Plantar um jardim de ervas aromáticas na primavera para tomar chás de ervas caseiros

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

No inverno passado, estava a fazer uma pesquisa sobre as melhores ervas para jardinagem em contentores e, quanto mais me aprofundava no assunto, mais reparava que muitas das ervas mencionadas eram também as minhas favoritas para fazer chás de ervas. A hortelã, por exemplo, é uma excelente planta para chás, mas as suas raízes rebeldes e espalhadas fazem com que não seja adequada para o jardim (a não ser que tenha muito espaço!). A erva-cidreira surgiuA minha conclusão de toda aquela pesquisa foi que a maioria das ervas para chá são plantas perfeitas para serem cultivadas em recipientes. Por isso, acrescentei à minha lista de tarefas, em março passado, a plantação de um jardim de ervas na primavera para cultivar chás de ervas em recipientes.criar um jardim de ervas em contentor que utiliza um recipiente único: um guarda-chuva!

Porquê cultivar os seus próprios chás de ervas?

Enquanto os verdadeiros chás, como o preto, o verde e o oolong, contêm cafeína e provêm do arbusto perene cultivado nos trópicos Camélia sinensis Os chás de ervas não têm cafeína e são feitos a partir de uma variedade de outros materiais vegetais, muitos dos quais são facilmente cultivados em quase todos os quintais. Se gosta de chás de ervas e está interessado em cultivar os seus próprios chás, plantar um jardim de ervas de primavera para chás de ervas caseiros é um projeto perfeito para si.

Tal como acontece com muitas culturas comerciais, a não ser que compre chás de ervas rotulados como biológicos, as saquetas de chá que compra na mercearia podem conter ervas cultivadas com qualquer número de pesticidas, fungicidas e fertilizantes químicos. Por essa razão, todos os anos cultivo, seco e misturo as minhas próprias combinações de chá de ervas. Felizmente, com os cuidados adequados, a maioria das plantas de chá de ervas são fáceis de cultivar ecolheita.

A verbena-limão é uma das minhas ervas favoritas para misturas de chá de ervas caseiras.

Artigo relacionado: As economias de custos do cultivo de ervas aromáticas no jardim

Escolha do recipiente para um jardim de chá de ervas

Embora qualquer recipiente grande com um orifício de drenagem seja adequado para plantar um jardim de ervas primaveris para chás, eu queria ser um pouco mais criativo. Quando estava a pensar no recipiente a utilizar para o meu jardim de chá de ervas, pensei em utilizar uma banheira de cerveja de plástico ou uma velha calha de lavagem galvanizada. Mas, por acaso, vi um velho guarda-chuva de golfe na nossa garagem e decidi divertir-me um pouco com o jardim de ervas etransformá-lo num vaso de plantas!

A mistura de ervas que incluí no meu plantador de guarda-chuvas pode ser utilizada em várias combinações para criar deliciosas misturas de chá de ervas. Também podem ser utilizadas para outros fins culinários; de facto, irá descobrir que todas estas ervas são surpreendentemente úteis na cozinha.

Deixe-me guiá-lo através do processo de plantação e, em seguida, dizer-lhe como seco estas ervas e as utilizo nos meus chás de ervas caseiros.

Siga as instruções passo-a-passo abaixo para aprender a fazer este divertido jardim de ervas em contentor para chás de ervas cultivados em casa.

Que plantas incluir ao plantar um jardim de ervas primaveris para chás de ervas caseiros

Há muitas ervas para chá excelentes disponíveis para o jardineiro doméstico. Aqui estão algumas das minhas favoritas:

Hortelã-pimenta (Mentha x piperita)

Hortelã-maçã (Mentha suaveolens)

Hortelã-ananás (Mentha suaveolens 'Variegata')

Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Verbena-limão (Aloysia citrodora)

Capim-limão (Cymbopogon citratus)

Stevia (Stevia rebaudiana) para adoçar o chá

Camomila romana (Chamaemlum nobile)

Camomila alemã (Matricaria recutita)

Salva-ananás (Salvia elegans)

Manjericão roxo (Ocimum basilicum 'Osmin')

Manjericão sagrado ou Tulsi (Ocimum tenuiflorum)

Manjericão canela (Ocimum basilicum 'Cinnamon')

Manjericão-limão (Ocimum x africanum)

Tomilho-limão (Thymus citriodorus)

Alfazema (Lavandula angustifolia ou L. officinalis)

Hissopo de anis (Agastache foeniculum)

Bálsamo de abelha (Monarda didyma)

Bergamota selvagem (Monarda fistula)

Malmequeres (Tagetes tenuifolia)

A camomila é uma das minhas ervas favoritas para o cultivo de chás. As flores são colhidas e secas.

Artigo relacionado: Inspiração para o cultivo do chá

Como fazer um jardim de ervas em forma de guarda-chuva

Materiais necessários:

Um guarda-chuva novo ou velho, grande, do tamanho de um guarda-chuva de golfe

Uma quantidade suficiente de terra para vasos de qualidade e composto misturado a 50/50 para encher o guarda-chuva invertido

8-12 ervas da lista acima

Ferramentas necessárias:

Tesoura

Passo 1:

Comece por abrir completamente o guarda-chuva, invertendo-o e colocando-o numa área ensolarada. A maioria das ervas aromáticas requer um mínimo de seis horas de sol pleno por dia. A base do guarda-chuva invertido provavelmente não ficará plana no chão, pelo que pode incliná-lo para lhe dar a melhor vista das plantas que nele crescem ou virá-lo para sul ou oeste para maximizar a exposição solar. Ao plantar um jardim de ervas aromáticas na primaveracomo este, não importa se o guarda-chuva está no chão ou num pátio, deck ou varanda.

Veja também: Criar um canteiro elevado com rega automática: opções pré-fabricadas e de bricolage

Passo 2:

Com uma tesoura, corte três ou quatro orifícios de drenagem no tecido a alguns centímetros da haste do guarda-chuva. Faça-os em forma de X e dobre as abas para o exterior do guarda-chuva, criando um pequeno orifício quadrado que não ficará entupido.

Passo 3:

Veja também: Cultivo de amendoim americano

Encha o guarda-chuva até alguns centímetros da borda superior com a mistura 50/50 de terra para vasos e composto.

Certifique-se de que faz três ou quatro furos de drenagem no fundo do guarda-chuva antes de o encher com uma mistura de terra para vasos e composto.

Passo 4:

Pense em como gostaria de dispor as plantas de chá no guarda-chuva. O meu design tem as plantas mais altas na parte de trás porque a plantação só é vista de um lado, mas pode escolher um estilo de design diferente, se preferir. Comece por plantar primeiro a planta mais alta. Para este recipiente, utilizei uma planta de erva-cidreira como planta de fundo para o design. Está posicionada na parte de trás e ligeiramenteComo estava ligada a um vaso, as raízes foram suavemente soltas antes da plantação.

A erva-cidreira é uma óptima erva para misturas de chá de ervas. Como cresce muito, plante-a na parte de trás do recipiente.

Passo 5:

Em seguida, coloque os vasos com as restantes ervas em cima da terra, reorganizando-os cuidadosamente até obter uma disposição que lhe agrade. Preste atenção à altura adulta de cada uma das ervas para chá para garantir que as plantas mais baixas se encontram na extremidade exterior do guarda-chuva.

Passo 6:

Quando estiver satisfeito com a colocação de todas as plantas, retire-as dos seus vasos e plante-as.

Coloque as ervas em vaso por cima da terra e reorganize-as até ficar satisfeito com as suas posições antes de as plantar.

Passo 7:

Regue o seu novo jardim de guarda-chuvas de chá de ervas. Certifique-se de que continua a regar o seu jardim de guarda-chuvas regularmente ao longo da estação de crescimento para garantir que as plantas recebem muita humidade. Se desejar, pode usar um fertilizante líquido orgânico a cada três ou quatro semanas, embora se tiver plantado em solo de envasamento de qualidade isso não seja necessário.

Uma vez plantado o seu recipiente, não se esqueça de o regar bem e de manter as plantas regularmente colhidas.

Artigo relacionado: Uma chávena de camomila

Como colher e conservar as ervas para chá

Plantar um jardim de ervas primaveris é uma tarefa divertida, mas é necessário colher as ervas regularmente para as encorajar a gerar mais crescimento e para evitar que floresçam (a floração altera por vezes o sabor de certas ervas).

Para colher, utilizo o meu melhor par de podadeiras Felco ou o meu cortador de ervas preferido para retirar os rebentos ou as folhas tenras e novas para secar. Se colher rebentos inteiros, amarre-os em pequenos molhos e pendure-os para secar numa sala fresca e seca durante várias semanas. Se colher folhas individuais, podem ser secas num desidratador de alimentos durante uma a três horas.Ou, se estiver a colher camomila, colha as pequenas flores brancas e amarelas, arrancando-as com os dedos em forma de ancinho, depois seque-as espalhando-as numa sala seca sobre um pano e virando-as uma vez por dia durante dez a vinte dias.

As ervas secas são melhor armazenadas em caixas de plástico herméticas ou em recipientes de vidro para armazenamento de ervas, e mantidas longe da luz solar direta.

Quando criar as suas misturas de chá de ervas, sinta-se à vontade para adicionar ingredientes extra, como cascas de laranja e limão secas, romã seca, casca de canela, roseira brava seca e raiz de gengibre. Faça experiências em casa com combinações de ervas e convide amigos para uma prova de chás e peça-lhes que votem nos seus favoritos.

Quando as ervas cultivadas em casa estiverem completamente secas, combine-as para dar sabor e coloque-as em saquinhos de chá vazios ou num infusor de chá.

Plantar um jardim de ervas aromáticas na primavera para fazer chás de ervas caseiros é um projeto que dará frutos nos próximos meses. Quer seja servida quente ou fria, uma chávena de chá diária é uma excelente forma de desfrutar da generosidade do seu jardim durante todo o ano!

Artigo relacionado: Secagem de orégãos: instruções passo a passo

Gostaríamos de saber quais são as suas plantas e misturas de ervas favoritas para o chá de ervas caseiro na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.