Tipos de gerânios: Pelargoniums anuais para o jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Quando passeia pelo centro de jardinagem, os gerânios estão entre as escolhas comuns e fiáveis na secção das plantas anuais, perfeitas tanto para os canteiros como para os recipientes. Mas já alguma vez ficou confuso quando vagueou entre as plantas perenes e também encontrou gerânios? Existem gerânios anuais e perenes. Para efeitos deste artigo, vou concentrar-me nos tipos anuais deos gerânios, que na realidade são pelargoniums.

Deixe-me explicar: aparentemente, a classificação Pelargonium A denominação de gerânio deve-se a uma confusão que remonta a mais de 200 anos, quando os pelargoniums foram introduzidos pela primeira vez a partir do sul de África. Devido à semelhança com a folhagem dos gerânios perenes, foram incorretamente rotulados. Este erro, embora tecnicamente corrigido, persistiu no vernáculo vegetal.

Existem alguns tipos principais de gerânios, mas uma tonelada de variedades diferentes sob cada um deles que pode encontrar no seu centro de jardinagem local. Eles vêm em um arco-íris de tons e são ótimas opções para cestas penduradas, caixas de janela, arranjos de recipientes e jardins.

Os gerânios, tanto anuais como perenes, são da espécie Geranáceas No entanto, o gerânio perene, também chamado de bico-de-cabra, é do género Gerânio Os gerânios anuais que são plantas de cama e de recipiente populares são do género Pelargonium Mas há esforços para tentar fazer com que as pessoas se refiram aos pelargoniums como pelargoniums.

Seja qual for o seu nome, os pelargoniums são plantas anuais atractivas que também atraem polinizadores, como beija-flores e borboletas, para as suas flores vibrantes. As tonalidades das pétalas variam entre o vermelho, o rosa e o laranja, o branco, o fúcsia e o roxo.

Explorar os diferentes tipos de gerânios

Existem vários tipos de gerânios que pode encontrar na secção das plantas anuais, com inúmeras variedades em cada uma delas. Podem ser invernados dentro de casa, por isso evite enviar as plantas para o monte de composto no final da estação (a menos que viva na zona 10 ou 11)!

Gerânios zonais

As flores dos gerânios zonais ( Pelargonium x hortorum O nome não tem nada a ver com as zonas de crescimento, mas sim com o anel ou zona de cor em cada folha, que pode ser verde escuro, púrpura ou vários tons de vermelho. Os pelargoniums zonais, que são muitas vezes referidos como gerânios comuns, podem ser plantados a pleno sol (pelo menos seis horas) ou parcialmentesombra. Certifique-se de que o solo seca bem entre as regas.

Os gerânios zonais têm um bom desempenho em recipientes. Tanto as hastes das flores como das folhas ficam na vertical, em vez de caírem em cascata, o que os torna também óptimos para o jardim. Posicione-os de forma a que os grandes pompons cheios de flores ganhem altura e não fiquem protegidos por outras plantas!

Este gerânio zonal, Brocade Cherry Night, é um vencedor da All-America Selections. Tanto as flores como a folhagem são deslumbrantes.

Se plantar um gerânio zonal no jardim, corte-o e coloque-o num vaso no outono para passar o inverno dentro de casa, numa parte fresca e seca da casa.

Gerânios de folha de hera

Variedades de gerânio de folha de hera ( Pelargonium peltatum As plantas também gostam de se espalhar para fora, pelo que são escolhas naturais para preencher qualquer recipiente para um exuberante arranjo de verão.

Veja também: Como colher alfazema para ramos de flores, usos culinários e projectos de bricolage

As flores dos gerânios de hera arrastam-se pelos lados de um recipiente, tal como as folhas brilhantes, que se assemelham muito à hera inglesa. As plantas preferem solo húmido e luz solar total a parcial. As flores dos pelargoniums de hera são semelhantes às variedades zonais, na medida em que os cachos de flores formam um pouco de pompom. Mas nestas plantas, as flores estão um pouco mais afastadas.

Embora os gerânios em folha de hera sejam autolimpantes, o que significa que não necessitam de flores mortas, pode ainda assim querer usar as suas podadoras de jardim para manter as plantas com um aspeto fresco.

Gerânios reais

Também designados por Martha Washington e gerânio de folha fina, os gerânios Regal ( Pelargonium x domesticum Geralmente, as flores têm duas cores diferentes nas pétalas, semelhantes a um amor-perfeito. Não se importam com temperaturas mais frias e desenvolvem-se bem dentro de casa durante os meses de inverno como planta de interior. De facto, é na primavera que normalmente as encontra no centro de jardinagem.

Os gerânios Regal, também conhecidos como gerânios Martha Washington, têm flores com seis pétalas por flor que apresentam pelo menos duas cores diferentes, como um amor-perfeito.

Assim que o tempo quente chegar e todas as ameaças de geada tiverem passado, leve a planta para o exterior. Certifique-se de que introduz gradualmente a planta nas temperaturas exteriores, para que não se choque com o sol. E leve-a para dentro se houver um aviso de geada súbita no final da primavera. A planta deixará de florescer em tempo extremamente quente de verão. Corte as flores gastas ao longo da estação para encorajar as novas.

Gerânios perfumados

Encontrará uma grande variedade de aromas entre as variedades perfumadas de pelargonium, desde a rosa e o coco até à popular citronela. Com estas plantas, o que importa é a folhagem perfumada - as flores destas variedades tendem a ser mais pequenas e delicadas. Alguns tipos têm folhas felpudas, enquanto outros são lisos como os seus primos de hera. A fragrância da folhagem perfumada do gerânio repele certas pragas, comoAs plantas crescem bem em recipientes e em solo bem drenado no jardim. Plante-as onde o seu aroma possa ser apreciado por quem passa.

Os gerânios perfumados podem cheirar a rosas (como o da foto da Richters), a citronela (que é frequentemente utilizada para afastar os mosquitos), a zimbro, a menta, a maçã e muito mais. Existe uma grande variedade. O ponto focal destas plantas é a interessante folhagem. As flores são geralmente mais delicadas, em vez dos grandes pompons de outras variedades. Plante estes interessantes pelargoniums onde possapara apreciar o aroma!

Os gerânios perfumados são tolerantes à seca. Plante-os em pleno sol ou parcialmente ao sol. Tenha cuidado para não regar demasiado as plantas, pois os caules podem apodrecer. Passe o inverno com as plantas numa janela ensolarada para que possa desfrutar das folhas perfumadas. Ou deixe a planta adormecer, guardando-a numa cave ou garagem fresca durante o inverno. As plantas podem ser trazidas de volta para o exterior quando começar a plantar outros amantes do calor, comotomates.

Veja também: 3 maneiras de cultivar mais alimentos este ano

Gerânios interespecíficos

Os pelargoniums interespecíficos são plantas que apresentam as melhores características tanto da hera como dos gerânios zonais. É possível cruzar estas plantas porque são do mesmo género. O resultado? Plantas tolerantes à seca e ao calor com flores duplas deslumbrantes. As plantas preferem um solo saudável e bem drenado. Cultive estes híbridos deslumbrantes em áreas de pleno sol a meia sombra do jardim ou em arranjos de recipientes.

Este arranjo em recipiente apresenta o Boldly Hot Pink, um gerânio interespecífico. As melhores características da hera e dos gerânios zonais foram cruzadas para criar variedades como esta. É tolerante à seca e ao calor e floresce durante toda a estação até às primeiras geadas. Foto cedida por Proven Winners

Adicione estas plantas anuais interessantes ao seu jardim

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.