Flores perenes amarelas: dê um pouco de sol ao seu jardim

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O sol no jardim é como gosto de descrever as flores perenes amarelas. Ok, pode parecer um pouco piroso, mas elas são realmente luzes brilhantes num canteiro de perenes. Enquanto todas as outras cores de flores se misturam numa rica tapeçaria no jardim, são os tons dourados que realmente se destacam.

Na primavera, o amarelo vibrante do spurge e da forsítia proporciona um antídoto alegre para os tons monótonos do inverno que dominaram o jardim. Depois vêm as flores de verão com coneflowers e coreopsis, enquanto os crisântemos e as Susans de olhos pretos proporcionam aqueles tons de colheita que nos transportam até ao outono. É claro que também há algumas plantas anuais amarelas encantadoras, como os girassóis e os malmequeres. Tive deMas vamos começar com algumas flores amarelas perenes para alegrar o seu jardim.

Flores perenes amarelas para a primavera

Para que a primavera chegue ao seu jardim, adicione estas plantas perenes, que você vai querer ver todos os anos, pois elas estão entre as primeiras explosões de cor no jardim.

Esporão

Pertencente ao género Euphorbia, a esponja é uma bela planta perene que floresce no início da primavera. É a altura do ano em que se pode apreciar as brácteas amarelas brilhantes. Tenho uma debaixo da janela da minha sala de estar, onde a posso admirar dentro de casa, e outra no meu jardim da frente, onde se pode vê-la brilhar da rua. Tenho a 'Bonfire' e achei-a bastante resistente e à seca. Não se importa com oA sombra da tarde que recebe no jardim debaixo da minha janela, e também se desenvolve a pleno sol no meu jardim da frente.

A esponja 'Bonfire' (Euphorbia polychroma 'Bonfire') ilumina o meu jardim no início da primavera.

Forsítia

A forsítia é um dos meus arbustos favoritos da primavera. Dependendo do ano, floresce normalmente em abril. Adoro forçar ramos cortados do meu quintal dentro de casa e, quando finalmente floresce ao ar livre, fica absolutamente resplandecente. Depois de as flores terem morrido, não se esqueça de a podar imediatamente, pois as flores do próximo ano desenvolvem-se nos ramos deste ano. Durante o verão, é apenas uma bela folha verdeE quando os veados entram no meu quintal no inverno para mordiscar os meus cedros, não se incomodam com a forsítia.

A forsítia é uma das primeiras flores perenes amarelas a desabrochar na primavera.

Acónito de inverno

As flores amarelas desta planta perene tuberosa, alegre e de baixo crescimento, são uma das primeiras a aparecer na primavera. Normalmente esqueço-me de onde estão até aparecerem. Se as plantar, coloque-as debaixo de plantas perenes mais altas como cobertura de solo. Plante os tubérculos no outono com cerca de 15 cm de distância e certifique-se de que os cava a pelo menos cinco centímetros de profundidade para os protegerdas condições invernais.

O acónito de inverno é uma fonte precoce de néctar para as abelhas na primavera.

Flores perenes amarelas para o jardim de verão

Existem muitas opções para o jardim de verão. Algumas das plantas aqui listadas são nativas da América do Norte e são óptimas para acrescentar aos vasos de verão.

Coreopsis

Também conhecida como "tickseed", esta é outra planta nativa que atrairá as abelhas e borboletas para o seu jardim. A Coreopsis é tolerante à seca e deve ser cortada à cabeça para encorajar um período de floração mais longo. Há muitas variedades interessantes por onde escolher e também opções anuais.

A Coreopsis 'Solar Dance' tem pétalas com bonitas bordas recortadas.

Flores de cone

Embora o cor-de-rosa seja a tonalidade mais comummente associada às flores de cone, existem algumas variedades amarelas bonitas. Gostam de sol a meia-sombra e não se importam com condições mais secas durante o verão. Proporcionam interesse invernal no jardim, mas são também uma fonte de alimento para as aves. No verão, são um íman para abelhas e borboletas.

A flor-de-cone Butterfly 'Cleopatra' é uma adição solarenga aos bouquets de verão.

Margaridas de Shasta

Embora o centro da margarida Shasta seja geralmente amarelo, existem também algumas variedades douradas. A sua folhagem exuberante faz com que se destaquem no jardim e florescem até ao final do verão. Plante uma e ela espalhar-se-á pelo jardim - não se esqueça de a dividir de dois em dois ou de três em três anos.

Adoro as pétalas com folhos e a tonalidade delicada da Margarida Shasta 'Goldfinch'.

Veja também: Transplantação de framboesas para produzir mais frutos ou para partilhar com outros

Flores perenes amarelas que florescem até ao outono

As plantas perenes são uma opção para o jardim, pois proporcionam uma grande vitalidade quando as outras plantas começam a morrer.

Veja também: Fertilizante para mirtilos: Como e quando alimentar os mirtilos

Pés-de-burro

Os feijões-frade são a quintessência das flores perenes de verão, nativas da América do Norte. Não só os verá em jardins, como também já os vi a crescer em valas e prados, e ao longo de trilhos para caminhadas. Membros da família dos girassóis, são óptimas flores de corte em bouquets de verão e florescem até outubro. Adoram o sol e os polinizadores adoram-nas! Deixe as cabeças das sementes para asaves no inverno.

Os Susanos de olhos pretos atraem borboletas e abelhas, e continuarão a florescer até ao final do verão/início do outono.

Crisântemos

Os crisântemos estão entre as últimas flores que ainda florescem no final da estação. São bastante comuns no centro de jardinagem no outono, expostos entre fardos de feno e outras decorações com o tema das colheitas. E à medida que o jardim se desvanece, os crisântemos amarelos destacam-se. Os crisântemos do meu jardim voltam todos os anos. Se comprar algum crisântemo novo de uma exposição de outono, mesmo que tenha sido criado numa estufa, tentareiCom o passar dos anos, algumas voltaram e outras não.

Plantas anuais amarelas

Estas flores, tal como as suas congéneres perenes, atraem muitos polinizadores e podem preencher os espaços vazios do jardim com a sua tonalidade alegre.

Malmequeres

Os malmequeres são um dos pilares dos meus canteiros elevados. Planto-os todos os anos ao longo das bordas porque, visualmente, têm bom aspeto, os polinizadores adoram-nos e diz-se que repelem várias pragas, como os nemátodos que se encontram debaixo do solo. As variedades de gemas podem ser utilizadas como cultura armadilha para os escaravelhos japoneses. Aparentemente, está provado que os malmequeres africanos densamente plantados matam a trepadeira, por isso talvez seja um objetivo que eu deva aplicarpara o lado da minha casa onde a trepadeira me dá vontade de me mudar.

A Marigold Big Duck Gold F1 é uma vencedora das Selecções All-America de 2019.

Chagas

Gosto de cultivar diferentes variedades de capuchinhas todos os anos nos meus vasos e canteiros elevados, e há algumas variedades amarelas muito bonitas. Fazem um belo repuxo, caindo em cascata sobre a borda do seu recipiente. Tanto as flores como as folhas são comestíveis, o que é divertido quando se está a preparar saladas para as refeições de verão. Os polinizadores adoram-nas e são fáceis de cultivar a partir de sementes.

A capuchinha 'Double Delight Cream' tem flores amarelas esvoaçantes que desvanecem para um tom creme claro.

Girassóis

Há uma infinidade de variedades de girassóis, desde as variedades tradicionais, cheias de pólen para as abelhas e borboletas, até às variedades sem pólen, para quem quiser cortá-las para fazer ramos de flores sem fazer confusão. E se quiser comer as sementes, também há essas variedades! Os girassóis são fáceis de cultivar a partir deAs sementes e o aspeto são óptimos na parte de trás de uma horta - para não fazerem sombra aos legumes que está a cultivar, claro.

Os girassóis existem em todos os tons e tamanhos para o jardim e são muito fáceis de semear diretamente a partir de sementes.

Descubra outras cores do arco-íris para o seu jardim:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.