As hortênsias são resistentes aos veados? Dicas e estratégias para reduzir os danos causados pelos veados

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

As hortênsias são resistentes aos veados? A resposta curta é não. Os veados adoram pastar nas folhas, flores e pontas tenras das hortênsias. Dito isto, existem estratégias que os jardineiros amantes de hortênsias, como eu, podem utilizar para reduzir os danos causados pelos veados. Em primeiro lugar, plante os tipos de hortênsias mais resistentes. Em seguida, utilize uma barreira para manter os veados afastados das suas plantas. Finalmente, pulverize repelente de veados para impedir o pastoreio. Continuar a lerpara saber mais sobre o cultivo de hortênsias em terras de veados.

Os veados são animais bonitos, mas podem causar danos devastadores em plantas ornamentais como as hortênsias.

As hortênsias são resistentes aos veados?

A primeira vez que plantei uma hortênsia de panícula no meu jardim fiquei tão contente. Era um espécime lindíssimo e estava a imaginar meses de flores enormes. No entanto, na manhã seguinte, a maior parte das folhas tinha desaparecido e todas as pontas dos ramos tenros tinham sido mordiscadas. Devastador! Aprendi da maneira mais difícil que a resposta à pergunta popular "As hortênsias são resistentes aos veados?" é não. Os veados adoram hortênsias.

As hortênsias são plantas paisagísticas deslumbrantes que oferecem interesse durante todo o ano para o jardim - folhas verdes exuberantes, casca atraente e flores redondas, planas ou em forma de cone atraentes. As tonalidades das flores incluem branco, rosa, vermelho, azul, violeta e verde, e essas flores podem persistir durante meses, até mesmo aprofundando a cor à medida que envelhecem.Em primeiro lugar, as hortênsias podem recuperar facilmente de pequenos danos causados por veados. Pode sacrificar algumas flores ou folhas, mas as plantas não sofrerão um grande retrocesso. Por outro lado, uma hortênsia que sofra repetidamente grandes danos pode não recuperar tão bem ou de todo. Além disso, ter veados a cortar as suas folhas, botões de flores ou flores totalmente abertas todos os anos é frustrante.

A melhor maneira de impedir que os veados comam hortênsias é combinar várias tácticas. Em primeiro lugar, procuro hortênsias que ofereçam alguma resistência aos veados. Sim, há algumas espécies que são menos favorecidas pelos veados. Em seguida, adiciono uma barreira física para evitar mordidelas e uso sprays repelentes de veados, caso tudo o resto falhe.

As hortênsias lisas, ou "Annabelle", são uma tentação para os veados! Não se esqueça de proteger as plantas expostas ao pastoreio dos veados.

As hortênsias são resistentes aos veados? Avaliemos os tipos de hortênsias quanto à sua resistência aos veados

Como já foi referido, a resposta à pergunta frequente: "As hortênsias são resistentes aos veados?" é não. Mas não desanime, pois há certas espécies que são menos propensas aos danos causados pelos veados. Abaixo, ficará a saber mais sobre os tipos de hortênsias e a sua resistência aos veados.

Para o tornar ainda mais fácil, criei um sistema de classificação da resistência aos veados:

Boa resistência aos veados = 🌼 🌼 🌼 🌼

Resistência de alguns veados = 🌼 🌼

Resistência do veado pequeno = 🌼

Sem resistência aos veados = zero flores

Hortênsia bracteada ( Hydrangea involucrata, zonas 6 a 9) 🌼 🌼 🌼 🌼

A hortênsia bracted é um pouco resistente aos veados. Esta espécie tem folhas macias e felpudas que não são tão palatáveis para o Bambi como as outras, por isso pode ser a sua melhor aposta se quiser dissuadir os veados. É também uma planta deslumbrante com cultivares como a 'Blue Bunny' que acrescenta interesse durante todo o ano ao jardim. A 'Blue Bunny' cresce entre 2 e 4 pés de altura e tem flores azuis-violeta intensas rodeadas por brácteas brancas cremosas. BractedAs hortênsias têm uma floração plana e lacada e são muito ornamentais.

O melhor local para as hortênsias bracteadas é a sombra parcial. Um local com sol da manhã e sombra da tarde é o melhor. É geralmente uma planta sem problemas, mas eu sugeriria regar profundamente a cada semana ou duas se houver uma seca prolongada.

As hortênsias são resistentes aos veados? Se os veados são um problema no seu jardim, considere plantar uma hortênsia trepadeira. Muitas vezes são menos propensas a danos causados pelos veados porque sobem mais alto do que estes conseguem alcançar.

Hortênsia trepadeira ( Hydrangea anomala petiolaris , zonas 4 a 8) 🌼 🌼

A hortênsia trepadeira é resistente aos veados? Na verdade, as plantas raramente são incomodadas pelos veados, mas isso deve-se ao facto de crescerem muito mais alto do que os veados conseguem alcançar. As trepadeiras desta planta deslumbrante podem atingir 40 a 50 pés de altura e subir alegremente pelas paredes, árvores altas e caramanchões. As plantas jovens são susceptíveis aos veados e devem ser protegidas com rede de galinheiro ou outra barreira até crescerem o suficiente paraO pastoreio ocasional não provoca danos graves.

A folhagem verde-limão recém-emergida ilumina o jardim primaveril, enquanto as flores brancas rendilhadas de verão acrescentam semanas de atração a meio da estação. No outono, as folhas tornam-se num dourado rico e o interesse invernal provém da casca texturizada e esfoliante.

Veja também: Se tiver uma colheita abundante de tomatillos, faça salsa verde!

Se quiser adicionar uma hortênsia trepadeira ao seu jardim, é essencial fornecer um suporte sério a esta planta vigorosa. Pode demorar alguns anos a instalar-se, mas assim que uma hortênsia trepadeira começa a crescer, não demora muito a cobrir uma estrutura. Tenho uma a crescer numa árvore antiga, mas os jardineiros que querem usar hortênsias trepadeiras para cobrir um muro devem considerar que as plantas podem fazera manutenção da casa, como a pintura, é um problema.

As hortênsias de folha grande são plantas de paisagem muito populares, com grandes flores cor-de-rosa ou azuis e folhas brilhantes em forma de coração. Não são resistentes aos veados, mas tendem a ser menos susceptíveis aos danos causados pelos veados do que as hortênsias lisas.

Hortênsias de folha grande ( Hortênsia macrophylla , zonas 4 a 8) 🌼

Existem três tipos de hortênsias de folha grande: mophead, lacecap e mountain. As hortênsias mophead são plantas paisagísticas incrivelmente populares, com folhas verdes profundas em forma de coração, formas montanhosas e grandes flores arredondadas em rosa, azul e violeta. As lacecaps têm formas de plantas semelhantes às hortênsias mophead, mas as suas flores têm uma forma achatada com pequenas flores férteis rodeadas por brácteas brancas vistosas.As hortênsias de montanha também têm cachos de flores planas, mas são mais pequenas do que as lacecaps. No entanto, as plantas são muito resistentes ao frio.

Quanto à resistência dos veados, as hortênsias de folha grande não são à prova de veados, mas parecem ser menos populares do que as hortênsias de folha de carvalho e as hortênsias de panícula. O meu palpite é que as folhas, que são bastante grossas, tornam esta espécie menos palatável para os veados. Se os veados forem um problema importante no seu jardim, eu recomendaria cobrir as hortênsias de folha grande recém-plantadas com rede de galinheiro ou outra barreira durante a primeira estação para permitira planta para se instalar e se adaptar.

Hortênsias de panícula ( Hortênsia paniculata , zonas 3 a 7)

Também designadas por hortênsias de peegee, as hortênsias de panícula em plena floração são uma visão espetacular. Têm tipicamente uma forma vertical, semelhante a uma árvore, e produzem flores maciças em forma de cone de meados a finais do verão. Há cultivares que são super compactas e crescem apenas alguns metros de altura e outras que podem atingir os 6 metros.

As hortênsias de panícula são resistentes aos veados? Definitivamente, não. Os veados adoram comer os botões das flores, bem como os novos rebentos destas plantas. É aqui que precisa de pôr em prática tácticas de dissuasão dos veados, como sprays repelentes. Encontrará informações sobre estes abaixo. No entanto, reparei que as variedades compactas de hortênsias de panícula, como a 'Bobo', tendem a ser mais pastadas pelos veados do que as variedades médias.A razão é que os veados têm mais facilidade em chegar às plantas (como as hortênsias Limelight) e às plantas altas.

As hortênsias Lacecap são marginalmente resistentes aos veados, mas é melhor usar uma barreira ou um spray repelente se tiver veados frequentemente no seu jardim.

Hortênsia de folha de carvalho ( Hortênsia (Hydrangea quercifolia) , zonas 5 a 9)

Os arbustos de hortênsia de folha de carvalho são nativos da América do Norte e apreciados pela sua folhagem única em forma de folha de carvalho, bem como pelas suas flores altas em forma de cone. Esta é uma das minhas plantas favoritas e se perguntasse aos veados que frequentam o meu quintal, eles concordariam. Também a adoram. As hortênsias de folha de carvalho são verdadeiras plantas para todo o ano, com folhagem fresca na primavera, flores de verão de arrasar, cores espectaculares no outono ecasca de textura única no inverno.

Veja também: Uma árvore com flores brancas: 21 belas escolhas para o jardim de casa

Existem várias cultivares disponíveis nos viveiros, sendo as mais comuns a 'Snow Queen', a 'Snow Flake' e a 'Ruby Slippers'. Para reduzir os danos provocados pelos veados, proteja as plantas jovens com uma barreira e pulverize-as religiosamente com sprays repelentes de veados. Optar por uma cultivar de crescimento alto, como a 'Harmony', que pode atingir entre 2 e 3 metros de altura, significa que os veados não conseguirão alcançar grande parte da planta na maturidade.

As hortênsias de folha de carvalho são plantas espectaculares com interesse para as quatro estações do ano. Os jardineiros adoram-nas, mas os veados também. É melhor proteger as plantas com algumas estratégias de dissuasão dos veados.

Hortênsia lisa ( Hortênsia arborescens , zonas 3 a 8)

Esta espécie fiável e resistente, geralmente designada por "Annabelle" pelos jardineiros, infelizmente não oferece resistência aos veados, que a adoram! Mas eu também e é por isso que utilizo sprays repelentes de veados para proteger as minhas queridas hortênsias "Annabelle". É uma forma eficaz de desfrutar desta planta vistosa que acrescenta semanas de poder de floração ao jardim de verão.

As hortênsias lisas são fáceis, de crescimento rápido e compactas. As plantas crescem até 1,5 m de altura, dependendo da cultivar, e dão-se melhor quando plantadas em sombra parcial. Embora a 'Annabelle' seja muito popular, também pode querer experimentar uma cultivar como a 'Incrediball', cujas flores podem crescer até 30 cm de diâmetro!

Como proteger as hortênsias dos veados

Agora que já analisámos mais de perto os vários tipos de hortênsias, vamos falar de estratégias para evitar danos. Existem duas formas principais de manter os veados afastados das suas preciosas plantas: 1) utilizando uma barreira física e 2) aplicando sprays dissuasores de veados. Pode escolher uma destas tácticas ou combiná-las para uma dupla proteção. Vamos explorar cada uma destas opções.

O arame de galinheiro pode ser utilizado para proteger as hortênsias jovens e recém-plantadas dos veados.

Estratégia de prevenção de veados 1: Barreiras físicas

Uma barreira física é o método mais eficaz para evitar que os veados danifiquem as plantas ornamentais, como as hortênsias. Há muitos tipos de barreiras físicas que pode utilizar: rede para pássaros ou veados, rede de galinheiro ou vedação. Para hortênsias pequenas ou recém-plantadas, opte por um pedaço de rede de galinheiro, rede ou uma As cloques de rede de galinheiro, que podem ser colocadas sobre as plantas ou suspensas em estacas, são uma boa maneira de proteger as plantas, sobretudo numa fase vulnerável, como a formação dos botões.

Um tipo de barreira física mais permanente e mais cara é uma vedação. Há muitos tipos de vedações que se podem utilizar para excluir os veados, e eu experimentei várias ao longo dos anos. Costumava utilizar redes de veados com 2,5 metros de altura apoiadas em postes de 2,5 metros de altura. Esta era uma boa forma de manter os veados afastados dos meus legumes, bem como de plantas vulneráveis como as hortênsias. Mas havia alturas em que os veados saltavam por cima da rede ou corriam para a direitaAtualmente, tenho uma vedação eléctrica à volta do meu quintal, que tem sido extremamente eficaz para afastar os veados dos meus arbustos e plantas perenes, bem como da minha horta.

As vedações de madeira ou de elos de corrente também são úteis para evitar os danos provocados pelos veados. Podem custar muito caro, por isso, se o seu jardim tiver um orçamento limitado, poderá querer encontrar outra solução para os danos provocados pelos veados. Há alguns anos, visitei uma amiga que tinha uma forma sorrateira de evitar que os veados comessem as suas plantas perenes e arbustos. Ela instalou uma borda de 8 pés de largura de cascalho de tamanho médio à volta do perímetro do seu quintal. Os veadosA barreira de pedra de 2,5 metros de largura dissuadia os saltimbancos. Era uma vedação invisível, mas eficaz!

Também pode comprar redes para pássaros ou veados para evitar que estes danifiquem as plantas, que podem ser colocadas sobre as hortênsias ou montadas em arcos ou estacas.

Estratégia de prevenção contra os veados 2: Proteger as hortênsias com repelentes de veados

As hortênsias são resistentes aos veados? Podem sê-lo se as pulverizar com repelentes de veados. Os sprays são uma tática eficaz para manter os veados afastados das suas queridas hortênsias. Existem muitos produtos disponíveis em centros de jardinagem e online, sendo que a maioria combina cheiros fortes e maus sabores. São normalmente feitos de ingredientes como alho, ovos putrificados, sangue seco, capsaicina e óleo de wintergreen. Muitos dosestes produtos também contêm um agente de aderência, como o óleo de peixe, que ajuda o spray a persistir durante a rega, a chuva, a neve e outras intempéries.

Os sprays repelentes de veados mais comuns incluem o Bobbex, o Plantskydd e o Liquid Fence. Certifique-se de que lê as instruções antes de pulverizar para garantir que os aplica corretamente e com a frequência certa para evitar que os veados comam as suas hortênsias. O Bobbex, por exemplo, é aplicado a cada 10 a 14 dias a partir da primavera, quando as plantas começam a crescer.

Pulverizo os repelentes de veados nas minhas hortênsias a meio da manhã, depois de o orvalho ter evaporado. As folhas devem estar secas antes de pulverizar e a temperatura deve estar acima de zero. Se pulverizar mais tarde durante o dia, certifique-se de que há tempo para o produto secar nas folhas antes da noite. Pulverizar os repelentes de veados em folhagem húmida pode reduzir a sua eficácia.

As hortênsias são resistentes aos veados? Não, mas utilizar um spray repelente de veados é uma excelente forma de evitar que os veados pastem nas suas plantas de hortênsia.

Agora que já respondemos à pergunta "As hortênsias são resistentes aos veados?" e que falámos de estratégias para proteger as suas plantas, talvez queira saber mais sobre os arbustos que são realmente resistentes aos veados. Embora as hortênsias sejam frequentemente danificadas pelos veados, há arbustos que são altamente resistentes aos veados.

Para ler mais sobre hortênsias e outros arbustos resistentes, não deixe de consultar estes artigos:

    A pergunta "As hortênsias são resistentes aos veados?" é uma pergunta que tem estado a fazer?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.