Azeda vermelha: Aprenda a plantar, cultivar e colher azeda vermelha

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

A azeda vermelha é um sucesso no jardim! Esta ornamental comestível forma densos tufos de folhas verde-limão realçadas por veios vermelhos profundos. Essas folhas podem ser colhidas para dar um sabor ácido de limão a saladas, sanduíches e sopas ou usadas para fazer um saboroso pesto. A azeda também é fácil de cultivar a partir de sementes em canteiros ou recipientes para meses de folhas tenras. Continue a ler se estiver pronto para aprender comocultive esta planta perene no seu jardim.

Veja também: Como manter os esquilos fora do seu jardim

A azeda de veias vermelhas é uma planta perene resistente nas zonas 5 e superiores, formando aglomerados de tamanho médio com lindas folhas verdes e vermelhas.

O que é a azeda vermelha

A azeda vermelha, também chamada de doca sangrenta ou azeda sangrenta, é um membro da família do trigo mourisco e é cultivada pelas suas folhas comestíveis. Existem muitos tipos de azeda, incluindo a azeda de jardim, a azeda francesa e a azeda comum, mas eu prefiro a beleza e o vigor da azeda vermelha. É uma planta perene fiável nas zonas 5 a 8, mas muitas vezes sobrevive na zona 4, especialmente se houver uma ampla cobertura de neve. PodeAs plantas crescem em tufos bem arrumados que, quando maduros, têm cerca de 30 cm de altura e 30 cm de largura.

Pode ser comestível, mas não precisa de plantar azeda numa horta. Dá uma bonita orla baixa ao longo da parte da frente de um jardim de plantas perenes ou misture-a com outras folhagens ou plantas com flores em canteiros. Ou plante-a num jardim de ervas perenes. Tenho algumas plantas escondidas ao longo da orla de um dos meus canteiros elevados e são das primeiras plantas a aparecer em cada primavera. A sua tolerância ao frioCostumo transplantar uma touceira para uma das minhas estruturas frias no início do outono, para que tenhamos muitas folhas saborosas para colher no final do outono e no inverno.

Tal como os espinafres, a azeda contém ácido oxálico, que interfere com a absorção de nutrientes como o ferro e o cálcio. Pode causar ligeiras perturbações gástricas nas pessoas sensíveis. A azeda é geralmente adicionada a saladas verdes mistas e apreciada com moderação. A cozedura decompõe parte do ácido oxálico.

O arranque da azeda vermelha dentro de casa dá às plantas um avanço saudável antes de serem transferidas para o jardim.

Veja também: Podridão da extremidade da flor: Como identificar, prevenir e tratar

Como cultivar a azeda de veias vermelhas a partir de sementes

De vez em quando, vejo plântulas de azeda vermelha à venda em centros de jardinagem locais, mas geralmente pode ser difícil de obter como planta. É bastante fácil cultivar a partir de sementes, estando as plantas prontas para a colheita em menos de dois meses. Há duas formas de cultivar azeda a partir de sementes: semeando diretamente ao ar livre em canteiros de jardim ou iniciando as sementes primeiro no interior.

Sementes de sementeira direta

A sementeira direta é uma forma fácil de cultivar azedas de veias vermelhas. Plante as sementes num canteiro solarengo duas a três semanas antes da última geada da primavera. Espace-as a 5 cm de distância e enterre-as a uns escassos 25 cm de profundidade. Mantenha o solo uniformemente húmido até as sementes germinarem e as plantas terem cerca de 5 cm de altura. Nessa altura, podem ser desbastadas para 30 cm de distância. Pode replantar as plantas desbastadas numOu então, pode comer as plantas bebés.

Esta bela planta comestível é um recipiente que chama a atenção e pode ser plantada sozinha ou em conjunto com plantas anuais, como o milhão de sinos, petúnias, gerânios e gramíneas.

Semear sementes de azeda com nervuras vermelhas dentro de casa

Gosto de plantar sementes de azeda vermelha dentro de casa, sob as minhas luzes de cultivo, para dar às plântulas um bom começo. Semeio em pacotes de células colocados em tabuleiros de 1020, mas também pode usar vasos de quatro polegadas. Encha os recipientes com uma mistura de envasamento pré-umedecida de alta qualidade. Semeie as sementes a cerca de um quarto de polegada de profundidade, com duas sementes por célula ou quatro sementes num vaso de quatro polegadas de diâmetro. Cubra os tabuleiros com um plásticoUma vez germinadas as sementes, retire a cobertura para que o ar possa circular.

Mantenha o solo ligeiramente húmido e alimente-o com um fertilizante orgânico líquido diluído de sete em sete ou de dez em dez dias. Inicie o processo de endurecimento cerca de uma semana antes de pretender colocar as plântulas no jardim. Para endurecer, coloque as plântulas ao ar livre à sombra durante alguns dias, introduzindo-as gradualmente à luz ao longo de uma semana.

Como cultivar a azeda vermelha

A chave para uma colheita abundante de azeda vermelha é plantá-la no local certo. Procure um local com sol pleno a sombra parcial e um solo rico em matéria orgânica. Como uma planta perene resistente, requer poucos cuidados contínuos, mas eu gosto de regar profundamente de poucas em poucas semanas quando o tempo está quente e seco. Também pode cobrir as plantas com palha ou folhas trituradas para manter a humidade do solo.

Quando os caules das flores surgem no verão, corto-os com uma tesoura de jardinagem. Não são muito atraentes, mas os caules das flores em crescimento também atrasam a produção de novas folhas. Além disso, se as flores amadurecerem e produzirem sementes, surgem novas plantas em todo o jardim. Depois de alguns meses de calor no verão, pode reparar que as suas plantas de azeda vermelha começam a parecer um pouco esfarrapadas. É nessa altura que pego na minhaA tesoura de poda para cortar as plantas com força para forçar um novo crescimento. Não vai demorar muito para ver muitas folhas frescas e tenras a surgir.

De vez em quando, uso a minha pá de jardim favorita para desenterrar e dividir as minhas plantas para as rejuvenescer. Os pedaços podem ser replantados, mudados para um novo local ou partilhados com outros jardineiros. Em cada primavera, aplico uma nova camada de composto e um fertilizante orgânico equilibrado.

Se estiver a cultivar esta planta como uma salada verde de vida curta, pratique a plantação em sucessão desde meados da primavera até ao final do verão para garantir uma colheita contínua de folhas jovens.

A meio do verão, a azeda vermelha pode ser cortada até ao solo para favorecer o crescimento fresco e as folhas tenras.

Cultivo de azedas em recipientes

Por ser tão exuberante e bonita, a azeda vermelha é uma excelente planta de folhagem para recipientes comestíveis ou ornamentais. Certifique-se de escolher um recipiente, plantador, caixa de janela ou vaso de tecido com pelo menos 30 cm de diâmetro se plantar azeda sozinha, para que ela tenha espaço para crescer. Além disso, escolha um vaso com orifícios de drenagem para permitir que o excesso de água seja drenado.Calibrachoa, gerânios, petúnias, begónias, gramíneas e videiras de batata-doce. Colha as folhas conforme necessário e as plantas continuarão a encher-se durante todo o verão.

Como cultivar a azeda vermelha como microverde

As pequenas plantas estão prontas para serem colhidas após apenas algumas semanas e adicionam a sua cor verde e vermelha ousada a saladas e sanduíches. Utilizo um tabuleiro 1020 para cultivar microgreens, enchendo-os com cerca de 2,5 cm de uma mistura de envasamento de alta qualidade. As sementes de azeda com veias vermelhas devem ser espaçadas cerca de meia polegadaMantenha o meio de cultura sempre húmido até as sementes germinarem, dentro de cerca de uma semana. Comece a colher com tesouras de podar ervas quando as plântulas tiverem uma altura de 1,5 a 2 cm.

Desfrute de uma colheita de azedas com veias vermelhas durante todo o ano, cultivando as plantas em estruturas frias, estufas ou iniciando um tabuleiro de microgreens sob uma luz de crescimento ou numa janela ensolarada.

Conselhos de colheita

Na primavera, no verão e no outono, tenho plantas na minha horta de canteiros elevados, bem como em recipientes no meu terraço. No inverno, gosto de ter algumas plantas em estruturas de frio ou nos meus canteiros de politúnel. Há duas formas principais de colher azedas:

  1. Arrancar as folhas individualmente, se necessário. Para as saladas e para comer fresco, escolho folhas com três a quatro centímetros de comprimento, que são as mais tenras. As folhas mais velhas são mais duras e de sabor mais acentuado.
  2. Cultivar como uma cultura de "cortar e voltar a cultivar". Se precisar de um monte de azedas de uma só vez para fazer pesto ou outra receita, pode cortar as plantas até ficarem apenas alguns centímetros acima do solo, o que lhe dará uma grande colheita, mas também forçará as plantas a crescerem de novo para futuras refeições.

Adoro adicionar um punhado de folhas tenras a saladas mistas, mas a azeda vermelha também pode ser cozinhada a vapor, frita, adicionada a sanduíches e sopas, ou transformada num pesto picante.

Para mais informações sobre o cultivo de saladas verdes, não deixe de consultar estes artigos:

  • Verduras de salada invulgares para cultivar

Cultiva azedas de veias vermelhas no seu jardim?

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.