Como dividir as íris

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O jardim da frente da minha primeira casa tinha enormes e deslumbrantes íris barbudas que emolduravam ambos os lados da porta de entrada. As enormes flores eram de um tom púrpura profundo, e era preciso ter cuidado para não as roçar com a roupa quando se entrava em casa. Infelizmente, essa casa e esse jardim foram demolidos depois de vendermos a casa, mas, felizmente, eu tinha dividido algumas íris e ofereci-as à minha mãe, que, por sua vez, as ofereceu àAgora é hora de dividir novamente, então aqui estão algumas dicas que explicam como dividir íris.

Apesar de produzirem uma floração bastante efémera, as íris continuam a ser uma das minhas plantas ornamentais preferidas. E descobri que são bastante resistentes e tolerantes à seca. Há alguns anos, quando dividi o meu primeiro ramo, estava a meio de uma remodelação de todo o meu jardim da frente, pelo que ficaram em baldes de água, tal como recomendado pelo meu vizinho (algumas durante algumas semanas!), antes de as poder replantar.As íris sobreviveram todas ao inverno, aninhadas em segurança na sua nova casa no jardim. No entanto, há que ter em conta que as íris podem não florescer no ano seguinte à sua divisão ou transplante, mas seja paciente, pois elas acabarão por florescer de novo.

A minha primeira íris no jardim da minha primeira casa, no último jardim da minha mãe e agora no meu jardim atual!

Como dividir as íris

O verão é uma boa altura para dividir as íris com barba. É necessário garantir que as raízes têm tempo suficiente para crescer antes do inverno. Normalmente, é possível dizer que as suas íris estão prontas para serem divididas quando um tufo parece demasiado crescido, com rizomas a começarem a crescer uns para os outros e a saltarem do solo. Também podem não produzir tantas flores. Uma boa regra geral é a de que cada três a cinco anospara a divisão de íris.

Uma confusão de rizomas é uma indicação clara de que está na altura de dividir as suas íris, especialmente quando se estão a empurrar umas às outras para fora do solo!

Li artigos que recomendam a utilização de um garfo de jardim, mas eu utilizo uma pá redonda, pois é o que tenho no meu armazém de ferramentas, e acho que não corro o risco de partir os rizomas errantes. O que faço é colocar a ponta da minha pá no solo a alguns centímetros do torrão, cavar para baixo e levantar, fazendo um círculo até conseguir soltar um torrão.À mão, separo cuidadosamente os rizomas, atirando as folhas mortas ou os rizomas sem folhas para o meu tronco de jardim destinado ao composto.

Esta é uma boa altura para emendar o solo, embora se deva certificar de que não se adiciona demasiado azoto, uma vez que pode causar um crescimento mole e tornar a planta suscetível a doenças.

Veja também: 6 dicas de compras no catálogo de sementes

Para os rizomas que decidir manter, corte os leques de folhas de modo a que fiquem com cerca de 10 a 15 cm de comprimento, o que ajuda a planta a concentrar-se no crescimento das raízes antes do inverno.

Replantar as suas íris divididas

As íris gostam de locais ensolarados no jardim que recebam cerca de seis ou mais horas de luz solar por dia. Também são bastante tolerantes à seca, pelo que são uma boa opção para áreas ensolaradas do jardim. As íris também gostam de solo bem drenado. Embora gostem de um solo ligeiramente ácido, desenvolvem-se bem na maioria das condições.

Para plantar, cave um buraco pouco profundo e crie um monte no meio, onde ficará o rizoma. Coloque o rizoma no monte com as raízes dentro do buraco. Cubra as raízes e depois coloque uma camada fina de terra sobre o rizoma. Pretende que o rizoma fique mesmo abaixo da superfície, ligeiramente coberto de terra. Empurre quaisquer raízes errantes para debaixo da terra com o dedo (por vezes, têm tendência a aparecer!).

Veja também: As flores mais fáceis de cultivar a partir de sementes: do alyssum às zínias

Com uma tesoura, corto o leque antes de voltar a plantar as minhas íris.

Se os plantar mais perto uns dos outros, pode acabar por dividi-los mais cedo, mas se não se importar com isso, plante-os como quiser!

Fixe-o!

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.