O melhor solo para um canteiro elevado

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Um dos maiores benefícios de jardinar num canteiro elevado é o facto de poder controlar o solo. Isto é especialmente vantajoso para quem tem uma propriedade com solo duro ou argiloso, problemas com raízes de árvores ou preocupações com poluentes. E uma vez que um bom solo é a base de um jardim saudável, quer ter a certeza de que está a preparar os seus vegetais para o sucesso. Então, qual é o melhor solo para um canteiro elevado?cama?

Os canteiros elevados podem ser de qualquer tamanho, mas para um canteiro retangular normal, recomendo cerca de 1 a 2 metros de largura por 1 a 2 metros de comprimento e 10 a 12 polegadas de altura. Estas dimensões permitem que um jardineiro chegue ao canteiro para plantar, semear e remover ervas daninhas, sem ter de o atravessar. Isto leva a outra vantagem dos canteiros elevados em comparação com a jardinagem no solo em filas tradicionais. O solo num canteiro elevadoSabemos também que existe toda uma teia de microactividade, pelo que é melhor não perturbar e compactar o solo também por essa razão.

Qual a quantidade de terra necessária?

Para encher um canteiro elevado é provável que seja necessário mais solo do que pensa. Uma entrega de solo pode fazer mais sentido do ponto de vista económico. No entanto, se não for prático do ponto de vista logístico, terá de o comprar em sacos. Também pode encontrar uma área no seu quintal a partir da qual possa mover o solo superficial. Existem algumas calculadoras de solo excelentes online que o podem ajudar a calcular a quantidade de que necessita.

Se por acaso cortou a relva por baixo do local onde ficará o seu canteiro elevado, vire os pedaços, com a relva virada para baixo, para encher o fundo dos canteiros elevados. Há muita terra agarrada e a relva irá decompor-se com o tempo. Isto também significa que precisará de menos terra para encher o canteiro elevado.

Se desenterrou relva para criar espaço para uma cama elevada, vire os pedaços de cabeça para baixo e utilize-os para preencher o fundo.

O melhor solo para um canteiro elevado

Quando construí os meus canteiros elevados, telefonei e encomendei o que me pareceu ser uma mistura tripla de boa qualidade. Em Ontário, onde vivo, a mistura tripla é geralmente constituída por solo superficial, composto e musgo de turfa ou argila preta. Uma mistura 50/50 parece ser mais comum nos EUA, que é uma mistura de solo superficial e composto.

Se estiver a encomendar uma entrega de solo, tente descobrir a origem do seu solo. O solo superficial é muitas vezes retirado de terrenos que estão a ser desenvolvidos para novas subdivisões. Pode ter estado parado durante muito tempo e pode ser desprovido de nutrientes. Se tiver a sorte de ter solo superficial nativo extra no seu próprio quintal, proveniente de escavações de jardins ou de outras actividades, pode utilizá-lo também para encher os seus novos canteiros elevados.

Se estiver a comprar sacos de terra, procure rótulos como mistura orgânica de vegetais e ervas ou terra orgânica de jardim para vegetais e flores.

O composto é um ingrediente essencial no melhor solo para um canteiro elevado, independentemente da mistura de ingredientes que escolher.

Enchi os meus canteiros com cerca de 3/4 de mistura tripla e, apesar de ter composto, cobri a horta com cerca de ¼ de composto. Se não tiver uma pilha de composto, existem vários tipos de composto no mercado. Os centros de jardinagem vendem tudo, desde composto de cogumelos ou de camarão, a estrume compostado ou sacos com a etiqueta "composto orgânico para vegetais".dias de oferta de compostagem na primavera.

Amassar o solo da sua cama elevada

Se não tiver uma pilha de composto, mantenha algum composto de reserva durante toda a época de jardinagem. Se estiver a arrancar as suas plantas de ervilha gastas a meio do verão, não só estará a remover um pouco de terra, como essas plantas terão esgotado o solo de nutrientes.

No outono, gosto de adicionar folhas cortadas ao solo. Passe-as com o seu cortador de relva e polvilhe os canteiros para que se decomponham durante o inverno. Tenho um monte de composto para onde vão todas as outras folhas. Quando estiverem prontas, utilizarei o bolor das folhas para espalhar nos meus jardins. Para manter a saúde mesmo do melhor solo para um canteiro elevado, é essencial adicionar matéria orgânica todos os anos.

Na primavera, também altero o solo com composto, porque os níveis do solo nos meus canteiros elevados estão normalmente mais baixos devido ao peso da neve, o que os enche de novo até ao topo.

Veja também: Folhas de manjericão amarelas: 7 razões pelas quais as folhas de manjericão podem amarelar

Conselhos adicionais sobre o solo

  • Se tiver recipientes mais pequenos para encher, veja as receitas da Jessica no seu artigo sobre terra para vasos
  • É uma boa ideia fazer um teste de pH do solo de vez em quando, para que possa fazer as alterações necessárias que ajudarão as suas culturas a florescer.
  • O cultivo de culturas de cobertura é também uma óptima forma de adicionar nutrientes ao solo.
  • Se estiver a cultivar frutos silvestres, como morangos e mirtilos, que gostam de um solo mais ácido, pode comprar solo especialmente formulado para o seu cultivo, ou ajustar o nível com enxofre elementar ou sulfato de alumínio.

Procura inspiração para camas elevadas?

    Veja também: Cultivo de feijão preto: um guia da semente à colheita

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.