Cultivo de alyssum doce a partir de sementes: Adicione esta planta anual cheia de flores a canteiros elevados, jardins e vasos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar alyssum doce a partir de sementes é muito mais barato do que comprar apartamentos de mudas todos os anos - é uma daquelas plantas em que não se compra apenas uma! Adoro a versatilidade desta planta anual resistente... lobularia maritima -um membro da família das couves que é o recheio perfeito e As plantas maduras produzem uma profusão de flores delicadas que caem em cascata sobre o lado do vaso. No jardim, pode ser plantada como uma bela planta anual de cobertura do solo ou de bordadura.

As suas dezenas de pequenas flores brancas ou roxas atraem importantes insectos benéficos para o jardim.

No seu novo livro, Plant Partners: Estratégias de Plantação Companheira baseadas na ciência para a Horta As plantas podem ser utilizadas como controlo natural de pragas na horta para controlar as infestações de pulgões. As vespas parasitas e as moscas syrphid consideram o pólen e o néctar do alyssum como uma fonte de alimento saborosa. As larvas destas últimas alimentam-se de pulgões, enquanto as primeiras põem um pequeno ovo num pulgão.

O alyssum doce atrai a mosca-sírfida (também conhecida como mosca-das-flores ou mosca-dos-bolbos). As pequenas larvas da mosca-sírfida alimentam-se de pulgões, o que faz desta planta anual uma óptima companheira para a horta.

Quer seja para começar dentro de casa ou para ir para o jardim com um pacote de sementes na primavera, aqui estão algumas dicas para cultivar alyssum doce a partir de sementes.

Cultivo de alyssum doce a partir de sementes dentro de casa

Não há como errar ao escolher sementes de alyssum doce. Existem algumas variedades para escolher, mas todas são praticamente iguais, exceto a sua cor. Muitas têm flores brancas, algumas são de tons malva ou violeta, e eu até já vi flores de alyssum cor de pêssego.

Se estiver a iniciar as sementes de alyssum dentro de casa, conte cerca de seis a oito semanas a partir da última data sem geada. Pegue num tabuleiro de sementes com inserções de células cheias de uma mistura para iniciar as sementes. Eu uso um pequeno tabuleiro com uma cobertura de cúpula de humidade, que retiro depois de as sementes terem germinado. Com o alyssum, demora cerca de uma a duas semanas. Ou considere usar um tapete térmico, que pode ajudar na germinação se a sua instalaçãoestá numa sala fria.

As sementes são tão pequenas que não é necessário cobri-las com terra. Basta espalhá-las em cada célula e usar um borrifador de plantas quando regar para que as sementes não sejam lavadas. Coloque o tabuleiro sob as luzes de cultivo ou numa janela muito brilhante e quente virada para sul. Assim que as plântulas começarem a aparecer, desbaste-as suavemente para que fiquem com cerca de 15 cm de distância.

Veja também: Iluminar as zonas escuras do jardim com flores anuais para a sombra

Cultivar alyssum doce a partir de sementes é mais económico do que comprar um pacote de plugs no centro de jardinagem. Custou-me 2,50 dólares por um pacote de mais de 1.000 sementes do meu fornecedor local de sementes, William Dam. Esta variedade é a New Carpet of Snow.

Plantação de mudas de alyssum no jardim

Acrescento o alyssum doce aos bordos dos meus canteiros elevados, nos meus recipientes ornamentais, e as plântulas que sobram preenchem normalmente quaisquer outros buracos que tenha no jardim entre as minhas plantas perenes e quaisquer plantas anuais que possa ter plantado. O alyssum é fácil de cultivar e muitas vezes ainda está em flor, mesmo durante os meses de outono - as plantas são normalmente das últimas a permanecer em flor!

Uma vez estabelecido no jardim, o alyssum doce é uma planta anual resistente que tolera as primeiras geadas ligeiras do outono. É frequentemente uma das últimas plantas a florescer no meu jardim.

Quando estiver pronto para plantar as plântulas no jardim, escolha um local ensolarado e bem drenado (um pouco de sombra parcial também é bom) e adicione composto à área. Embora sejam bastante pequenas nesta altura, vai querer dar às suas plântulas de alyssum muito espaço. Plante-as com cerca de 20 a 30 cm de distância.

Adicione alyssum doce aos seus canteiros elevados

Planto sempre uma percentagem saudável de flores nos meus canteiros elevados, não só para os ramos de verão, mas também para atrair polinizadores e insectos benéficos. E para aumentar o seu interesse visual! O Alyssum não vai fazer parte dos seus vasos sazonais, mas é uma bela adição ao jardim que pode ajudar na gestão natural de pragas acima mencionada. No verão, as plantas estão sempre em alvoroço.

Por ser de crescimento baixo, não tem de se preocupar com o facto de o alyssum doce fazer sombra a qualquer coisa (algo que já me aconteceu quando não li o pacote de sementes de plantas anuais de floração mais alta). Coloque as plantas nos cantos ou entre plantas, ou mesmo na borda do seu canteiro elevado, onde podem cair em cascata sobre o lado.

A alyssum é uma planta ornamental, atrai insectos benéficos e ajuda a manter as ervas daninhas afastadas!

Veja também: Como fazer um novo jardim de canteiros elevados, passo a passo

Cultivo de alyssum doce a partir de sementes, semeando diretamente no jardim ou em vasos

Se a sua instalação de sementeira só tiver espaço para vegetais, não faz mal, pode semear diretamente sementes de alyssum no seu jardim, assim que as temperaturas aquecerem um pouco na primavera. Plante as sementes de alyssum depois de todas as ameaças de geadas fortes terem passado. Uma pequena geada ligeira não faz mal. Não precisa de fazer um buraco, basta soltar o solo e espalhar as sementes. Mantenha o solo húmido até as sementesA mangueira ou o regador podem fazer com que as sementes sejam levadas pela água (embora não se possa evitar uma boa chuva de primavera). Mas pode ser melhor humedecer ligeiramente o solo até que apareça uma plântula. Dilua as suas plantas de modo a que fiquem a cerca de 15 cm de distância uma da outra, porque elas vão espalhar-se!

As plantas de alyssum podem não parecer muito quando são mudas, mas as plantas de alyssum doce podem realmente espalhar-se. Demoram cerca de nove a 10 semanas a florescer a partir do momento em que as sementes são semeadas.

Não se assuste se as plantas ficarem dormentes durante o calor do verão, pois elas voltarão a animar-se quando as temperaturas arrefecerem perto do outono.

Se estiver a plantar um arranjo de primavera, adicione sementes de alyssum entre os bolbos e/ou flores de primavera. Quando estiver pronto para remover as plantas gastas para o seu arranjo de verão, o alyssum terá começado a encher.

O alyssum doce entra frequentemente nos meus arranjos ornamentais - muitas vezes porque tenho mais plantas do que sei o que fazer com elas!

Na minha primeira casa, um tapete de alyssum aparecia todas as primaveras se eu não arrancasse inadvertidamente as plântulas. Não limpar as plantas significava que elas voltariam a semear para mim. Portanto, deixe as suas plantas no solo este outono e veja se é recompensado com plantas na próxima primavera!

Mais flores para começar a partir de sementes

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.