Como cultivar couves: dicas para plantar, prevenir pragas e colher plantas saudáveis

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Sou um daqueles esquisitos que adora couve. Embora faça ocasionalmente chips de couve, pesto, ou utilize as folhas jovens numa salada César de couve, como mais as folhas ao vapor ou fritas, ou em sopas. Também gosto de plantar couve nos meus recipientes ornamentais. É uma planta perfeita para dois fins, porque acrescenta uma folhagem interessante em vários tons de verde, e pode colher algumas das folhas paraÉ uma boa fonte de fibras e rica em vitamina C. Aprender a cultivar couves é bastante fácil. Infelizmente, a sua némesis, o verme da couve, pode esmagar - ou melhor, comer - todos os seus sonhos de cultivo de couves muito rapidamente. Aqui estão algumas dicas sobre como cultivar plantas de couve saudáveis.

Variedades de couve para cultivar

Existem muitas variedades diferentes deste membro super-saudável da família Brassica ( Brássicas olerácea para ser exato), que também inclui brócolos, couve-flor, couve-rábano, couve-de-bruxelas e repolho.

As minhas variedades preferidas de couve são a Vates Blue, uma variedade encaracolada. A couve encaracolada tem umas folhas maravilhosas e onduladas. Quando a utilizo, corto à volta dos caules duros e deito-os no composto. Se estiver a fritar as folhas, às vezes os caracóis ficam um pouco estaladiços, o que dá um toque crocante ao prato. Se comer as folhas cruas, colho-as quando são muito pequenas.

Esta é uma bela variedade da Renee's Garden chamada 'Green Curls'. É uma variedade de contentor, mas também a plantei no meu jardim.

A couve-galega, também conhecida como toscana ou dinossauro, tem aquelas folhas mais compridas e estreitas de aspeto enrugado. É deliciosa cozida a vapor e frita, mas também fica muito bem num jardim.

Veja também: Cultivo de espinafres em recipientes: um guia da semente à colheita

Ao procurar sementes, pode encontrar uma variedade de tons e formas de folhas, desde as veias vermelho-púrpura e as folhas verde-azuladas da Red Russian, até ao rico vermelho-púrpura da couve Redbor madura.

A couve dinossauro é uma óptima variedade para adicionar a recipientes, ou se quiser adicionar uma folhagem interessante a um jardim ornamental.

Como cultivar couves a partir de sementes

No passado, comprei mudas de couve na primavera, mas hoje em dia, cultivo a minha couve a partir de sementes. Semeio-a diretamente num dos meus canteiros elevados em março ou abril, dependendo da primavera que estamos a ter (ou seja, se o solo descongelou). A couve é tolerante ao frio e prefere temperaturas entre 13°C e 24°C. Pode semear as sementes mais próximas umas das outras se for colher folhas de couve bebé. LerO pacote de sementes deve ser lido com cuidado para determinar o tamanho das plantas maduras, para que possa determinar o espaçamento em conformidade (geralmente cerca de 45 a 60 cm [18 a 24 polegadas de distância]).

O meu suporte de luz de crescimento tem um tapete capilar e um reservatório, que rega a partir de baixo. Se as minhas sementes não forem semeadas nessa configuração, utilizo um borrifador para regar as sementes nas suas células ou pequenos vasos, para que as sementes e as jovens plântulas delicadas subsequentes não sejam lavadas.

Plântulas de couve num vaso. Estas são uma variedade de recipiente, por isso cultivei-as numa "saladeira", mas também as plantei no jardim.

Como cultivar couves a partir de transplantes

A couve em si está cheia de nutrientes, mas precisa de muitos nutrientes para crescer, especialmente azoto. Adicione uma camada de composto (cerca de cinco centímetros) à horta antes de a plantar. No outono, eu cobri os meus canteiros elevados com composto, para que estejam prontos para a sementeira e plantação no início da primavera. Quer tenha comprado mudas ou cultivado as suas próprias mudas, use um pauzinho para arrancar suavemente as suas mudas daA couve cresce à sombra parcial, mas descobri que se dá melhor com mais sol. Mantenha as suas plântulas bem regadas e esteja atento aos danos causados por pragas. Fertilize regularmente como parte da sua rotina de verão, utilizando um fertilizante orgânico.

Cultivo de couves para arranjos ornamentais

É frequente ver variedades de couves ornamentais no centro de jardinagem, especialmente no outono, para serem usadas em arranjos outonais. Gosto de cultivar a minha própria folhagem. Costumo tirar algumas couves do meu jardim para as colocar nos meus vasos. Dão uma textura bonita aos meus recipientes. Antes do inverno, volto a escavá-las no meu canteiro elevado. Foi assim que consegui a minha couve com casca, como se vê abaixo.

Este recipiente de outono sombrio apresenta uma das minhas paletas de outono favoritas. Esta plantação apresenta Vates Blue e uma variedade roxa.

Lidar com as pragas da couve

As já mencionadas minhocas da couve são a principal praga com que tenho lidado nas minhas couves. Aparentemente, as marmotas são um grupo saudável, porque a minha amiga apanhou uma a comer as suas couves num dos seus contentores elevados.

Há alguns anos, participei num especial de jardinagem da PBS chamado Cultivar a sabedoria Entre uma tomada e outra, olhei para baixo e tentei não revelar o meu horror absoluto ao ver que as folhas de couve estavam completamente cobertas de pequenos vermes da couve. Não tinha reparado porque estavam apenas na fila de plantas de couve! Felizmente, a câmara também não reparou.

Veja também: Um guia prático para a colheita de legumes

Os vermes da couve podem causar estragos num curto espaço de tempo. A Jessica apresenta algumas dicas excelentes para lidar com eles neste artigo útil. Inspeccione as mudas jovens regularmente e com cuidado, especialmente se vir pequenos pedaços de folhas a começar a desaparecer.

Os pulgões da couve também são um incómodo, especialmente quando vai colher couve e descobre que as folhas estão cobertas de insectos camuflados. Um jato forte da mangueira pode ajudar a removê-los, embora não queira comer as folhas afectadas. Também pode tentar plantar em conjunto para atrair insectos benéficos, como as joaninhas, que comem pulgões, entre outros.

Proteger as suas culturas de couves com cobertura das fileiras

Este ano, decidi cobrir um dos meus canteiros elevados com uma cobertura leve e flutuante. Quando escrevi o meu primeiro livro, Revolução dos canteiros elevados Para os canteiros elevados, acrescentei braçadeiras de conduta de 1/2 polegada aos comprimentos interiores dos canteiros que podiam acomodar tubos pex de 1/2 polegada. Este material flexível pode ser facilmente cortado com uma lâmina de xacto e forma um semicírculo perfeito que, quando inserido nas braçadeiras, cria uma mini-casa de arcos. Utilizo uma cobertura flutuante leve que deixa passar a luz do sol e a chuva.como estes à volta das bordas da cama elevada.

A minha mini estufa protege as minhas culturas de Brassica - couves, kalettes, brócolos e repolhos - dos vermes da couve.

A minha intenção inicial era utilizar este canteiro como um prolongador da estação, mas cansei-me de ver os esquilos a desenterrarem as sementes recém-plantadas e as traças das couves a virem pôr os seus ovos. Agora, o canteiro elevado protege todas as culturas de brássicas que plantei na primavera durante os meses de verão. Penso que esta será a minha forma de cultivar estas culturas daqui para a frente.Estou ansiosa por obter algumas dicas do próximo livro da Niki, Cultivo a coberto .

Plantei algumas sementes de uma nova variedade chamada Purple Moon no meu canteiro elevado de estrutura em A. Em breve havia um par de pequenas folhas em cada plântula. Até que um dia saí para regar e um verme da couve tinha desfolhado ambas as plântulas desde o dia anterior!

Como colher a couve para que continue a crescer

Tal como a alface, a couve é uma couve de cortar e voltar a cortar. Não é preciso arrancar a planta toda nem esperar que esteja "pronta". Pode continuar a colher as folhas exteriores na base do caule com uma tesoura (eu uso a minha tesoura para ervas e legumes), e a planta continuará a crescer novas folhas no centro da planta.

A couve-galega é uma deliciosa verdura para salada. E pode parecer um pouco louco massajar as suas verduras, mas posso dizer que massajar as folhas de couve-galega - especialmente as maiores - torna-as muito mais tenras e palatáveis (e penso que digeríveis) quando comidas cruas. A couve-galega também é óptima para o congelador.

Como cultivar couves - e inverná-las para uma segunda época

Muitos jardineiros cultivam a couve como uma planta anual, mas na verdade é uma planta bienal. Não me apercebi disso quando comecei a aprender a cultivar couve. Dependendo do local onde vive, a couve pode hibernar. Também não se importa com as temperaturas mais frias e, no outono, pode ter um sabor ainda mais doce depois de uma geada.

Geralmente, para invernar a couve, convém cobri-la ou plantá-la numa zona protegida. Vivendo debaixo de uma escarpa, estou numa zona um pouco protegida, por isso uma vez tive uma couve que viveu até aos três anos sem proteção invernal! As folhas morreram no outono, mas voltaram na primavera.

Há alguns anos, uma das minhas couves voltou a crescer três anos seguidos. Esta fotografia foi tirada na segunda vez que hibernou. Os caules pareciam casca de árvore! Infelizmente, na terceira primavera, uma geada forte em abril acabou com ela.

Além dos meus canteiros elevados, cultivei couves ao longo do lado do meu jardim da frente para as colheitas de inverno. O cimento proporcionou um pouco de calor e protegeu a minha cultura, mas também a cobri com uma cobertura flutuante em linha para proteção no inverno.

A minha couve hibernada no início da primavera. Estava a colher as tenras folhas jovens quando ainda havia neve no chão!

O novo crescimento abrandou consideravelmente, mas eu estava a colher couves nos dias de inverno. Depois, na primavera, a planta começou a tornar-se novamente produtiva antes de dar flores.

Se deixar a sua couve florescer, ela produzirá estas lindas flores amarelas comestíveis que as abelhas adoram!

Se não quiser esperar que as flores desabrochem, os botões não abertos sabem a brócolos. Basta arrancá-los e juntá-los a saladas e salteados. As flores também são comestíveis - atire-as para a sua salada para uma cobertura ornamental.

Os rebentos de couve, também conhecidos como couve-rábano ou napini, têm um sabor semelhante ao dos brócolos. Colha alguns para comer e deixe o resto florescer.

Como cultivar couves para guardar as sementes

Guardar sementes é uma forma muito económica de jardinar. E é uma óptima forma de guardar um sabor favorito que tenha cultivado. Assim que a couve florescer, produzirá vagens de sementes compridas. Pode deixá-las secar no jardim, mas uma pessoa que sigo no Instagram (cuja conta colocarei o link assim que me lembrar de quem é!), pendura as suas sementes para secar, como faria com um monte de ervas. Acho que vou tentar isso desta vezano!

Encontrar mais dicas de cultivo de couves

  • Como cultivar couves no interior

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.