Atrair mais abelhas e polinizadores: 6 formas de ajudar os nossos insectos nativos

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

O valor dos polinizadores é inegável. Todos os anos, mais de 20 mil milhões de dólares de colheitas de alimentos são produzidos na América do Norte devido a criaturas muito mais pequenas do que a moeda que temos no bolso. E, a menos que tenha dormido debaixo de uma pedra, sabe dos problemas que as populações de abelhas europeias enfrentam. Assim, com o número de abelhas europeias em risco e as taxas de polinização a cair, atrair mais abelhas e polinizadores é mais importante do que nunca. Mas, o que é que um jardineiro pode fazer? Bem, ajudar as abelhas nativas é um bom ponto de partida.

Esta abelha sudorípara poliniza atarefadamente uma flor.

6 dicas para atrair mais abelhas e polinizadores:

  • Aprender a identificar as abelhas autóctones. A América do Norte alberga cerca de 4.000 espécies de abelhas nativas e também elas estão a tornar-se rapidamente vítimas da exposição a pesticidas, de doenças e da perda de habitat. A maioria das abelhas nativas são solitárias, em vez de viverem em grandes colónias como as abelhas melíferas europeias, e são frequentemente polinizadores mais eficientes. 250 abelhas pedreiro de pomar fêmeas podem polinizar um acre de macieiras, uma tarefa que requer 15.000 a 20.000 abelhas melíferas europeias. E, ao contrário das abelhas melíferas, a maioria das espécies de abelhas nativas são activas em condições de frio e humidade. A verdade é que, em muitos casos, ajudar as abelhas nativasA maior parte das abelhas nativas são muito dóceis e gentis e não picam. São um grupo muito diversificado - com nomes como abelhas mineiras, escavadoras, do girassol, pedreiras, cortadoras de folhas, carpinteiras e abóboras. Muitas são muito indefinidas, enquanto outras brilham como jóias verdes iridescentes ou têm riscas brilhantes.

Artigo relacionado: 5 plantas de floração tardia amigas dos polinizadores

  • Proteger qualquer habitat que já exista . Preservar áreas selvagens e não perturbadas que possam servir como fontes de néctar e habitat. Estes tipos de ambientes são óptimos para atrair mais abelhas e polinizadores. Os montes de pedras, os montes de arbustos, os troncos, as plantas de caule oco e o solo nu são todos locais possíveis de nidificação e devem ser protegidos. A preservação do habitat é um passo importante para ajudar as abelhas nativas. Cerca de 70% das abelhas nativas nidificam no solo, enquanto a maioria das restantes espécies nidifica em túneis.
  • E xaminar as suas práticas de gestão de jardins . Uma vez que as abelhas nativas são sensíveis aos pesticidas, comece por adotar práticas naturais de gestão das pragas. Uma vez que um número significativo de espécies de abelhas nativas faz os seus ninhos no solo, as práticas de plantio direto têm definitivamente um impacto positivo no seu número. Um estudo realizado na Virgínia analisou a polinização de abóboras e abóboras e descobriu que, nos locais onde não havia práticas de plantio direto, o número de abelhas polinizadoras era três vezes maior.Se não quiser mudar para práticas de plantio direto, permita que as áreas com bastante solo exposto permaneçam intactas e não cubra todas as faixas de solo descoberto, especialmente as encostas voltadas para o sul, onde certas abelhas preferem fazer ninhos. Atrair mais abelhas e polinizadores é muitas vezes tão simples quanto deixaruma parte da horta fica em pousio.

Esta abelha cortadora de folhas nativa está a selar uma câmara de criação com lama. Observei-a durante vários dias enquanto ela construía várias células num pequeno buraco na estrutura metálica do nosso baloiço do alpendre.

  • Criar um novo habitat para polinizadores para a procura de néctar . Plantar plantas nativas com diferentes épocas de floração, formas variadas de flores e coloração mista. A Xerces Society tem trabalhado com a indústria de sementes nativas e fornecedores de sementes para desenvolver misturas de sementes especificamente adaptadas para atrair mais abelhas e polinizadores. Pode encontrar misturas de sementes aprovadas pela Xerces no seu sítio Web.

Artigo relacionado: Conversa sobre polinizadores com Paul Zammit

  • Acrescentar locais de nidificação artificiais e naturais para abelhas que nidificam em túneis Pode comprar ou construir casas de tubos de nidificação, túneis e blocos, ou plantar muitas plantas de caule oco, como sabugueiro, sabugueiro-das-rochas, erva-dos-jardins, teasels, silvas, planta-da-copa e bálsamo de abelha, para que façam naturalmente os seus ninhos.devem ser substituídos de dois em dois anos.
  • Seja inteligente nas tarefas de limpeza do jardim. Aqui estão dois excelentes artigos sobre a realização de uma limpeza de jardim de primavera segura para os polinizadores, bem como sobre a realização do tipo certo de limpeza de jardim no outono, para o ajudar a atingir o seu objetivo de atrair mais abelhas e polinizadores para o seu jardimpaisagem.

Siga estes passos simples para ter um enorme impacto na saúde de todos os nossos polinizadores nativos. Ajudar as abelhas nativas é mais fácil do que pensa. Se estiver interessado em saber mais sobre como pode apoiar as abelhas nativas, Atrair polinizadores nativos da Xerces Society (Storey Publishing, 2011) é um ótimo ponto de partida.

Construído para as abelhas pedreiras de pomar, este pedaço de tronco de bétula de papel serve de bloco de nidificação. Foi perfurado com buracos que estão agora a ser utilizados como câmaras de criação. A rede de galinheiro protege as larvas de abelhas dos pica-paus saqueadores.

O que mais pode fazer para ajudar os insectos benéficos no seu jardim? Descubra nas páginas do meu livro, Attracting Beneficial Bugs to Your Garden: A Natural Approach to Pest Control.

Veja também: Quando colher as cenouras para consumo fresco ou para armazenamento

Conte-nos o que está a fazer para ajudar as abelhas nativas. Gostaríamos de saber nos comentários abaixo .

Fixe-o!

Veja também: Plantas anuais resistentes aos veados: opções coloridas para sol e sombra

Jeffrey Williams

Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.