Jardinagem de fusão: misturar elementos de design ecológico numa paisagem tradicional

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Uma coisa que acho complicada nas tendências de jardinagem é que têm muito mais longevidade do que, digamos, a moda, que muda constantemente. Os polinizadores, por exemplo, têm sido uma "tendência" nos últimos anos, mas a jardinagem para polinizadores é obviamente um conceito que não vai desaparecer - bem, a menos que os polinizadores o façam, mas isso é outra história. Este tipo de jardinagem consciente, emboraO Xeriscaping, o comer local, os jardins de borboletas - tudo isto começou como uma tendência, mas não vamos deitá-los fora e seguir em frente. São todos elementos de um jardim de que devemos estar conscientes. O que me leva à jardinagem de fusão. Esta palavra-chave entrou nas últimas conversas sobre jardinagem que tenhovisto em artigos, nas redes sociais e no Canada Blooms 2018.

O que é exatamente a jardinagem de fusão? Na minha interpretação, é basicamente uma mistura de elementos tradicionais de jardinagem (design visual, por exemplo), ao mesmo tempo que acomoda vários factores ambientais - polinizadores, água da chuva, plantas nativas, etc. Uma grande peça do puzzle é controlar o fluxo da água da chuva, para que se disperse naturalmente. E, por outro lado, pretende-se captar alguma dessa águapara jardinagem, para que possa reduzir a quantidade de água que recebe da torneira.

O meu amigo e colega escritor de jardins Sean James, da Sean James Consulting & Design, define a jardinagem de fusão de forma mais sucinta como "enxerto de paisagens de chuva com xeriscaping (paisagismo tolerante à seca)".

Recentemente, assisti a uma discussão sarcástica no Facebook, com um vai e vem entre jardineiros experientes que diziam que já estavam a fazer jardinagem de fusão. Que não é uma coisa. É um argumento justo, suponho, se já combinar esses elementos. No entanto, penso que as novas realidades ambientais, como o vento e a chuva excessivos, fizeram evoluir o que estávamos a fazer, mesmo há dois ou três anos. Captar a água da chuva não se trata apenas deColocar um barril de chuva debaixo do beiral.

A maior parte dos jardineiros, sendo um grupo atento ao ambiente, adapta prontamente novos elementos, como um jardim de chuva, à medida que determina a sua praticabilidade para o seu espaço. Para um paisagista, é uma forma fácil de enquadrar o que poderia ser um conjunto avassalador de ideias de jardinagem sob um guarda-chuva atraente.O termo foi mesmo registado e apenas alguns membros da Landscape Ontario (a nossa associação provincial de comércio de horticultura) qualificados podem conceber um jardim de fusão para um cliente.

Uma das razões que torna necessária esta especialização é o facto de uma grande componente de um jardim de fusão ser a captação da água da chuva e o seu destino. Tendo em conta as nossas densas áreas urbanas e suburbanas, muitas regiões, quando sujeitas a chuvas intensas (basta ver os danos causados em Houston no ano passado), ficam inundadas porque tudo é betão. A água não tem para onde fluir. É aqui que a chuvaE antes de mexer numa paisagem para além de colocar algumas plantas, é melhor consultar um especialista.

Bioswale, por exemplo, não fazia parte do meu vocabulário até que o já mencionado Sean James mostrou uma foto no Instagram de um Valentine que recebeu dos seus alunos de aprendizagem de horticultura dizendo, sem papas na língua, que ele é um tipo de swale. Tive de pesquisar no Google. Um bioswale é um elemento paisagístico em que plantas e/ou composto e/ou pedra solta (também conhecido como riprap, que também tive de pesquisar no Google) são usados para filtrarEsta é uma área da jardinagem de fusão que eu gostaria de explorar.

Veja também: Jardinagem de fusão: misturar elementos de design ecológico numa paisagem tradicional

Adoro quando saio do Canada Blooms com ideias que posso aplicar à minha própria propriedade. Dois jardins que apresentavam elementos da abordagem de design de jardinagem de fusão incluíam o de Sean, que foi concebido como parte da campanha Dig Safe da província (ou seja, ligue antes de cavar para evitar linhas de gás, etc.). Sean, que dá palestras sobre jardinagem de fusão, usou elementos de pavimentação permeável Ecoraster da L.I.D. PermeableAdoro a forma como introduziu estas alternativas ecológicas para educar os visitantes deste pequeno espaço para além da mensagem principal.

O jardim de Sean James com os produtos Ecoraster e Envirolok.

Do outro lado do espetáculo, uma empresa chamada Parklane Landscapes fez uma parceria com a Landscape Ontario para criar um belo jardim que descreve todas as facetas da jardinagem de fusão de uma forma inteligente e elementar.

Veja também: O pH do solo e a sua importância

Um lugar para a água da chuva e para os polinizadores!

O trabalho em pedra neste leito seco é bastante espetacular.

Um riacho seco pode ajudar a direcionar a água para onde ela precisa de ir e ajudar com problemas de drenagem.

Água da chuva desviada para uma plantadeira sub-irrigada criada pela BUFCO, The Backyard Urban Farm Company.

Como é que vou aplicar os princípios da jardinagem de fusão à minha propriedade? Vivo quase mesmo debaixo da Escarpa do Niágara, pelo que o escoamento e a água da chuva, apesar de uma grande ravina atrás de mim, fluem inevitavelmente através da minha propriedade em diferentes áreas. Coloquei inadvertidamente um dos canteiros elevados que foi construído para o meu livro num local particularmente húmido, pelo que tenciono mudá-lo de sítio e criar um plano de jardim de chuva para essa área.Há alguns anos que ando a trabalhar num jardim frontal que inclua plantas resistentes à seca (e que não se importem com um bom encharcamento). E devido ao uso excessivo de sal no meu município, tornei-me mais atento à plantação de plantas tolerantes ao sal nas áreas próximas da estrada. Além disso, há muito betão à volta da minha casa.tempo, gostaria de introduzir elementos de pavimentação permeáveis, como os mencionados acima.

Nota: Tenciono voltar a este post de vez em quando para atualizar quaisquer pontos pertinentes que eu ache que possam acrescentar a esta conversa, bem como qualquer coisa que eu faça no meu quintal. Imagino que outros elementos possam ser acrescentados à jardinagem de fusão ao longo do tempo. Não prevejo certamente que seja uma tendência que vá desaparecer. Precisamos que estes conceitos com preocupações ambientais se mantenham!

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Guardar Guardar

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.