Escaravelho soldado: um bom inseto para ter no jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O escaravelho-soldado é uma visão comum nos jardins de verão em grande parte da América do Norte. Estes insectos, também conhecidos como asas-de-couro, são surpreendentemente bons para o jardim. São frequentemente vistos a banquetear-se com o néctar e o pólen das plantas que florescem no verão, mas também são predadores ávidos de várias pragas de jardim. Neste artigo, partilharei pormenores sobre este fascinante inseto benéfico e apresentareiformas de encorajar a sua presença no seu jardim.

Este escaravelho soldado da Pensilvânia alimenta-se do pólen e do néctar de uma flor de Boltonia, uma das suas flores favoritas no final da estação.

O que é um escaravelho soldado?

Os escaravelhos-soldados são da família Cantharidae Existem cerca de 470 espécies diferentes em todo o mundo, muitas das quais pertencem ao género Chauliognato A família ganhou o nome comum de escaravelhos-soldado porque um dos primeiros membros da família a ser descrito era vermelho vivo, lembrando o descobridor dos casacos vermelhos britânicos. Os escaravelhos-soldado parecem-se muito com os seus primos próximos, os pirilampos, mas não produzem a assinaturabrilho.

Os escaravelhos adultos são dos insectos predadores mais frequentemente encontrados nos habitats dos quintais, especialmente durante os meses de fim de verão, julho, agosto e setembro. São criaturas fascinantes e deslumbrantes, com uma incrível diversidade de atributos físicos, dependendo da espécie. A sua importância na gestão das pragas dos jardins é de grande valor. Os escaravelhos adultos são insectos rápidos evoam facilmente quando são perturbados.

Os escaravelhos soldados têm asas macias e corpos alongados. Este escaravelho alimenta-se do néctar das flores de alecrim.

Como o escaravelho soldado beneficia o seu jardim

Os escaravelhos-soldados são considerados benéficos por duas razões: em primeiro lugar, os adultos são importantes polinizadores de fim de estação, pois transportam o pólen de uma flor para a outra enquanto se alimentam do néctar; em segundo lugar, os adultos de algumas espécies alimentam-se de presas como os afídeos e outros pequenos insectos; além disso, as suas larvas predadoras alimentam-se de ovos de gafanhotos e de ovos de outros insectos, caracóis, lesmas, recém-nascidosAs larvas vivem no solo, debaixo de folhas caídas e em solos húmidos, bem como debaixo de coberturas vegetais e outros detritos orgânicos. Ocasionalmente, também podem ser encontradas debaixo da casca solta de troncos e ramos em decomposição.

Cada escaravelho soldado passa por quatro fases de vida durante o seu ciclo de vida e sofre uma metamorfose completa. À medida que o inseto amadurece, passa de ovo a larva, depois a pupa e, por fim, emerge como adulto.

Os escaravelhos-soldados alimentam-se principalmente de néctar e pólen quando adultos, mas as suas larvas são comedores vorazes de muitas pragas de jardim diferentes.

Qual é o aspeto de um escaravelho soldado?

Como todas as larvas de escaravelhos, as larvas dos escaravelhos-soldados não se parecem nada com os adultos. Pense na diferença entre uma larva de relva e um escaravelho japonês adulto e perceberá a ideia. Os escaravelhos-soldados passam entre 1 e 3 anos como larva, dependendo da espécie.

As larvas do escaravelho-soldado têm um exoesqueleto semelhante ao feltro, com um aspeto quase de camurça, de cor preta a cinzenta. A sua forma assemelha-se um pouco à da Lagarta Muito Esfomeada, porque têm um aspeto ondulado devido ao facto de cada um dos segmentos do corpo estar separado por uma reentrância. As larvas alimentam-se principalmente à noite e são rápidas, com mandíbulas que capturam as suas presas.

As larvas do escaravelho-soldado têm um exterior semelhante a uma camurça com segmentos distintos.

Tal como outros escaravelhos verdadeiros, os escaravelhos soldados adultos têm duas asas anteriores que criam um escudo sobre as suas asas posteriores macias. Cada cobertura de asa é colorida de forma distinta de acordo com os géneros e espécies a que pertencem. Algumas são cor de laranja e pretas, outras são vermelhas, pretas ou castanhas com várias marcas. As suas pernas longas são outra caraterística distintiva.enquanto as cabeças dos pirilampos se encontram debaixo do tórax.

Na primavera, as larvas tornam-se activas, alimentando-se de insectos presentes na folhagem e nas camadas superiores do solo. As pupas entram em pupa no início do verão e os adultos emergem em julho. Encontrará os escaravelhos adultos no seu jardim desde o final do verão até ao outono, altura em que as fêmeas acasalam e depositam os ovos no solo.As larvas eclodem e alimentam-se até à chegada do tempo frio, altura em que entram em dormência.

Os machos e as fêmeas podem ser vistos frequentemente a acasalar enquanto se alimentam de néctar e pólen no jardim do final do verão.

Os escaravelhos-soldados podem ser frequentemente vistos a acasalar nas flores do jardim de verão, normalmente aos pares, mas por vezes as coisas ficam um pouco loucas!

Espécies comuns de escaravelhos soldados

Como já foi referido, existem cerca de 470 espécies de escaravelhos-soldado. No leste e no centro-oeste dos Estados Unidos, o escaravelho laranja e preto da Pensilvânia ( Chauliognathus pennsylvanicus O escaravelho do couro da Pensilvânia mede meio centímetro de comprimento, tem asas de cor laranja-bronze com uma mancha preta alongada na base de cada uma delas e outra mancha preta atrás da cabeça.

Não são tão comuns como o leatherwing da Pensilvânia na minha região, mas vejo-os de vez em quando.

Outras espécies incluem o escaravelho-soldado ( C. marginatus As larvas do escaravelho-soldado marginalizado são conhecidas por se alimentarem de bichos da espiga e de brocas do milho, o que faz dele um amigo dos jardineiros e dos agricultores. O escaravelho-soldado das planícies do Colorado ( C. basalis) A espécie comum nas planícies centrais tem uma cor laranja mais escura e marcas pretas em forma de garrafa nas asas.

Este besouro soldado das planícies do Colorado é comum nos estados centrais. Crédito: Whitney Cranshaw, Universidade Estadual do Colorado, Bugwood.org

Como atrair escaravelhos-soldados predadores

Existem algumas coisas que pode fazer para manter uma população saudável de escaravelhos-soldado no seu jardim. Em primeiro lugar, forneça muitas fontes de néctar. Se conseguir manter as abelhas e as borboletas felizes, também conseguirá manter estes predadores felizes. As plantas de floração tardia são fundamentais para a sobrevivência dos escaravelhos-soldado, uma vez que estão em floração durante a reprodução e a postura dos ovos,As flores da família Asteraceae tendem a ser particularmente apreciadas e, uma vez que os escaravelhos-soldado são mais atraídos pelas flores amarelas e cor de laranja, boas escolhas incluem as flores de zínia, calêndula e girassol.

O laranja e o amarelo são os favoritos para atrair os escaravelhos soldados para o jardim.

Em vez de efetuar uma limpeza no outono, deixe o jardim repousar durante o inverno e mantenha as folhas caídas sobre o solo como cobertura vegetal durante todo o ano.

Os pesticidas sistémicos são particularmente prejudiciais para estes e outros bons insectos e polinizadores porque viajam através do sistema vascular da planta e acabam frequentemente no pólen e no néctar.

Não utilizar herbicidas químicos sintéticos no jardim, pois podem prejudicar os escaravelhos-soldados e outros insectos bons.

Besouros predadores - porque é que os queremos por perto

Para além dos escaravelhos-soldado, existem milhares de outros tipos de escaravelhos predadores que deve encorajar no seu jardim, incluindo joaninhas, pirilampos e escaravelhos-das-rochas. A maioria destes alimenta-se de néctar e pólen das mesmas espécies de plantas que os escaravelhos-soldado, pelo que estará a beneficiar de muitos escaravelhos bons para além dos escaravelhos-couro. Enquanto adultos ou larvas (ou ambos!) os escaravelhos predadores sãoresponsáveis pelo controlo de dezenas de pragas de jardim diferentes, desde os bichos-da-couve e os bichos-da-abóbora até às lesmas e aos bichos-da-espiga do milho, os escaravelhos predadores ajudam a controlar todas elas.

Os escaravelhos-soldado fazem mal aos seres humanos ou aos animais de estimação?

Tanto os escaravelhos soldados adultos como as larvas de algumas espécies podem exalar substâncias químicas defensivas desagradáveis quando se sentem ameaçados por outros predadores (ou por seres humanos infelizes que acidentalmente os manipulam mal!), mas não mordem pessoas ou animais. Os escaravelhos soldados não comem plantas, não estragam a folhagem nem causam danos ao jardim. São insectos benéficos que devem ser apoiados e alimentados.

Dê as boas-vindas aos escaravelhos soldados no seu jardim para uma fonte natural de controlo de pragas.

Veja também: Limpeza do jardim de primavera feita CERTAMENTE

Agora que já sabe mais sobre o fascinante e muito útil escaravelho soldado, espero que esteja atento à sua presença no seu jardim. Se o vir, pode considerá-lo um sinal de um jardim feliz, saudável e equilibrado que acolhe todas as criaturas.

Para mais informações sobre os insectos bons para o jardim, consulte os seguintes artigos:

Como apoiar os pirilampos

Conheça a mosca tachinídea

Veja também: Materiais para canteiros elevados: Madeira resistente à podridão, aço, tijolos e outras opções para construir um jardim

A aranha de jardim preta e amarela

5 Factos surpreendentes sobre as joaninhas

Investir num banco de escaravelhos

6 razões para não fazer uma limpeza de outono

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.