10 das plantas perenes com floração mais longa para o seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Um jardim bem concebido proporciona interesse desde o início da primavera até ao final do outono, e mais além se também selecionar plantas para a estrutura de inverno. Mas, durante a principal estação de crescimento, grande parte desse interesse provém das plantas com flores e folhagem. Os jardineiros que pretendem uma paisagem de manutenção reduzida seriam sensatos se procurassem plantas perenes que sejam fáceis de cultivar e que ofereçam um longo período de floração.As plantas perenes florescem durante duas a quatro semanas, mas as plantas perenes com floração mais longa, como as flores de cone e a hortelã-gato, medem o seu período de floração em meses e não em semanas.

As plantas perenes com floração mais longa

Ao planear um jardim com plantas perenes de floração longa, aplicam-se as mesmas regras básicas de design; escolha uma mistura de plantas de floração precoce, intermédia e tardia. É claro que também pode afetar o tempo de floração e a duração do período de floração com práticas de poda; beliscar, cortar as cabeças mortas e tosquiar.plantas perenes com floração mais longa.

Os primeiros a florescer:

Hortelã-galega 'Walker's Low ( Nepeta racemosa Com o seu hábito de crescimento descontraído e sem problemas, a hortelã-gato 'Walker's Low' é perfeita para um jardim de casa de campo ou jardim de rochas, ou para a borda frontal de uma borda perene ou jardim de rosas. Além disso, as plantas florescem desde o final da primavera até meados do outono com um grande espetáculo de espigas de flores azul-púrpura que são extremamente atraentes para polinizadores e insetos benéficos.Não é de admirar que esta planta resistente e tolerante à seca tenha sido escolhida como a Planta Perene do Ano de 2007. Assim que o fluxo inicial de flores começar a desaparecer, corte a planta, tosquiando-a cerca de metade. Sem um corte, a planta continuará a florescer moderadamente, mas uma boa tosquia encoraja uma folhagem arrumada e muitas flores que persistirão até à geada.

A hortelã-galega Walker's Low é uma planta perene de floração muito longa que é popular entre as abelhas e as borboletas. Corte-a depois da floração inicial para encorajar flores frescas.

Gerânio 'Rozanne ( Gerânio Não gosto de usar o termo "baixa manutenção" por irresponsabilidade, mas com 'Rozanne' é a descrição perfeita. Esta planta resistente forma montes de 12 a 18 polegadas de altura de folhagem espalhada, que é coberta desde o início do verão até à geada com flores de duas polegadas de largura, azul-violeta. Após a sua floração inicial, as plantas continuarão a bombear uma quantidade moderada deNo entanto, se cortar as plantas em um terço após o desaparecimento das primeiras flores, vai favorecer uma nova floração abundante.

Coração sangrento 'Luxuriante' ( Dicentra formosa As plantas perenes de floração longa para espaços sombreados são difíceis de encontrar, mas é aqui que a 'Luxuriant' brilha! Crescendo apenas até à altura do joelho, esta seleção resistente produz aglomerados de flores rosa-avermelhadas em forma de coração durante o final da primavera e o verão. A folhagem fértil também é atraente e constitui um bom contraste para as flores antiquadas.O corte das flores desbotadas garante meses de floração.

Dica de poda - Muitas plantas perenes, como o Gerânio 'Rozanne', continuarão a produzir flores durante toda a estação, mas em menor quantidade. Se quiser uma floração mais intensa, corte as plantas de um terço a metade para empurrar a folhagem e as flores frescas.

As Superestrelas da Época Média:

Cebola ornamental 'Millenium' ( Allium A planta perene do ano de 2018, 'Millenium', é uma seleção vistosa com folhagem gramada e cachos de flores arredondadas de duas polegadas de diâmetro em um tom alegre de roxo-alfazema. As flores desabrocham por cerca de seis semanas a cada verão, atraindo todas as abelhas, borboletas e insetos benéficos por quilômetros ao redor. Os aglomerados de um pé de altura e largura são perfeitos para a frente de umTecnicamente um bolbo, esta planta é geralmente vendida como uma planta perene em vaso e pode ser plantada na primavera ou no outono. Ao contrário de muitas plantas perenes, a poda não produz mais flores.

O Allium 'Millennium', de floração longa, dá um toque de cor aos canteiros de meados e finais do verão.

Coneflower 'White Swan' e 'Magnus ( Echinacea purpurea, zonas 3 a 9 As coníferas são a pedra angular de um jardim perene de verão, florescendo durante meses, mesmo em condições secas e quentes, e fornecendo alimento para borboletas, abelhas e outros polinizadores. Existem inúmeras cultivares disponíveis para os jardineiros, mas para meses de flores, é difícil bater as selecções da velha escola como 'Magnus' e 'White Swan'. 'Magnus' é uma coneflower clássica de floração púrpura, enquanto 'WhiteA 'Cisne' tem flores grandes com pétalas brancas e cones laranja-cobre. Ambas florescem desde o início do verão até meados do outono, especialmente se forem regularmente cortadas à cabeça.

Coreopsis 'Full Moon' (Lua Cheia) ( Coreopsis x Esta planta vistosa está entre as plantas perenes com floração mais longa, com uma estação que se estende desde o início do verão até ao início do outono. É também a primeira introdução na nova série "Big Bang" de coreopsis, com flores grandes e amarelas suaves que crescem até cinco centímetros de diâmetro. Tem também uma excelente tolerância à seca e é popular entre os polinizadores.Uma outra coreopsis popular de floração longa com flores amarelas pálidas que são mais pequenas, mas não menos abundantes do que as da 'Full Moon'. Com ambas as cultivares, as flores de cabeça morta à medida que se desvanecem para encorajar novos botões.

Uma flor popular a meio do verão, a Moonbeam Coreopsis produz centenas de pequenas flores amarelas suaves.

Astilbe ( Espécies de Astilbe, zonas 4 a 9 Além de serem super fáceis de cultivar, desenvolvem-se bem tanto em jardins ensolarados como em jardins sombreados e têm flores emplumadas que oferecem meses de cores graciosas. E por falar em cores, as flores podem ser brancas, lavanda, roxas, bubblegum, rosa profundo, damasco ou vermelho, muitas vezes com folhagem bronze ou roxa também.As plantas apreciam uma humidade abundante e a rega regular em verões secos pode prolongar o período de floração. As cultivares mais notáveis incluem a "Bridal Veil", a "Pumila" e a "Fanal".

As flores emplumadas da astilbe são uma escolha perfeita para espaços semi-sombreados.

Veja também: Semeando amores-perfeitos: Como cultivar os seus próprios amores-perfeitos e violas a partir de sementes

Yarrow ( Achillea millefolium, zonas 3 a 9 A folhagem fértil emerge no início da primavera e é seguida pelas hastes florais de dois a quatro pés de altura no início do verão. A Yarrow é uma das plantas perenes com floração mais longa que cresce melhor a pleno sol com solo bem drenado de fertilidade média; a fertilização excessiva pode fazer com que as hastesAs cores das flores podem variar de tons pastéis suaves a ricos tons de jóias. Corte as flores gastas cortando o caule da flor até à folhagem principal. As principais variedades incluem a 'Moonshine', que tem flores amarelas pálidas e a 'Cerise Queen', um íman de abelhas vermelho-cereja brilhante.

O milefólio tolerante à seca prospera num jardim ensolarado e produz flores de meados a finais do verão em tons pastel suaves ou em tons ricos de jóias.

Veja também: Tipos de tomates: um guia completo para jardineiros

Dica de poda - À medida que as flores de verão se desvanecem, corte frequentemente as cabeças mortas, cortando até um caule ou um conjunto de folhas frescas. Isto fará com que as plantas continuem a produzir mais flores. As plantas perenes com flores pequenas, como a Coreopsis 'Moonbeam', podem ser rápida e facilmente cortadas com uma tesoura de sebes, em vez de cortar flores individuais. No final do verão, quando a floração diminuir, pare de cortar as cabeças mortas para permitir que algumas flores se transformem em sementes.As cabeças de sementes fornecem um alimento valioso para as aves e acrescentam interesse ao jardim de inverno.

Flores de outono fantásticas:

Melão-de-são-caetano 'Goldsturm (Rudbeckia fulgida 'Goldsturm', zonas 3 a 9). Considerada como uma das melhores plantas perenes de todos os tempos, a 'Goldstrum' ilumina o jardim no final do verão com semanas e semanas de cores arrojadas que persistem até outubro. Cada flor em forma de coneflower tem um cone central castanho-chocolate em relevo que é rodeado por pétalas douradas.efeito visual quando plantado em massa Para prolongar o período de floração, cortar a cabeça das flores murchas.

A Rudbeckia 'Goldsturm' é uma das plantas perenes mais populares de todos os tempos. As flores douradas brilhantes florescem durante meses e são adoradas pelos polinizadores e insectos benéficos.

Erva-flor roxa (Miscanthus sinensis 'Purpurascens', zonas 3 a 9). As gramíneas solteiras acrescentam uma forma e uma textura impressionantes à orla perene durante todo o verão. No final do verão, muitas cultivares produzem plumas suaves e emplumadas que emergem por cima da folhagem estreita. A erva-de-purpura é uma erva solteira de tamanho médio, que cresce entre um metro e meio e um metro e meio de altura, com uma folhagem que passa de verde brilhante a laranja-avermelhado ardente no início do verão.As plumas atraentes são branco-prateadas e persistem nas plantas durante todo o inverno. Planta-se num local soalheiro com um solo bem drenado. A poda só é necessária no início da primavera, quando a folhagem seca e os caules das flores da estação anterior são cortados antes do aparecimento do novo crescimento.

Dica de poda - No final da primavera, belisque as pontas das plantas perenes que florescem no final do verão e no outono, como a espirradeira, a erva-dos-jardins, a salva russa e o Sedum 'Autumn Joy'. A beliscadura retardará a floração e produzirá um crescimento mais arbustivo, o que significa mais caules com flores.

Conheça mais plantas perenes de floração longa neste vídeo:

Para mais informações sobre o cultivo de plantas fantásticas, consulte os seguintes artigos:

    Quais são as plantas perenes com floração mais longa no seu jardim?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.