Quanto tempo duram as sementes?

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Em publicações anteriores, demos dicas fantásticas para recolher sementes, guardar sementes, semear sementes e até encomendar sementes. Mas, se a pergunta "quanto tempo duram as sementes?" está na sua mente, este artigo vai oferecer-lhe algumas respostas.

Antes de olhar para um único catálogo de sementes, faço um inventário de todas as sementes que já tenho à mão, ordenando-as primeiro por idade. Todos os pacotes de sementes têm um carimbo com o ano em que foram embalados. Esta data é importante porque muitas sementes perdem a viabilidade à medida que envelhecem. Se quiser plantar apenas sementes que tenham uma taxa de germinação excecional, precisa de saber durante quantos anos cada variedade pode ser armazenada. Quando faço uma triagem na minha caixa de pacotes de sementes de anos anteriores, deito fora todos os que já passaram do seu tempo. Eis o roteiro básico que utilizo quando faço a triagem de todos os pacotes de sementes que sobraram.

Artigo relacionado: Pepinos invulgares

Quanto tempo duram as sementes? Uma lista útil

Sementes que permanecem viáveis até 5 anos:

A maioria das flores anuais e perenes

Alcachofras

Pepinos

Melancias, melões e meloas

Rabanete

Até 4 anos:

Tomates

Beringela

Abóbora de verão

Abóbora de inverno

Abóboras e cabaças

Beterraba

Acelga

Nabos

Até 3 anos:

Todos os tipos de feijões e ervilhas

Couve

Veja também: Jardinagem em canteiros elevados: a forma mais fácil de cultivar!

Couve-flor

Brócolos

Couves-de-bruxelas

Veja também: Noções básicas sobre a poda de flores

Cenouras

Até 2 anos:

Milho

Quiabo

Pimentos

Espinafres

Até 1 ano:

Alface

Cebola

Verificar os pacotes de sementes para determinar a sua viabilidade.

Artigo relacionado: Por que razão deve cultivar cebolas a partir de sementes e não de conjuntos

Controlo da taxa de germinação

Se não tiver a certeza da idade de uma semente, seja porque o pacote não está datado ou porque a guardou noutro tipo de recipiente sem marca, teste a sua viabilidade antes de a plantar. Coloque dez sementes numa toalha de papel húmida. Dobre a toalha de papel sobre as sementes e coloque-as num saco de plástico com fecho de correr. Coloque o saco em cima do frigorífico e, dentro de dez dias, abra a toalha de papel e conte quantas sementes germinaram. Esta é a taxa de germinação. Se menos de seis sementes germinaram (uma taxa inferior a 60%), pode não valer a pena plantar as sementes. Mas, se mais de seis sementes germinaram, váe utilizar as sementes.

A resposta à pergunta "Quanto tempo duram as sementes?" pode exigir um pouco de investigação, mas se dedicar algum tempo a responder-lhe poupará tempo e dinheiro.

Fixe-o!

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.