Como cultivar rebentos de brócolos e microgreens: 6 métodos para o sucesso

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os rebentos e os microgreens são muito nutritivos e oferecem uma deliciosa crocância a sanduíches, sopas, saladas e muito mais. Ambos contêm mais nutrientes por grama do que as plantas maduras da mesma espécie. Hoje, gostaria de partilhar informações sobre como cultivar rebentos de brócolos e microgreens, embora estas informações possam ser utilizadas para cultivar rebentos comestíveis jovens de muitas espécies de plantas diferentes,São muito mais baratos do que os rebentos ou os microgreens que se compram na mercearia, além de serem divertidos de cultivar.

Os microgreens, incluindo os de rúcula, amaranto e brócolos, são saborosos e nutritivos.

Rebentos vs microgreens

Muitas vezes os termos "rebento" e "microverde" são usados indistintamente, mas tecnicamente não são a mesma coisa. Os rebentos são sementes recém germinadas. Quando os come, está a consumir a raiz inicial e o sistema inicial de rebentos da planta, juntamente com a própria semente. Os rebentos são altamente nutritivos porque contêm o "alimento" que alimenta a germinação e que foi armazenado dentro da semente.

Os microgreens, por outro lado, são constituídos apenas pelo sistema de rebentos da planta jovem. As sementes são germinadas e depois começam a crescer e a ficar verdes. Os microgreens são caules com folhas separadas do sistema radicular. São muito nutritivos porque já iniciaram o processo fotossintético e não só contêm o último alimento armazenado na semente, como também sãoNormalmente, os microgreens são colhidos pouco antes ou pouco depois de a plântula produzir o seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras.

Agora que já sabe a diferença entre rebentos e microgreens, é altura de falar sobre como cultivar rebentos de brócolos e depois continuar com o cultivo de microgreens de brócolos. Comecemos pela importância de selecionar as melhores sementes para cultivar rebentos e microgreens.

Que sementes utilizar para germinação e microgreens

Quando está a aprender a cultivar rebentos de brócolos ou microgreens, pode pensar que a sua única fonte de sementes é comprar num catálogo tradicional de sementes de legumes. Embora não haja problema em fazê-lo, é dispendioso e desnecessário. As sementes à venda nos catálogos de jardinagem destinam-se a cultivar brócolos maduros na horta. São variedades que foram criadas para terem certas características na maturidade, por issoComo não precisamos que as nossas plantas atinjam a maturidade e produzam uma cabeça de brócolos grande e de alta qualidade, não precisamos de comprar sementes que custam vários dólares por onça.

Em vez disso, as sementes de brócolos para germinar e cultivar microgreens podem ser compradas por um custo mínimo.

Concentre os seus esforços na procura de sementes biológicas para germinação de brócolos. A produção biológica é fundamental para o cultivo de rebentos e microgreens frescos, uma vez que não quer utilizar sementes que tenham sido tratadas com fungicidas. E não quer cultivar rebentos a partir de sementes cultivadas com pesticidas ou herbicidas convencionais. Pode encontrar sementes de germinação de alta qualidade em retalhistas online. Devem ter um preço muito razoável evêm em quantidades maiores do que as que se encontram num catálogo de sementes de legumes.

Agora que já sabe que sementes utilizar para cultivar rebentos de brócolos e microgreens, deixe-me apresentar-lhe 6 métodos diferentes que pode utilizar para obter colheitas contínuas.

Compre sementes biológicas de alta qualidade, embaladas especialmente para germinar.

Como cultivar rebentos de brócolos e microgreens: 6 métodos diferentes

Existem muitos métodos diferentes para cultivar rebentos de brócolos e microgreens. Alguns requerem equipamento especializado, enquanto outros não. No entanto, posso dizer que, uma vez que vai cultivar rebentos de brócolos e microgreens dentro de casa, os métodos que não utilizam solo tendem a ser mais limpos e mais fáceis do que os que requerem solo para o crescimento. Se está a pensar como cultivar rebentos de brócolos sem solo eparece bom demais para ser verdade, continue a ler - tenho muitas dicas e sugestões excelentes abaixo!

Cultivo de rebentos de brócolos em frascos

Vou começar por lhe falar de uma das formas mais fáceis de cultivar alimentos dentro de casa. A germinação é um processo simples que não requer nada mais do que boas sementes e algum equipamento do dia a dia. Tudo o que precisa é de um frasco de vidro limpo, do tamanho de um quarto, com uma tampa e uma base de malha especial para germinação que pode comprar para o efeito, ou um pedaço de tela de janela ou pano de algodão com um elástico. Também pode comprarSe quiser ser um pouco mais sofisticado, invista num cubo de germinação com 2 ou 3 níveis.

Assim que tiver as suas sementes e o frasco de germinação, eis como cultivar rebentos de brócolos:

1. higienize as sementes mergulhando 2 colheres de sopa de sementes num copo de água e 2 colheres de sopa de vinagre de cidra de maçã. deixe-as de molho durante 10 minutos, depois escorra-as e passe-as por água limpa.

2) Colocar as sementes no frasco e encher com água até cobrir as sementes. Colocar a tampa, o pano ou a tela sobre a boca do frasco e deixar as sementes de molho durante a noite.

3) De manhã, escorra o frasco e coloque-o de lado no balcão. Todos os dias, lave as sementes com água fresca duas vezes por dia e depois escorra o frasco.

4) As sementes germinam poucos dias depois e podem ser consumidas em qualquer altura, mas eu gosto de esperar que fiquem ligeiramente verdes para as utilizar.

5. para uma colheita contínua de rebentos, mantenha vários frascos a funcionar ao mesmo tempo, iniciando um novo frasco de poucos em poucos dias. Embora esteja a falar especificamente sobre como cultivar rebentos de brócolos, também pode utilizar este método para germinar amaranto, couve, couve-galega, alfafa, feijão-mungo, lentilhas e outras sementes.

Os frascos de germinação são uma óptima maneira de cultivar todos os tipos diferentes de rebentos, incluindo brócolos, alfafa, rabanete, feijão mungo e muito mais.

Veja também: Prevenir a broca da abóbora de forma biológica

Como cultivar microgreens de brócolos no solo

Se quiser cultivar microgreens de brócolos em vez de rebentos, plantar as sementes no solo é uma forma de o fazer, embora possa ser bastante confuso. Só precisa de algumas peças de equipamento para o fazer.

  • Terra orgânica para vasos ou terra para vasos à base de coco
  • Um plano sem orifícios de drenagem (também adoro este tabuleiro compartimentado que me permite cultivar 8 tipos de microgreens de cada vez). Outros recipientes também funcionam bem, incluindo recipientes de take-away, vasos de plantas e recipientes vazios de iogurte.
  • Luzes de cultivo ou luz solar (ver abaixo para mais informações sobre iluminação)

Passos para o cultivo de microgreens de brócolos no solo:

1) Comece por encher o prato ou o recipiente com terra para vasos até um centímetro da borda superior.

2) Em seguida, semeie as sementes muito densamente. Algumas colheres de sopa de sementes de brócolos por planta. Como os microgreens de brócolos são colhidos muito jovens, não precisam de muito espaço para crescer.

3) Cobrir as sementes com uma ligeira camada de terra para vasos e regar bem.

4) Coloca o tabuleiro sob luzes de cultivo ou num parapeito de uma janela ensolarada (ver a secção sobre iluminação abaixo). Podes manter os tabuleiros num local escuro se quiseres, mas não é necessário.

5) Mantenha o solo bem regado, mas lembre-se de que não existem orifícios de drenagem no fundo do tabuleiro, pelo que é muito fácil regar em excesso. Não exagere, pois o resultado pode ser bolor.

6) Os microgreens de brócolos e outras variedades estão prontos a ser colhidos logo que desenvolvem o seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras.

Não reutilize a terra para vasos para cultivar mais microgreens, uma vez que ficará sem nutrientes. Esvazie o tabuleiro e volte a encher com terra fresca para cultivar a sua próxima ronda.

Cultivar microgreens no solo é fácil. Pode utilizar plantas de viveiro, vasos ou mesmo sacos de cultivo de tecido para o efeito.

Como cultivar microgreens de brócolos com um tapete de cultivo

Na minha opinião, a maneira mais fácil de cultivar microgreens é usar um tapete de cultivo em vez de terra. É limpo, fácil de usar e os tapetes podem ser reutilizados muitas vezes. No entanto, é necessário algum equipamento especial, nomeadamente o próprio tapete de cultivo.

Os tapetes de cultivo microverdes podem ser feitos de vários materiais diferentes, todos eles funcionam bem, embora alguns exijam uma rega mais frequente do que outros. Os meus favoritos incluem:

  • Esteiras de cultivo de cânhamo (gosto desta biodegradável ou desta almofada de cultivo de cânhamo)
  • Tapetes de cultivo em juta (este é um dos meus favoritos)
  • Tapetes de cultivo de microverdes em feltro (o meu favorito em feltro vem num rolo fácil de usar)
  • Almofadas de fibra de madeira para cultivo (gosto desta e desta que é dimensionada para caber perfeitamente num apartamento)

Conheço pessoas que usam papel-toalha como tapete de cultivo, mas acho que secam demasiado depressa. Para cultivar microgreens de brócolos, bem como muitas outras variedades, num tapete, vai precisar de flats de viveiro sem orifícios de drenagem, o tapete e sementes. É tudo.

Esteiras de cultivo como estas são óptimas para cultivar rebentos e microgreens sem usar terra.

Como cultivar microgreens em tapetes de cultivo:

1) Comece por cortar o tapete de forma a caber no fundo do plano. Salte este passo se o tapete já estiver dimensionado para caber.

2) Em seguida, mergulhe o tapete em água durante várias horas, independentemente do material de que é feito. Mergulhe também as sementes em água durante algumas horas, enquanto o tapete está de molho.

3) Escorrer o excesso de água do prato.

4) Espalhe as sementes embebidas na parte superior do tapete, não é necessário cobri-las com nada.

5) Coloca o tapete de cultivo debaixo de luzes ou num parapeito de uma janela solarenga. Mantém-no bem regado e não deixes o tapete secar.

6) Em poucos dias, as suas sementes de brócolos microverdes vão germinar e crescer.

Este tabuleiro segmentado para microverduras permite-lhe cultivar várias variedades ao mesmo tempo utilizando esteiras de cultivo.

Veja este vídeo para obter instruções passo a passo sobre como cultivar microgreens num tapete de cultivo.

Como cultivar microgreens de brócolos em aparas de madeira

Outra opção é cultivar microgreens de brócolos em aparas de madeira, ou "confetti". Estas são um pouco mais sujas do que os tapetes de cultivo e não podem ser reutilizadas, mas são sustentáveis e compostáveis. Pode comprar aparas de madeira numa loja de rações que são utilizadas para camas de animais (certifique-se de que são de tamanho fino, não aparas grandes), ou melhor ainda, comprar aparas de madeira feitas especificamente para o cultivomicrogreens.

Siga os mesmos passos do cultivo de rebentos no solo, mas utilize os "confettis" de madeira para encher o plano em vez de solo. Recomendo que mergulhe as aparas em água durante algumas horas antes de encher o plano. As aparas de madeira retêm uma quantidade surpreendente de humidade, pelo que não precisam de ser regadas com tanta frequência como o solo.

Como cultivar rebentos de brócolos ou microgreens em papel de cultivo

Outra forma limpa e fácil de cultivar microgreens é em papel de cultivo. Este papel foi concebido para reter a humidade. Pode ter pequenos sulcos para manter a semente no lugar ou pode ser liso, como o papel normal. De qualquer forma, o papel de cultivo é uma óptima forma de cultivar microgreens e rebentos. Pode comprar papel de cultivo aqui. A maioria é dimensionada para caber num tabuleiro de viveiro normal.

Passos para o cultivo de rebentos ou microgreens em papéis de cultivo:

1. coloque o papel na parte inferior de um tabuleiro.

2) Mergulhar o papel em água durante algumas horas. Mergulhar ao mesmo tempo 2 colheres de sopa de sementes num copo de água.

3) Escorra o excesso de água do tabuleiro.

4) Espalhar as sementes sobre o papel, sem necessidade de as cobrir com nada.

5) Certifique-se de que o papel se mantém constantemente húmido, adicionando água ao tabuleiro sempre que necessário.

Se quiser colher os brócolos como rebentos, pode raspá-los do papel logo após a germinação. Se quiser colher como microgreens, deixe as plântulas crescerem durante uma ou duas semanas antes de cortar os rebentos.

Estas sementes de brócolos estão prontas a germinar num tapete de germinação de papel estriado.

Utilizar um kit para cultivar microgreens

A sua última opção quando pensa em como cultivar rebentos de brócolos e microgreens é utilizar um kit comercial. Opte por um tabuleiro de germinação de sementes como este ou use um kit extravagante (e super fácil!) utilizando um kit como este que tem as sementes já embutidas no tapete de cultivo. Tão simples!

Os kits de germinação são fáceis de utilizar e as versões em camadas permitem-lhe cultivar vários tipos de rebentos ao mesmo tempo.

Veja também: Como endurecer as plântulas

A melhor iluminação para o cultivo de microgreens

Como mencionei acima, a maioria dos microgreens cresce bem num parapeito de janela ensolarado. Uma janela virada para leste ou oeste é melhor durante a primavera, verão e outono. No entanto, se quiser cultivar microgreens no inverno, sugiro uma janela virada para sul ou a utilização de luzes de cultivo para garantir que as suas plântulas em germinação recebem luz suficiente para ficarem verdes.

Não precisa de gastar muito dinheiro numa lâmpada de cultivo sofisticada. Adoro esta opção de pescoço de ganso ou esta lâmpada de cultivo de mesa, que tem o tamanho ideal para um único tabuleiro. As lâmpadas de cultivo de tubo simples também funcionam muito bem, embora uma luminária de loja equipada com tubos fluorescentes seja a opção mais económica de todas. Porque os microgreens são colhidos muito jovens e não precisa deles para produzir floresou crescimento intenso da folhagem, as lâmpadas fluorescentes funcionam perfeitamente e são uma opção muito económica.

Se optar por utilizar luzes de cultivo, deixe-as ligadas durante 16 a 18 horas por dia. Um temporizador automático é um verdadeiro salva-vidas, uma vez que liga e desliga as luzes todos os dias, conforme necessário. Mantenha o tabuleiro cerca de 5 a 10 cm abaixo das luzes. Se estiver mais afastado, verá que as plântulas se esticam para a luz e não ficam tão verdes.

Utilize luzes de cultivo para uma produção fácil de microverduras dentro de casa se não tiver uma janela com sol disponível.

Utilização de um tapete térmico para acelerar o crescimento de microverdes

Se quiser acelerar o processo, opte por colocar um tapete térmico para plântulas por baixo do tabuleiro das sementes. Estes tapetes impermeáveis foram concebidos para o arranque de sementes, mas também são óptimos para o cultivo de microverduras. Aumentam a temperatura do solo cerca de 10 graus acima da temperatura ambiente, criando um ambiente perfeito para uma germinação rápida. Os tapetes térmicos para plântulas são baratos e duram anos. Eu tenhoquatro destes tapetes térmicos para plântulas, para que possa utilizá-los para germinar e iniciar as sementes ao mesmo tempo.

As sementes e os rebentos crescem muito mais depressa quando se utiliza um tapete térmico para plântulas por baixo do plano de cultivo ou do recipiente.

Colheita de rebentos de brócolos e microgreens

Se estiver a cultivar rebentos de brócolos, estes estão prontos a comer logo após a germinação. Mas, se estiver a cultivar microgreens, deixe as plântulas crescerem até formarem as suas primeiras folhas verdadeiras (ver acima). Depois, utilize uma tesoura afiada ou uma podadora de micro pontas para fazer a sua colheita. Passe-as por água fria corrente e desfrute. Para uma conservação mais longa, não passe as microgreens colhidas por água.Em vez disso, embale-as num saco de plástico com fecho de correr e coloque-as no frigorífico, onde durarão 4 ou 5 dias. Enxagúe-as imediatamente antes de as comer.

Óptimos livros sobre o cultivo de rebentos e microverdes:

Microgreens

Jardim Microgreen

Microgreens: Um guia para cultivar verduras repletas de nutrientes

Saladas de interior durante todo o ano

Para mais informações sobre o cultivo de alimentos dentro de casa e durante o inverno, consulte os seguintes artigos:

Cultivo em estufa de inverno

8 legumes para as colheitas de inverno

3 formas de cultivar legumes no inverno

Microgreens de girassol comestíveis

As melhores ervas para um peitoril de janela de cozinha

Já cultivou microverduras ou rebentos antes? Conte-nos a sua experiência na secção de comentários abaixo.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.