Como colher alfazema para ramos de flores, usos culinários e projectos de bricolage

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A minha paixão pela alfazema remonta a uma viagem à Provença antes do meu último ano de universidade. Tenho um postal dos campos de alfazema por onde passámos durante a viagem - e tenho sonhado com eles desde então. Fiquei encantada quando o meu primeiro jardim tinha uma planta de alfazema estabelecida no jardim da frente. E na minha casa atual, tenho algumas. Adoro colher pequenos ramos e acrescentar raminhos a arranjos maioresNo entanto, se a quiser colher para utilizar em saquetas e para cozinhar, é importante saber como colher a alfazema - e quando.

Onde cultivar alfazema

Cultivo alfazema como uma planta de bordadura contra plantas perenes mais altas, como a coreopsis (embora algumas plantas possam atingir um metro ou mais), numa área do meu jardim. E tenho algumas ao longo do passeio onde o meu jardim se encontra com a rua. O solo não é o melhor, mas a minha planta prospera, mesmo durante os dias quentes e secos do verão. E quando colho, sou selectiva, por isso ainda há flores para apreciar esteticamente noAs flores estão cheias de néctar, por isso as minhas plantas estão muitas vezes cobertas de abelhas!

Veja também: Identificar as pragas de jardim: Como descobrir quem está a comer as suas plantas

Mesmo que vá colher alfazema, não há razão para não desfrutar das suas qualidades ornamentais no jardim. Pode querer plantar mais do que uma, para que possa colher seletivamente, e depois deixar algumas para exibição e para os polinizadores desfrutarem. Esta está plantada ao longo de um caminho como uma planta de orla.

No meu livro, Jardinagem do seu jardim da frente: projectos e ideias para grandes e ampolas; espaços pequenos Com o seu belo hábito de montículo (como os criadores de plantas gostam de lhe chamar), a lavanda é uma óptima escolha ornamental em vez de um relvado frontal.

Adoro a forma como a relva tradicional foi substituída por alfazema e outras plantas perenes resistentes à seca neste solarengo jardim da frente.

Plante a alfazema a pleno sol no seu jardim ou ao longo de um caminho, para que possa desfrutar da fragrância ao passar. Certifique-se de que lê atentamente a etiqueta da planta para se certificar de que deixa espaço suficiente para que se espalhe. As variedades menos resistentes podem ser plantadas em recipientes.

Veja também: Lagarta num tomateiro: quem é e o que fazer?

Escolher a lavanda certa para uso culinário e projectos

Existem alguns tipos de lavanda, sendo os mais comuns: a lavanda inglesa ( L. angustifolia ), lavanda espanhola ( L. stoechas ), e lavanda francesa ( L. dentata ).

Muitas vezes, as etiquetas das plantas no centro de jardinagem dizem simplesmente "Alfazema", pelo que nem sempre se sabe que tipo ou variedade se está a levar para casa. É importante notar que, no nosso clima do norte, nem todas as alfazemas sobrevivem ao inverno (como o exemplo abaixo).

A alfazema inglesa é bastante fácil de cultivar e sobrevive bem ao inverno, até cerca da zona 4 da USDA (zona 5 no Canadá). Requer alguma manutenção para se manter saudável e cheia, mas, em geral, as plantas podem viver em solos pobres, são tolerantes à seca e resistentes, e os veados não parecem gostar dela.(É preferível um fertilizante orgânico de libertação lenta).

A alfazema é um íman de polinizadores. Quando estiver a colher alfazema, deixe alguns caules para as abelhas desfrutarem.

Na Terre Bleu Lavender Farm, que fica mais ou menos no sítio onde vivo, cultivam sete variedades de alfazema que foram escolhidas com base na sua resistência no Ontário (Milton é cerca de 5b no mapa de zonas do Canadá - ou 4b de acordo com as zonas do USDA): "Betty's Blue", "Imperial Gem", "Purple Bouquet", "Melissa", "Grosso", "Folgate" e "Phenomenal".

A alfazema espanhola e francesa é originária da região mediterrânica. Enquanto a alfazema inglesa produz pequenas flores à volta do topo do caule, as alfazemas espanhola e francesa têm um florescimento adicional que brota do topo, como penas num chapéu.

Lavandula Bandera Deep Purple (zonas USDA 7a a 10b) é um exemplo de lavanda espanhola. Mencionei esta variedade como uma das minhas novas escolhas de plantas quentes para 2020. Imagem cortesia da PanAmerican Seed

Quando colher a alfazema

Saber quando colher a alfazema é importante. Se olhar com atenção para a alfazema encontrada em usos culinários ou em produtos de bem-estar, notará que os botões estão fechados (não está a olhar para flores secas). A melhor altura para colher a alfazema é quando esses primeiros botões apenas começam a florescer.

As quintas de lavanda podem colher flores e botões de lavanda, uma vez que o seu negócio é multifacetado: querem atrair visitantes para verem os campos de lavanda em flor, mas também querem utilizar essas flores para fazer uma série de produtos de lavanda que podem vender.

Colher botões de lavanda para usos culinários e projectos. Colher lavanda em flor para desfrutar imediatamente em bouquets de verão.

Como colher a alfazema

Com uma tesoura de podar afiada, segure o caule e siga-o até à base, cortando por baixo de um conjunto de folhas (que podem ser retiradas mais tarde). Aparentemente, é melhor colher de manhã. Para secar, amarre os ramos de alfazema num pequeno molho (li que cerca de 2,5 cm de diâmetro é o melhor para promover a secagem). Use fio para amarrar o molho e pendure-o de cabeça para baixo numa área seca e bem ventilada.No site da agricultura da minha província, recomenda-se que não se pendure em nenhum lugar que possa comprometer a segurança alimentar da colheita, como uma garagem ou um celeiro onde possa haver excrementos de roedores ou insectos.

Com uma tesoura de poda afiada, corte os caules da alfazema, amarre a trouxa e pendure-a para secar de cabeça para baixo.

Utilizar a sua colheita de alfazema

Para além dos ramos frescos no verão e dos ramos secos para os meses de inverno, a minha principal utilização da alfazema seca é no chá de ervas. A minha mistura favorita de chá de ervas inclui alfazema, erva-cidreira e camomila. Gosto de o beber à noite porque não tem cafeína, mas também ajuda a acalmar as dores de barriga. Também já comi chocolate negro coberto de botões de alfazema e gosteiHá muitas utilizações culinárias para a lavanda. Existem algumas ideias fantásticas no livro The Lavender Lover's Handbook.

Para as prendas de Natal de há uns anos atrás, juntei alfazema seca e adicionei os botões, juntamente com óleo essencial, aos sais de banho. Recebi a receita da minha amiga Stephanie Rose da Garden Therapy e incluí-a neste artigo sobre a secagem de ervas e flores para prendas.

Quando a alfazema estiver completamente seca, retire-a do local onde está pendurada e retire cuidadosamente os botões do caule. Guarde os botões num frasco hermético num local fresco e seco até estar pronto a utilizá-lo.

Cuidados a ter com as plantas de alfazema

Tenha cuidado ao aplicar a cobertura vegetal à volta da base das suas plantas de lavanda, especialmente se viver num clima mais húmido. A retenção de humidade pode levar ao apodrecimento das raízes.

Podar cerca de um terço da planta no outono ou na primavera (mas só depois de ver um novo crescimento na primavera). Remover os caules mortos.

Para que é que utiliza a alfazema seca?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.