Como cultivar cogumelos ostra em casa

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Talvez não saiba como cultivar cogumelos ostra - ou que cultivar os seus próprios cogumelos é possível! - mas na verdade é bastante simples. Melhor ainda, com uma boa preparação inicial, pode acabar por ter vários anos de colheitas. Incluindo tons de azul, rosa e até dourado brilhante, os fungos da Pleurotus Os cogumelos ostra são coloridos, prolíficos e crescem em tudo, desde baldes de galão cheios de palha a troncos recém-cortados, cobertura vegetal ou serradura. Por isso, quer queira ser um cultivador ocasional de cogumelos ou pense que um dia poderá vir a experimentar a cultura biológica de cogumelos, começar com cogumelos ostra faz todo o sentido.

Os cogumelos ostra são dos cogumelos mais fáceis de cultivar em casa. Continue a ler para saber como.

Porquê cultivar pleurotos

Se tem curiosidade em experimentar o cultivo de cogumelos, há muitas boas razões para começar com os cogumelos ostra. Perfeitos para principiantes, são dos mais fáceis de cultivar entre os diferentes cogumelos comestíveis. Além disso, são deliciosos e - repletos de proteínas e nutrientes essenciais - também são bons para si. As ostras têm baixo teor de colesterol e gordura e contêm quantidades respeitáveis de vitamina B1, B2,B12, e D, bem como folatos e niacina.

De acordo com um artigo do Journal of Life Sciences de 2022, muitas variedades de cogumelos ostra também têm propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Como resultado, os pesquisadores observaram: "O consumo de cogumelos ostra pode aumentar o poder imunológico do nosso corpo contra doenças causadas por radicais livres".

Alguns tipos diferentes de cogumelos ostra incluem:

    • Cogumelo ostra azul ( Pleurotus ostreatus var. columbino )- Parente da ostra pérola, as ostras azuis têm uma cor que varia entre o azul pálido e o cinzento azulado, sendo melhor cultivadas em troncos de madeira dura.
    • Cogumelo ostra dourado ( Pleurotus citrinopileatus )-Também conhecida como ostra amarela, a ostra dourada cresce bem na palha e na serradura.
    • Cogumelo-rei ( Pleurotus eryngii )-É possível que ouça chamar a esta saborosa variedade de ostra o "cogumelo trombeta rei".
    • Ostra de pérola ( Pleurotus ostreatus )-Com um forte aroma a anis, as ostras pérola crescem em muitos substratos diferentes, como palha, borras de café, cartão e muito mais.
    • Ostra de Phoenix ( Pleurotus pulmonarius )-Assim como as ostras pérola, as ostras fénix produzem prolificamente em muitos meios de cultura diferentes.
    • Cogumelo ostra cor-de-rosa ( Pleurotus djamor )-Rosa brilhante e ligeiramente mais perecível do que as outras ostras, estas dão-se bem em serradura de madeira dura.

Agora que já sabe mais sobre as razões para os cultivar, é altura de aprender exatamente como cultivar cogumelos ostra.

Os cogumelos ostra cor-de-rosa estão entre as variedades mais bonitas para cultivar.

O local ideal para o cultivo de pleurotos

O primeiro passo para aprender a cultivar cogumelos ostra é compreender o que eles precisam para prosperar. Em parte, isto depende da variedade de cogumelos que escolher cultivar. (Por exemplo, as ostras douradas frutificam - isto é, produzem cogumelos - a temperaturas entre os 24 e os 32 graus C. As ostras reais, pelo contrário, produzem em condições climáticas mais frias, preferindotemperaturas de cerca de 60 graus F (15 graus C)).

Quer decida cultivar os seus cogumelos no interior ou no exterior, eles vão precisar de humidade, ar fresco e alguns períodos de luz brilhante. Para obter melhores resultados, coloque os seus cogumelos num local que possa proporcionar luz indireta - não luz solar direta - e uma humidade bastante elevada.

Os cogumelos ostra crescem em muitos substratos diferentes, sendo os troncos um dos mais populares.

Como cultivar pleurotos

Os organismos vivos que produzem os cogumelos que comemos chamam-se micélios. Constituída por fibras minúsculas e ligadas entre si, uma rede de micélios de cogumelos precisa de uma fonte de alimento para crescer e, eventualmente, produzir cogumelos. Na natureza, estas fontes de alimento são frequentemente árvores mortas ou moribundas e troncos caídos.

Desde que tenha acesso a alguns dos tipos de madeiras duras que os pleurotos preferem, pode reproduzir estas condições inoculando grandes ramos de árvores, troncos, ou mesmo madeira triturada ou coberta com a semente apropriada de pleuroto. Com o tempo, o micélio espalhar-se-á pela fonte de alimento e começará a frutificar.

Geralmente, a maioria dos cogumelos ostra tem um bom desempenho em madeiras duras de buxo, choupo e ácer. As ostras douradas também se desenvolvem bem em carvalho, olmo, faia e choupo, e as ostras pérola gostam de choupo e carvalho.

Veja também: 4 razões para plantar novos alimentos na sua horta

Há muitos tipos de cogumelos ostra - como o rei, o fénix e o rosa - que crescem em palha de aveia ou de trigo, composto e outros materiais não lenhosos.

A palha e a serradura são dois substratos alternativos para o cultivo de alguns tipos de pleurotos. Estes estão a crescer a partir de um saco de plástico cheio de palha inoculada.

Onde obter semente de pleuroto

O tipo de semente de cogumelo que escolherá depende em parte do tipo de cogumelos ostra que pretende cultivar e do que decidiu sobre como cultivar cogumelos ostra por si próprio. Pretende produzir ostras em troncos de madeira dura? Nesse caso, provavelmente vai querer comprar plugues de semente concebidos para serem inseridos em buracos perfurados. Prefere cultivar um canteiro de cogumelos em composto ou cobertura vegetal? Nesse caso, podepode escolher semente de grão solto que possa ser quebrada e distribuída com as mãos.

Independentemente do tipo de semente de ostra que escolher, deverá adquiri-la a uma fonte respeitável. Para produzir semente de cogumelo, as empresas comerciais de cogumelos transferem cuidadosamente os esporos de cada estirpe de cogumelo que pretendem propagar. Utilizando equipamento esterilizado e "salas limpas", desenvolvem micélios em substratos especialmente preparados, tais como grãos usados pasteurizados, madeira duraserradura e pellets de papel, entre outros.

Compre semente de qualidade superior se quiser cogumelos de qualidade superior.

Como cultivar cogumelos ostra em troncos - passo a passo

Quer tenha uma árvore para remover ou ramos grandes para aparar, ambas as circunstâncias podem fornecer bons materiais para o cultivo de cogumelos. Cada centímetro de diâmetro de madeira equivale a cerca de um ano de colheita de cogumelos. Isto significa que, se tiver um tronco fresco e verde com, digamos, oito centímetros de diâmetro, pode esperar até oito anos de colheitas de cogumelos. No entanto, quanto maior for o diâmetro (e o comprimento)Quanto maior for a espessura do tronco ou do ramo que escolher, mais tempo levará para que os seus cogumelos o colonizem. No entanto, assim que o micélio dos cogumelos se instalar? deverá ter um fluxo após outro de cogumelos frescos.

Descobri que as empresas de poda de árvores estão mais do que dispostas a fornecer-lhe as espécies certas de madeira se pedir gentilmente enquanto estão a cortar as árvores. As empresas que limpam linhas eléctricas também estão frequentemente dispostas a fornecer-lhe troncos.

O método da ficha e o método do totem são duas das formas mais comuns de cultivar cogumelos em madeira. A madeira que se usa:

  • deve estar vivo, verde e repousar durante algumas semanas antes da inoculação
  • não deve entrar em contacto prolongado com o solo (se o fizer, os bolores e fungos do solo podem infiltrar-se na madeira antes de a poder inocular com a sua semente de cogumelo).

Preparação do método de obturação

Veja também: Dicas de design de plantação de bolbos e inspiração dos jardins de Keukenhof
  1. Escolha um ramo comprido com três a oito polegadas de diâmetro e corte-o em toros de cogumelos com três a quatro pés de comprimento.
  2. Faça uma linha de furos com uma polegada de profundidade ao longo do comprimento de cada tronco de cogumelo. Espace cada furo com quatro a seis polegadas de distância.
  3. Vire o tronco alguns centímetros e perfure uma linha semelhante que está deslocada alguns centímetros da primeira linha.
  4. Repita estes passos até que o tronco esteja coberto de orifícios pré-perfurados. Idealmente, estes devem criar um padrão de diamante.

Fundamentos do Método Totem

  1. Escolha um tronco com 5 a 10 polegadas de diâmetro e corte-o em secções de 2 pés de comprimento (estes são os totens individuais dos cogumelos).
  2. Agora, corte cada totem ao meio, mantendo as metades juntas.

Passo 1: Preparar o meio de cultura

Lembre-se de que as secções verdes de madeira dura devem ser armazenadas fora do solo e deixadas a repousar durante algumas semanas antes de começar a cortar totens ou a fazer buracos para adicionar sementes de cogumelos. Também deve regar as suas peças de madeira regularmente, para que se mantenham relativamente húmidas. Até à altura da inoculação, deve também mantê-las num local à sombra ou debaixo de uma lona.

Para troncos de cogumelos perfurados, a melhor opção é encomendar tampões de semente de cogumelo ou um kit completo de tampões de semente de cogumelo (basta inserir estes segmentos de cavilha ricos em micélio nos buracos pré-perfurados).

Uma vez que a sua vida útil é limitada, deve programar a receção da semente de modo a que esta chegue por volta da altura em que estiver pronto para perfurar ou cortar a madeira dura. (Esperar demasiado tempo depois de receber a semente viva para completar o processo de inoculação pode diminuir o seu sucesso).

A semente já foi adicionada aos buracos feitos nestes troncos, que foram depois selados com cera.

Passo 2: Acrescentar a semente de cogumelo ostra

Inoculação de toros de cogumelos perfurados

  1. Siga as instruções de perfuração da secção "Preparação do método de obturação".
  2. Empurrar os tampões de semente para dentro de cada buraco com os dedos ou bater levemente com um pequeno martelo. (Se tiver semente de cogumelo solta, utilizar uma ferramenta de inoculação para colocar o máximo possível de semente solta em cada buraco).
  3. Após a inserção, pintar a parte superior dos orifícios com uma camada fina de cera de queijo derretida ou cera de abelha. (Isto protege o micélio colonizador e mantém os fungos concorrentes afastados).

Inoculação do Totem

  1. Siga as instruções de corte de toros da secção "Fundamentos do Método Totem".
  2. Coloque a metade inferior do tronco do totem na vertical dentro de um saco de lixo de plástico opaco.
  3. Colocar uma camada de 2,5 cm de espessura de semente solta na parte superior desta secção do tronco.
  4. Pressiona a outra metade do totem cortado no topo desta secção coberta de semente (vais essencialmente "ensanduichar" semente de cogumelo entre as duas metades do totem).
  5. Puxar o saco do lixo para cima, de modo a cobrir o resto do totem, e fechá-lo com folga.

Passo 3: Manutenção dos seus registos e spawn

Para além de compreender as noções básicas sobre como cultivar cogumelos ostra, também precisa de saber como manter os seus troncos. Depois de inocular os seus troncos ou totens de cogumelos, continue a guardá-los fora do chão, num local fresco e à sombra. Regue os troncos de cogumelos perfurados todas as semanas e seja paciente. Pode demorar seis meses a um ano ou mais até que o micélio os colonize completamente.

Quanto aos totens, não é necessário regá-los a não ser que pareçam ter secado dentro dos seus sacos de plástico. Os totens podem ficar completamente colonizados em apenas quatro meses.

Grandes fluxos de cogumelos surgirão de cada local de inserção de semente dentro de alguns meses após a inoculação dos troncos.

Como cultivar cogumelos ostra utilizando métodos alternativos

Pode experimentar um dos kits de cogumelos pré-embalados se só quiser fazer algumas colheitas rápidas; no entanto, muitas ostras podem crescer em palha de aveia ou de trigo.

Como fazer:

  1. Pasteurizar a palha cortada em água quente (180 graus F/82 graus C) durante uma hora. (Isto evita a concorrência de outros fungos, bolor verde, etc.)
  2. Espalhe a palha em prateleiras de secagem ou em telas de janelas limpas para escorrer durante 24 horas. Entretanto, escolha e prepare um balde ou um vaso para o cultivo de cogumelos, fazendo uma série de furos de três oitavos de polegada a cada seis polegadas à volta do meio. Lave bem o recipiente com água quente e sabão.
  3. Por cada 1,5 kg de palha húmida, deve misturar cerca de meio quilo de semente de cogumelo (certifique-se de que as suas mãos estão bem limpas antes de partir a semente para a combinar com a palha).
  4. Coloque o vaso pronto à luz indireta - mantendo-o afastado da luz solar direta - e use um frasco de spray para humedecer periodicamente os orifícios do vaso. Dependendo da variedade de ostra cultivada, o seu recipiente pode começar a produzir cogumelos em apenas algumas semanas.

    A serradura e a palha são substratos de cultivo alternativos e são comuns em kits pré-fabricados de cultivo de cogumelos.

Colheita de pleurotos

Depois de ter descoberto como cultivar cogumelos ostra, também precisa de saber como colhê-los. Olhe com atenção e verá um conjunto de pinos de cogumelos a começar a emergir. Estes são pequenos caules de cogumelos cobertos por pequenas tampas.

Com uma faca limpa e afiada, corte suavemente os caules para remover os cachos sem perturbar o micélio vivo por baixo.

A colheita dos cogumelos ostra é um processo simples. Utilize uma faca de cozinha para os cortar do tronco ou de outro substrato.

Vão comer fungos!

Talvez não se tenha apercebido de que é possível cultivar ativamente micélio de ostra - quanto mais saber exatamente como cultivar cogumelos ostra para si próprio. Mas agora aprendeu que o cultivo de cogumelos é surpreendentemente gratificante e fácil.

Incluindo os métodos do tronco perfurado e do totem - e não só - compreende agora que existem quase tantos métodos de cultivo diferentes como variedades de pleurotos. Dependendo dos seus gostos e condições de cultivo, pode decidir como e quando introduzir a sua semente de cogumelo. Depois de o micélio ter colonizado o seu meio de cultivo, desfrutará de colheitas periódicas de cogumelos durante muitos meses - e muitas vezesanos vindouros.

Para mais culturas comestíveis invulgares, consulte estes artigos:

    Fixe este artigo no seu quadro de Jardinagem Alimentar para referência futura.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.