Regar as plantas pelo fundo: uma técnica eficaz para regar as plantas de interior

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quando se trata de plantas de interior, a rega é uma das habilidades mais difíceis de dominar. Muito pouca água e as suas plantas morrem. Muita água e as suas plantas morrem. Não é de admirar que os pais de plantas de interior, novos e experientes, estejam preocupados com a rega. É aqui que entra a técnica de regar as plantas pelo fundo. Continue a ler para saber mais sobre os muitos benefícios de regar as plantas pelo fundo.

A rega por baixo tem muitas vantagens: em primeiro lugar, assegura uma rega constante e uniforme, mas também evita os salpicos que podem danificar a folhagem das plantas sensíveis.

O que é regar as plantas pelo fundo?

A rega de fundo é um método de rega que rega as plantas em vasos de baixo para cima. A planta é colocada num tabuleiro ou recipiente com água e absorve a água por capilaridade através dos orifícios no fundo do vaso.

Aprender a regar corretamente é uma competência essencial para cuidar das plantas. Não regue de acordo com um calendário. Em vez disso, preste atenção às suas plantas, verificando-as uma ou duas vezes por semana e regando conforme necessário. A forma mais fácil de saber se está na altura de regar é enfiar o dedo no solo para verificar a sua humidade. Se estiver seco a um centímetro de profundidade, é provável que esteja na altura de regar. É claro que os diferentes tipos de plantasOs cactos necessitam de menos água do que as plantas tropicais, por exemplo.

A rega por cima com um regador pode resultar em excesso ou falta de rega. Além disso, os salpicos de água podem acumular-se no meio de plantas como as suculentas ou causar manchas nas folhas.

As vantagens de regar as plantas pelo fundo

Há muitas vantagens em regar as plantas pelo fundo. Eis as principais razões pelas quais utilizo esta técnica para regar as minhas plantas de interior.

Rega consistente - A rega por baixo permite uma distribuição uniforme da humidade em toda a massa de solo. A rega por cima pode dar origem a pontos secos, mas isso não é um problema quando a água é lentamente absorvida a partir do fundo. Pode ter a certeza de que as suas plantas estão a receber água suficiente.

Reduzir a rega excessiva e insuficiente - A rega de fundo é uma forma eficaz de evitar tanto a rega insuficiente como a rega excessiva, uma vez que permite a saturação total do solo e a planta pode depois secar até ao nível adequado antes de voltar a regar.

Evita salpicos - Muitas plantas são sensíveis a salpicos de água nas suas folhas. E mesmo que as plantas não sejam sensíveis a folhas molhadas, pode acabar por ter manchas nas folhas devido à água dura. Se estiver a regar com um regador, evite molhar as folhas. Regar uma planta a partir do fundo elimina este problema, bem como a possibilidade de acumulação de água no meio de plantas como as suculentas ou as plantas-cobra.Isto é mau porque a água que se acumula no meio de uma planta pode provocar o seu apodrecimento.

Reduz a sujidade - Admito que sou um pouco desarrumado quando uso um regador. Tenho tendência a salpicar água sobre a planta, sobre as plantas vizinhas e, por vezes, até sobre a mesa ou prateleira. A rega de fundo reduz os salpicos e os potenciais danos nos móveis, mantendo a água num recipiente ou tabuleiro contido.

É fácil - Sim, regar as suas plantas a partir do fundo é fácil e não requer quaisquer competências especiais ou equipamento sofisticado. Mais sobre isso abaixo!

Gosto de utilizar um tabuleiro para plantas para regar muitas das minhas plantas de interior, mas não se esqueça de comprar um tabuleiro sem orifícios de drenagem.

A desvantagem de regar as plantas pelo fundo

Em termos de saúde das plantas, não há muitas desvantagens em regar as plantas a partir do fundo. No entanto, uma consideração seria que a rega contínua a partir do fundo poderia levar a uma acumulação de minerais e excesso de sais no meio de crescimento, especialmente se estiver a usar água da torneira. Isto é facilmente remediado regando ocasionalmente a partir do topo para lavar a mistura de envasamento.

Que equipamento é necessário para regar as plantas de fundo?

A boa notícia é que provavelmente não precisa de comprar nada de novo para regar as suas plantas de interior. Muitos jardineiros de interior utilizam um lavatório ou uma banheira, ou colocam as suas plantas num tabuleiro, num pires ou num recipiente grande, como uma banheira ou um saco da Rubbermaid. Certifique-se apenas de que o que utilizar não tem orifícios de drenagem (como um tabuleiro de plantas) e que pode conter vários centímetros de água.

Pode também utilizar um regador grande para encher o tabuleiro ou o recipiente de borracha. Não é fácil encher um recipiente grande num lava-loiça e depois carregá-lo para o local onde pretende instalá-lo. Normalmente acabo por espalhar água por todo o chão! Por isso, em vez disso, coloque o recipiente no local desejado e utilize um regador grande para adicionar a água. Não precisa de muita! Apenas alguns centímetros, no máximo.

Também utilizo uma outra peça de equipamento quando rego no fundo: um tabuleiro para plantas sem furos. Pode utilizá-los para ensopar as plantas, bem como para drenar os vasos depois de saírem da água. Se estiver a regar numa banheira ou num lavatório que tenha um tampão, pode puxá-lo para drenar a água. No entanto, se utilizar uma banheira ou um saco de borracha, ou outro tipo de recipiente, é útil ter um local para o excessoágua para escorrer após a demolha.

Mais uma ideia: certifique-se de que os seus vasos de plantas domésticas têm orifícios de drenagem no fundo. Se não tiverem, não pode regar as plantas no fundo.

Regar as plantas a partir do fundo é muito fácil - e bom para a planta! Pode usar um tabuleiro para plantas, um lavatório ou um recipiente grande como uma banheira de borracha.

Plantas de rega de fundo: passo a passo

Como já foi referido, este é um método de rega fácil para as plantas de interior, mas também para as ervas aromáticas cultivadas em contentores e até para as plântulas de legumes e flores.

Passo 1

Determine se as suas plantas precisam de ser regadas. Eu não rego de acordo com um calendário, mas verifico as minhas plantas duas vezes por semana para determinar se está na altura de regar. A frequência com que rega depende da espécie de planta, do tipo de solo para vaso, da estação do ano e das condições de crescimento no interior. Por isso, faz sentido basear a rega numa verificação rápida do solo e não num calendário. Para medir os níveis de humidade, toque na parte superior daSe estiver seco, é altura de regar a maioria dos tipos de plantas de interior.

Passo 2

Adicione ou deite água no fundo do recipiente, no lava-loiça ou na banheira. O nível de água depende do tamanho dos vasos que está a regar. Por exemplo, se estiver a regar no fundo um monte de vasos pequenos com 6 a 8 polegadas de diâmetro, colocarei 1 1/2 a 2 polegadas de água no recipiente. Se estiver a regar vasos maiores com 10 a 14 polegadas de diâmetro, adicionarei 3 polegadas de água ao recipiente.

Passo 3

Coloque os vasos ou jardineiras no recipiente, no lava-loiça ou na banheira. Se as suas plantas estiverem envasadas em recipientes de plástico, podem tombar e flutuar em vez de ficarem de pé na água. Para evitar que isso aconteça, utilize menos água no recipiente ou molhe a terra a partir do topo com um regador para dar um pouco de peso à planta.

Passo 4

Deixe os vasos de molho na água durante 10 a 20 minutos. Programei um temporizador no meu telemóvel. Quando a superfície superior da terra estiver húmida, é altura de os retirar. O tempo de absorção depende do tamanho do vaso e do tipo de mistura para vasos. Volte a verificar passados 10 minutos e, se verificar que a água foi toda sugada pelas plantas, adicione mais.

Passo 5

Se a rega for feita num lavatório ou numa banheira, basta puxar o tampão para escoar a água. Se estiver a utilizar um tabuleiro ou uma banheira de borracha, retire os vasos e coloque-os noutro tabuleiro durante 10 a 15 minutos.

Veja também: Como cultivar couves: dicas para plantar, prevenir pragas e colher plantas saudáveis

Uma das formas mais fáceis de regar as plantas de fundo é no lava-loiça da cozinha. Normalmente, consigo colocar 4 a 5 vasos pequenos no meu lava-loiça e a confusão é mínima.

Conselhos para regar as plantas pelo fundo

Há mais de dez anos que rego as minhas plantas por baixo e aprendi algumas dicas ao longo do caminho. Aqui estão algumas considerações a ter em conta quando se utiliza esta técnica:

  • Tipo de solo - Como já foi referido, o tipo de mistura para vasos desempenha um papel na rapidez com que a água é absorvida. Uma mistura arenosa, como a mistura para cactos, demora mais tempo a humedecer do que uma mistura leve para vasos.
  • Tamanho da panela - A rega de fundo é ideal para as plantas de pequeno e médio porte. As plantas maiores, sobretudo as que estão em vasos de barro, são pesadas e difíceis de deslocar, pelo que as rego com um regador.
  • Fertilização - Se for altura de fertilizar as suas plantas de interior (saiba mais sobre a alimentação das plantas de interior em este artigo ), pode adicionar um alimento líquido para plantas à água.
  • Materiais de drenagem - Se tiver plantas de interior com cacos de vaso ou pedras de drenagem no fundo do vaso, terá de colocar os vasos em água suficientemente profunda para atingir o nível do solo. Caso contrário, a água não será puxada para dentro do vaso.

Que plantas gostam de rega de fundo

Rego pelo fundo quase todas as minhas plantas de interior. A exceção são as minhas plantas grandes em vasos grandes e pesados. Não quero dar cabo das costas! Também rego pelo fundo quando cultivo ervas dentro de casa e começo as sementes sob as minhas luzes de cultivo. Abaixo destaquei certas plantas que respondem muito bem à rega pelo fundo.

Violetas africanas

Esta popular planta de interior é exigente no que diz respeito à rega. Em primeiro lugar, é sensível à água fria e deve ser regada com água morna ou tépida. É também uma planta perfeita para regar a partir de baixo, uma vez que os salpicos de água da rega por cima podem resultar em manchas nas folhas.

Cultivo muitas ervas culinárias dentro de casa e considero a rega de fundo uma forma eficaz de manter as plantas consistentemente regadas.

Plantas de serpentes

As plantas-cobra estão entre as minhas plantas de interior favoritas. São muito fáceis de cultivar e adaptam-se a uma grande variedade de condições de crescimento. Além disso, perdoam se eu as negligenciar ocasionalmente. Descobri que as plantas-cobra também são melhor regadas a partir de baixo. Crescem num turbilhão de folhas e se não tiver cuidado quando rega a partir de cima, a água pode salpicar e acumular-se no meio da planta.A rega de fundo é uma forma fácil de evitar este problema.

Suculentas

Estou obcecada com a minha coleção de suculentas e com a variedade de formas e cores da folhagem. Estas plantas não precisam de muita água, mas quando chega a altura de regar, rego a partir de baixo. Tal como acontece com as plantas-cobra, se regar as suculentas a partir de cima e molhar a folhagem, esta pode ficar presa nos cantos e fendas e causar apodrecimento.

Plantas de jade

Eu costumava perguntar-me porque é que as folhas das minhas plantas de jade estavam cobertas de manchas brancas. Agora sei que essas marcas eram depósitos minerais da água que salpicava a planta quando eu usava um regador para a regar. Agora que rego as minhas plantas de jade a partir de baixo, as folhas são brilhantes e verdes.

Pothos

Tal como as plantas de jade, a Pothos também pode ser propensa a manchas nas folhas devido a salpicos de água. A rega de fundo evita as manchas e assegura uma boa hidratação do solo.

Gosto de regar as plântulas de legumes, flores e ervas no fundo para evitar deslocar as sementes recém-plantadas ou danificar as plântulas jovens.

Veja também: Framboesas amarelas: como cultivar estas jóias douradas numa horta caseira

Ervas

As ervas essenciais incluem a salsa, o manjericão, o tomilho e o alecrim e as plantas precisam de humidade consistente para produzirem uma colheita abundante de folhagem saborosa. Quando chega a altura de regar as minhas ervas, coloco-as num tabuleiro com água para garantir uma humidade uniforme e consistente no solo.mais sobre o cultivo de ervas aromáticas no interior neste artigo pormenorizado.

Plântulas de legumes, flores e ervas

Eu planto muitas sementes dentro de casa e os iniciadores de sementes mais experientes sabem que as sementes acabadas de semear podem facilmente deslocar-se se forem regadas a partir de cima. Por isso, rego os meus tabuleiros de sementes a partir de baixo durante as primeiras semanas. Isto é muito fácil de fazer, pois planto as minhas sementes em pacotes de células colocados em tabuleiros 1020 sem furos. Utilizo o meu regador para adicionar água ao tabuleiro, que é depois absorvida pela mistura de envasamento.

Para mais informações sobre o cultivo de plantas no interior, não deixe de consultar estes artigos:

    Qual é a sua opinião sobre a rega de fundo das plantas?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.