Cultivo de girassóis em vasos: um guia passo a passo

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Alegres e encantadores, os girassóis são uma das plantas anuais mais populares - e mais fáceis! - de cultivar. Há girassóis pequeninos que crescem apenas 30 cm de altura e variedades gigantes que alcançam o céu, mas não precisa de um grande jardim para cultivar girassóis. Estas flores clássicas de verão podem ser plantadas em vasos de plástico, jardineiras de tecido ou mesmo baldes. Continue a ler para saber mais sobre o cultivogirassóis em vaso.

O girassol Suntastic é uma variedade vencedora das Selecções All-America que é pequena em estatura, mas grande em charme. (Foto cortesia do National Garden Bureau)

Porquê cultivar girassóis em vasos

Existem muitas razões para cultivar girassóis em vasos, mas talvez a melhor razão seja o espaço. Os girassóis podem ocupar muito espaço no jardim, mas existem muitas variedades compactas e adequadas para recipientes disponíveis para plantar em vasos. Os girassóis não só iluminam um terraço, pátio ou varanda ensolarados, como as flores também atraem polinizadores como abelhas e borboletas, e podem ser cortadas para o verãoSão também uma flor fácil de cultivar e resistente à seca, aos insectos e às doenças.

Seleção de recipientes para o cultivo de girassóis em vasos

O sucesso do cultivo de girassóis em vasos começa com a escolha dos melhores recipientes. Tenho uma coleção de recipientes de plástico, vasos de tecido e jardineiras de terracota no meu barracão de jardim e todos podem ser utilizados para o cultivo de girassóis em vasos. As duas maiores considerações ao selecionar os recipientes são o tamanho e a drenagem. Comece por ler a descrição do pacote de sementes para ver qual o tamanho do girassol que escolheuÉ um girassol anão? Ou uma variedade de caule único e alto? É um girassol grande e ramificado? Ao fazer corresponder o tamanho maduro da variedade ao tamanho do vaso, pode ter a certeza de que está a proporcionar espaço suficiente para um crescimento saudável das raízes. Geralmente, planto girassóis em vasos de tecido de 7 galões a 10 galões ou em recipientes de plástico com pelo menos 10 a 12 polegadas de diâmetro.

Ou talvez queira cultivar vários girassóis numa única caixa de janela ou plantador. Mais uma vez, consulte o pacote de sementes para saber o tamanho maduro da variedade de girassol, para que possa calcular a distância entre cada semente. Para facilitar, tenho um guia prático de espaçamento de sementes abaixo.

A outra consideração a ter em conta ao selecionar um recipiente é a drenagem. Os girassóis precisam de um solo bem drenado, pelo que é essencial um vaso que tenha amplos orifícios para a drenagem da água. Se o vaso não tiver quaisquer orifícios de drenagem, terá de adicionar alguns no fundo ou escolher outro vaso. É fácil adicionar orifícios de drenagem a um vaso de plástico, caixa de janela ou balde utilizando um berbequim e uma broca de 1/2 polegada.

O girassol Sunfinity é uma variedade impressionante com vários ramos que pode ser cultivada em vasos num terraço ou pátio com luz solar direta. (Foto cedida pelo National Garden Bureau)

Veja também: As melhores gramíneas de prado para plantações autóctones

O melhor solo para cultivar girassóis em vasos

Os girassóis crescem melhor numa mistura de envasamento solta, enriquecida com matéria orgânica, como composto ou estrume envelhecido. Quando cultivo girassóis em vasos, encho os meus recipientes com uma mistura que é aproximadamente 50% de mistura de envasamento de boa qualidade e 50% de composto. Também adiciono um fertilizante orgânico de libertação lenta para flores ao meio de crescimento para garantir que os meus girassóis têm muitos nutrientes para promover um crescimento saudável e flores grandes.

O melhor sítio para cultivar girassóis

Os girassóis, como o nome sugere, são plantas que adoram a luz e precisam de sol pleno para crescerem bem. O melhor local para cultivar girassóis em vasos é um que forneça pelo menos 6 a 8 horas de luz direta todos os dias. Se forem cultivados com menos luz, os caules podem esticar-se e tombar à medida que procuram o sol.

As sementes de girassol podem ser semeadas diretamente em recipientes ou podem ser transplantadas num centro de jardinagem ou num viveiro local.

Tipos de girassóis para plantar em vaso

Os girassóis podem ser classificados de acordo com a sua produção de flores ou altura e estas características podem ajudá-lo a selecionar os melhores tipos para cultivar em recipientes. Pode comprar sementes de girassol em catálogos de sementes ou comprar pacotes no seu viveiro local favorito.

Girassóis por produção de flores:

  • Girassóis de haste única - As variedades de haste única são muitas vezes cultivadas para a produção de flores de corte, uma vez que produzem uma flor de alta qualidade por haste. Estas variedades são fáceis de cultivar em vasos. Para uma exibição ininterrupta de cor durante todo o verão, plante sucessivamente girassóis de haste única de duas em duas semanas, desde o final da primavera até ao início e meados do verão.
  • Girassóis ramificados - Estas variedades também podem ser cultivadas em vasos, mas produzem plantas de tamanho considerável com flores contínuas. Mais uma vez, faça corresponder o tamanho do vaso ao tamanho maduro da variedade. Espere até várias dezenas de flores, muitas vezes mais pequenas, por caule. Os caules individuais dos girassóis ramificados não são tão longos como os das variedades de caule único, mas podem ser cortados para ramos ou deixados no jardim para as abelhas eborboletas.

Girassóis por altura:

  • Girassóis anões - Os girassóis que crescem entre 12 e 42 polegadas de altura são classificados como variedades anãs. São excelentes plantas de vaso sozinhas ou em combinação com outras variedades de girassóis ou flores anuais.
  • Girassóis altos - A altura dos girassóis altos varia, mas as variedades que crescem mais de 42 polegadas são consideradas girassóis altos.

As flores apelativas e de dois tons do girassol Solsation Flame são uma afirmação quando cultivadas numa área de estar ao ar livre. (Foto cedida pelo National Garden Bureau)

Quando plantar girassóis em vaso

Os girassóis são plantas que adoram o calor e devem ser semeados diretamente depois de passada a última geada na primavera. Pode começar a época de floração semeando as sementes dentro de casa sob luzes de cultivo. Semeie as sementes em vasos de 4 polegadas 2 a 3 semanas antes da data da geada, mas não as inicie dentro de casa demasiado cedo. As plântulas de girassol em vasos são sensíveis ao transplante, o que pode afetar a planta adulta e a flortamanho.

Como plantar girassóis em vasos

Quando estiver pronto para plantar os seus vasos, encha-os com o meio de crescimento e pegue nos seus pacotes de sementes. Se quiser começar a época de floração com antecedência, poderá encontrar mudas de variedades amigas dos recipientes, como a Sunfinity, nos viveiros locais.

Tenha em mente que a altura madura do caule da flor e o tamanho maduro da cabeça da flor dependem do espaçamento entre plantas. Se amontoar os girassóis nos seus recipientes, acabará por ter plantas mais curtas e flores mais pequenas. Dê-lhes espaço para crescerem se quiser plantas e flores de tamanho normal. Para semear diretamente, plante as sementes de girassol a meia polegada de profundidade. Para saber a distância entre plantas de girassol, consulteveja o meu prático guia de espaçamento abaixo:

  • Girassóis de caule único - Espace as plantas com 8 polegadas de distância, ou cultive uma planta num vaso de 3 galões, ou três plantas num vaso de 10 galões.
  • Girassóis anões de caule único - Espace as plantas a 15 cm de distância, ou cultive uma planta num vaso de 1 galão, ou três plantas num vaso de 5 galões.
  • Girassóis altos ramificados - Espace as plantas com 18 a 24 polegadas de distância ou cultive uma planta num vaso de 7 a 10 galões.
  • Girassóis anões ramificados - Espace as plantas com 12 a 18 polegadas de distância, ou cultive uma planta num vaso de 3 galões, ou 3 plantas num vaso de 7 galões.
  • Girassóis gigantes - Espace as plantas com 18 a 24 polegadas de distância ou cultive uma planta num vaso de 10 a 15 galões.

Neste vaso de tecido de 7 galões vou plantar 3 sementes de girassol anão, semeando-as a meia polegada de profundidade.

Cultivo de girassóis em vasos

Depois de as sementes germinarem, os girassóis precisam de água regularmente para formar caules robustos e flores grandes. Terá de regar os girassóis plantados em vasos com mais frequência do que os cultivados em canteiros. Isto deve-se ao facto de os vasos secarem mais rapidamente. A frequência da rega depende do clima, bem como do tamanho da planta e do vaso. Verifico a humidade do solo introduzindo o meu dedo indicador no meio de crescimento. Se estiver seco epolegada para baixo eu vou regar.

Os girassóis não são afectados por muitas pragas, mas é uma boa ideia estar atento a insectos como os pulgões, que se podem aglomerar nas pontas de crescimento das plantas ou por baixo das folhas. Se detetar alguns pulgões, derrube-os da planta com um jato de água da mangueira. As lesmas e os caracóis também apreciam as plântulas de girassol. Apanhe à mão e elimine estas criaturas viscosas. Também já tive animais selvagens como esquilos eOs esquilos banqueteiam-se com as sementes dos meus girassóis do fim do verão, mas eu não me importo. De facto, é uma das razões pelas quais os cultivo! É divertido observar as travessuras destes bichos enquanto devoram as cabeças das sementes e saltam de caule em caule.

Cultivo de girassóis gigantes em vasos

É possível cultivar girassóis gigantes em vasos? Sim! As chaves para o sucesso são a seleção da variedade e o tamanho do vaso. Em primeiro lugar, escolha uma variedade como Giganteus, Mammoth ou American Giant, cujas plantas podem crescer até 16 pés de altura e produzir flores de 10 a 12 polegadas de diâmetro. Em seguida, obtenha um vaso grande, de preferência um que comporte 10 a 15 galões de solo. Encha-o com uma mistura de metade composto e metade mistura para vasos e adicione um vaso lentoliberte o fertilizante orgânico para flores. Semeie diretamente ou transplante uma muda de girassol gigante após o risco de geada ter passado no final da primavera. Regue consistentemente durante toda a estação de crescimento para garantir que a planta tem muita humidade.

Há muitas razões para cultivar girassóis em vasos, mas para mim é uma forma divertida e fácil de dar cor ao meu terraço ensolarado nas traseiras. Também pode plantar outras flores anuais no vaso. Combine girassóis com malmequeres, capuchinhas, milhões de sinos ou alyssum doce.

Os melhores girassóis para cultivar em vaso

Os girassóis clássicos têm pétalas douradas-alaranjadas e grandes centros de chocolate. E embora estes continuem a ser extremamente populares, os catálogos de sementes oferecem muitas variedades diferentes de sementes de girassol para cultivar. Divirta-se com a diversidade de tamanhos e cores das flores. Abaixo estão alguns dos meus girassóis favoritos para cultivar em vasos, mas, mais uma vez, quaisquer variedades podem ser plantadas em recipientes se escolher o plantador certo.

Girassol anão duplo Sungold

Agite os vasos do seu terraço ou pátio com o Dwarf Double Sungold, um girassol que cresce apenas 2 a 3 pés de altura. Cada flor é totalmente dobrada e repleta de pétalas. As plantas podem ser pequenas, mas produzem uma dúzia ou mais de flores fofas que fazem buquês de longa duração.

Girassol Sunfinity

Sunfinity tem sido chamado de "a próxima geração de girassol" devido ao seu período de floração prolongado que dura grande parte do verão. É definitivamente um arraso em um vaso! As plantas crescem até 4 pés de altura e 2 pés de largura e podem produzir 50 flores por planta. Cada flor tem 3 a 4 polegadas de diâmetro. Esta variedade híbrida está disponível em empresas de sementes selecionadas, bem como em centros de jardinagem locais, masEspera-se que pague vários dólares por semente.

O girassol SunBuzz é um girassol que pode ser cultivado em vaso, com flores grandes e alegres. (Foto cedida pelo National Garden Bureau)

Girassol SunBuzz

O SunBuzz é um destaque em vasos e jardineiras. Cresce até 20 polegadas de altura com flores de 4 polegadas de diâmetro que têm pétalas amarelas brilhantes e centros castanhos profundos. É rápido a florescer e bombeia flores frescas durante todo o verão. Para cultivar um girassol SunBuzz num vaso, seleccione um recipiente que tenha pelo menos 8 a 10 polegadas de diâmetro. Se plantar várias sementes num recipiente maior, coloque-as a 6 a 7polegadas de distância.

Solsation Girassol de chama

Este girassol ultracompacto foi criado para crescer em vasos. Tem um porte de arbusto e cresce apenas 18 centímetros de altura, mas produz as suas flores de dois tons atraentes desde meados do verão até à primeira geada. Cada flor tem pétalas vermelho-bronze com pontas douradas e centros castanho-escuros.

Muitos centros de jardinagem vendem girassóis como o Sunfinity, que são perfeitos para vasos.

Girassol Suntastic

O Suntastic é um girassol anão vencedor do All-America Selections, com plantas que crescem um metro de altura. São super precoces a florescer e perfeitas para vasos, jardineiras e caixas de janela. As flores atingem 5 a 6 polegadas de diâmetro e têm pétalas amarelas ensolaradas e centros castanhos. Este é um ótimo girassol para as crianças que podem ver a sua planta em vaso passar da semente à flor em apenas 65 dias.

Veja também: Como cuidar dos brancos de papel: dicas para cuidar dos seus bolbos plantados até florescerem

Girassol de fogo de artifício

Adoro as flores brilhantes de dois tons do Firecracker, um girassol ramificado que cresce de 36 a 42 polegadas de altura. Cada planta produz braçadas de flores vermelhas e douradas de 4 a 5 polegadas de diâmetro. O crescimento compacto e denso faz desta uma óptima escolha para recipientes, mas é também a variedade perfeita para um jardim de corte. Porquê? Porque cada flor tem um caule de 16 a 24 polegadas de comprimento.o botão da flor começa a abrir-se.

Para mais informações sobre o cultivo de girassóis e outras flores anuais, não deixe de consultar estes artigos:

    Está a pensar cultivar girassóis em vasos?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.