Tipos de lírios: 8 belas escolhas para o jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os lírios estão entre as flores de verão mais reconhecidas dos jardins. As suas flores grandes e brilhantes adequam-se a todos os tipos de jardins, quer sejam de design clássico, rústico, de estilo campestre ou contemporâneo. Embora algumas pessoas possam pensar que os lírios são demasiado antiquados para os jardins actuais, a verdade é que existem dezenas de variedades híbridas modernas de lírios que oferecem cor, elegância, fragrância e muito maisContinue a ler para descobrir 8 dos meus tipos favoritos de lírios e veja porque é que estas flores gloriosas merecem um lugar de destaque em todos os jardins.

Porque é que existem tantos tipos diferentes de lírios?

Antes de lhe apresentar os meus tipos preferidos de lírios, é importante saber que estes bolbos de flores de verão são classificados pelos botânicos em 9 divisões diferentes, com base na sua genética e história de hibridação. Colocar esta grande família de plantas em categorias como esta ajuda tanto os horticultores profissionais como os jardineiros domésticos a saberem como são as flores de uma determinada variedade de líriocomo, quando florescem e em que condições se desenvolvem.

Os lírios são belos complementos para os jardins, independentemente do estilo de jardim que se cultive.

Dentro de cada uma destas 9 divisões existem muitas subdivisões. E existem dezenas, se não centenas, de variedades diferentes de lírios dentro de cada divisão ou subdivisão. Estou a dizer-vos tudo isto não para vos deslumbrar com conhecimentos botânicos (embora tenha a certeza de que os acham deslumbrantes, certo?), mas para vos mostrar que existe um número incrível de opções no que diz respeito à cor da flor, à altura da planta,e outras características de cada um dos tipos de lírios que apresento a seguir.

Por outras palavras, cada um destes 8 tipos de lírios é composto por muitas escolhas diferentes, com uma enorme variedade de cores de flores para o deixar de boca aberta. No entanto, a minha lista de tipos de lírios não segue o mesmo agrupamento complexo que os botânicos usam (está perto, no entanto!). Simplifiquei-a ligeiramente para facilitar o acompanhamento dos jardineiros.

Os lírios existem numa grande variedade de cores e formas, mas todos têm 6 pétalas e crescem a partir de bolbos.

8 Tipos de lírios para o seu jardim de verão

1. lírios asiáticos

Os híbridos asiáticos são criados a partir de várias espécies diferentes de lírios. Têm 3 a 6 flores por haste e as pétalas são frequentemente manchadas. Os lírios asiáticos não têm fragrância e as suas flores tendem a ser mais pequenas do que alguns outros tipos de lírios. Existem em muitas cores diferentes, incluindo tons de laranja, vermelho, amarelo e branco cremoso. Infelizmente, os lírios asiáticos são os favoritos dos veados eTêm caules fortes e direitos que raramente necessitam de estacas quando plantados a pleno sol. As asiáticas dão flores de corte maravilhosas e duradouras.

Embora os lírios asiáticos estejam a ser substituídos por híbridos mais modernos, vale a pena cultivá-los.

2. lírios orientais

De todos os tipos de lírios, os lírios orientais são dos mais perfumados. O perfume inebriante produzido pelas flores é particularmente forte ao fim da tarde. Os lírios orientais têm folhas mais largas do que algumas outras variedades de lírios, e a folhagem e as flores são resistentes aos veados e aos coelhos. As anteras dos lírios orientais produzem muito pólen pesado. Se for utilizada como flor de corte, retire as anteras enquanto a florA flor abre-se para evitar que o pólen manche os móveis.

As flores do lírio oriental são tão grandes como um prato de sobremesa e cada haste tem muitos botões. Os lírios orientais têm vários tons de rosa e vermelho arroxeado, para além de branco e amarelo cremoso. As pétalas de algumas variedades são manchadas e recurvadas, enquanto outras não. Entre os lírios de floração mais recente, os orientais atingem entre 2 a 5 pés de altura.

Os lírios orientais são perfumados e bonitos. Esta variedade deixa a maioria das pessoas de boca aberta!

3. trompeteiros

Também chamados de lírios aurelianos, estes lírios híbridos são melhor descritos como incríveis. Flores prolíficas, em forma de trombeta, coloridas, de longa duração e altamente perfumadas. As suas pétalas não têm manchas e as folhas são largas, embora não tão largas como as folhas de um lírio oriental. Algumas variedades de lírios trombeta têm uma dúzia ou mais de botões por haste, enquanto outras têm apenas alguns.

Os lírios trombeta existem em vários tons de branco, amarelo, laranja, creme e cor-de-rosa, muitas vezes com uma garganta em forma de estrela numa cor contrastante. Uma das minhas variedades favoritas de lírios trombeta é uma laranja chamada 'African Queen'. Cultivei os bolbos no meu primeiro jardim e as plantas atingiram quase 2 metros de altura. O perfume era incrível.

Os lírios trompete são altos e espectaculares, com muitas flores perfumadas por haste.

4. lírios de Orienpet

Um dos melhores tipos de lírios para jardins de verão, os lírios Orienpet são um cruzamento entre os híbridos orientais e os lírios trombeta. As suas flores têm uma forma de trombeta pouco profunda antes de se abrirem completamente numa floração ampla. As flores têm entre 15 e 25 cm de diâmetro e estão disponíveis em tons de rosa, amarelo, vermelho, laranja e branco. As flores viradas para o exterior são muito perfumadas e as plantas atingem entre dois e três pésExistem algumas selecções verdadeiramente deslumbrantes destes lírios. Os Orienpets são excelentes flores de corte.

Os lírios Orienpet, como o "Allysee", são um híbrido de lírios orientais e lírios trombeta. As suas flores são enormes!

5. lírios híbridos LA

Derivados de uma combinação genética de lírios asiáticos e lírios "tipo Páscoa", os híbridos LA são os primos mais vistosos dos lírios asiáticos simples. As suas flores são maiores, mais arrojadas e mais sensuais do que as asiáticas. Além disso, estão disponíveis numa gama mais vasta de cores intensas.

Tal como os lírios asiáticos, os híbridos LA não têm perfume, mas são óptimas flores de corte e ficam em flor durante semanas, o que faz com que os lírios híbridos LA sejam verdadeiros destaques no jardim. Cada flor mede cerca de 7 centímetros de diâmetro e as plantas crescem até um metro e meio de altura.

Veja também: Dicas de design de plantação de bolbos e inspiração dos jardins de Keukenhof

Mais sensuais, mais coloridos e mais prolíficos do que os lírios asiáticos, os híbridos de LA são vistosos e fáceis de cultivar.

6. lírios de Turk's Cap

As pétalas recurvadas dos lírios de touca de turco são inconfundíveis. Como pequenas borboletas penduradas na extremidade de graciosos caules de flores, os lírios de touca de turco são tão adoráveis quanto possível. Também conhecidos como lírios martagon, cada caule produz uma dúzia ou mais de flores. Encontrará estes lírios em tons de laranja, amarelo, vermelho e rosa. Os caules de muitas variedades crescem bastante alto; até 1,5 m! Alguns têmAs pétalas são manchadas, enquanto outras não, e a maioria das variedades é bastante perfumada.

Os lírios de chapéu de turco, como esta variedade cor-de-rosa, têm pétalas recurvadas e longos caules floridos.

7. lírios do Canadá

O lírio-do-canadá é um lírio nativo da América do Norte, com pétalas alaranjadas ou amarelas, ligeiramente recurvadas. As plantas crescem entre 2 e 4 pés de altura, com cada caule produzindo espirais de 3 a 8 folhas em intervalos ao longo do comprimento do caule. Cada caule produz entre 5 e 20 flores nodosas. Mais tolerantes à sombra do que a maioria dos outros tipos de lírios, os lírios-do-canadá são um ótimo complemento para jardins florestais eInfelizmente, os veados e os coelhos gostam tanto deste tipo de lírio como os jardineiros.

Os lírios-do-canadá são uma adição doce e brilhante ao jardim. São mais tolerantes à sombra do que a maioria dos outros tipos de lírios.

8. lírios Longiflorium

Também conhecidos como lírios da Páscoa, os lírios Longiflorium são vendidos quase exclusivamente como uma planta festiva. Embora existam vários cultivares diferentes deste lírio, todos eles têm uma aparência clássica de lírio da Páscoa. As flores são brancas e viradas para o exterior com uma forma de trombeta. Atingindo 1 a 3 pés de altura, os lírios Longiflorium são forçados a florescer fora de época e a tempo para a Páscoa, expondo asOs bolbos são submetidos a condições muito precisas para iniciar uma floração perfeitamente sincronizada.

As flores são ligeiramente perfumadas. Surpreendentemente, os lírios da Páscoa são plantas muito resistentes que sobrevivem a temperaturas de inverno tão baixas como -20 graus F. É necessária muita energia do bolbo para o forçar a florescer fora de época, mas se quiser experimentar, pode tentar cultivar lírios da Páscoa no jardim. Depois de desfrutar das suas flores dentro de casa, plante os bolbos no seu jardim como faria com outrostipos de lírios, e desde que se adaptem à sua nova casa, desfrutará das suas flores durante muitas estações.

Este lírio Longiflorum "Easter" regressou ao jardim de um amigo há muitos anos.

Compra de diferentes tipos de lírios para plantação

Os lírios verdadeiros pertencem ao género Lilium e crescem a partir de bolbos verdadeiros. Algumas outras plantas comuns, como os daylilies e os canna lilies, podem ter o termo "lírio" no seu nome comum, mas não são de facto lírios. Crescem a partir de tubérculos, não de bolbos, e pertencem a um género de plantas diferente. Cada bolbo de lírio verdadeiro é feito de escamas em camadas. O pedúnculo da flor é produzido a partir do centro do bolbo eas raízes saem de um disco que se encontra no fundo do bolbo.

Os bolbos de lírio são obtidos em vários locais. O seu centro de jardinagem local favorito provavelmente oferece algumas variedades, mas os catálogos especializados em bolbos online tendem a oferecer mais tipos de lírios do que os centros de jardinagem. Os bolbos são armazenados e vendidos num estado dormente para plantação na primavera. Compre bolbos de lírio por volta da altura da última geada da primavera e plante-os logo a seguir.

Todos os verdadeiros lírios do género Lilium crescem a partir de bolbos, incluindo este lírio oriental 'Stargazer'.

Como plantar bolbos de lírio

Certifique-se de que o disco da raiz está virado para baixo e a extremidade do caule para cima. Todos os tipos de lírios são melhor plantados em solo de jardim bem drenado. Os bolbos de lírio apodrecem se o local onde se encontram estiver demasiado encharcado. Escolha um local que receba pelo menos 6 a 8 horas de sol pleno para manter os caules dos lírios altos e direitos, independentemente do tipo de lírio que escolher cultivar.

Plante os bolbos de modo a que a parte superior fique 5 cm abaixo da superfície do solo. Regue bem os bolbos e adicione uma camada de uma polegada de espessura de folhas trituradas ou composto como cobertura vegetal, se desejar.

Os bolbos dos lírios são constituídos por muitas escamas brancas e têm um disco redondo na base do bolbo, de onde nascem as raízes.

Cultivo de diferentes tipos de lírios

Uma vez que os lírios começam a crescer, requerem poucos cuidados. Se as plantas caírem, coloque um suporte para lírios ou uma estaca de madeira dura. Depois da floração, corte o terço superior da planta para evitar que as vagens de sementes se desenvolvam e roubem a energia do bolbo, que precisa dessa energia para alimentar o desenvolvimento das flores do próximo ano.

No final da estação de crescimento, é importante deixar que todos os tipos de lírios morram naturalmente. Não corte as folhas verdes, pois elas continuam a fazer fotossíntese durante toda a estação de crescimento. No outono, depois de os caules e as folhas terem ficado castanhos, corte as plantas de lírio até ao solo. Se desejar, atire alguns punhados de um fertilizante específico para bolbos sobre a área de plantação. Os bolbos de lírio utilizamdesenvolvem as flores do próximo ano no interior do bolbo quando as plantas estão dormentes.

O 'Royal Sunset' é um deslumbrante lírio híbrido de LA com flores bicolores.

Onde se podem cultivar lírios?

Quase todos os tipos de lírios são resistentes ao inverno até -30 graus F, embora alguns sejam resistentes a temperaturas mais baixas (o turk's cap e os lírios canadenses, por exemplo). Os lírios precisam de um período de dormência fria no inverno. Eles não crescem bem no extremo sul. Isso ocorre porque os bulbos de lírio precisam ser expostos a temperaturas frias para formar suas flores. Mas, se você realmente quiser cultivar lírios na Flórida, coloqueos bolbos num saco de plástico no frigorífico durante 6 a 8 semanas para imitar a dormência invernal. Passado este período, plante o bolbo num recipiente num local semi-sombreado e faça figas.

Espero que tenha gostado de conhecer os meus 8 tipos favoritos de lírios e de saber como cultivá-los.

Para saber mais sobre como cultivar lindas flores de verão, consulte os seguintes artigos:

    Tem uma variedade favorita de lírio? Fale-nos dela na secção de comentários abaixo.

    Fixe-o!

    Veja também: Como eliminar os ácaros-aranha das plantas de interior e evitar que voltem

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.