Espinafres da Nova Zelândia: cultivar esta folha verde que não é realmente espinafres

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Plantei espinafres da Nova Zelândia pela primeira vez num dos meus canteiros elevados há alguns anos e, desde então, nunca mais tive de os replantar. Todos os anos reaparecem pequenas plântulas no meu jardim. Não sabia muito sobre esta saudável folha verde até que uma amiga me ofereceu algumas plântulas extra que tinha a crescer no seu jardim. Sempre desejosa de experimentar algo novo, plantei-as ansiosamente no jardim.

Para além das verduras para salada, adoro cultivar uma seleção de verduras mais resistentes com as quais posso cozinhar nos meus canteiros elevados, desde couve e acelga suíça a pak choy - e espinafres da Nova Zelândia. Continue a ler para obter dicas sobre como cultivar estes deliciosos espinafres que não são realmente espinafres a partir de sementes.

Veja também: Plantação de sucessão: 3 culturas a plantar no início de agosto

Tal como outras verduras, os espinafres da Nova Zelândia estão repletos de fibras, antioxidantes e vitaminas - cálcio, bem como vitaminas A e C.

Então o que é que é Espinafres da Nova Zelândia?

Embora possa passar no teste do Popeye, os espinafres da Nova Zelândia ( Tetragonia tetragonioides ) não faz parte da família dos espinafres. No entanto, utilizo as folhas jovens e tenras como substituto dos espinafres. Têm um sabor suave bastante semelhante. Tal como os espinafres, recomenda-se que cozinhe as folhas para remover os oxalatos. A planta é originária da Nova Zelândia, Austrália e Ásia e é considerada uma planta perene nesses climas mais quentes. Aqui na América do Norte, é cultivada como uma planta tenraAo contrário do espinafre, que é mais um vegetal de clima frio, o espinafre da Nova Zelândia prospera no calor.

O espinafre da Nova Zelândia é considerado um legume hereditário. Aparentemente, o Capitão Cook e a sua tripulação comeram-no para prevenir o escorbuto nos anos 1700. A planta cresce ao longo das costas da Austrália e mais para o interior, em ambientes florestais. Devido a estas viagens, foi o primeiro legume australiano a ser cultivado em Inglaterra - o botânico Sir Joseph Banks trouxe sementes com ele. E muitos irãoargumentar que é melhor do que espinafres!

Semear espinafres da Nova Zelândia a partir de sementes dentro de casa

Se quiser dar às sementes um avanço dentro de casa sob o seu sistema de luz de crescimento, plante-as cerca de três a quatro semanas antes da data da última geada. As sementes de espinafre da Nova Zelândia lembram-me um pouco as sementes de beterraba no seu tamanho e forma. Deixá-las de molho antes de as plantar durante 24 horas em água à temperatura ambiente ajudará a germinação.

Semeie as sementes numa mistura para arranque de sementes com cerca de 1 cm de profundidade e mantenha o solo húmido (eu uso um pulverizador para não perturbar o solo) até as sementes germinarem e as plântulas começarem a crescer (as plantas demoram cerca de 55 a 60 dias a amadurecer).

Deixar as sementes de molho durante cerca de 24 horas em água à temperatura ambiente pode ajudar na germinação. Foto cedida por William Dam Seeds

Sementes de sementeira direta no jardim

Como o espinafre da Nova Zelândia é um amante do calor, as temperaturas precisam de ser bastante quentes antes de poder semear diretamente as sementes no exterior. Semeie-as em maio ou junho, quando as temperaturas estiverem consistentemente acima dos 10° C. Escolha um local no seu canteiro onde as plantas tenham um pouco de espaço para se espalharem. Se quiser que as suas plantas se replantem e voltem todos os anos, plante as suas sementes ou plântulas num espaço onde elasnão interferirá com outras plantas quando estas começarem a crescer.

Certifique-se de que o seu jardim recebe, pelo menos, oito a dez horas de sol por dia. Deve plantar as sementes ou as plântulas num solo rico em nutrientes e bem drenado (não se esqueça de que estas plantas são tolerantes à seca!). Não há problema se o solo for um pouco arenoso. Pode ser necessário alterar generosamente o solo antes de semear as sementes ou plantar as plântulas. A meio da estação, aplique composto nas suas linhas.

Veja também: Um planeador de hortas para uma horta saudável e produtiva

Semeie as sementes (depois de completar o método de imersão mencionado acima) com cerca de 7,5 a 10 cm de distância, em filas com cerca de 30,5 cm de distância. Para dar espaço às plantas para crescerem, pode querer desbastá-las ainda mais para 25 a 30,5 cm de distância. Não desperdice essas plantas jovens. Leve-as para dentro de casa para cozinhar a vapor ou adicione-as a uma fritada. Se descobrir que algumas sementes nãogerminadas, plantar sementes suplementares nos espaços que ficaram a descoberto.

Pode querer desbastar as suas mudas para cerca de 25 a 30,5 cm de distância para que tenham espaço para se espalharem.

Cuidar das plantas durante o verão

Embora os espinafres neozelandeses sejam amantes do calor e estejam habituados a um clima quente e húmido, é possível que as folhas tenham um sabor menos amargo se tiverem um pouco de sombra durante o dia. Regar as plantas regularmente também ajuda as folhas a manterem o seu sabor.

Os espinafres da Nova Zelândia não são incomodados por pragas e doenças. A fertilização regular e generosa das plantas com uma formulação 10-10-10 evitará que as plantas se tornem sementes demasiado cedo na estação.

As plantas podem atingir cerca de 30 cm de altura e também se estendem para fora, o que me faz lembrar as plantas de beldroegas.

As plantas toleram uma geada muito ligeira - já colhi até ao outono - mas uma geada forte vai acabar com as plantas. O meu jardim também está num local um pouco protegido, por isso podem não tolerar a geada num jardim mais exposto.

Colheita de espinafres da Nova Zelândia

Tal como outras verduras, os espinafres neozelandeses são altamente nutritivos. Já os utilizei em salteados, cozidos a vapor sobre arroz, recheados em abóbora como recheio de spanakopita e para adicionar alguns vegetais saudáveis a um caldo de sopa. Quando procurei receitas para utilizar os meus espinafres neozelandeses, também os encontrei referidos como verduras warrigal ou verduras Botany Bay. Aparentemente, é uma verdura bastante popular entre os chefes de cozinha de topo.

Se estiver à procura de receitas para os espinafres da Nova Zelândia, pesquise também com os termos warrigal greens e Botany Bay greens.

Com uma tesoura de ervas afiada, corto as folhas jovens ou os rebentos laterais do caule principal. Tal como acontece com as ervas aromáticas, a poda regular incentiva o crescimento das plantas e torna-as mais arbustivas. Podar as folhas maiores que pode acabar por não comer.

Descobri que, quando deixo as plantas semearem no outono, elas voltam a semear na primavera seguinte. Tenho uma espécie de "mancha" de espinafres da Nova Zelândia em movimento, onde evito plantar outras plantas porque sei que vou encontrar plântulas a aparecer no solo a certa altura da primavera.

Verduras mais interessantes para cultivar:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.