Poda de mirtilos: instruções passo a passo

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Para os produtores de mirtilos de quintal, o inverno significa que está na altura de partir a tesoura de poda e a serra de dobrar. A poda dos mirtilos é uma tarefa que deve ser realizada anualmente, quando as plantas estão em estado de dormência. Intimamente ligada à produção das colheitas, à saúde das plantas e à qualidade dos frutos, a poda demasiado agressiva - ou não suficientemente agressiva - tem impacto no desempenho do seu mirtilo.

Os arbustos de mirtilo bem podados são saudáveis e produtivos.

Razões para podar os mirtilos

A poda dos mirtilos é uma tarefa essencial no inverno por várias razões.

  • A poda correcta mantém um hábito de crescimento aberto, o que melhora a circulação do ar, abre o centro da planta à luz solar e reduz as doenças.
  • A poda anual mantém a produtividade, favorecendo o crescimento de novos caules frutíferos.
  • A poda elimina os ramos mortos ou danificados.
  • A poda aumenta a qualidade dos frutos porque o arbusto é capaz de colocar mais energia na produção de frutos e não mais folhas.

O objetivo de uma boa poda de mirtilos é remover o crescimento antigo suficiente para incentivar a produção de novos frutos e fazê-lo sem afetar negativamente a produção de bagas para a estação seguinte.

Os arbustos de mirtilo corretamente podados produzem frutos de melhor qualidade. A baga de cima é de uma planta demasiado crescida, enquanto as quatro de baixo são de um arbusto que é podado anualmente.

Quando podar os mirtilos

Tal como acontece com a maioria das outras árvores e arbustos frutíferos, a poda do mirtilo é efectuada em meados ou no final do inverno, pois nessa altura é fácil ver melhor a estrutura da planta e discernir os ramos a remover. No inverno, os ramos velhos têm um aspeto muito diferente dos novos em termos de cor e textura (ver fotos abaixo). Além disso, a poda em período de dormência causa menos stress à planta, uma vez que o arbusto não se encontra num estado de crescimento ativo e não é removida a folhagem produtora de hidratos de carbono.

Veja também: Fazer um plano para apoiar as minhas peónias

É fácil distinguir um ramo de mirtilo velho de um novo: os ramos mais novos são maleáveis e de cor escura, ao passo que os ramos velhos são de casca rugosa e de cor mais clara.

As regiões onde os mirtilos crescem bem são as que têm uma estação de dormência de dezembro a princípios de março. Os arbustos de mirtilo são extremamente resistentes. Algumas variedades sobrevivem até aos -35 graus F. De facto, os mirtilos precisam de um determinado número de horas abaixo dos 45 graus F (chamadas horas de frio) para que os seus botões florais se abram e produzam bagas. Sem um tempo frio suficiente, os mirtilos não produzem frutos.

Cada tipo e variedade de mirtilo tem um número ligeiramente diferente de horas de frio necessárias. As variedades de mirtilo de baixo frio requerem 200-800 horas de frio e são melhores para as regiões do sul. As selecções de alto frio precisam de 800-1000 horas e são ideais para o norte. Ao comprar plantas de mirtilo, escolha uma variedade adequada à sua região.

O final do inverno é a melhor altura para podar os mirtilos. Lembre-se que são arbustos muito resistentes que se dão melhor em climas frios. Esta planta precisa muito de ser podada.

A poda dos mirtilos pode ser efectuada já no final de dezembro. No entanto, recomendo que se espere até finais de fevereiro ou princípios de março para realizar esta tarefa. Poderá podar os caules que sofreram ferimentos ou quebras devido às fortes nevadas do inverno. Além disso, a probabilidade de ferimentos invernais já passou em grande parte.

Os diferentes tipos de mirtilos e as suas necessidades de poda

Existem muitos tipos diferentes de mirtilos, incluindo os de arbusto alto, arbusto baixo, olho de coelho e muitos híbridos variados. No norte, as variedades "meio-alto" estão entre as mais populares. São o resultado da hibridação de tipos de arbusto alto e arbusto baixo, e são uma óptima opção para a maioria dos quintais. Crescem 3 a 4 pés em altura e perímetro, e dão muitos frutos. Os jardineiros do sul devemoptar por mirtilos "Rabbit eye", uma vez que são mais tolerantes ao calor e necessitam de menos horas de frio.

Não se esqueça de que precisa de, pelo menos, duas variedades diferentes de mirtilos para obter frutos. A maioria das variedades precisa de um parceiro de polinização cruzada (as variedades listadas no artigo aqui ligado, no entanto, são auto-férteis). Os mirtilos são polinizados principalmente pelos nossos abelhões nativos, porque as vibrações que estas grandes abelhas geram são necessárias para soltar e transferir o pólen na forma de sinoflores de mirtilos.

Independentemente do tipo de mirtilos que cultiva, a tarefa de podar os mirtilos é a mesma.

Em breve, estas flores de mirtilo estarão abertas e prontas para serem polinizadas com outra variedade. As abelhas são os polinizadores para este trabalho.

Conselhos para a poda dos mirtilos

A forma de podar os mirtilos depende do facto de a planta ser nova e relativamente jovem ou velha e crescida demais. Abaixo encontrará instruções de poda de mirtilos passo a passo para ambas as situações. No entanto, gostaria de partilhar primeiro alguns pontos-chave sobre a poda de mirtilos.

  1. Nunca se deve cortar os mirtilos e transformá-los numa almôndega. Os seus botões de frutificação estão situados nos 2 a 3 centímetros mais exteriores do caule. A tosquia das plantas elimina todos os botões de flores.
  2. Se não podar corretamente os seus arbustos de mirtilos, os ramos existentes envelhecerão, mas não se formarão novos ramos produtores de frutos. Os arbustos de mirtilo mais velhos e não podados tendem a produzir mais folhas do que bagas, e quaisquer bagas que sejam produzidas são pequenas e produzidas apenas nos caules mais exteriores.
  3. Certifique-se de que utiliza equipamento de poda limpo e afiado. Para evitar a propagação de doenças, desinfecte todo o equipamento de poda antes de passar de um arbusto para outro. Eu utilizo um spray desinfetante especial para podas que não deixa o equipamento encardido ou enferrujado, mas também pode mergulhar as suas ferramentas numa solução de lixívia a 10% ou utilizar o spray Lysol.
  4. Os mirtilos produzem as suas flores em madeira velha, o que significa que os botões para a colheita de bagas de cada ano são formados durante o verão e o outono da estação anterior. Proteja os seus arbustos de mirtilo dos veados durante o inverno ou estes podem arrancar todos os botões dos caules.

Os botões de frutificação do mirtilo encontram-se nos 2 a 3 centímetros mais exteriores dos caules. Nunca corte as plantas de mirtilo ou estará a cortar as flores.

Poda de mirtilos passo a passo

Passo 1:

Recue e avalie os seus arbustos de mirtilo, um de cada vez. Comece por cortar os ramos mortos ou danificados. Corte estes caules até ao ponto em que se juntam a um ramo mais grosso. Não deixe um cepo, pois serve de porta de entrada para doenças. Se todo o ramo estiver morto, corte-o até ao solo.

Em primeiro lugar, podar os ramos mortos ou danificados, utilizando uma tesoura de poda limpa e afiada.

Passo 2:

Depois de retirados os caules danificados, cortar os ramos cruzados, nomeadamente os que roçam uns nos outros. Após a poda, o objetivo é obter uma estrutura aberta, sem ramos cruzados. Corte os ramos cruzados até à base da planta.

Não se esqueça de eliminar também os ramos cruzados ou que roçam uns nos outros, cortando-os até ao solo.

Veja também: Com que frequência se regam os tomateiros: Em jardins, vasos e fardos de palha

Passo 3:

Para os jovens arbustos de mirtilo ou para os que foram podados corretamente no passado: Corte um terço dos ramos remanescentes até ao solo, escolhendo os mais velhos e mais grossos para remoção. Isto estimula o aparecimento de novos caules produtivos a partir das raízes. Sim, isto significa cortar 1 em cada 3 ramos até ao solo para estimular o aparecimento de novos caules a partir das raízes. Faça isto todos os Invernos e terá sempre uma excelente produção de mirtilos.

Remova um terço dos caules de cada planta de mirtilo todos os anos, escolhendo os ramos mais velhos para remoção, o que encoraja o crescimento novo e produtivo a emergir da base.

Para plantas de mirtilo maduras não podadas e demasiado crescidas: Efectue uma poda de renovação cuidadosa para favorecer a produção de novos caules, cortando metade dos ramos até ao solo. Corte sempre os mais velhos e mais grossos, para forçar o crescimento de novos caules a partir das raízes. Quando um ramo tem sete ou oito anos, a produção é muito reduzida. Se não retirar os ramos velhos, a planta não consegue gerar caules novos e mais produtivos.

Durante os dois ou três anos seguintes, retire os ramos mais velhos, alguns de cada vez, até restarem apenas os novos ramos. A planta continua a produzir uma colheita moderada enquanto o arbusto está a ser lentamente rejuvenescido. Os arbustos muito podados e demasiado crescidos demoram alguns anos a recuperar, mas os seus esforços compensam a longo prazo com muitos anos de excelente produção depois de as plantas serempoda regular.

Para rejuvenescer os mirtilos velhos e crescidos, é necessário cortar os ramos mais velhos até ao solo, o que permite iniciar novos rebentos a partir da raiz.

A poda dos mirtilos é emocional

Não há dúvida de que a poda de mirtilos é um trabalho emocionalmente desgastante. É particularmente difícil ver todos os botões a serem cortados. Mas não se sinta culpado por remover ramos com potencial para dar frutos. Se o seu objetivo é aumentar a produtividade a longo prazo do seu mirtilo e fazer crescer frutos maiores, então a poda adequada é uma obrigação. Tenha apenas algum vinho à mão para depois do trabalho estar concluído!

A poda dos mirtilos é uma tarefa anual, marque no seu calendário para não se esquecer!

Após a poda, os arbustos de mirtilo têm um hábito aberto e menos caules velhos e lenhosos...

Fertilização pós poda

Quando a primavera chegar, eis como fertilizar os arbustos de mirtilo podados para ajustar o pH do solo ou adicionar um fertilizante granular orgânico específico para ácidos, como o HollyTone. Depois, aplique uma cobertura morta nos arbustos com um a dois centímetros de palha de pinheiro, casca de madeira dura triturada ou folhas trituradas. Não aplique demasiada cobertura morta. Os mirtilos têm sistemas radiculares fibrosos e pouco profundos que se ressentem de camadas espessas de cobertura morta.

Se seguir estas instruções de poda de mirtilos, terá plantas produtivas durante muitos anos!

Para mais informações sobre o cultivo de fruta no quintal, consulte estes artigos:

    Cultiva mirtilos e quais são as suas variedades preferidas?

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.