Quantos pepinos por planta? Dicas para aumentar a produtividade

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quando planta pepinos na sua horta, pergunta-se quantos pepinos pode esperar colher por planta? Eu sei que sim, porque quero ter a certeza de que tenho o suficiente para proporcionar meses de frutos estaladiços, mas não tantos que nos sobrecarreguem. Além disso, gosto de fazer alguns lotes de pickles todos os Verões, o que significa que preciso de um fornecimento generoso de pepinos para conserva.tipos de pepinos e como isso afecta a produção, bem como estratégias fáceis que pode utilizar para maximizar o rendimento dos pepinos.

A melhor maneira de incentivar a maior colheita possível das suas videiras de pepino é proporcionar condições ideais de crescimento.

Tipos de pepinos

Antes de partilhar dicas sobre como incentivar uma colheita abundante de pepinos, um dos legumes de jardim mais populares, é importante compreender um pouco sobre a forma como os frutos são produzidos. As plantas de pepino padrão são monóicas, o que significa que as videiras têm flores masculinas e femininas separadas. Para que um fruto se forme, o pólen deve ser transferido de uma flor masculina para uma flor feminina. É fácil distinguir as floresAs plantas de pepino monóicas produzem muito mais flores masculinas do que femininas para garantir uma boa fonte de pólen quando as flores femininas começarem a abrir.

A maioria das variedades de pepino de jardim são monóicas, mas algumas variedades híbridas são ginóicas ou partenocárpicas. Poderá ver estes termos nas descrições dos catálogos de sementes, pelo que é útil saber o que significam. Uma variedade de pepino ginóico produz principalmente flores femininas. Algumas variedades ginóicas precisam de ser polinizadas para produzir os seus frutos e o pacote de sementes inclui normalmente algumas sementes de uma variedade monóicaOutras variedades ginóicas não precisam de ser polinizadas para produzir frutos e produzem uma colheita abundante de pepinos sem flores masculinas.

Veja também: Qual deve ser a profundidade de um canteiro elevado?

As variedades partenocárpicas de pepinos não necessitam de polinização e são uma óptima escolha para estufas ou politúneis onde não há abelhas. Os frutos destas variedades não têm sementes. No entanto, se cultivar variedades partenocárpicas num jardim onde as abelhas possam fazer a polinização cruzada das flores, os frutos desenvolvem sementes. A Diva, uma variedade patenocárpica popular no jardim, produz apenas flores femininasque não precisam de ser polinizadas.

O rendimento do pepino depende do tipo de pepino que está a cultivar. Os tipos de frutos pequenos produzem geralmente mais do que as variedades de frutos grandes.

Mais tipos de pepinos

Os pepinos não estão apenas divididos em hábitos de floração, estão também agrupados de acordo com os tipos de frutos, o que é útil quando se considera a quantidade de pepinos que se pode esperar colher por planta. Existem muitos tipos de pepinos, incluindo os de corte, os de conserva, os de cocktail, os especiais e os de pele fina.pepinos), asiática e inglesa.

Adoro cultivar uma mistura de tipos de pepinos na minha horta e, uma vez que os diferentes tipos têm dias de maturação diferentes, isto significa que desfrutamos de uma longa época de pepinos cultivados em casa.

Quantos pepinos por planta

De acordo com a Universidade de Maryland, pode esperar colher cerca de 3,5 kg de pepinos numa fila de 3 metros. Quanto a números específicos, abaixo encontrará rendimentos médios para variedades de pepinos para fatiar, para decapagem e asiáticos, bem como para variedades tradicionais como o Lemon.

O cultivo dos pepinos em altura é uma forma fácil de aumentar a produção, pois permite que mais luz chegue às folhas, aumenta o fluxo de ar para reduzir os problemas de doenças e facilita a deteção dos frutos.

Quantos pepinos por planta para variedades de corte

Uma videira de pepino para fatiar saudável produz 8 a 10 frutos. Colha estes pepinos quando os frutos tiverem 7 a 8 polegadas de comprimento e utilize-os em saladas e sanduíches. A pele é mais espessa do que as variedades de pepino de conserva ou inglês, o que lhes dá um período de armazenamento mais longo do que outros tipos. Variedades como Marketmore 76, Diva e Lisboa são variedades excepcionais com elevada produção.

Quantos pepinos por planta para pepinos de conserva

Quando selecciono variedades de frutos pequenos para cultivar, procuro as que são de alto rendimento, resistentes a doenças e de maturação precoce. As variedades hereditárias e as variedades híbridas com estas características produzem 12 a 15 frutos por planta. Os meus pepinos de frutos pequenos favoritos para cultivar incluem o Salt and Pepper, Pick a Bushel, Adam e Bush Pickle.

A maior parte dos pepinos de conserva de frutos pequenos dão 12 a 15 frutos por planta.

Quantos pepinos por planta para as variedades asiáticas

Adoro os pepinos asiáticos de pele fina, como o Tasty Green, o Suyo Long e o Sashimi. Não é necessário descascar os frutos e as videiras desenvolvem-se tanto nos meus canteiros elevados como no meu politúnel. Cada planta produz cerca de 7 a 9 frutos quando as condições de crescimento são ideais.

Veja também: Cultivos em vasos: sucesso com a horticultura em vasos

Quantos pepinos por planta para as variedades autóctones

As plantas hereditárias, como o Lemon, são divertidas de cultivar e, embora muitas não tenham a resistência às doenças que os pepinos híbridos têm, podem ser plantas muito produtivas. Cultivo pepinos Lemon há quase 30 anos e, normalmente, colho 15 frutos por videira. Para aumentar a produção, colho os pepinos redondos quando ainda estão verdes claros e com cerca de 2 a 2 1/2 polegadas de diâmetro.A colheita de frutos imaturos também leva a planta a produzir mais flores, o que aumenta a produção total.

O Lemon é um pepino divertido de cultivar, com frutos redondos de cor verde-clara a amarela. Tem um sabor delicioso e as plantas são muito produtivas.

Problemas que podem afetar o número de pepinos por planta

Infelizmente, há uma série de factores que podem afetar a produção de pepinos. Por esta razão, cultivo sempre algumas plantas extra para compensar quaisquer problemas inesperados. Aqui estão 3 problemas comuns no cultivo de pepinos:

  1. Pragas - Os escaravelhos do pepino são um problema comum nas culturas da família do pepino. Dependendo do local onde vive, pode ter escaravelhos do pepino listados ou escaravelhos do pepino manchados. Ambas as espécies criam buracos nas folhas e nas flores e as larvas também se alimentam das raízes. Além disso, podem espalhar a murchidão bacteriana, uma doença grave. Uma infestação pesada de escaravelhos do pepino afecta o rendimento, o que significa menosPraticar a rotação de culturas e cobrir os canteiros recém-plantados com coberturas de linhas ou redes contra insectos para excluir as pragas. Retirar as coberturas quando as plantas florescem para permitir a polinização.
  2. Doenças - Há várias doenças graves do pepino que deve evitar. A murcha bacteriana, já referida, propaga-se através dos escaravelhos do pepino. A murcha de Fusarium é outro problema, sobretudo em climas quentes. No meu jardim, lido frequentemente com o oídio. Certifico-me de espaçar bem as videiras, rego de manhã e tento evitar molhar as folhas. Para reduzir ainda mais a ocorrência de doenças do pepinopraticando a rotação de culturas e plantando variedades resistentes.
  3. Falta de polinizadores - São necessárias muitas visitas de abelhas para polinizar eficazmente uma única flor e, se houver poucos insectos polinizadores no seu jardim, poderá não obter muitos pepinos. Não se esqueça de plantar plantas com flores, como zínias, alísios doces e chagas, com os seus pepinos para atrair os polinizadores.polinização das flores de pepino.

As plantas de pepino requerem uma rega constante, um solo fértil e muita luz solar para produzir uma boa colheita.

Dicas para o cultivo de pepinos

A melhor forma de maximizar a produção de pepinos é encorajar o crescimento saudável das plantas. Seleccione um local com 8 horas de luz solar direta e forneça um solo fértil. As videiras que sofrem de stress de seca, que lutam contra insectos ou doenças, ou que têm falta de nutrientes produzem menos pepinos. Siga as dicas abaixo para proporcionar boas condições de crescimento e aumentar a produção.

  • Água frequentemente - As videiras de pepino precisam de muita água para crescerem bem e produzirem uma boa colheita. As folhas murchas são um sinal de que as plantas estão com sede. Tente evitar que as plantas de pepino sofram de stress hídrico, regando em profundidade duas vezes por semana e aplicando uma cobertura de palha no solo. As plantas cultivadas em contentores devem ser regadas diariamente no verão para garantir uma humidade suficiente.
  • Crescer verticalmente - Cultivar pepinos verticalmente numa treliça, vedação ou outro suporte pode duplicar a colheita! Como? Quando crescem, a luz do sol consegue chegar às folhas de forma mais uniforme para um crescimento vigoroso. Além disso, cultivar uma videira de pepino para cima permite uma boa circulação de ar para menos problemas de doenças. E é mais fácil ver e colher os frutos quando chega a altura da colheita.
  • Pinçar as primeiras flores - Quando se está a tentar aumentar o número de pepinos produzidos por planta, pode parecer estranho arrancar as flores. Mas a remoção das primeiras flores femininas tem vantagens a longo prazo. Diz à planta para continuar a crescer, o que significa mais pepinos a longo prazo. Se a planta florescer no início do seu ciclo de vida, não crescerá tanto quanto poderia. Por isso, removo as duas primeiras flores femininas utilizandoou os meus dedos.
  • Fertilizar - As plantas de pepino são gulosas e precisam de muitos nutrientes. Eu trabalho com estrume bem podre e aplico um fertilizante equilibrado na altura da plantação. Escolha um formulado para vegetais com bastante potássio e fósforo.

Os pepinos são plantas sedentas e as videiras em situação de seca não produzem bem. Regue com frequência e em profundidade.

Quando colher os pepinos

Por exemplo, eu colho sempre os pepinos quando estão ligeiramente imaturos. Estes frutos oferecem a melhor qualidade de consumo, mas também dão sinais à planta para continuar a produzir novas flores. Se os pepinos demasiado maduros forem deixados na planta, a produção de novas flores pode parar, o que diminui o rendimento global.

Ao colher os pepinos, não puxe nem arranque os frutos das plantas, mas sim com uma tesoura de jardinagem. Tentar partir os caules das plantas à mão pode danificar os frutos ou a planta. Saiba mais sobre quando colher os pepinos.

Para mais informações sobre como cultivar uma colheita abundante de pepinos caseiros, não deixe de consultar estes artigos:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.