Como propagar o sedum: Fazer novas plantas a partir de divisão e estacas, e por camadas

Jeffrey Williams 17-10-2023
Jeffrey Williams

Há alguns anos, trouxe para casa um lindo sedum castanho de uma venda de plantas. Plantei-o no meu jardim do jardim da frente, apenas para sair um dia e descobrir que a planta tinha desaparecido e que um ramo de aparência triste estava abandonado em cima do solo. Esse foi o meu primeiro esforço para descobrir como propagar o sedum - e como é fácil. Tenho uma área num canteiro elevado que utilizo como jardim de enfermagem ou área de armazenamento paraPor isso, enterrei aquele triste pedaço de sedum no solo para ver o que fazia.

Cultivo várias variedades diferentes de sedum nos meus jardins. Adoro o facto de as plantas exigirem pouca manutenção, serem tolerantes à seca e atraírem polinizadores. Também são resistentes e não se importam de ser deslocadas. Descobri que alguns dos meus sedums rastejantes apareceram em locais inesperados, como entre as fendas do meu passeio de betão. Muitas vezes, arranco-os com cuidado e coloco-os simplesmente no jardim,Quando estava a plantar os tapetes de sedum para o "tapete" do jardim da frente que apareceu em Jardinagem no jardim da frente Quando o sedum se soltava, com raízes e tudo, era fácil plantá-lo noutro local do jardim.

O meu sedum de venda de plantas passou de uma pequena planta a um ramo abandonado, voltando a ser uma planta saudável que floresce todos os Verões. Tudo o que fiz para propagar o triste caule que sobrou foi plantá-lo num dos meus canteiros elevados, onde o cuidei até ficar saudável com pouco ou nenhum esforço.

Aprender a propagar o sedum

Se quiser criar novas plantas para adicionar a outras áreas de um jardim, vou explicar como propagar o sedum de duas maneiras diferentes. Os sedums são aglomerados ou rastejantes. Tenho sedums mais altos, como 'Autumn Joy', que se enquadram na primeira categoria. E também cultivo diversas variedades de sedums de cobertura do solo (que são considerados rastejantes), que se espalham para fora ou caem sobre as rochas a partir de pequenasÉ frequente encontrá-las em jardins de pedras, na colocação de "tapetes" de sedum e em telhados. Todas estas variedades podem ser facilmente propagadas para criar novas plantas.

A minha mãe propaga regularmente sedum em água e depois transfere as plantas, assim que enraízam, para um recipiente cheio de terra para vasos. Ela assegura que as plantas estão no solo no outono, para que tenham tempo de se estabelecer e sobreviver ao inverno.

Como fazer novas plantas de sedum por divisão

Uma área morta no centro da planta é uma boa indicação de que a planta está pronta para ser dividida. Na primavera, quando começar a ver crescimento, cave suavemente à volta de toda a coroa da planta. Use uma faca de terra para cortar a planta em secções com cerca de 30 centímetros de diâmetro. Replante uma parte no seu local original e cave a novaa(s) peça(s) numa zona do jardim com solo bem drenado e sol pleno a parcial.

Veja também: Cultivos em vasos: sucesso com a horticultura em vasos

Este é um sedum ('Autumn Joy') saudável, mas se começar a aparecer uma área vazia no centro, a planta pode ser dividida em duas ou mais plantas.

Como propagar o sedum a partir de estacas de caule em água

Escolha um caule de uma planta sedum saudável com cerca de 15 cm de comprimento e faça um corte com uma tesoura limpa por baixo de um nó da folha. Remova cuidadosamente quaisquer outras folhas que possam estar na água. Coloque o caule num frasco cheio de água à temperatura ambiente ou água da chuva, de modo a cobrir o nó da folha (mas não as folhas). Coloque o frasco numa área iluminada, como o parapeito de uma janela ouNão se esqueça de mudar a água de poucos em poucos dias para evitar que fique estagnada e que o caule apodreça.

Propagar um caule de sedum é tão fácil como cortá-lo da planta hospedeira e remover as folhas inferiores para que não fiquem na água. Depois, basta esperar que desenvolva raízes! Não se esqueça de mudar regularmente a água.

Dependendo do momento da estação em que tiver feito o corte (e do local onde vive), pode plantar o sedum no jardim ou colocá-lo num vaso e inverná-lo dentro de casa para o plantar na próxima primavera. A propagação de sedums no início da estação significa que a sua planta terá tempo para se estabelecer nojardim antes do inverno.

Se plantar a sua plântula de sedum num recipiente para exibir durante todo o verão, os jardineiros que vivem em zonas com temperaturas frias no inverno vão querer plantar o seu sedum no solo (para que não congele no vaso) ou passar o inverno dentro de casa.

Como propagar o sedum no solo

Quando encontrei o meu ramo castanho de aspeto triste no jardim do meu jardim da frente, simplesmente plantei-o num espaço vazio de um dos meus canteiros elevados. Enraizou-se, hibernou e, na primavera, voltei a colocar a minha nova planta no jardim do jardim da frente, onde ainda hoje cresce.

Se quiser plantar o seu sedum num recipiente para exposição, ou até estar pronto para o jardim, plante esse caule preparado em terra para vasos com cerca de 10% de perlite. (Aqui estão algumas dicas sobre como fazer a sua própria terra para vasos).

Quando estava a instalar os tapetes de sedum no jardim da frente dos meus amigos, alguns pedaços soltavam-se aqui e ali. Plantei alguns num buraco na madeira à volta do jardim da frente deles e a planta arrancou! Desde então, eles também plantaram alguns. Isto mostra como é fácil propagar o sedum.

Como propagar o sedum por estratificação

Se olhar com atenção para as plantas rasteiras de sedum, notará que muitas vezes já existem raízes a crescer ao longo do caule, mesmo que estejam penduradas sobre uma rocha! O que pode fazer é arrancar cuidadosamente esses pedaços do jardim.

As variedades de sedum rasteiro são perfeitas para jardins de pedra e para criar "tapetes" de sedum.

Quando replantar o sedum noutra área do jardim, certifique-se de que cobre também os caules enraizados extra com uma pequena quantidade de solo. Isto ajudará a criar uma nova planta que, na verdade, ainda faz parte da planta-mãe. A estratificação é melhor feita no final da primavera ou no início do verão

Quando se olha para as plantas rasteiras de sedum, é frequente encontrar raízes ao longo do caule, onde a planta toca no solo, o que as torna muito fáceis de propagar, porque se pode escavar a própria planta e depois também cobrir a área ao longo do caule que tem raízes para que cresça uma nova planta.

Veja também: Anémona japonesa: Como cultivar esta planta perene, cheia de flores, no fim do verão

Outras plantas que se podem propagar

    como propagar o sedum por divisão e estacas, e por estratificação

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.