Sementes vs transplantes: Deve começar com sementes ou comprar transplantes?

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O grande dilema da jardinagem primaveril: deve começar com sementes ou comprar transplantes para as suas plantas hortícolas, ervas e flores num viveiro local? Pessoalmente, faço as duas coisas, cultivando centenas das minhas próprias plantas sob as minhas luzes de cultivo e comprando-as também numa mão-cheia de centros de jardinagem favoritos.

Veja também: Feto Plumosa: Como cultivar e cuidar desta planta de casa única

3 razões para começar as suas próprias sementes dentro de casa:

  1. Diversidade - A compra de sementes em catálogos de venda por correspondência ou em viveiros locais, e depois o arranque das sementes por si próprio, permite-lhe escolher entre MUITO Por exemplo, existem milhares de tomates disponíveis para os jardineiros através de empresas de sementes. Mas se depender dos centros de jardinagem locais para as suas mudas, estará a escolher entre apenas algumas dezenas de variedades, na melhor das hipóteses. Além disso, gosto de cultivar muitos vegetais globais e invulgares, que podem ser difíceis de encontrar localmente. Por isso, se quiser os meus pepinos, pera amarelatomates, pepinos-limão e tomatillos roxos, tenho de os começar eu próprio.
  2. Poupar dinheiro - Tenho uma grande horta e comprar transplantes para todas as culturas que quero cultivar custar-me-ia muito dinheiro. Começar as minhas próprias sementes provou ser muito rentável e poupa-me centenas de dólares todos os anos. Obviamente, houve algum investimento inicial em equipamento e materiais; luzes de cultivo e recipientes, bem como em artigos anuais como terra para vasos e sementes. Para poupar dinheiro, construí o meu próprioNo entanto, os novos jardineiros ou os que cultivam em espaços pequenos não precisam de luzes de cultivo para iniciar as sementes e podem tentar semear um pequeno número de sementes num peitoril de janela bem iluminado e virado para sul.
  3. Satisfação - Quando chega fevereiro, já estou pronta para começar a plantar sementes de plantas de crescimento lento, como alcachofras, gerânios, amores-perfeitos, alhos-porros e cebolas. O processo de cultivar plantas desde a semente até à colheita, ou da semente até à floração, no caso das flores, é imensamente satisfatório.

Começar as suas próprias sementes é divertido e fácil, e permite-lhe tirar partido da diversidade de variedades encontradas nos catálogos de sementes.

Artigo relacionado: Luzes de cultivo versus parapeitos de janelas ensolarados para o arranque de sementes

3 razões para comprar transplantes:

  1. Rápido e fácil - Quando os seus canteiros ou recipientes estão preparados e prontos para a plantação, é ridiculamente rápido e fácil comprar apenas as mudas de que precisa. Sacrifica-se a variedade pela conveniência, mas os jardineiros atarefados apreciarão as mudas de alta qualidade, prontas a plantar, encontradas nos seus centros de jardinagem locais.
  2. Localização - Inicialmente, os vasos ou tabuleiros não ocupam muito espaço, mas, à medida que as plantas crescem, podem ultrapassar o espaço original ou ter de ser recolocadas em recipientes maiores. E o espaço não é a única consideração; se não puder fornecer uma luz ampla (com luzes de cultivo ou uma janela ensolarada), começar as suas próprias sementes será umdesperdício frustrante de tempo e dinheiro.
  3. Tempo - A maior parte dos legumes e das flores anuais necessitam de 6 a 8 semanas de crescimento antes de poderem ser endurecidas e colocadas no jardim. Se não tiver tempo para cuidar das plântulas em crescimento ou se tiver planeadas férias de primavera, é melhor comprar transplantes.

Algumas palavras sobre a sementeira direta:

É importante notar que algumas plantas devem ser semeadas diretamente no jardim e não devem ser plantadas dentro de casa ou compradas como transplantes. Isto pode dever-se a uma variedade de factores; talvez cresçam tão rapidamente que não precisem de um arranque, ou talvez não se adaptem bem ao transplante. Seja qual for a razão, não se esqueça de ler atentamente os seus pacotes de sementes ou catálogos de sementes para obter conselhos sobreAs plantas que preferem ser semeadas diretamente incluem as culturas de raízes, as papoilas anuais, as chagas, o milho, o feijão, as ervilhas e as verduras de crescimento rápido como os espinafres e a rúcula.

Veja também: Como cultivar rebentos de brócolos e microgreens: 6 métodos para o sucesso

Algumas culturas, como estas cenouras, não devem ser cultivadas dentro de casa ou compradas como transplantes. Devem ser semeadas diretamente no jardim. Se forem transplantadas, as raízes podem acabar bifurcadas. Acho que alguém devia ter dito isto ao centro de jardinagem que estava a vender estes apartamentos!

Quais são os seus planos de jardinagem para a primavera? Vai começar com sementes ou comprar transplantes para os seus jardins de alimentos e flores?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.