Plantas anuais resistentes aos veados: opções coloridas para sol e sombra

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Aqueles de nós que têm uma população saudável de veados a visitar o quintal sabem como é difícil impedi-los de destruir o jardim. Tanto o meu quintal da frente como o das traseiras são a Central dos Veados, por isso simpatizo com outros jardineiros que enfrentam o mesmo problema. Existem muitas estratégias para jardinar com veados, incluindo a construção de uma vedação e a utilização de dissuasores em spray, mas a sua primeira linha de defesa é sempre escolherHoje, gostaria de partilhar algumas das minhas plantas anuais favoritas resistentes aos veados. Estas são plantas fiáveis para a cor do verão, mesmo no jardim mais atormentado pelos veados.

Ter um jardim exuberante e colorido onde vivem os veados é possível, se escolher plantas com resistência conhecida. Incluídas neste jardim estão as plantas anuais resistentes aos veados, como a sálvia, a flor de wishbone, a begónia, o escudo persa e a erva de fibra ótica.

Separei a minha lista de plantas anuais resistentes aos veados em duas partes: a primeira abrange as plantas anuais que adoram o sol e de que os veados não gostam, enquanto a segunda parte é constituída por plantas anuais resistentes aos veados para a sombra.

Veja também: Equipamento de jardinagem a sério para jardineiros radicais

Plantas anuais resistentes a veados para o sol

O tabaco em flor produz flores tubulares durante todo o verão.

Tabaco em flor ( Nicotiana espécies)

Se procura uma planta com um cheiro doce que vai adorar, mas que os veados não vão gostar, o tabaco em flor é a solução. Existem várias espécies, cultivares e híbridos de tabaco em flor dignos de jardim. Nicotiana alata e N. sylvestris são dois dos meus favoritos. Todas as nicotianas têm flores tubulares adoradas pelos beija-flores e, uma vez que as flores emitem a sua fragrância à noite, os principais polinizadoresMantenha esta planta fantástica afastada dos seus tomateiros, pois pode atrair as lagartixas do tomateiro e do tabaco, que podem depois pôr ovos nos seus tomates. Ainda assim, é uma planta anual resistente aos veados que vale bem a pena cultivar. Além disso, é fácil de começar a partir de sementes e não tem problemas de pragas ou doenças.

As canas ficam muito bem em vasos e canteiros e dão um toque tropical ao jardim.

Lírios de Canna ( Canna indica )

As cannas são plantas anuais resistentes aos veados e que vivem muitos anos, desde que as raízes tuberosas sejam desenterradas no outono e guardadas numa caixa de turfa para o inverno. São perenes nos climas tropicais, mas onde os Invernos são frios, cultivamos as cannas como plantas anuais. As cannas crescem bastante (até 1,5 m de altura) e têm folhas arrojadas e tropicais que fazem uma verdadeira afirmação no jardim.A folhagem pode ser verde, cor de vinho, ou mesmo listrada ou variegada. As altas hastes de flores dão cor ao jardim no final do verão.

A sálvia 'Lady in Red' é uma das minhas sálvias anuais favoritas, embora haja muitas por onde escolher. Os beija-flores também a adoram.

Salvias ( Salvia coccinea, S. farinacea, S. leucantha , etc)

As salvias são muito bonitas para os jardineiros cultivarem! Embora existam muitas espécies de salvia perenes, as variedades anuais de salvia sensíveis à geada têm uma floração mais longa. Membros da família da hortelã, todas as salvias têm um caule quadrado e a folhagem é perfumada quando esfregada entre o polegar e o indicador.As salvias anuais preferidas são a 'Lady in Red', a 'Wendy's Wish' e a sálvia mexicana (Salvia leucantha), embora haja muitas outras que adoro.

Os malmequeres em vaso oferecem resistência aos veados e flores coloridas.

Calêndula em vaso ( Calêndula (Calendula officinalis) )

As calêndulas são plantas anuais da velha guarda, resistentes aos veados, que todos os anos se instalam no meu jardim da frente. Regressam sozinhas a partir das sementes lançadas no outono anterior, o que facilita muito o meu trabalho como Chefe de Plantação. A calêndula é utilizada em muitos produtos à base de plantas e as flores são comestíveis. Florescendo em tons de laranja, amarelo, ferrugem, salmão e até rosa, existem variedades de pétala simples e dupla.alguns jardineiros consideram os malmequeres em vaso demasiado antiquados, eu vejo-os como plantas anuais perfeitas para jardins com veados; são fáceis de cuidar, produzem flores prolíficas e são óptimas flores de corte.

Os snapdragons na parte da frente deste jardim, combinados com gramíneas ornamentais e lírios canna de folhas vermelhas, constituem uma óptima plantação anual resistente aos veados.

Snapdragons ( Antirrhinum espécies)

Estas plantas anuais de floração brilhante são uma dádiva de Deus para os jardineiros com problemas de veados. As suas flores fiáveis ficam bonitas no vaso e na paisagem. Dependendo da variedade, os snapdragons crescem de 15 a 30 cm de altura. As suas flores únicas parecem pequenas cabeças de dragão que se abrem como uma mandíbula quando pressionadas de ambos os lados. Polinizadas principalmente por abelhas que podem facilmente abrir as flores,Os snapdragons são plantas anuais resistentes aos veados e que se apresentam em muitas cores. Desde o rosa, roxo e borgonha, ao vermelho, amarelo, laranja e branco, os snapdragons oferecem muita cor ao jardim.

As flores únicas e a folhagem rendilhada da nigella acrescentam textura à paisagem assolada por veados.

Amor-em-névoa ( Nigella sativa )

Uma planta doce, com folhas rendilhadas, o amor-em-névoa está no topo da minha lista das melhores plantas anuais para cultivar em jardins com veados. Embora o seu tempo de floração seja relativamente curto (apenas três ou quatro semanas), estas pequenas belezas auto-semeia-se e regressam ao meu jardim ano após ano. As vagens de sementes que produzem parecem balões pontiagudos e são um ótimo complemento para ramos de flores secas.A nigella, de cor rosa, é muito bonita mesmo quando não está em flor. As folhas delgadas e emplumadas conferem uma textura agradável ao jardim. A nigella prefere o tempo mais fresco da primavera e acaba de florescer quando chega o verão. As sementes (por vezes chamadas cominho preto) são comestíveis e têm um sabor apimentado que é frequentemente utilizado na cozinha indiana e do Médio Oriente.

Com flores coloridas, a angelónia alegra o jardim durante toda a estação.

Angelónia ( Angelonia angustifolia )

Por vezes designadas por snapdragons de verão, as flores em forma de espiga da angelónia fazem lembrar os snapdragons, mas as suas flores individuais são muito mais pequenas e têm uma forma diferente dos verdadeiros snapdragons. As angelónias florescem sem parar desde o final da primavera até ao outono, desde que a planta seja ocasionalmente cortada à cabeça. Existem muitas variedades e cultivares diferentes desta flor anual resistente aos veados,Cada uma delas oferece uma cor de flor única ou uma forma de crescimento única. Normalmente com 12 a 18 polegadas de altura, existem algumas variedades mais compactas que também chegaram recentemente ao mercado. A Angelónia fica muito bem em recipientes, bem como em canteiros de jardim.

As flores do amaranto globo são óptimas flores de corte e secam muito bem.

Amaranto globular ( Gomphrena globosa )

O amaranto globo, um dos meus favoritos de longa data, é como a líder de claque do jardim de verão. Está sempre alegre, feliz e jovial. Coberto de flores redondas e de textura nítida, estas plantas anuais resistentes aos veados são resistentes à seca e duras como unhas. Florescem durante meses, requerem muito poucos cuidados e as suas flores dão excelentes flores de corte e secas. As flores vêm em rosa quente, branco, vermelho morango,púrpura e lavanda, consoante a variedade.

A Lantana é uma planta que floresce durante todo o verão, com lindas flores que atraem borboletas e beija-flores.

Lantana ( Lantana camara )

Uma das plantas favoritas dos beija-flores, das borboletas, das abelhas e de mim, a lantana é um must-have no meu jardim de verão. Embora cultivemos esta planta resistente à geada como uma planta anual aqui na Pensilvânia, os floridianos e outros jardineiros de climas quentes conhecem-na como uma planta perene lenhosa ou mesmo como um arbusto. Os cachos de flores redondos consistem em muitas flores pequenas e tubulares que muitas vezes mudam de cor. Esta planta é fácil deSe estiver disposto a enfrentar o desafio, a lantana em vaso é fácil de hibernar numa garagem onde as temperaturas se mantenham ligeiramente acima de zero.

Com várias cores de flores, incluindo púrpura, rosa e branco, o alyssum doce é prolífico e fácil de cuidar.

A erva-doce ( Lobularia maritima )

O alyssum é uma daquelas plantas anuais resistentes aos veados que pode utilizar em praticamente qualquer lugar, incluindo em recipientes, plantações de fundação, hortas, canteiros de flores e cestos suspensos. Pequenos cachos de flores cobrem esta planta sem parar desde a primavera até ao outono. Embora o branco seja a cor mais comum, o alyssum doce também vem em roxo, lavanda, rosa e salmão.Uma vez que atinge apenas 5 ou 10 cm de altura e se desenvolve ao longo do solo, o alyssum doce é também uma bela cobertura anual do solo.

As flores azuis inchadas do ageratum dão textura ao jardim.

Ageratum ( Ageratum houstonianum )

As flores de ageratum, que se assemelham a pequenos puffs de pó, dão uma textura suave ao jardim. Embora existam muitas variedades desta planta, eu prefiro a espécie reta, que cresce bastante alto. Atinge cerca de 30 a 40 cm de altura em meados do verão e produz flores sem parar. Adoro usar flores de ageratum em bouquets. Ouvi alguns jardineiros dizerem que os veados ocasionalmenteAs flores vêm em azul claro ou escuro, roxo ou branco, dependendo da variedade.

As capuchinhas são muito apreciadas, incluindo a sua resistência aos veados e as suas flores comestíveis.

Chagas ( Tropaeolum espécies)

As suas folhas redondas e suculentas e as suas flores coloridas enchem o jardim como poucas outras plantas conseguem. As variedades rasteiras arrastam-se pelo solo, enquanto as variedades em forma de arbusto são mais compactas. As capuchinhas são fáceis de cultivar a partir de sementes semeadas diretamente no solo em meados da primavera. As flores são comestíveis e apresentam-se emtons de laranja, amarelo, vermelho e cor-de-rosa.

Para melhorar a resistência aos veados, escolha rudbeckias anuais, em vez de perenes.

O melão-preto anual ( Rudbeckia hirta )

Embora algumas espécies perenes de feijão-frade sejam vítimas dos veados no meu jardim de vez em quando, nunca me mordiscaram os meus feijões-frade anuais. As suas folhas e botões de flores cobertos de penugem e de textura espessa parecem dissuadir os veados, além de se auto-semearem e regressarem ao meu jardim todos os anos.Existem muitas variedades diferentes de plantas anuais de olhos pretos resistentes à seca que vale a pena cultivar, incluindo a "Indian Summer", a "Irish Eyes" e a "Cherokee Sunset".

O cosmos de enxofre dá um toque de cor à paisagem.

Cosmos de enxofre ( Cosmos sulphureus )

O cosmos é uma flor de corte excecional, embora a maioria dos jardineiros esteja provavelmente mais familiarizada com a espécie de folhas rendilhadas que dá flores cor-de-rosa e brancas (Cosmos bipinnatus).As sementes são colocadas diretamente no jardim em meados de maio, e a planta floresce desde o início de julho até à geada.

A cleome, ame-a ou odeie-a, é praticamente à prova de veados, mas adora deixar cair sementes por todo o lado, por isso tenha cuidado!

Veja também: Flores perenes amarelas: dê um pouco de sol ao seu jardim

Flor de aranha ( Cleome hassleriana )

Admito que não sou fã desta planta, simplesmente porque é uma auto-semeadora superprolífica que volta ao jardim como uma erva daninha. Mas conheço muitos, muitos jardineiros que adoram a flor-aranha. E, como esta é uma lista de plantas anuais resistentes a veados, ela certamente merece uma menção aqui, apesar dos meus sentimentos pessoais sobre a planta. As flores são definitivamente prolíficas e adoradas porA planta é uma grande afirmação no jardim; algumas variedades atingem 1,5 a 2 metros de altura! Procure selecções mais compactas se precisar de algo de menor estatura. As flores são rosa escuro ou claro, ou brancas.

Anuários resistentes a veados para sombra

Os caládios existem numa grande variedade de cores e variegações. Esta variedade vermelha é uma das minhas favoritas.

Caládios ( Caládio bicolor e híbridos)

Os caládios são uma planta que eu adoro. Os caládios são deslumbrantes, com uma folhagem que está entre as mais atractivas de todas as plantas anuais resistentes aos veados. Tolerantes à sombra parcial a total, os caládios produzem folhas em forma de coração numa impressionante variedade de cores e variegações. Quem precisa de flores quando se tem folhas tão espantosas? Há anos que cultivo caládios nos meus recipientes de sombra e experimento algumas variedades novasSão perenes nos climas tropicais, mas aqui no norte, cultivamo-los como plantas anuais. Desenterramos o tubérculo no outono e passamos o inverno numa caixa de turfa na garagem.

Esta flor branca Begonia boliviensis é um verdadeiro espetáculo!

Begónias ( Begónia espécies)

As begónias são muito apreciadas, pois desenvolvem-se bem à sombra, produzem flores bonitas, algumas espécies têm uma folhagem variada espantosa, são resistentes aos veados e existem numa variedade impressionante de formas, tamanhos, feitios e texturas.Todas as begónias podem ser cultivadas como plantas anuais resistentes aos veados, embora a maioria seja realmente perene se for invernada como planta de interior.

As folhas púrpura do escudo persa são orladas de um cinzento prateado.

Escudo persa ( Strobilanthes atropurpurea )

Outra planta de folhagem vistosa de que os veados não gostam, o escudo persa produz folhas roxas debruadas com um cinzento prateado. Embora tolere um pouco de sol, cultivo-o como planta de sombra em recipientes, bem como no meu jardim de sombra. Onde os invernos não significam temperaturas geladas, o escudo persa é um arbusto lenhoso, mas em climas frios, cultive-o como uma planta anual.planta com caládios vermelhos profundos nos vasos junto à minha porta das traseiras.

A Torenia é uma planta indispensável no meu jardim de sombra em cada estação.

Flor de osso da sorte ( Torenia fournieri )

A Torenia é uma daquelas plantas anuais resistentes aos veados sem a qual me recuso a jardinar. As flores do tamanho de uma unha do polegar têm uma antera em forma de fúrcula no interior, e as plantas florescem durante todo o verão. Existem variedades de rastos e variedades de aglomerados, por isso certifique-se de que escolhe a forma mais adequada para si.flores de cor amarela e púrpura que quase nos deixam de boca aberta.

Onde encontrar mais informações sobre plantas anuais resistentes aos veados

Ter um jardim bonito e colorido no território dos veados requer decisões ponderadas, mas é mais do que possível se começar por escolher as melhores plantas para o efeito.

Para obter mais informações sobre algumas das melhores plantas para jardins com veados, compre uma cópia de 50 Beautiful Deer-Resistant Plants de Ruth Rogers Clausen ou Deer-Resistant Design: Fence-free Gardens that Thrive Despite the Deer de Karen Chapman.

Encontre mais dicas de jardinagem nos seguintes artigos:

    Se tem alguma planta anual resistente aos veados para acrescentar a esta lista de favoritas, gostaríamos de a conhecer na secção de comentários abaixo.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.