Como colher orégãos para utilização fresca e seca

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Os orégãos estão entre as ervas mais populares que os jardineiros domésticos podem cultivar. Desde pizzas e saladas a massas e sopas, esta erva saborosa é utilizada em muitos pratos e receitas. Comprar folhas de orégãos secas e esmagadas na mercearia é surpreendentemente caro, especialmente tendo em conta a facilidade com que a planta é cultivada e colhida. Este artigo partilha informações sobre como colher orégãos para uso fresco epara secar, bem como dicas para o cultivar com sucesso.

O orégão é uma erva perene que é fácil de cultivar e colher, mesmo para jardineiros principiantes.

Conhecer os orégãos

Tal como o tomilho - outra erva popular nativa do Mediterrâneo - os orégãos ( Origanum vulgare Ao contrário das ervas anuais tenras, como o manjericão, os orégãos regressam ao jardim ano após ano, crescendo frequentemente a cada estação que passa. Existem algumas variedades diferentes de orégãos, incluindo o orégão grego ( Origanum vulgare var. hirtum ), orégãos dourados ( Origanum vulgare var. aureo ), e um primo próximo, a manjerona doce ( Origanum marjorana No entanto, ao contrário dos orégãos normais, a manjerona doce não é resistente ao inverno em climas frios. O sabor dos orégãos é muito caraterístico, o que torna quase impossível a sua substituição nas receitas.

A parte da planta de orégãos que normalmente comemos são as folhas, embora os caules e os botões de flores também sejam por vezes consumidos. Os orégãos são principalmente consumidos secos, mas as folhas frescas de orégãos também têm um sabor maravilhoso.

Os orégãos podem ser apreciados frescos ou secos. Saber quando e como colher os orégãos é a chave para o seu sucesso.

Como colher os orégãos na altura certa

Para obter a experiência mais saborosa, é necessário saber como colher orégãos e quando fazê-lo. A melhor altura do dia para colher orégãos é de manhã, depois de o orvalho ter secado, mas enquanto as folhas ainda estão cheias de humidade. A colheita numa tarde quente, seca e solarenga pode traduzir-se num sabor mais intenso (e por vezes ligeiramente amargo). Mesmo que planeie secar as folhas, colha asos caules enquanto estiverem erectos e firmes, e não quando estiverem murchos ou sob stress hídrico.

Os orégãos são melhor colhidos na primavera e no início do verão, antes de as flores se formarem. Depois da floração, o sabor muda e acho que não é tão bom. Pode fazer várias colheitas da mesma planta utilizando um ou ambos os métodos descritos abaixo, dependendo se pretende desfrutar dos seus orégãos frescos ou secá-los para utilização futura.

A planta deve ser saudável e verde, com folhas e nódulos de crescimento robustos. Deve haver vários conjuntos de folhas em cada caule, mas não deve haver botões de flores totalmente desenvolvidos nas pontas dos caules. Os rebentos tenros têm o melhor sabor. Além disso, a planta rebrota facilmente após o corte se as colheitas forem feitas mais cedo na estação.

Veja também: Lista de dicas de jardinagem em contentores: Conselhos para o ajudar a ter sucesso

A melhor altura para colher orégãos é na primavera, mais ou menos na mesma altura em que as plantas de cebolinho estão em flor.

As melhores ferramentas para a colheita de orégãos

Uma vez que os caules que está a colher são macios e herbáceos, não precisa de nenhuma ferramenta sofisticada para o fazer. Eu uso uma tesoura para ervas, mas uma tesoura de jardim ou mesmo uma tesoura de cozinha ou uma faca funcionariam bem. Se tiver uma grande quantidade de orégãos para colher, um par de tesouras de podar de lâmina comprida faz o trabalho muito mais depressa.

Como colher orégãos para utilização fresca

O novo crescimento das plantas de orégãos é surpreendentemente prolífico, especialmente numa planta já estabelecida, e a principal diferença está na quantidade de erva que se corta da planta. Para uso fresco, vai querer pontas tenras de raminhos de orégãos que são ricas em óleos essenciais e oferecem o sabor mais intenso.Quando as folhas estão secas, o sabor concentra-se, pelo que a utilização de orégãos frescos significa que o sabor é muito mais subtil. As pontas jovens e frescas são as que deve colher para utilização fresca.

Os orégãos frescos colhidos não duram muito tempo, por isso corte apenas a quantidade necessária para a receita do dia. Utilize a sua ferramenta de corte ou mesmo o polegar e o indicador para beliscar ou cortar as pontas dos caules frescos. Os primeiros 5 a 10 cm de cada caule oferecem o melhor sabor para utilização fresca.

Enxagúe os caules dos orégãos depois de os trazer para dentro de casa e, em seguida, retire o máximo de humidade possível utilizando uma centrifugadora de salada. Embora seja melhor desfrutar dos orégãos frescos imediatamente após a colheita, se tiver de os conservar durante um ou dois dias, guarde-os no frigorífico num saco de plástico com uma toalha de papel ligeiramente húmida.

Se estiver a colher para comer fresco, corte apenas a quantidade de orégãos que pode utilizar nesse dia.

Como colher orégãos para secar

Se planeia secar a sua colheita de orégãos, pode ser muito mais agressivo na quantidade de folhagem que retira de cada planta. Não seja tímido. Quanto maior for a colheita, mais orégãos terá para receitas durante todo o ano. Os orégãos são resistentes. Mesmo que retire todos os caules da planta, esta voltará a crescer sem qualquer problema.

Eis como colher orégãos para secar: Pegue num feixe de 12 a 15 caules de orégãos e segure-os com uma mão enquanto utiliza a ferramenta de corte para os separar da planta. Não vá até à base da planta. Deixe alguns centímetros de restolho para trás (vai crescer rapidamente, prometo). Depois de ter um monte de caules cortados, pode envolver a sua base num elástico se tencionarpendure-os ou coloque-os soltos num tabuleiro ou num cesto de colheita ou numa tigela se for secá-los num forno ou num desidratador de alimentos.

Veja também: Bolbos de flores invulgares para o seu jardim e como os plantar

Repita este processo tantas vezes quantas forem necessárias, retirando feixes de molas de orégãos até colher a quantidade que desejar. Como já foi referido, pode colher toda a planta desta forma para secar, ou pode colher apenas uma pequena parte da planta. De qualquer forma, a sua planta não sofrerá.

Enfeixo os meus orégãos para os secar à medida que os vou colhendo. Mantenho elásticos à volta do pulso e enrolo cada feixe logo após o corte.

Como colher orégãos para várias colheitas

Faço várias colheitas dos meus orégãos. A primeira é feita cerca de 4 a 6 semanas após a última geada da primavera. A segunda é feita cerca de 6 semanas depois. Por vezes, colho a planta inteira na primeira vez e, na segunda, apenas uma parte dos caules. Noutros anos, faço o contrário. Na verdade, não importa. Desde que a planta esteja situada num localluz direta do sol, ela cresce facilmente e continua a sua atividade normal durante o resto da estação de crescimento.

As flores dos orégãos são bonitas e apreciadas por muitos polinizadores diferentes. Certifique-se de que colhe os seus orégãos antes de a planta florescer.

O meu orégão volta a crescer depois da colheita?

Um dos receios que muitos jardineiros têm quando se trata de saber como colher orégãos é a preocupação de estarem a cortar demasiado da planta de uma só vez. Independentemente da quantidade que tirar, prometo que não há razão para se preocupar. Os orégãos são plantas extremamente prolíficas e resistentes, e mesmo que corte a planta toda até ao chão na primavera (como eu faço todos os anos), elavoltará a aparecer dentro de algumas semanas e será tão bonito e prolífico como sempre.

O único aspeto negativo da colheita é um atraso na floração. Uma vez que está a remover o conjunto inicial de botões de flores em desenvolvimento quando está a colher os rebentos, a planta terá de desenvolver outro conjunto quando voltar a crescer. Isto não impede a planta de florescer, mas atrasa-a. Se é um apicultor que precisa de uma fonte de néctar mais cedo para as suas abelhas, então colher a planta inteira pode não serMas se for um jardineiro comum, sem colmeias com que se preocupar, isso não deve ser uma preocupação quando se pensa em como colher orégãos.

O orégão é uma planta resistente, por muito que se colha, volta a crescer rapidamente.

Cuidados a ter com uma planta de orégãos depois de colhida

Depois de fazer a sua colheita, pode dar à planta uma fertilização ligeira e cobri-la com composto, se sentir necessidade de a cuidar um pouco. Isto não é algo que eu faça para as minhas plantas, mas não há mal nenhum nisso. Utilize um fertilizante orgânico granulado a metade da taxa indicada no saco. Não exagere. A última coisa que quer fazer é promover um crescimento muito tenro e suculento que convida aOs orégãos são óptimos para a plantação companheira, uma vez que atraem muitas abelhas nativas pequenas e outros insectos benéficos como os escaravelhos soldados, vespas parasitas, crisopídeos e joaninhas.

O orégão é originário da região mediterrânica e prefere solos bem drenados e secos.

Os orégãos são uma excelente erva para recipientes. Cultive-os mesmo junto à porta da cozinha para obter colheitas fáceis.

Conselhos para secar os orégãos colhidos

Depois de ter aprendido a colher orégãos para secar, terá muitos caules de orégãos para processar. Não lave os orégãos que tenciona secar. Comece simplesmente o processo de secagem depois de sacudir rapidamente os caules para desalojar quaisquer insectos que neles se escondam.

  • Se tenciona pendurar os seus orégãos para secar e ainda não o fez no jardim, agrupe os ramos de orégãos em pequenos cachos de 10 a 12 caules utilizando cordel ou elásticos. Este artigo apresenta o método passo a passo que utilizo para pendurar os meus orégãos para secar. Certifique-se de que escolhe uma sala com boa circulação de ar.
  • Se pretender secar os orégãos no forno, espalhe os caules numa única camada em tabuleiros. Coloque os tabuleiros num forno a 200°F durante cerca de 40 minutos a 1 hora. Verifique de 20 em 20 minutos. Os orégãos estão completamente secos quando as folhas se desfazem facilmente.
  • Para secar em desidratadores de alimentos, uma temperatura de 100°F durante 2 a 4 horas é suficiente. Os orégãos estão completamente secos nos tabuleiros do desidratador quando se desfazem facilmente entre o polegar e o indicador.
  • Independentemente do método de secagem que utilizar, quando a erva estiver seca, retire os caules lenhosos e guarde as folhas num frasco fechado numa despensa escura.

Saber como colher orégãos, bem como a melhor altura para o fazer, não é difícil, mas é a chave para cultivar e apreciar com sucesso esta erva saborosa.

Se quer cultivar mais ervas aromáticas frescas, aqui pode encontrar mais informações para o fazer:

    Fixe-o!

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.