramentas

  • Serra de esquadria eléctrica para o caso de querer cortar "níveis" de madeira
  • Proteção dos olhos

Materiais

  • Gabiões metálicos ou caixas de leite metálicas velhas
  • Folhas de contraplacado ou de metal cortadas de acordo com o comprimento e a largura do gabião
  • Detritos de jardim, tais como paus, pinhas, musgo, flores secas, etc.
  • Tubos de nidificação para abelhas

Como era primavera e não faço uma limpeza extensiva no outono, pude recolher alguns detritos, como pequenos ramos. Os ramos das hortênsias foram conseguidos junto de um vizinho. Também recolhi musgo que cobria algumas pedras velhas do pátio nas traseiras da minha propriedade. Foi cuidadosamente levantado com a minha faca de solo. As pinhas foram recolhidas e entregues por um amigo. E encomendei os tubos de nidificação para as abelhas Masononline.

John Cullen diz que utiliza cabeças de hortênsias para criar abrigos para abelhas e joaninhas. Diz também que, quando qualquer material vegetal se decompõe, pode ser substituído anualmente ou ao longo das estações.

Utilizei ramos e galhos encontrados no meu quintal para criar algumas camadas no meu palácio de polinizadores. A parte inferior de cada caixa de leite tinha uma prateleira natural, o que significa que não precisei de cortar muita madeira para separar as camadas. Os tubos de nidificação solitários para as abelhas Mason estão assentes num pedaço quadrado de contraplacado cortado à medida. Foto de Donna Griffith

Montar o palácio dos polinizadores

Pode personalizar as suas camadas como quiser ou com os materiais que tiver à mão. Eis a minha ordem de camadas:

Veja também: Cultivo de alcachofras numa horta: um guia da semente à colheita

Na caixa de leite do fundo, coloquei camadas de musgo, seguidas de ramos de hortênsia. A vantagem das caixas de leite em relação a um gabião é que há uma prateleira natural adicionada quando são empilhadas.

Coloquei o segundo caixote por cima e cobri-o com casca de árvore, galhos e paus mais carnudos recolhidos no meu quintal. Depois, cortei um quadrado de contraplacado ligeiramente mais pequeno do que a forma quadrada do caixote de leite e coloquei-o por cima da camada de paus.

Esta era a única camada em que precisava de uma prateleira, porque tudo o resto era fácil de empilhar. Também tinha as prateleiras naturais criadas pelos fundos dos caixotes.

Nesta "plataforma", empilhei os tubos de nidificação de abelhas Mason antes de acrescentar o terceiro caixote. Neste último caixote, acrescentei as pinhas, outra camada de paus e galhos e um pouco de musgo por cima. Na parte de trás do caixote, coloquei um pequeno vaso de terracota com alyssum. O alyssum atrai vespas parasitas, insectos benéficos que se encarregam de algumas pragas de insectos.

Exibir o seu abrigo para os polinizadores

O meu projeto acabado está aninhado num jardim de plantas perenes perto da rua. O jardim está plantado com uma infinidade de plantas amigas dos polinizadores, como a hortelã-gato, a alfazema, a equinácea, a erva-leiteira, a casca de árvore e a liatris.

Prendi as três caixas de leite umas às outras com fechos de correr, para o caso de alguém decidir que quer que o meu palácio de polinizadores enfeite o seu próprio quintal. As camadas podem ser facilmente trocadas ao longo do tempo, mas terei de acrescentar novos fechos de correr.

O meu palácio dos polinizadores está situado em posição de destaque no jardim do meu jardim da frente, entre plantas que atraem polinizadores durante a primavera, o verão e o outono. Estou a cultivar nectarina, liatris, coneflower, alfazema, Gaillardia, hortelã-gato, Columbine e muito mais! fotografia de Donna Griffith

Atrair polinizadores para o seu palácio

O conceito de John Cullen é suficientemente fluido para que possa decidir quais os polinizadores que gostaria de atrair:

  • As abelhas solitárias estão sempre à procura de um local seguro e tranquilo para fazer o seu ninho. John recomenda a utilização de tubos de cartão. "Se utilizar bambu ou outros tubos de madeira, tem de se certificar de que o interior é liso", explica. "Quaisquer lascas, mesmo pequenas, podem ferir as crias que emergem na primavera. A utilização de tubos de cartão para ninhos de abelhas Mason no seu palácio cria espaços para elas fazerem ninhos para as suasJohn obtém os seus tubos de uma empresa do Reino Unido especializada em abelhas solitárias.

Um dos pontos altos do meu verão foi descobrir que as abelhas estavam a utilizar os meus tubos de nidificação!

  • As traças e as borboletas adoram lugares para se refrescarem.
  • Também é possível criar uma estação de alimentação no topo do palácio, colocando um prato grande com fruta para as borboletas se alimentarem. Cada palácio que a empresa de John Cullen cria é único e feito à medida do cliente.

Outra fotografia de um dos palácios de polinizadores de John Cullen no RHS Chelsea Flower Show de 2017.

Espero que se sinta inspirado a construir um palácio de polinizadores para o seu próprio jardim! Agradeço à minha editora, Cool Springs Press, uma divisão do The Quarto Group, pela autorização para publicar este excerto de Gardening Your Front Yard.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.