A melhor altura para plantar árvores num jardim doméstico: primavera versus outono

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A plantação de árvores na paisagem de uma casa tem muitos benefícios: acrescentam beleza à sua propriedade durante todo o ano (e aumentam o seu valor!), proporcionam habitat e alimento para a vida selvagem e limpam o ar. Mas uma árvore recém-plantada precisa de tempo para estabelecer um sistema de raízes e instalar-se no seu novo local. quando Continue a ler se estiver pronto para saber qual é a melhor altura para plantar árvores.

Veja também: Como manter os esquilos fora do seu jardim

Dependendo da sua região e do tipo de árvore que deseja cultivar, existe uma altura ideal para plantar para que a sua árvore tenha um início saudável.

A melhor altura para plantar árvores

Existem vários factores que influenciam a melhor altura para plantar árvores: a sua região, o tipo de árvore que pretende plantar e o tempo que tem para cuidar de uma árvore recentemente plantada.

  • Região - A localização desempenha um papel importante na altura certa. Eu vivo no nordeste, com primaveras frescas e frequentemente húmidas, verões quentes, outonos longos e invernos frios. As árvores são normalmente plantadas aqui na primavera ou no outono. Um jardineiro num clima mais quente pode ter mais sucesso a plantar no final do inverno ou em meados do outono. Se não tiver a certeza da melhor altura para plantar na sua região específica, pergunte aos especialistas no seu jardim localcentro.
  • Tipo de árvore - Existem dois tipos de árvores: as árvores de folha caduca e as coníferas. As árvores de folha caduca, como o ácer e a bétula, deixam cair as folhas no outono. As coníferas, frequentemente designadas por sempre-vivas, têm folhas em forma de agulha ou de escama que se mantêm durante os meses de inverno. Os dois tipos de árvores têm necessidades de crescimento semelhantes, mas, ao contrário das árvores de folha caduca, as coníferas não entram em dormência no inverno. Continuam a transpirar água etêm, portanto, épocas ideais de plantação ligeiramente diferentes.
  • O seu tempo - Em muitos aspectos, a melhor altura para plantar árvores é quando se tem tempo para cuidar das árvores recém-plantadas, o que significa pegar na mangueira de jardim para fornecer água regularmente durante os primeiros meses. Dar à árvore um bom começo é essencial para a sua saúde a longo prazo.

A primavera é uma altura popular para plantar árvores e encontrará uma vasta seleção de espécies e cultivares nos centros de jardinagem e viveiros.

A melhor altura para plantar árvores de folha caduca

As árvores de folha caduca, como a bétula, o ácer e o carvalho, são melhor plantadas na primavera ou no outono. Na primavera, uma árvore de folha caduca recém-transplantada tem duas tarefas: desenvolver raízes e fazer fotossíntese através da produção de folhas. Para satisfazer ambas as exigências, uma árvore de folha caduca plantada na primavera precisa de muita água. Se desejar plantar na primavera, esteja preparado para regar frequentemente.

No outono, as árvores de folha caduca perdem as folhas e podem concentrar-se no crescimento das raízes. Continuará a precisar de regar regularmente para se certificar de que a árvore está pronta para o inverno, mas esta é uma boa altura para plantar. Quer plante na primavera ou no outono, aplique uma cobertura morta com casca de árvore triturada após a plantação. A cobertura morta suprime o crescimento de ervas daninhas e retém a humidade. Além disso, a cobertura morta de uma árvore plantada no outono ajuda a proteger e a isolar as raízes duranteinverno.

As árvores de folha caduca são melhor plantadas na primavera ou no outono. Aplique uma cobertura morta após a plantação para ajudar o solo a reter a humidade e reduzir as ervas daninhas.

A melhor altura para plantar árvores de folha perene

As plantas perenes, ou coníferas, como o pinheiro, o abeto e o abeto, são melhor plantadas no início ou no fim da primavera ou no início ou no meio do outono. Na minha região da zona 5, isso é de abril a início de junho e de setembro a outubro. Se puder, espere que o dia esteja nublado ou chuvoso para fazer o transplante. Isto reduz ainda mais o stress para a planta. Uma vez plantada, regue profundamente.

Quando plantar a sua árvore, não se esqueça de a regar regularmente durante o primeiro período de crescimento.

Plantação de árvores na primavera

A primavera é a estação principal para a plantação de árvores, arbustos e plantas perenes. Há muitas razões para isso, mas a maior é o facto de os jardineiros estarem entusiasmados por voltarem a sair depois de um longo inverno. Abaixo estão algumas das vantagens e desvantagens de plantar árvores na primavera.

Benefícios da plantação de árvores na primavera:

  • Início precoce - A plantação de uma árvore na primavera dá à árvore um início precoce da estação de crescimento. Pode então passar o verão e o outono a instalar-se e a construir um sistema radicular antes da chegada do tempo frio.
  • Seleção - Na primavera, os viveiros e centros de jardinagem estão normalmente bem abastecidos com a maior seleção de espécies e variedades.
  • Clima - Para muitos jardineiros, a primavera é a melhor altura para plantar árvores devido ao clima: a temperatura está a subir, o solo ainda está fresco (o que é bom para o crescimento das raízes) e muitas vezes há muita chuva.

Desvantagens da plantação de árvores na primavera:

  • Clima - O clima é uma das razões para plantar árvores na primavera, mas também é uma das razões pelas quais pode ser um desafio colocar uma árvore no solo. Dependendo do local onde se cultiva, o clima da primavera pode ser imprevisível. Nevões tardias, longos períodos de chuva ou uma onda de calor precoce podem tornar a plantação um desafio.
  • Rega - As árvores plantadas na primavera passam o seu primeiro ano a desenvolver raízes e folhas, o que requer muita água, especialmente quando a primavera se transforma em verão. Se vive numa região com Verões quentes e secos, plante logo que o solo esteja trabalhável no início da primavera e até um mês antes do início do calor.

As árvores podem ser compradas sem raízes, com bolas e serapilheira, ou em vasos. Esta árvore com bolas e serapilheira tem um sistema radicular reduzido e precisa de ser regada regularmente.

Plantação de árvores no outono

Muitos jardineiros preferem plantar árvores no outono, quando o calor do verão já passou e o tempo está mais fresco. Aqui estão as vantagens e desvantagens da plantação no outono.

Benefícios da plantação de árvores no outono:

Veja também: Conhecer os coentros vietnamitas
  • Clima - Em muitas regiões, o outono oferece temperaturas do ar mais frescas, solo quente e maior humidade do que no verão, condições ideais para a plantação de árvores.
  • Crescimento das raízes - Quando as árvores de folha caduca são plantadas no outono, podem concentrar-se na construção de raízes sem o stress adicional de produzir um novo crescimento superior.
  • Vendas - Pode não encontrar uma seleção tão grande de espécies e variedades como na primavera, mas no outono pode conseguir um bom negócio. Muitos centros de jardinagem e viveiros reduzem as suas árvores no final da estação para não terem de as armazenar para o inverno.

Desvantagens da plantação de árvores no outono:

  • Clima - Mais uma vez, o clima pode trabalhar a seu favor ou contra si. Se um congelamento precoce ocorrer antes que a árvore possa começar a criar novas raízes, isso deixa-a vulnerável à secagem. Este é um grande problema com árvores perenes recém-plantadas que precisam de humidade constante para evitar a dessecação no inverno. Planeie plantar pelo menos quatro a seis semanas antes de o solo congelar. As árvores de folha caduca são mais tolerantese pode ser plantada mais tarde, no outono.

As árvores coníferas como o abeto, o abeto e o pinheiro são frequentemente plantadas na primavera ou no início ou em meados do outono.

É possível plantar árvores no verão?

Provavelmente já reparou que os paisagistas plantam árvores desde o início da primavera até ao final do outono, e por vezes até mais tarde! Eles precisam de as colocar no solo sempre que podem, mas como jardineiros domésticos temos normalmente mais controlo sobre quando plantar árvores. O verão não é a altura ideal para plantar, a menos que viva numa região com Verões frescos.

Se quer mesmo plantar uma árvore no verão, compre uma num vaso de plástico e não uma árvore com bolas e serapilheira. Uma árvore cultivada num vaso de plástico provavelmente já tem um sistema radicular decente, o que significa que é menos provável que sofra um choque de transplante quando for plantada no verão. Uma árvore com bolas e serapilheira é uma árvore que foi desenterrada e depois coberta com serapilheira para a manter unida. Este processo de colheita é stressanteAs árvores com bolas e serapilheira são melhor plantadas na primavera ou no outono.

Além disso, não se esqueça de que as árvores recém-plantadas têm sede e que plantar no verão significa mais trabalho para si. O tempo quente e o solo seco podem desgastar uma árvore e, se não mantiver a rega, pode notar que as folhas secam ou até caem.

Uma vez plantadas, aplique uma camada de cobertura morta de dois a três centímetros de casca de árvore nas árvores de folha caduca e de folha perene.

Com que frequência se deve regar uma árvore recém-plantada?

Tal como já foi referido, uma árvore recém-plantada requer uma rega regular. A época do ano e o clima desempenham um papel importante na frequência com que é necessário regar, mas espere regar com frequência. Existem várias formas de regar uma árvore. Pode regar à mão com uma mangueira ou um regador ou utilizar uma mangueira de imersão para aplicar um fluxo lento e constante de humidade. Se tiver um barril de chuva, também pode utilizar a água recolhida paraA água é muitas vezes mais quente do que a água de uma torneira exterior e menos chocante para a árvore.

Há uma forma errada de regar. Não dê ao solo uma ligeira borrifadela diária de água. É importante regar profundamente cada vez que regar uma árvore recém-plantada. Para as árvores pequenas, dê-lhes dois a três galões de água de cada vez que regar. Para as árvores maiores, dê-lhes pelo menos cinco a seis galões de água. Gosto de usar um regador de dois galões para me ajudar a medir a quantidade de água que estou a aplicar.Ou então, utilizo uma mangueira com uma varinha de rega de dois pés de comprimento, que é uma forma fácil de aplicar água diretamente na zona das raízes. Leia mais sobre a rega de árvores neste artigo da Gardener's Supply Company.

Uma camada de dois a três centímetros de profundidade na superfície ajuda o solo a reter a humidade e reduz o crescimento de ervas daninhas. Não amontoe o mulch à volta do tronco - nada de vulcões de mulch! Em vez disso, deixe um espaço de dois centímetros entre o tronco e a camada de mulch.

Calendário de rega das árvores:

  • Semana 1 e 2 - Água diariamente
  • Semana 3 a 10 - Regar duas vezes por semana
  • Durante o resto do primeiro ano, a água é semanal

No segundo ano já não deverá precisar de regar regularmente. No entanto, se houver um período de seca prolongado, é aconselhável regar em profundidade de poucas em poucas semanas. Também gosto de regar as minhas árvores e arbustos de folha perene e de folha larga no final do outono para garantir que estão totalmente hidratados para o inverno.

Para obter ajuda na seleção de árvores para a sua paisagem e mais informações sobre a plantação e o cultivo, consulte o livro detalhado Trees, Shrubs & Hedges for Your Home: Secrets for Selection and Care.

Para mais artigos sobre árvores, não deixe de consultar estas publicações:

    Agora que já sabemos qual é a melhor altura para plantar árvores, vai plantar alguma árvore no seu jardim este ano?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.