Como cultivar SunPatiens, uma variedade híbrida de impatiens resistente ao míldio

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Para muitos jardineiros domésticos e profissionais da paisagem, os impatiens comuns de jardim ( Impatiens walleriana Eram uma escolha fácil para jardins de sombra, pois as plantas enchiam-se bem ao longo da estação. Funcionavam tanto em canteiros coloridos como como cobertura de solo em grandes extensões de um jardim. Isto é, até o míldio da impatiens aparecer, dizimar a planta em jardins por toda a América do Norte e quase eliminar a planta das prateleiras do retalho.Não só é resistente ao míldio das impatiens, como tem outros atributos excelentes que provavelmente constarão da lista de verificação de um jardineiro.

O que é o míldio da impatiens e porque é que os jardineiros devem evitar plantar Impatiens walleriana ?

O míldio dos Impatiens é um agente patogénico desagradável ( Plasmopara obducens ) que afecta as folhas de todas as variedades de Impatiens walleriana Há alguns anos, os jardineiros tiveram de começar a estar atentos às folhas verdes que se curvavam para baixo e, em seguida, verificar a parte de baixo das folhas, bem como as flores, para ver se havia um crescimento branco, semelhante a um fungo. As flores e as folhas caíam e as plantas morriam.os retalhistas, que se viram obrigados a oferecer alternativas aos clientes para colmatar esta lacuna.

Se as suas plantas de impatiens de jardim sucumbiram a esta doença, recomenda-se que não as volte a plantar, pois o agente patogénico pode viver no solo durante vários anos. No entanto, o míldio das impatiens não afecta outras espécies de plantas.

Veja também: Construir um palácio de polinizadores para o seu jardim

Existem, evidentemente, outras plantas que podem ser adquiridas para o jardim em vez de Impatiens walleriana Se gostou das características da planta acima mencionada, a SunPatiens é uma óptima escolha.

Veja também: Como cultivar batata-doce numa horta caseira

Porque é que as SunPatiens são uma óptima alternativa às impatiens comuns de jardim

Em primeiro lugar, se era um grande fã do visual do Impatiens walleriana Mas é aí que as suas semelhanças terminam, porque as SunPatiens® não são afectadas pelas estirpes de míldio das impatiens que têm devastado Impatiens walleriana Esta é uma óptima notícia para os centros de jardinagem que têm uma grande base de clientes amantes de impatiens.

As SunPatiens oferecem um bónus maior, pois gostam de sol e de e E embora as impatiens de jardim sejam uma opção barata e fácil para colocar em áreas sombreadas do jardim, cada planta SunPatiens oferece mais potencial de crescimento do que uma planta impatiens tradicional, o que significa que pode plantar menos por metro quadrado.Essencialmente, com estas belezas de baixa manutenção, obtém-se aquilo que se paga.

As SunPatiens conseguem manter-se sozinhas, mas também ficam muito bem num jardim misturadas com outras plantas anuais.

Variedades de SunPatiens e onde plantar este híbrido de impatiens

As SunPatiens estão disponíveis em três séries diferentes com diferentes hábitos de crescimento. O que é um hábito de crescimento? É apenas um termo utilizado pelos criadores de plantas para designar os atributos físicos de uma planta.

SunPatiens® Compacto podem atingir 14 a 32 polegadas de altura e 14 a 24 polegadas de largura no jardim. Gostam de sol pleno a sombra parcial, e não se importam com o calor e a humidade. Procure nomes como Rosa Tropical Compacta, Coral Compacta e Orquídea Compacta. Plante-as em cestos suspensos, bem como em recipientes onde pretenda um aspeto mais vertical. São um ótimo tamanho para espaços de jardim mais pequenos e funcionam bem com outras plantas anuais.

SunPatiens® Espalhamento é uma escolha perfeita para se espalhar numa paisagem - entre 24 e 36 polegadas de largura. E terão 18 a 36 polegadas de altura. Como são espalhadores, pode plantá-los um pouco mais afastados (14 a 24 polegadas). Estes amantes do sol pleno e da sombra parcial são óptimos para vasos se quiser uma forma de montículo, cestos suspensos e qualquer lugar onde queira preencher rapidamente muito espaço com uma planta de montículo.Procure nomes como Spreading Shell Pink (uma vencedora da AAS), Spreading Clear White e Spreading Corona.

As SunPatiens com a palavra "tropical" no seu nome têm uma bela folhagem variegada de dois tons. Esta é a Vigorous Tropical White.

SunPatiens® Vigoroso são uma forte opção para os municípios que têm grandes espaços para cobrir. Estas plantas têm caules muito robustos que suportam a chuva e o vento, e que atingirão 24 a 42 centímetros de altura e 24 a 30 centímetros de largura. Têm um sistema radicular agressivo que preencherá esses espaços e as plantas têm uma forma em V. Também são um cenário colorido para outras plantas. Há quatro plantas nesteséries: Vigorous Lavender, Vigorous Magenta, Vigorous Orange e Vigorous White.

Plantar SunPatiens num solo rico e bem drenado.

Como plantar e cuidar dos SunPatiens

As SunPatiens foram criadas para terem uma manutenção bastante reduzida, mas há algumas coisas que pode fazer para as ajudar a florescer.

  • Nos seus cestos suspensos e vasos, deve utilizar um solo bem drenado para a plantação. Se o solo não contiver fertilizante, adicione meia dose de um fertilizante de libertação lenta. Regue bem e mantenha o solo uniformemente húmido até as plantas estarem bem estabelecidas (cerca de sete a 10 dias).
  • Num jardim, plante as suas SunPatiens num solo com boa drenagem. Se necessário, adicione matéria orgânica, como composto. Evite pisar perto das plantas, uma vez que elas não se desenvolvem em solo compactado. Regue com mais frequência quando forem plantadas pela primeira vez para as ajudar a estabelecerem-se (cerca de sete a 10 dias). Pode adicionar uma cobertura vegetal ligeira à volta das plantas, mas certifique-se de que não toca nos caules das plantas (paraevitar o apodrecimento).

No site SunPatiens, encontrará muita inspiração para plantar estas flores, bem como ideias de projectos DIY (faça você mesmo). Mostrámos algumas delas num outro artigo com ideias para jardins de contentores que pode oferecer como prendas. Estas funcionariam bem para o Dia da Mãe, prendas de professores, uma atividade de chá de casamento, etc.

No California Spring Trials de 2017, as SunPatiens foram expostas, dentro de contentores flutuantes, em tanques de armazenamento. Este é um excelente exemplo de como os canteiros elevados não têm de ser utilizados apenas para cultivar alimentos! O DIY pode ser encontrado em Sunpatiens.com.

Um grande obrigado à SunPatiens® por patrocinar este post e fornecer aos nossos leitores uma alternativa deslumbrante à Impatiens walleriana Aqui pode encontrar um revendedor perto de si que comercialize estas plantas fantásticas.

Já experimentou SunPatiens no seu jardim? Conte-nos onde as plantou!

Fixe-o!

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.