Begonia maculata: Como cultivar a begónia de bolinhas

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Folhas verde-azeitona profundas salpicadas de bolinhas prateadas, Begonia maculata Para além do seu nome científico oficial, esta planta impressionante é também conhecida pelo nome comum de begónia manchada. Poderá também ouvi-la ser chamada de begónia de bolinhas ou mesmo de begónia truta. Como se as suas manchas não fossem suficientemente interessantes, Begonia maculata Neste artigo, partilharei informações sobre o cultivo e os cuidados a ter com esta begónia única.

A Begonia maculata é uma planta fácil de cultivar, tanto no interior como no exterior.

Devido ao facto de esta folhagem extravagante crescer a partir de longos caules semelhantes a bambus, a begónia de bolinhas é classificada como parte das chamadas begónias de cana. (As begónias que crescem através de canas estão mais estreitamente relacionadas com as begónias de cera; no entanto, não são a mesma coisa).

Nas devidas condições, Begonia maculata é uma planta de crescimento bastante rápido que pode ser levada para o exterior durante o verão e mantida no interior durante os meses de inverno. É claro que, se preferir, pode cultivar begónias manchadas como plantas de interior durante todo o ano.

Conhecer Begonia maculata - A begónia às bolinhas

Há alguma confusão em torno da origem da begónia de bolinhas - para não falar de quais das muitas begónias disponíveis no mercado podem ser consideradas entre Begonia maculata .

Em primeiro lugar, aqui está a verdadeira história da descoberta e popularização europeia das begónias em geral e da Begonia maculata, especificamente. Embora um francês chamado Charles Plumier tenha popularizado o nome "Begonia", foi o botânico italiano Giuseppe Raddi que mais tarde descreveria Begonia maculata nomeadamente.

Plumier visitou as Índias Ocidentais no final da década de 1690. Enquanto lá esteve, o botânico escreveu um diário sobre as plantas invulgares da região e levou algumas amostras para casa. Eventualmente, deu-lhes o nome de "Begonia" em homenagem a Michel Bégon, um colega entusiasta de plantas e governador das Índias Ocidentais Francesas.

Muito mais tarde, Raddi descreveria várias begónias específicas que viu durante as suas viagens às florestas tropicais do Brasil. Uma delas era a begónia de cana, Begonia maculata As notas originais de Raddi sobre a Begonia maculata dizem: "Uma planta semelhante a uma árvore com folhas desiguais e largas, em forma de rim. [As folhas têm] manchas brancas bem definidas".

A sua folhagem é um verdadeiro espetáculo!

São as bolinhas brancas e prateadas que fazem Begonia maculata No entanto, a confusão em torno desta planta impressionante não termina com as primeiras explorações dos botânicos.

Begónias parecidas com asas de anjo

Com folhas simétricas em forma de asa de anjo, os híbridos "asa de anjo" manchados são fáceis de confundir com a verdadeira Begonia maculata Normalmente, as begónias asa de anjo são cruzamentos de outros tipos de begónias, o que pode resultar numa folhagem de cores diferentes - na maioria das vezes, folhas verdes mais claras com pontos mais pequenos, mais pálidos e mais uniformes - e hábitos de crescimento diferentes, Begonia maculata tem folhas mais escuras e assimétricas com grandes manchas brilhantes e, em condições óptimas, pode crescer muito mais do que as begónias asa de anjo. As begónias asa de dragão também têm uma forma de folha semelhante, mas não têm as manchas.

A begónia asa de anjo é parecida com a Begonia maculata As flores cor-de-rosa também são um sinal de que se trata de uma sósia. B. maculata tem flores brancas.

A melhor luz para Begonia maculata

Imagine a luz indireta brilhante que Begonia maculata Isso significa colocar as suas plantas fora da luz solar direta, uma vez que demasiada luz direta pode desvanecer a cor das folhas ou, pior ainda, queimar as folhas. Se possível, encontre um local luminoso perto de janelas viradas para leste ou oeste e guarde qualquer exposição a sul para o inverno.

Níveis ideais de temperatura e humidade

A Begonia maculata prospera a temperaturas entre 18,3 e 26,6 graus Celsius e até 75 por cento de humidade. Proporcionar tanto calor e tanta humidade dentro de casa pode ser especialmente complicado durante o inverno. Se a sua casa de banho tiver níveis de humidade suficientemente elevados - e permitir luz suficiente - experimente colocar plantas aqui. Se necessário, pode também utilizar um humidificador de plantas para criar um ambiente mais húmidoambiente.

A Begonia maculata recompensa-o com a sua fantástica folhagem durante todo o ano, se lhe proporcionar as condições de crescimento adequadas.

Regar uma begónia de bolinhas

O seu Begonia maculata Para determinar quando regar, apalpe os primeiros centímetros do solo do vaso da sua planta. Se o solo parecer seco, está na altura. (A propósito, pode descobrir que precisa de regar as plantas mantidas ao ar livre durante o verão com muito mais frequência do que as begónias que mantém dentro de casa).

Para ajudar a proteger-se contra as doenças fúngicas transmitidas pela água, é melhor manter as folhas da sua planta secas, regando a partir da base da planta em vez de a regar a partir do topo. Para regar a partir do fundo, basta adicionar um pouco de água a um pires limpo e pouco profundo e, em seguida, colocar o vaso da sua planta no mesmo. O meio de crescimento e as raízes da sua planta absorverão lentamente a humidade conforme necessário.

Deve-se podar Begonia maculata ?

Sim! Deve adquirir o hábito de podar as suas Begonia maculata A melhor altura para o fazer é no final do outono. Ao podar, procure cortar alguns centímetros dos caules logo acima dos nós da planta, o que favorece o crescimento de uma planta mais arbustiva em geral. (Além disso, é uma boa ideia aparar também quaisquer folhas mortas ou doentes que possa notar durante o resto do ano).

Uma poda adequada pode evitar que a planta fique demasiado alta e pernalta.

Veja também: Quando colher os tomatillos para obter o melhor sabor

Dicas de fertilização

Não custa nada adicionar um fertilizante orgânico de libertação lenta durante os meses em que a sua begónia polka dot está a crescer ativamente. Para obter melhores resultados, escolha um fertilizante com uma proporção bem equilibrada entre nitrogénio, fósforo e potássio. O nitrogénio ajudará a impulsionar o crescimento verde e frondoso. O fósforo e o potássio darão força às flores, caules e saúde geral da sua planta.

As begónias de bolinhas florescem?

Em condições de crescimento adequadas, a begónia malhada produzirá flores brancas diminutas. Se a sua não estiver a florescer, é provável que precise de lhe proporcionar níveis de luz mais elevados. Demasiada pouca luz, bem como baixos níveis de humidade e demasiado azoto, são as razões mais comuns para o fracasso da floração das begónias malhadas.

As pequenas flores brancas da begónia de bolinhas são um belo bónus.

Conselhos para o transplante de raízes Begonia maculata

Escolher o vaso certo e o tamanho certo do vaso é a primeira tarefa quando se replantam begónias manchadas. Uma vez que o solo encharcado é um fator que não se inicia, opte por vasos pequenos com muitos orifícios de drenagem. (Em vez de escolher um vaso muito maior do que o recipiente atual da sua planta, opte por algo que seja apenas ligeiramente maior, o que facilitará a medição dos níveis de humidade do solo).

Quanto à terra para envasamento, pode adicionar uma mistura de terra fresca feita para plantas tropicais ou misturar uma mistura própria. Para isso, combine duas partes de mistura esterilizada para envasamento com uma parte de perlite e uma parte de coco. (Enquanto o coco ajuda a conservar a humidade, a perlite permite uma melhor drenagem e arejamento).

Cultivo da begónia de bolinhas ao ar livre

Nos trópicos exuberantes, Begonia maculata Ainda assim, durante a estação quente, é possível cultivar a sua begónia malhada ao ar livre, desde que as temperaturas sejam de, pelo menos, 18,3 graus Celsius. Se quiser incluir begónias malhadas num canteiro de jardim ao ar livre, é provável que tenha de alterar a terra com muita matéria orgânica. Isto é especialmente importante se o seu solo superficial contiver argila pesadaPara cultivar begónias robustas de bolinhas ao ar livre, certifique-se de que o canteiro é bem drenado, argiloso e ligeiramente ácido. Ficam bonitas em combinação com outras begónias de folhas extravagantes, como a Begonia 'Escargot' e a Begonia 'Gryphon'.

E, embora a Begonia maculata não seja exatamente uma planta de sombra pesada, pode receber demasiada luz direta quando cultivada no local errado ao ar livre. Forneça a estas plantas luz brilhante, indireta e filtrada.

A begónia de bolinhas pertence ao grupo das begónias conhecidas como begónias de cana. Esta cresce ao ar livre num vaso.

Como propagar Begonia maculata

Para enraizar uma estaca de caule no solo ou na água, comece por encontrar uma secção de planta de aspeto saudável para cortar. Cada uma das suas estacas de caule deve incluir pelo menos duas ou três folhas acima de um nó intacto e saudável. (Cortecerca de um quarto de polegada abaixo do próprio nó).

Veja também: Como cultivar cogumelos ostra em casa

Para a propagação no solo, encha um pequeno vaso com mistura para vasos humedecida e esterilizada. Deslize as estacas de caule para a mistura para vasos e pressione-as firmemente no lugar. Isto assegurará que as zonas de enraizamento dos seus novos caules entrarão em bom contacto com o meio de crescimento. Mantenha o meio de crescimento húmido, mas não encharcado.

Dicas profissionais: Para aumentar a probabilidade de enraizamento bem sucedido, aplique hormona de enraizamento na extremidade cortada de cada estaca do caule antes de as colocar na mistura de envasamento. Pode acelerar ainda mais o enraizamento colocando o seu vaso num tapete térmico para plântulas.

Para a propagação na água, a água da chuva ou a água destilada são as melhores opções. Basta colocar a extremidade cortada das estacas do caule num pequeno jarro ou numa estação de propagação de plantas. Certifique-se de que o nó da planta fica abaixo da linha de água e que as folhas da estaca do caule ficam acima dela. Planeie mudar a água todas as semanas ou duas. Também pode ser necessário completar o nível da água periodicamente enquanto espera que as raízes cresçam.Por fim, também é necessário ter alguma paciência, pois as raízes das plantas podem demorar várias semanas a desenvolver-se.

A propagação desta begónia é fácil e pode ser feita no solo ou na água.

Potenciais problemas e pragas

  • Toxicidade -Se ingerido, Begonia maculata é tóxico para pessoas e animais de estimação, por isso mantenha o Fluffy, o Fido e outros membros da família fora de perigo.
  • Luz -As begónias de bolinhas cultivadas em situações de pouca luz têm menos probabilidades de florescer e podem mesmo perder as suas folhas. Em vez de pouca luz ou, pelo contrário, de luz solar direta e total, estas plantas necessitam de luz brilhante e indireta.
  • Humidade No exterior, as condições de seca podem fazer com que a parte inferior das folhas das suas plantas desvaneça. No interior, pode assistir-se a um desvanecimento semelhante se as suas plantas secarem demasiado. Por outro lado, a rega excessiva pode contribuir para o apodrecimento das raízes, o que também pode fazer com que as begónias de bolinhas deixem cair as folhas.
  • Agentes patogénicos -As begónias manchadas são susceptíveis à podridão de Botrytis, ao oídio, à mancha bacteriana das folhas e muito mais. Se notar a formação de áreas de bolor acinzentado ou de manchas brancas acinzentadas nas folhas, caules ou botões de flores, está a lidar com Botrytis ou com oídio, respetivamente. Ambos podem desenvolver-se em ambientes de elevada humidade, demasiado frios e escuros. A solução? Remover e deitar fora as partes afectadas daas suas plantas, tratar com fungicida orgânico, se necessário, e mudar as plantas para um local mais quente e luminoso, com melhor fluxo de ar.

As plantas com a mancha bacteriana das folhas desenvolvem manchas amarelas na folhagem infetada. Se se deixar progredir, estas manchas tornam-se pretas e as folhas inteiras caem. Mais uma vez, remova e deite fora as partes afectadas das suas plantas. Para travar a mancha bacteriana das folhas, melhore a circulação de ar à volta das suas plantas e evite salpicar água nas folhas das plantas.

  • Pragas -Pulgões, moscas brancas e cochonilhas são alguns dos insectos mais comuns que pode encontrar na Begonia maculata. Verifique frequentemente a parte superior e inferior das folhas para detetar sinais destes insectos, os seus ovos e qualquer melada pegajosa que possam deixar para trás. A apanha manual pode tratar de infestações muito ligeiras. Caso contrário, considere a aplicação de um sabão inseticida.

Pontos de visão

Com estas informações básicas Begonia maculata Com as dicas de cuidados mais avançadas de repotenciamento e propagação de plantas, estará bem preparado para dar as boas-vindas às begónias de bolinhas à sua coleção de plantas. Lembre-se, luz brilhante e indireta e temperaturas e humidade elevadas são as melhores para Begonia maculata Um solo bem arejado é também fundamental para um crescimento forte.

Dependendo da sua localização, pode ser possível manter estas belezas tropicais no exterior durante a estação de crescimento ativa. Certifique-se apenas de que não apanham demasiado sol no local onde as colocou. Também vai querer monitorizar regularmente a existência de pragas e pode querer adicionar algumas estacas para apoiar os caules grossos da sua planta.

Para mais begónias únicas e outras plantas para a sombra, visite estes artigos:

    Coloque este artigo no seu quadro de Jardinagem à sombra para referência futura.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.