5 dicas para cultivar tomates em canteiros elevados

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Todos os anos, tenho de me certificar de que tenho muito espaço para cultivar tomates em canteiros elevados. Gosto de plantar uma variedade, desde os pequenos tomates-cereja que se podem pôr na boca como rebuçados, até aos grandes e suculentos que se podem cortar para os hambúrgueres de verão.

Apesar de os tomates serem uma das minhas culturas favoritas, o cansaço do final do verão pode tornar-me preguiçoso. No ano passado, deixei algumas das minhas plantas ficarem um pouco selvagens demais, o que acabou por afetar os frutos. Aqui estão algumas dicas que recomendo seguir quando plantar as suas mudas e durante toda a estação de crescimento.

Dicas para cultivar tomates em canteiros elevados

1) Colocar as estacas cedo e com cuidado

Dependendo da altura dos seus canteiros elevados, o subsolo por baixo pode não ser muito complacente. Já dobrei muitas gaiolas de tomate ao tentar enfiá-las descuidadamente no solo à volta de uma nova planta. Em vez disso, pressione cuidadosamente cada "perna" da gaiola no solo, uma de cada vez, até que tudo esteja suficientemente fundo. E por falar em novas plantas, as suas plântulas podem ser tão pequenas que parece tolo colocarÉ melhor não esperar: quando as plantas começarem a crescer, arrisca-se a arrancar inadvertidamente um ramo ou a danificar a planta.

2. nunca a água vem de cima

3. beliscar, beliscar, beliscar!

Elimine o mais rapidamente possível os rebentos (os novos rebentos que nascem entre um caule e um ramo). Basta beliscá-los com os dedos para não ter de cortar mais tarde um ramo desordenado. Também ajuda a planta a concentrar-se mais no fruto.

4) Faça a rotação das culturas de tomate

Os canteiros elevados facilitam a rotação de culturas, uma vez que é possível controlar onde tudo se encontra de ano para ano. É uma boa ideia alternar o local de plantação de dois em dois ou de três em três anos, por várias razões. A primeira é porque diferentes plantas absorvem diferentes nutrientes do solo. Além disso, algumas pragas e doenças podem hibernar no solo. Por exemplo, os escaravelhos da batata do Colorado, que apreciam aA folhagem dos legumes de beladona gosta de permanecer até à primavera e ficar à espera das suas tenras plantas novas.

Veja também: Treliça de painel de gado: Como construir um arco de horta DIY

Também é uma boa ideia mudar toda a família de plantas, por isso, se for altura de mudar os tomates para um novo jardim, é uma boa ideia evitar plantar outros vegetais de beladona no mesmo local.

5) Arrumar tudo no final da época

Veja também: Segredos da cultura dos espargos: como colher grandes espargos em casa

Mais dicas para o cultivo de tomates:

    Mais informações sobre o cultivo em canteiros elevados:

      Fixe-o!

      Jeffrey Williams

      Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.