Cultivo de bagas em contentores: Como cultivar uma horta em espaço pequeno

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Poucas coisas são tão satisfatórias para um jardineiro como colher uma baga caseira, aquecida pelo sol, diretamente da planta e atirá-la para a boca. Se nunca cultivou os seus próprios frutos silvestres porque pensa que não tem espaço suficiente - ou porque pensa que requer demasiado esforço - temos óptimas notícias para si! O cultivo de bagas em recipientes é a forma mais fácil e mais infalível de cultivar a sua própria horta em pequenos espaços. Além disso, é divertido!

Para lhe mostrar como é fácil cultivar bagas em vasos, juntámo-nos à fonte de plantas de bagas em contentores de quintal, Bushel and Berry™, para lhe trazer todo o conhecimento de que necessita.

Porquê cultivar bagas em recipientes?

As plantas de bagas são óptimas candidatas para a jardinagem em contentores, especialmente se prestar muita atenção às variedades que escolhe para cultivar. Para os jardineiros com espaço limitado ou para os moradores de apartamentos que cultivam numa varanda, alpendre ou pátio, o cultivo de bagas em recipientes proporciona um nível de flexibilidade que não se obtém quando se cultivam estas plantas no solo. As plantas de bagas em contentores podem ser facilmente movidas de um lado para o outro do terraço para maximizar a exposição à luz solar ao longo do dia, por isso, mesmo que tenha um espaço semi-sombreado, pode cultivar muitos frutos.

Cultivar bagas em recipientes também significa que as plantas são muito acessíveis para a colheita; basta estacionar o vaso mesmo à porta das traseiras e nem sequer terá de descalçar os chinelos para colher uma mão cheia de bagas para os seus cereais.

Como se todas estas excelentes razões para cultivar bagas em recipientes não fossem suficientes, a cereja no topo do bolo é que as plantas de bagas em vasos também são excelentes acentos decorativos para o seu espaço exterior.

Deliciosas bagas cultivadas em casa estão ao seu alcance, se as cultivar numa horta em contentor.

As melhores bagas para cultivar em recipientes

Agora que já sabe porque deve cultivar bagas em recipientes, é altura de falar sobre as melhores plantas para o efeito. A verdade é que nem todas as variedades de plantas de bagas se dão bem em recipientes. Por exemplo, muitas variedades de arbustos de mirtilos de tamanho normal podem atingir um metro e meio de altura e seria necessário um recipiente supergrande para os fazer felizes. E as raízes ramificadas e as vinhas compridas e espinhosas das framboesas e das amoras são notórias por tomarem conta do jardim, tornando as variedades de tamanho normal destes dois frutosmuito maus candidatos a contentores.

Para cultivar uma horta em pequenos espaços, é necessário selecionar variedades criadas para se desenvolverem em recipientes, como estes mirtilos Peach Sorbet®.

Felizmente, os criadores de plantas têm estado a trabalhar arduamente no desenvolvimento de variedades de baixa estatura e de fácil utilização em contentores destes três frutos. Estas cultivares em particular são as que deve procurar; foram literalmente feitas para o efeito!

Aqui está a informação sobre alguns destes recipientes favoritos.

Mirtilos:

Os melhores mirtilos para recipientes são aqueles que atingem uma altura adulta de apenas um a três pés. Procure as variedades Bushel e Berry™ no seu centro de jardinagem local que foram criadas especificamente para crescer em recipientes, como Pink Icing®, Blueberry Glaze®, Jelly Bean® e Peach Sorbet®.

Outra vantagem de utilizar estas cultivares de contentores é o facto de serem todas autopolinizadoras. Os mirtilos "normais" requerem pólen de uma variedade para polinizar outra, porque não são autoférteis. Por outras palavras, para obter bagas nesses arbustos, precisaria de dois ou mais arbustos de variedades diferentes para obter bagas. Com os mirtilos autopolinizadores, por outro lado, só precisa de uma planta, o que torna o cultivo de bagas em recipientes muito fácil. Para mais informações sobre como podar corretamente os mirtilos, consulte o nosso guia de poda de mirtilos.

Veja também: 3 pequenas árvores para a paisagem

As variedades compactas de mirtilos adaptam-se perfeitamente aos contentores e são muito bonitas! Foto cedida por Bushel and Berry

Framboesas e amoras:

Os frutos de bengala, como as framboesas e as amoras, foram outrora relegados para as "traseiras 40" devido à sua tendência para tomar conta do jardim. Até há alguns anos, era praticamente impossível cultivar estas plantas agressivas em recipientes com algum sucesso. Mas as cultivares compactas, como as framboesas Raspberry Shortcake® e as amoras Baby Cakes®, mudaram essa situação.

A sua estatura anã e as suas canas sem espinhos tornam o cultivo destas canas em vaso não só possível, mas também divertido! Tenho várias plantas de Raspberry Shortcake® num dos meus canteiros elevados e os frutos são de tamanho normal e deliciosos.

Veja também: 5 perguntas a Shawna Coronado

Cultivar amoras em recipientes é fácil - se escolher a variedade certa. A Baby Cakes® é uma variedade de baixa estatura que é perfeita para vasos.

Morangos:

Os morangos são uma das plantas mais prolíficas para uma pequena horta, e os jardineiros cultivam-nos em vasos há várias gerações. Quer sejam cultivados em cestos suspensos, em frascos de morangos com bolsos ou em recipientes reciclados, não é necessário comprar um tipo específico de morango para ter sucesso. A maioria das variedades dá-se bem em recipientes.

Mas, se quiser que as bagas amadureçam todas juntas no início do verão, escolha um tipo que amadureça em junho. Ou, se quiser uma mão cheia de bagas todos os dias durante todo o verão, plante uma variedade de morango que amadureça sempre (ou que não amadureça durante o dia). Também pode cultivar pequenos morangos alpinos nos seus vasos. Estas pequenas bagas perfumadas produzem durante todo o verão e têm um sabor delicioso e subtilmente floral.

Os morangos são um fruto fácil de cultivar em recipientes, sendo que qualquer variedade serve.

Cultivo de bagas em recipientes: o melhor caminho para o sucesso

Depois de ter decidido quais os pequenos frutos a cultivar no seu jardim de fruta em contentor, é altura de começar a plantar. Para além da seleção de variedades, os factores mais importantes para o sucesso da jardinagem em recipientes são a escolha do recipiente certo e o enchimento do mesmo com a mistura correcta de terra para vasos.

Tamanho do recipiente:

Se o seu vaso for demasiado pequeno, corre o risco de afetar a saúde das suas plantas e, em última análise, reduzir o seu crescimento e rendimento. Os vasos mais pequenos também requerem mais rega e fertilização para manter as plantas em forma e produtivas.

Ao escolher um vaso, opte sempre pelo maior recipiente possível. Planeie precisar de um volume mínimo de solo de cinco a oito galões por arbusto de mirtilo. Para as bagas de cana, oito ou mais galões suportarão uma boa colónia de plantas. E para os morangos, os recipientes de aros largos permitem mais plantas por vaso. Planeie três plantas por cada doze polegadas de área de superfície.

Independentemente do seu tamanho, deve haver também um orifício de drenagem no fundo do vaso.

Pode poupar ainda mais espaço se cultivar mirtilos e morangos juntos no mesmo recipiente. Certifique-se apenas de que o vaso tem mistura suficiente para os suportar.

Mistura de terra para vasos:

Tal como acontece com todos os tipos de jardinagem em contentores, o cultivo de bagas em contentores requer uma atenção cuidadosa à construção de uma boa base para as suas plantas. Para manter as suas plantas felizes, encha os contentores da sua pequena horta com uma mistura 50/50 de terra para vasos de alta qualidade e composto (produzido comercialmente ou feito em casa).O composto adicionado ajuda a reter a água, introduz micróbios benéficos para o solo e liberta nutrientes para as plantas ao longo do tempo.

Cuidados a ter com o seu jardim de fruta em contentor

A rega é o passo mais importante no cultivo de bagas em recipientes. Infelizmente, é também muitas vezes o mais negligenciado. Sem uma irrigação adequada, as plantas em contentores sofrerão e os rendimentos serão definitivamente afectados. A quantidade de água de que os seus vasos necessitam depende das condições climatéricas, da humidade, do tipo de recipiente utilizado e da maturidade das próprias plantas. A forma mais fácil de saber quando é altura de regar é introduzir o dedo no solo. Se o solo estiver seco, é altura de regar. Se não estiver, espere mais um dia e volte a verificar. É tão simples quanto isto. No verão, rego as minhashorta em contentor diariamente, se não chover.

Se seleccionou uma terra de envasamento de alta qualidade que já tem um fertilizante orgânico incluído, não é necessário adicionar fertilizante suplementar durante o primeiro ano de crescimento. Mas, nos anos seguintes, uma adição anual de fertilizante na primavera é uma boa ideia. Para os mirtilos, cubra o solo com 1/4 de chávena de um fertilizante orgânico granulado específico para ácidos. Para as bagas de cana e os morangos, adicione ligeiramenteRaspe 1/4 de chávena de um fertilizante orgânico granulado completo e equilibrado na camada superior do solo em cada primavera, tendo o cuidado de manter os grânulos afastados da folhagem. Evite utilizar fertilizantes químicos sintéticos em plantas comestíveis.

Utilize um fertilizante orgânico, granulado e específico para ácidos para alimentar os mirtilos em contentores uma vez por ano.

Poda das framboesas anãs e das amoras

Neste vídeo, o nosso horticultor mostra-lhe como podar corretamente as framboesas Raspberry Shortcake® e as amoras Baby Cakes®.

O que fazer com os vasos de plantas frutíferas no inverno

Se vive num local onde as temperaturas descem regularmente abaixo de zero, quando as temperaturas frias chegarem, terá de garantir que as raízes da sua horta em contentor estão protegidas de congelamentos profundos.

Existem algumas formas diferentes de hibernar as plantas quando se cultivam bagas em recipientes.

  • Isole os vasos rodeando-os com um cilindro de rede de galinheiro cerca de 30 cm mais largo do que o vaso e preenchendo o espaço vazio entre o vaso e a rede com folhas de outono ou palha. Retire o isolamento na primavera, quando a ameaça de frio prolongado tiver passado.
  • Se tiver uma pilha de composto, afunde os vasos até à borda, protegendo assim as raízes do congelamento. Na primavera, basta retirar os vasos da pilha de composto e voltar a colocá-los no pátio.
  • Também pode passar o inverno com as plantas de bagas em vasos numa garagem anexa não aquecida ou numa cave fria. Todos os Invernos, levo os meus arbustos de mirtilo em vasos para a garagem; são regados uma vez, no início de fevereiro, e é tudo. Quando chega o início da primavera, volto a colocá-los no alpendre.
  • Se não fizer muito frio no local onde vive, pode também tentar invernar as plantas, bastando para isso deslocar os vasos para uma zona protegida, mesmo junto à casa. Os mirtilos são especialmente resistentes e sobrevivem frequentemente em recipientes até -10° F.

Como pode ver, o cultivo de bagas em recipientes é divertido e gratificante. Com um pouco de precaução, não demorará muito a colher as suas próprias bagas suculentas e carnudas!

Um grande obrigado a Bushel and Berry ™ por patrocinar esta postagem e nos permitir compartilhar essas ótimas dicas sobre o cultivo de frutas vermelhas em recipientes. Clique aqui para encontrar um revendedor Bushel and Berry ™ perto de você.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.