Insectos e alterações climáticas: o estudo da fenologia

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Acontece que a vida é mais previsível do que se pensa - bem, pelo menos a vida das plantas e dos insectos. A fenologia é uma ciência de cortar a respiração que examina os eventos recorrentes do ciclo de vida das plantas e dos animais e a sua relação com o clima. As plantas e os insectos não usam relógios. Em vez disso, usam as condições do seu ambiente para manter o tempo. O crescimento e o desenvolvimento das plantas eOs fenómenos fenológicos, como o desabrochar de um ácer, a chegada da primavera de uma ave canora, a migração de uma monarca e a eclosão dos ovos das lagartas da tenda oriental, estão todos ligados às condições ambientais.

Um relógio especial

Os acontecimentos naturais ocorrem exatamente na mesma ordem todos os anos, muitas vezes com acontecimentos fenológicos baseados nas plantas que correspondem ao aparecimento de determinados insectos. Por exemplo, no Ohio, os adultos do gorgulho da vinha preta surgem sempre alguns dias depois de as árvores de pau-amarelo estarem em plena floração, os ovos das lagartas da tenda oriental eclodem sempre quando as primeirasCuriosamente, a sequência fenológica numa região apresenta frequentemente poucos desvios em relação a outras regiões que contêm as mesmas espécies de plantas e insectos; e a ordem fenológica permanece a mesma mesmo quando as condições meteorológicas diferem.os acontecimentos podem ser adiantados em algumas semanas, mas continuam a ocorrer exatamente na mesma ordem cronológica.

Durante milhares de anos, os seres humanos também estiveram intimamente ligados à sequência dos acontecimentos biológicos. Antes dos calendários, seguíamos a passagem do tempo observando a natureza. Precisávamos da previsibilidade dos acontecimentos fenológicos para termos uma ideia do que iria acontecer a seguir. A agricultura primitiva dependia disso. Mas agora, a maioria dos seres humanos não faz ideia da ordem exacta dos acontecimentos naturais. Mesmo a maioria dos jardineirosestão cegos para isso.

Cronometristas especiais

As plantas e os insectos são guardiões precisos do tempo, pelo que as datas de aparecimento e de ocorrência registadas nos dizem muito sobre as alterações dos padrões climáticos a longo e a curto prazo. Graças a estes registos, sabemos que os insectos estão a mudar as suas distribuições e que certos insectos estão agora a ocorrer onde não ocorriamOs dados também nos dizem que, nos últimos 30 a 40 anos, houve uma mudança nos tempos de emergência dos insectos. Muitos insectos estão a emergir significativamente mais cedo do que na década de 1970, o que cria um desafio para a gestão de pragas. Muitos eventos fenológicosIsto significa que o desenvolvimento sazonal das plantas e dos animais avançou, em geral, cerca de 10 dias desde o início dos anos 70. Os registos fenológicos mantidos durante muitos anos por numerosos cientistas de todo o mundo fornecem informações muito valiosas para acompanhar as alterações climáticas.os insectos e as plantas de que dependem.

Embora as alterações nos ciclos de vida e na distribuição sejam grandes preocupações, outro problema potencial é a sincronização fenológica. As plantas e os insectos andam juntos e, se responderem de forma diferente às alterações climáticas, o momento em que o inseto está ativo e o momento em que a planta está a florescer podem ser perturbados, o que pode ter muitas consequências ecológicas. Por enquanto, os dados sobre tudo isto são mistos.Alguns cientistas concluem que as plantas e os insectos estão a mudar em conjunto, enquanto outros estudos revelam uma dissociação entre as espécies de plantas e de insectos.

As alterações climáticas têm muitos efeitos em cascata na vida dos insectos e, com o passar do tempo, os seus efeitos devastadores não só influenciarão negativamente os insectos e as plantas, mas também os seres humanos.

Ajudar os cientistas

Veja também: Atrair mais abelhas e polinizadores: 6 formas de ajudar os nossos insectos nativos

Se quiser acompanhar os eventos fenológicos no seu mundo e transmitir essa informação aos cientistas que trabalham para compreender estas mudanças, organizações como a U.S.A. National Phenology Network, o Leopold Phenology Project e o Project BudBurst convidam os jardineiros de toda a América do Norte a juntarem-se a eles na recolha de dados sobre observações fenológicas.diferença.

Veja também: Técnicas de propagação de fetos utilizando esporos ou plantas-mãe

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.