Como recolher e armazenar sementes de endro para plantar ou comer

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se não tiver cuidado, posso ter uma horta inteira cheia de plantas de endro, porque as deixo semear. E, bem, o endro é uma das minhas ervas favoritas. No entanto, se fizer a colheita das sementes de endro na altura certa, não fico com um matagal tão denso que precise de ser desbastado para dar lugar a outras culturas. Acredite, se não cortar os umbigos secos, vai ter de desbastar MUITO!Neste artigo, vou partilhar algumas dicas sobre como guardar as suas sementes de endro para plantação futura e como também as pode adicionar à sua prateleira de especiarias para cozinhar.

À espera que as sementes de endro se formem

Quando as suas plantas de endro começarem a florescer, atrairão uma tonelada de insectos benéficos para o jardim. As minhas plantas estão sempre cheias de abelhas e outros insectos benéficos. As joaninhas, as moscas taquinídeas, os crisopídeos verdes e as moscas-das-rochas, que ajudam a controlar as populações de pulgões, adoram as flores de endro. As flores permanecem durante algum tempo e demoram algum tempo a amadurecer, por isso é preciso ter paciência enquanto as sementesforma.

As flores de endro atraem uma série de insectos benéficos, desde as abelhas às moscas taquinídeas e às joaninhas, e são também um alimento saboroso para as lagartas da cauda de andorinha preta (ver abaixo).

É preciso deixar as flores no jardim para que formem sementes. Espere até que as sementes passem de verde a castanho. Os umbigos começarão a virar-se uns para os outros, de modo a que as sementes fiquem em pequenos tufos. Nesta altura, ainda estão bastante presas e não se espalharão pelo jardim. Esta é uma boa altura para colher

Quando as sementes de endro secam na planta, as umbelas também se voltam para dentro à medida que secam, formando pequenos cachos de sementes.

Recolher as sementes de endro das suas plantas

Para colher sementes de endro, espere até que as sementes estejam secas e castanhas. Utilizo a minha tesoura de ervas e corto o caule da flor a alguns centímetros da base da flor. Em seguida, coloco os fogos de artifício secos de cabeça para baixo num saco de papel para secar. Guarde o saco numa área seca durante uma ou duas semanas. Quando as sementes tiverem caído no saco (pode ser necessário sacudir um pouco os caules para encorajar), deite-as num tabuleiro.Pode ser necessário retirar pedaços de caule aqui e ali.

Utilize um funil para verter o conteúdo do tabuleiro para um frasco sem derramar nada. Para evitar a humidade, guarde as sementes num recipiente hermético para armazenamento a longo prazo. Eu guardo as minhas num frasco de pedreiro pequeno. São guardadas num armário escuro, longe da luz solar, tal como as minhas outras especiarias. Mais tarde, pode decidir se vai cozinhar com elas ou se vai guardar algumas para a horta do próximo ano (ou ambas!).

Um ramo de talos de endro seco, aparado abaixo das "flores" das sementes, pronto para secar dentro de casa num saco de papel. Depois de secar durante algumas semanas, estará pronto para ser guardado entre a sua coleção de pacotes de sementes ou na sua cozinha.

Razões pelas quais a planta de endro pode não produzir sementes

Existem algumas razões para não ver sementes na sua planta de ervas aromáticas no final da estação de crescimento. A primeira possibilidade é se as lagartas da cauda de andorinha preta consumirem todas aquelas pequenas flores amarelas que crescem no final dos umbigos produzidos por uma planta de endro em flor - ou se as lagartas comerem as plantas completamente!

Os afídeos também podem causar estragos, mas uma rápida pulverização da mangueira todos os dias pode minimizar os danos.

É claro que se cortar todas as flores de endro para os ramos de flores, não verá o desenvolvimento de sementes mais tarde na estação.

As lagartas da borboleta rabo de andorinha-preto podem fazer um trabalho curto numa planta de endro, mas se tiver várias, deve haver o suficiente para as alimentar, bem como para desfrutar de erva fresca de endro.

Plantação de sementes de endro colhidas

Endro ( Anethum graveolens O endro é uma daquelas plantas que prefere ser semeada diretamente. Se perturbar as suas raízes ao transferi-la de um vaso, ela pode ficar um pouco exigente. Mas, uma vez estabelecida, no local onde a semente foi plantada, o endro é uma planta bastante resistente.

As sementes de endro são semeadas em solo bem drenado, numa área que recebe sol pleno. As sementes deixadas no meu canteiro elevado durante o inverno germinam no início da primavera, dependendo do inverno que tivemos. Vou lá fora regularmente para verificar se há aquela folhagem emplumada reveladora. Mas se está à espera de semear diretamente as sementes, espere até que as temperaturas do solo tenham aquecido e que tenha passado toda a ameaça de geada.

Veja também: Uma árvore com flores brancas: 21 belas escolhas para o jardim de casa

Se não recolher as minhas sementes de endro antes de caírem, todas as sementes secas se auto-semeiam no jardim. No entanto, se estiver a desbastar, não desperdice as folhas, utilize-as em saladas frescas.

Pode ser frustrante quando o endro começa a florescer, porque se quer desfrutar de folhas frescas durante mais tempo. Escrevi um artigo sobre a poda do endro, que ajuda a atrasar a floração e promove o crescimento de novas plantas. Também pode escalonar a sua sementeira, de modo a ter uma colheita contínua. Assim, não importa se algumas plantas se tornam sementes mais cedo do que outras. Também pode procurar plantas mais lentas ouvariedades de "floração tardia", como a 'Elephant'.

Utilizar as sementes de aneto para cozinhar

Tal como os coentros e o funcho, as sementes de endro são vendidas inteiras em frascos. Mas, tal como o manjericão e a salsa, as folhas são moídas e vendidas como uma especiaria totalmente diferente. As folhas secas são normalmente rotuladas como erva de endro. As sementes de endro parecem-se um pouco com as sementes de cominho (ambas são membros da família das Apiaceae mas o endro tem mais a forma de uma pétala do que o arco curvo de uma semente de cominho.

Veja também: Plantar tulipas perenes para uma floração fiável ano após ano

As sementes podem ser utilizadas para dar sabor a uma variedade de pratos, como borscht e outras sopas, vários pratos de vegetais, como couve, bem como pickles, salmouras, molhos para salada e outros condimentos.

Alguns cozinheiros utilizam um almofariz e um pilão para triturar as sementes, mas muitas vezes uma receita pede que sejam colocadas tal e qual. Também podem ser tostadas para realçar o seu sabor.

Mais dicas para guardar sementes

    Guardar este pin no seu quadro de poupança de sementes

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.