Plantas perenes cor-de-rosa para o jardim: um gradiente de tons rosados, do rosa pálido ao fúcsia

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Se vir plantas perenes cor-de-rosa no centro de jardinagem e precisar de uma planta para preencher um buraco no meu jardim, é provável que pelo menos uma delas acabe no meu carrinho.

O que adoro nas flores cor-de-rosa é a variedade de tons disponíveis, por isso, se não gostar de pétalas com tons de rosa bebé, talvez se sinta mais atraído pela ousadia das flores fúcsia. Há muitas opções, mas seleccionei algumas das minhas favoritas que estão no meu jardim ou que vi nas minhas viagens.

Flores perenes de cor rosa pálido e médio

Dianthus

Há muitas variedades bonitas de dianthus e a maior parte delas são cor-de-rosa. O que adoro nesta planta é o facto de crescer numa bela touceira, o que a torna perfeita para bordaduras ou para preencher um espaço destinado a uma planta de baixo crescimento no jardim - só atinge cerca de 30 cm de altura.

O Dianthus Interspecific Supra Pink é um vencedor da AAS Flower 2017 (existe também uma variedade Supra com flores roxas). Vi pela primeira vez estas flores com folhos no California Spring Trials de 2017 e apaixonei-me. A planta é na verdade uma bienal. Cultivei algumas a partir de sementes este ano e mal posso esperar que floresçam. As plantas são tolerantes à seca e resistentes até à zona 4 ou 5 da USDA.

Veja também: Quando fertilizar as azáleas e como o fazer corretamente

Potentilla

Há uma bela potentilla ao lado do caminho que leva às escadas do meu terraço. Essa eu posso admirar. Mas do outro lado da minha casa há uma pequena e doce potentilla que o meu vizinho pode admirar. As flores podem ser diminutas, mas são duradouras e bonitas quando todo o arbusto está em flor, normalmente no início do verão.

Esta potentilla da Proven Winners chama-se Happy Face Pink Paradise e é resistente até à zona 2a.

Rosa de Sharon

As flores da rosa de Sharon fazem-nos sentir como se estivéssemos nos trópicos - fazem parte da família dos hibiscos. É provavelmente por isso que também não se importam com o calor e a humidade. As minhas rosas de Sharon são todas árvores, mas os meus pais têm uma sebe de rosas de Sharon encostada a uma cerca, que fica muito bonita quando está em flor. Não se esqueça de cortar as vagens das sementes no outono, caso contrário, terá de lidar com uma abundânciade mudas no ano seguinte!

As abelhas, os beija-flores e as borboletas adoram as minhas roseiras de Sharon. Já as apanhei a voar, completamente cobertas de pólen! Não se esqueça de podar as vagens das sementes no outono para evitar que um milhão de mudas apareçam na primavera (não estou a ser exagerada - elas vão estar por todo o lado!)

Anémona japonesa

Demorou alguns anos a estabelecer-se no jardim, mas agora a minha anémona japonesa tem uma floração constante. Ouvi dizer a outros jardineiros que podem ser um pouco invasivas, mas até agora, a minha tem sido fácil de conter no seu local (sombra parcial e sol) - perto da minha potentilla 'Happy Face Pink Paradise'. As plantas também são resistentes a coelhos e veados, e florescem desde o final do verão até ao final do outono.

A minha anémona japonesa adora o seu lugar no meu jardim lateral. A variedade aqui fotografada, com as suas flores cor-de-rosa brilhantes, é a Anemone hupehensis var. japonica 'Pamina'.

Clematis

Se procura uma trepadeira florida, a clematite, uma vez estabelecida, é uma óptima escolha. Existem algumas cores diferentes - e tons de rosa - para escolher. As plantas gostam que as suas raízes estejam frescas, mas as suas folhas e flores não se importam com o sol quente. Certifique-se de que escolhe um local resistente para estas plantas treparem.

Tenho quase a certeza que é a Jolly Good. Nalgumas fotografias, como as do site Proven Winners, parece mais malva, mas no jardim dos meus pais é cor-de-rosa.

Peónia

No final da primavera, aguardo com grande expetativa a fugaz semana ou duas em que as minhas peónias estão em flor. O meu jardim veio com várias variedades, todas em diferentes tons de rosa. Sinto que mal florescem, começam a cair as pétalas lentamente. Certifico-me de cortar as que estão no chão ou fora da vista para desfrutar da doce fragrância num vaso no meu terraço (também conhecido como o meuCultive-as a pleno sol e certifique-se de que corta a folhagem até ao nível do solo no outono para evitar doenças.

Veja também: Quatro flores para a horta

As peónias são uma das minhas plantas perenes cor-de-rosa preferidas. Infelizmente não conheço as suas variedades, mas adoro o facto de serem todas diferentes e de florescerem com alguns dias de intervalo, o que me permite apreciá-las durante mais tempo.

Hortênsia paniculata

As hortênsias de panícula são fáceis de cultivar e resistentes até cerca da zona 3 ou 4 da USDA. Gostam de uma mistura de sol e sombra no jardim. As flores crescem em madeira nova, por isso poda quando a planta entra em dormência no outono. Se estiver preocupado com o tamanho, procure variedades anãs, como a mostrada abaixo.

É a versão anã da hortênsia 'Little Quick Fire' e é um complemento perfeito para um pequeno jardim. Exponho algumas das flores secas dentro de casa durante o inverno.

Crisântemos

Embora goste de uma paleta de colheitas nos meus recipientes de outono (laranja, vermelho, amarelo), os meus crisântemos proporcionam um toque bem-vindo de rosa pálido (que ainda parece verão) no meu jardim de outono. Algumas variedades são resistentes até à zona 4. Tenho tido boa sorte a passar o inverno com os meus crisântemos no meu jardim da frente. Não se esqueça de os regar com mais frequência durante os períodos especialmente quentes do verão.

A folhagem verde dos crisântemos aparece no final da primavera, mas as flores só começam a desabrochar no final do verão e duram até ao outono. Gosto de usar crisântemos cor-de-rosa nos meus arranjos de outono para uma paleta de cores inesperada.

Astrantia

Um amigo referiu-se recentemente às astrantias como "fogo de artifício no jardim". É uma descrição adequada: imitam realmente uma representação floral. Não tinha encontrado estas plantas até uma viagem à Irlanda há alguns anos, onde fotografei as mais belas astrantias cor-de-rosa e verdes. Esta planta herbácea perene é um íman de polinizadores e resiste até à zona 4 da USDA.

A astrantia cor-de-rosa e verde que iniciou a minha paixão por estes "fogos-de-artifício" no jardim.

Plantas perenes cor-de-rosa

Rosa-canhão

A folhagem é de um verde-marinho acinzentado e felpudo e as cores são de um vibrante rosa choque ou magenta. Cresce bem a pleno sol e os caules atingem pelo menos dois metros de altura. Também é resistente até à zona 3 da USDA.

Acho que o rosa choque, tal como o vermelho, é difícil de fotografar. A câmara capta a tonalidade, mas não o pormenor das pétalas. Este camião-rosa está no jardim da frente da minha casa. As folhas erectas e verde-claras destacam-se da folhagem mais fina da minha coreopsis.

Delosperma

As Delosperma, também designadas por plantas do gelo, existem em várias cores, mas há algumas variedades cor-de-rosa encantadoras. A minha é fúcsia e cor de laranja. Uma vez estabelecidas, são tolerantes à seca. Ficam muito bem em jardins de pedra devido à sua propagação lenta. E florescem durante o verão até ao início do outono.

Esta é a Fire Spinner. Suponho que seja tecnicamente uma planta perene cor de laranja com um centro cor-de-rosa quente. É uma das minhas plantas favoritas no meu jardim. É tão vibrante que, apesar de ser uma cobertura de solo, pode ser vista da rua.

Veja estas plantas perenes cor-de-rosa

  • Astilbe: é possível escolher a tonalidade das flores espumosas que deseja ter no jardim
  • Phlox: Tanto as variedades rasteiras como as variedades musgosas de phlox apresentam vários tons de rosa

Procura plantas perenes noutras cores?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.