Cultivos em vasos: sucesso com a horticultura em vasos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Há muitas razões para cultivar alimentos em contentores; não há espaço para um jardim enterrado, vive num condomínio ou apartamento, ou é novo na jardinagem e deseja começar com pouco. Para mim, tenho uma grande horta de canteiros elevados, mas continuo a adorar encher o meu terraço das traseiras com plantas alimentares. Estão por perto quando preciso de um ramo de manjericão ou de um punhado de tomates-cereja, e ficam óptimas quando combinadas com flores anuaisQuaisquer que sejam as suas razões para plantar em vasos, há formas fáceis de aumentar o seu sucesso com a horticultura em vasos.

5 maneiras de ter sucesso com a jardinagem em contentores de vegetais:

1) Deixar o sol brilhar. A maioria dos legumes e ervas aromáticas crescem melhor com pelo menos 8 horas de sol. Tentar cultivar legumes que gostam de sol com pouca luz resultará em colheitas decepcionantes e plantas pouco saudáveis. Em vez disso, encontre um local que ofereça bastante sol direto para as suas plantações em vaso. Tem menos luz? Tente cultivar legumes tolerantes à sombra.

Os tomates que gostam de calor precisam de muita luz solar para produzirem uma boa colheita.

2) Escolher a panela certa. Isto pode parecer bastante óbvio, mas a seleção de recipientes pode fazer uma enorme diferença no sucesso das suas hortas em recipientes. Certos materiais, como o barro, têm um ótimo aspeto, mas são porosos e secam rapidamente o meio do solo. Se não quiser regar várias vezes por dia, opte por recipientes feitos de plástico, madeira ou tecidos. Tenho cultivado batatas, tomates e couves em sacos de tecido háPode até mesmo cultivar legumes de vinha, como ervilhas e feijões de vara em recipientes, se acrescentar uma treliça simples como esta. Tem um ótimo aspeto e é suficientemente robusta para aguentar o peso dos alimentos trepadores.

3) O tamanho é importante. No que diz respeito ao tamanho do vaso, os vasos e jardineiras maiores dão normalmente menos trabalho a manter. Têm um maior volume de solo, que retém a água durante um período de tempo mais longo - menos rega! Também vai querer fazer corresponder o tamanho da planta ao tamanho do vaso. As culturas compactas, como os morangos, as saladas verdes e muitas ervas aromáticas, podem ser plantadas em pequenos recipientes, vasos empilháveis ou sistemas de parede vertical para permitirOs legumes maiores, como os tomates, as abobrinhas ou as batatas, devem ser plantados em vasos com pelo menos 15 centímetros de diâmetro.

Veja também: Bolbos de flores invulgares para o seu jardim e como os plantar

Esta abóbora de grande crescimento precisa de um recipiente de tamanho considerável para garantir uma boa colheita.

4) Utilizar uma terra para vasos de qualidade. Sei que muitos jardineiros encontram satisfação em misturar a sua própria terra para vasos caseira, mas eu prefiro comprar sacos de uma mistura para vasos de alta qualidade como a Pro-Mix Premium Organic Vegetable & Herb Mix. Tem tecnologia Mycoactive para incentivar o crescimento saudável e está listada pela OMRI para utilização em jardins orgânicos. Não utilize terra de jardim em recipientes. A maioria dos solos de jardim são muito densos e não permitem umaa drenagem da água ou um bom arejamento, afectando a saúde das suas culturas.

5) Alimentar frequentemente. Para manter as plantas saudáveis e encorajar uma boa colheita, terá de as alimentar. Adicione um fertilizante de libertação lenta como este aos recipientes na altura da plantação, ou dê aos vasos uma dose semanal de um alimento orgânico líquido diluído.

Para mais informações sobre o cultivo em contentores ou espaços pequenos, consulte estas publicações:

    Tem algumas dicas para ajudar os nossos leitores a aumentar o seu sucesso com a horticultura em contentores?

    Veja também: Quando colher os tomates-cereja para obter o melhor sabor e qualidade

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.