Coreopsis 'Zagreb' e outras variedades de sementes de carraça que farão um alegre brilharete no jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A Coreopsis 'Zagreb' é uma planta perene fiável e tolerante à seca no jardim do meu jardim da frente. Comprei algumas plantas minúsculas numa venda de plantas nativas há alguns anos, porque a minha primeira casa tinha-as no jardim. Desde então, espalharam-se numa pequena faixa amarela decente e soalheira, rodeada por alfazema, hortelã-gato e Susans de olhos pretos.a minha lista de flores amarelas perenes preferidas.

A palavra Coreopsis deriva da língua grega. Koris significa percevejo e opsis O termo "carrapato" significa aparência, o que é engraçado porque a planta também é conhecida como "tickseed" porque as sementes se assemelham a carrapatos. Não tenho certeza do que é pior, carrapatos ou percevejos, mas as flores em si são adições alegres a qualquer jardim. E há várias variedades para escolher, algumas são perenes e outras são anuais. As plantas são geralmente resistentes entre as zonas 5 e 9 do USDA, mas algumas são resistentes atézonas 3 e 4.

A Coreopsis, com o seu aspeto de margarida, é um membro da grande família Asteraceae (que também inclui cosmos, malmequeres, ásteres e mães). A planta é nativa de partes dos EUA e do Canadá e é um pilar em muitos jardins. O National Garden Bureau até a escolheu recentemente para o seu programa anual Year Of: 2018 foi o Ano da Coreopsis.

Cuidados a ter com as plantas de carraça

Comprei os meus Coreopsis como plantas pequenas, mas também pode cultivar plantas a partir de sementes. São resistentes e de manutenção bastante reduzida, embora as plantas pareçam mais atractivas quando se cortam as flores gastas, o que requer um pouco de corte aqui e ali. Também pode cortar as plantas até metade ou um terço da sua altura depois de terem florescido no verão para um novo fluxo de flores no outono. Deixar aAs sementes (em vez de limparem o jardim no outono) ajudarão a alimentar as aves durante os meses de inverno.

Evite regar demasiado as suas plantas, pois podem ser susceptíveis ao míldio e ao oídio.

Veja também: A melhor altura para plantar árvores num jardim doméstico: primavera versus outono

Cultivo de Coreopsis 'Zagreb' a partir de sementes

Pode semear diretamente as sementes de Coreopsis assim que o solo tiver aquecido na primavera ou começar dentro de casa. Semeie as sementes cerca de seis a oito semanas antes da data livre de geada. Mantenha o solo húmido e quente (cerca de 70°F a 75°F). Assim que as plântulas crescerem, dê-lhes bastante luz. Transfira as plantas jovens para o jardim assim que todas as ameaças de geada tiverem passado.

A 'Zagreb' faz parte dos meus ramos de verão que gosto de expor tanto no interior como no exterior!

Onde plantar Coreopsis 'Zagreb'?

A área do meu jardim onde os Coreopsis se espalharam não tem o melhor solo - embora esteja a trabalhar para o alterar - mas não parece importar-se. Geralmente, as plantas apreciam um solo bem drenado. As plantas florescem durante os meses de verão a pleno sol, atraindo pássaros, abelhas e borboletas. Não tenho problemas com veados, mas as plantas são supostamente resistentes aos veados.

As Coreopsis são plantas perfeitas para jardins de casas de campo, prados urbanos ou jardins de flores silvestres. A folhagem normalmente preenche bem e exibe flores prolíficas. As minhas plantas têm cerca de 18 polegadas de altura, por isso foram colocadas atrás de algumas das plantas perenes de crescimento mais baixo no meu jardim.

Veja também: Tecido para geada: Como utilizar o tecido para geada numa horta

Coreopsis 'Zagreb' no jardim da frente do meu quintal, rodeada de alfazema, hortelã-dos-gatos e figo-da-índia.

Cada ano parece trazer novas introduções ao mercado. Muito trabalho tem sido feito ao longo dos anos para hibridar as plantas para uma melhor resistência às doenças, melhores flores e períodos de floração mais longos. Pude ver algumas variedades interessantes de Coreopsis quando fui aos testes de primavera da Califórnia em 2017. E fiquei deslumbrado com outras nos meus centros de jardinagem locais.

Aqui estão algumas sementes de carraça interessantes que vale a pena conhecer.

Coreopsis "Zagreb

A Coreopsis "Zagreb" pertence à família das coreopsis de folha filiforme ( Coreopsis verticillata Pode sobreviver em solos pobres, arenosos e rochosos (o que explica o facto de a minha se ter saído tão bem). As plantas podem propagar-se tanto através de rizomas como através da queda de sementes. A minha já ocupou uma boa área, mas nesta altura quero mantê-la contida para que não afaste outras plantas. As flores são de um amarelo puro e gosto muito da folhagem emplumada (daí o nome comum de threadleaf). Faz-me lembrarA Coreopsis 'Moonbeam' é uma outra variedade popular de folha de rosca.

A Coreopsis 'Zagreb' foi a primeira semente de carrapicho que plantei e que, a partir de duas pequenas plantas, se transformou numa bela deriva que produz flores amarelas durante todo o verão.

Coreopsis 'Route 66

Parte da série Cruizin', a 'Route 66' é outra variedade de folha de rosca que encontrei nos ensaios de primavera da Califórnia. A 'Route 66' parece que alguém tentou pegar num lápis de cera vermelho ou borgonha para colorir o amarelo. Consequentemente, as plantas dão um toque de drama ao jardim e todas elas têm um aspeto diferente. São tolerantes ao sal da estrada, mas se quiser mantê-las fora de perigo, a 'Route66' também ficaria muito bem num contentor.

A Cruizin' 'Route 66' tem umas flores muito atraentes que parecem ser como flocos de neve - não há duas iguais!

Coreopsis 'Star Cluster' (cacho de estrelas)

Parte da série Big Bang, a 'Star Cluster' foi criada pelo criador de plantas Darrell Probst, que tem estado a trabalhar na criação de cultivares que são resistentes a doenças e que florescem durante mais tempo. Adoro a delicada cor creme com toques de fúcsia à volta do centro. Esta é uma variedade de floração longa que floresce até ao outono. É resistente até à zona 4 da USDA.

A forma e a cor da Coreopsis 'Star Cluster' destacam-se realmente em comparação com outras sementes de carrapatos que geralmente apresentam vermelho ou borgonha e tons mais profundos de amarelo.

Coreopsis 'Solar Dance'

Parece que as variedades modernas de Coreopsis têm o nome do cosmos. A 'Solar Dance' tem flores duplas e semi-duplas e pertence à família da Coreopsis Grandiflora. As suas características incluem plantas mais altas, que atingem até dois metros, pétalas com bordos dentados, florescendo desde o final da primavera até ao outono.

A 'Solar Dance' apresenta flores semi-duplas, que dão mais profundidade à flor.

Coreopsis 'Moonswirl

Outra espécie da categoria Grandiflora, a 'Moonswirl' poderia, à primeira vista, ser confundida com uma calêndula ou crisântemo. As flores amarelas profundas apresentam camadas fofas de pétalas que são referidas como flores semi-duplas e é um íman de polinizadores como as suas primas. Daria uma excelente flor de corte e é tolerante à seca e resistente a doenças.

Imagem de Coreopsis 'Moonswirl' num vaso. As sementes de carraça são óptimas flores de corte.

Coreopsis 'SunKiss

As flores desta variedade grandiflora têm cerca de cinco centímetros de diâmetro e pétalas com bordas quase serrilhadas, mas é o castanho-vinho profundo à volta do centro que faz desta planta um verdadeiro espetáculo. Esta planta é resistente até à zona 4 da USDA e não se importa com verões quentes e húmidos.

Com a 'Sunkiss', a forma da flor é um pouco diferente: as pétalas são mais alongadas e de aspeto serrilhado nas pontas.

Coreopsis "Gold & Bronze

Parte da série Uptick, Gold & Bronze é um novo híbrido. As flores são supostamente maiores e o tempo de floração é mais longo. As plantas crescem em tufos limpos, o que as torna óptimas para bordaduras com plantas mais altas atrás. A folhagem é resistente ao míldio. E como ficariam óptimas num vaso?

A ascensão "Gold & Bronze" atraiu-me para ela nos Ensaios de primavera da Califórnia em 2017, onde também descobri a "Sunkiss".

Quais são as variedades de sementes de carraça que cultiva?

Fixar

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.