Estacas de cactos de Natal: Quando podar uma planta saudável e utilizar as estacas para fazer mais

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O seu cato de Natal é exuberante e saudável e está pronto para ser podado? Pegue nas estacas de cato de Natal da sua suculenta e faça novas plantas. O cato de Natal, fiável e vistoso, é uma das minhas plantas de casa favoritas. Lembro-me que a minha avó tinha um que florescia todos os anos. Talvez tenha sido isso que me inspirou a certificar-me de que tenho um em casa em cada época festiva.

Há qualquer coisa de especial em ver aparecer aqueles pequenos botões na extremidade das "folhas" que me enche de esperança e de entusiasmo. Por vezes, é provavelmente porque me sinto tão espantada por uma planta que foi bastante negligenciada conseguir florescer. (O meu polegar verde está mais no seu elemento ao ar livre.) Para as plantas de interior, estou a começar a perceber como conseguir esse delicado equilíbrio entre regar em excesso esubaquático, prestando muita atenção ao ambiente da planta (luz, ar, etc.).

Um cato de Natal que tive durante anos floresceu por vezes mais do que uma vez por ano.

As suas estacas de cato de Natal podem ser de um cato de Ação de Graças (e isso importa?)

O termo cato de Natal é mais um nome de planta norte-americana devido à época do ano em que a planta floresce dentro de casa. A planta pertence à família das Schlumbergera São plantas epífitas, nativas das florestas tropicais do Brasil, e florescem tipicamente por volta de maio.

Nos últimos anos, têm sido publicados muitos artigos que explicam a diferença entre um cato de Ação de Graças e um cato de Natal, e tudo tem a ver com a época de floração e a forma das folhas (é mais fácil chamar-lhes folhas, embora na realidade sejam caules planos).

Veja também: Ideias para hortas verticais

Ao longo dos anos, tem havido tanta hibridação que as linhas sobre as variedades se tornaram um pouco difusas. O cato de Ação de Graças é Schlumbergera truncata Também conhecido como cato-caranguejo, devido ao bordo serrilhado e em forma de garra das folhas, floresce por volta do Dia de Ação de Graças, em novembro, nos Estados Unidos. O cato de Natal, Schlumbergera x buckleyi A planta de "A" tem folhas mais arredondadas e recortadas e floresce em dezembro. É um cruzamento do século XIX entre S. truncate e S. russelliana .

Os caules de um cato de Natal têm um bordo mais recortado e arredondado do que os de um cato de Ação de Graças.

Penso que é importante notar que, uma vez que o Dia de Ação de Graças chega muito mais cedo no Canadá (início de outubro), tanto os cactos de Ação de Graças como os de Natal parecem receber o selo de Natal. Comprei recentemente um e a etiqueta da planta diz claramente "cato de Natal", mas parece um cato de Ação de Graças (por vezes, a descrição inclui ambos).

A minha planta mais recente tem uma etiqueta de cato de Natal, mas é claramente um cato de Ação de Graças.

Um ambiente fresco e dias mais curtos estimulam os botões de flores, pelo que as estufas também podem manipular a época de floração para as vendas a retalho. A floração dos cactos do Dia de Ação de Graças pode ser atrasada. Já está confuso? Seja qual for a sua compra, é provável que seja algum tipo de Schlumbergera E os cuidados a ter com as plantas são praticamente os mesmos.

Estacas de cactos de Natal

Depois de a sua planta ter terminado a floração, por volta do fim do ano, pode podá-la antes do novo crescimento começar na primavera. Pode cortar até dois terços da sua planta. Não se preocupe em cortar demasiado, a não ser que sinta que está demasiado crescida. Os nós do caule de um cato de Natal parecem peças entrelaçadas. Basta pegar num par de tesouras de poda afiadas e cortar cuidadosamente entre o cauleTambém se pode torcer e dobrar os nós até que um pedaço se parta. Eu utilizo as tesouras para não danificar a planta.

Os cactos de Natal não precisam de muito fertilizante, mas pode ajudar a estimular o novo crescimento da planta ao longo do ano e encorajar as flores do ano seguinte. Pode usar um fertilizante orgânico líquido ao regar ou adicionar um fertilizante orgânico granulado ao topo do solo emo recipiente da planta.

Depois de ter cortado as suas estacas, deixe-as sobre um pedaço de jornal à luz indireta durante alguns dias para as preparar para a propagação. Isto vai permitir que as extremidades cortadas com as tesouras cicatrizem, formando um calo. Não quer que as suas estacas apodreçam. Está agora pronto para plantar.

Veja também: Quando colher os pepinos para obter a melhor qualidade e sabor

Como plantar estacas de cactos de Natal

Pegue num vaso pequeno, de 4 ou 5 polegadas. Gosto de usar vasos de terracota porque têm buracos no fundo. As raízes dos cactos do Natal e do Dia de Ação de Graças não gostam de estar molhadas. Certifique-se de que o vaso que escolher tem um buraco no fundo e um prato para apanhar a água. Encha o vaso com terra para vasos de interior formulada para cactos. Esta mistura para vasos ajudará o vaso a drenar bem depois de cada rega. Também,nunca deixe que os seus cactos de Natal fiquem na água.

Aqui, plantei três estacas de cactos de Natal num vaso de terracota de 10 cm.

Empurre cada estaca cicatrizada suavemente para o solo, de modo a que o quarto ou terço inferior de uma folha fique enterrado (cerca de meia polegada ou pouco mais de um centímetro). Dependendo do tamanho do seu vaso, pode provavelmente conseguir plantar cerca de três ou quatro estacas. Normalmente, são necessárias algumas semanas para que a estaca desenvolva novas raízes.

Também pode tentar enraizar os cactos de Natal em água. Basta usar um copo e encher de forma a que o nível da água se acomode na parte inferior da folha mais baixa que está na água. O melhor deste método é que pode ver quando as raízes cresceram e saber quando o seu corte de caule está pronto para ser replantado. Assim que as raízes se desenvolverem no seu corte, pode plantar o seu corte na mistura de solo, usando oinstruções descritas acima.

Cuidar das suas novas plantas

Tenha cuidado para não regar em demasia as novas estacas que crescem no solo. Poderá até querer utilizar um pulverizador para humedecer a camada superior do solo até que as plantas se tenham estabelecido. Depois, pode estabelecer um calendário de rega regular. Certifique-se de que o solo seca entre cada rega. Verifique cerca de uma vez por semana.

A rega excessiva de um cato de Natal ou de Ação de Graças pode levar ao colapso das raízes. Estas plantas não gostam de "pés molhados", como se costuma dizer, por isso certifique-se de que planta o seu num vaso com orifícios de drenagem.

Os cactos de Natal e de Ação de Graças dão-se bem em janelas viradas para leste ou oeste, mas com luz solar indireta. O sol direto pode branquear os caules.

As suas pequenas plântulas devem começar a crescer durante o verão e, com sorte, florescerão para si em novembro ou dezembro. A floração é estimulada pela menor luminosidade dos dias mais curtos do outono.

Quando vir esses botões reveladores, é uma boa ideia deixar a planta em paz, para que as condições permaneçam exatamente as mesmas. Por vezes, mudar um cato de Natal para outra área da casa pode perturbar a floração, fazendo com que esses pequenos botões promissores murchem e caiam.

Tal como referi na introdução, acho que as plantas de interior podem ser muito exigentes. Atualmente, presto muito mais atenção ao local onde coloco as minhas plantas em casa. O site House Plant Journal é um excelente recurso para descobrir os níveis de luz e outras questões relacionadas com as plantas de interior. O proprietário Darryl Cheng também escreveu um livro sobre o assunto chamado The New Plant Parent.

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.