As melhores plantas de tomate pequenas para cultivar (também conhecidas como microtomates!)

Jeffrey Williams 05-10-2023
Jeffrey Williams

Se gosta de cultivar tomates mas não tem espaço suficiente para plantas de tamanho normal, experimente cultivar os pequenos tomateiros conhecidos como microtomates ou microtomates anões. Estes tomateiros compactos têm o mesmo sabor dos tomates que conhece, mas crescem em plantas pequeninas. Neste artigo, apresento-lhe estes pequenos tesouros e partilho algumas das minhas variedades favoritas para cultivar. Além disso, iráencontre dicas para cuidar das plantas e ideias para onde as cultivar.

Veja também: Vegepods: Jardins de canteiros elevados fáceis onde qualquer pessoa pode cultivar produtos comestíveis

O tomate "Sweet n' Neat" é um dos muitos microtomates que vale a pena cultivar, com apenas 15 cm de altura.

O que são micro tomates?

Ao contrário de uma variedade determinada do tamanho de um pátio (também conhecida como variedade de arbusto), como 'Bush Early Girl', 'Celebrity', 'Patio', ou a maioria dos tipos de tomate em pasta, os pequenos tomateiros destacados neste artigo crescem apenas alguns centímetros de altura, mesmo quando estão totalmente maduros.

Ao contrário dos tomates indeterminados que continuam a crescer até as plantas morrerem devido a uma geada, os micro tomates atingem a sua altura geneticamente predeterminada e param de crescer, o que os torna ideais para espaços pequenos.

Veja também: Como cultivar alho em vaso: o melhor método para o sucesso

Na sua maioria, trata-se de variedades híbridas que produzem frutos do mesmo tamanho que os tomates-cereja normais, embora existam algumas selecções que produzem frutos de tamanho ligeiramente maior.

Os cestos suspensos são um ótimo lugar para cultivar pequenos tomateiros, como este 'Tumbling Tom'.

Porquê cultivar estes pequenos tomateiros?

Para além do facto de os microtomateiros serem perfeitos para os jardineiros com espaço limitado, existem outras vantagens em cultivar uma verdadeira variedade anã, como as que serão descritas neste artigo.

  1. Sem estaca Estes pequenos tomateiros não necessitam de estacas, nem do apoio de uma gaiola para tomates, não vão cair numa tempestade nem precisam de ser fixados a uma treliça de vez em quando.
  2. Sem pinças ou podas Uma vez que os microtomates têm uma altura geneticamente pré-determinada, não são tão propensos a mamar como os tomateiros normais, pelo que não terá de estar a beliscar ou a podar os caules para evitar que tomem conta do jardim.
  3. Sem doenças A maior parte destas variedades de tomate em miniatura são também resistentes às doenças, pelo que a sua folhagem se mantém limpa e sem manchas. Além disso, se os cultivar em recipientes, não estarão expostos a doenças do tomate transmitidas pelo solo, como a murcha de fusarium e a murcha de verticillium.
  4. Não sobrecarregar Sim, eu adoro tomates e tenho a certeza de que você também, mas sejamos realistas... às vezes uma coisa boa é demais. Se vive numa casa pequena e só quer tomates suficientes para saladas ou lanches, algumas destas pequenas plantas de tomate darão frutos suficientes para as suas necessidades.
  5. Sem limites Mesmo os jardineiros com varandas, terraços e pátios e sem espaço no solo podem ter tomates cultivados em casa, graças a estas variedades de microtomates.

Onde cultivar mini tomateiros

Pode cultivar estes pequenos tomateiros em qualquer horta ou canteiro elevado, mas são os que se sentem mais à vontade em vasos. Experimente cultivar variedades de microtomates em trepadeira num cesto suspenso, numa caixa de terraço ou numa jardineira elevada. Conheço um jardineiro que tem uma fila inteira de cestos suspensos ao longo do seu alpendre, cada um deles cheio de tomateiros em miniatura.

Qualquer recipiente com orifícios de drenagem serve. A seguir, vamos falar sobre o tamanho do recipiente que deve usar e qual é o melhor meio de envasamento para o encher.

Uma das minhas formas preferidas de cultivar microtomates é numa "fonte de alimentos", que é uma jardineira em camadas. É perfeita para plantas comestíveis anãs, como estes microtomates 'Red Robin', ervas aromáticas, pimentos e verduras.

De quanto espaço necessitam os tomateiros pequenos?

Ao contrário de um tomateiro normal, que requer um volume de vaso de, pelo menos, 5 galões, cada micro tomateiro precisa de um vaso com apenas meio galão de terra, se a sua altura for inferior a 10 polegadas. As variedades que crescem um pouco mais devem ser cultivadas num recipiente com cerca de 1 a 2 galões de terra (aproximadamente o tamanho deum cesto suspenso normal).

Encha o recipiente com uma mistura orgânica de alta qualidade para vasos com alguns punhados de composto. O composto ajudará o solo do vaso a reter a humidade e a alimentar as plantas.

Se estiver a cultivar estes pequenos tomateiros no solo ou em canteiros elevados, coloque as variedades verticais a uma distância de 8 polegadas e as selecções de vinhas a 2 pés de distância.

Esta caixa de terraço é uma óptima casa para um tomate micro anão "Terenzo", alguns amores-perfeitos e várias ervas aromáticas.

Rendimentos esperados de tomateiros em miniatura

Não têm um rendimento tremendamente elevado como um tomate-cereja indeterminado normal, simplesmente porque não têm tanta área de caule para produzir flores. No entanto, cada planta produzirá várias dezenas de frutos. O sabor doce destas variedades de tomate anão é bastante delicioso, tal como um tomate-cereja normal.

A colheita pode ser efectuada logo que os frutos desenvolvam a sua cor madura e pode ser feita a qualquer hora do dia, consoante se trate de uma salada para o almoço ou de um lanche para a noite.

As melhores variedades de microtomateiros

Eis algumas das minhas variedades preferidas de mini tomates (para além das mencionadas nas legendas das fotografias deste artigo):

  • Tombo do Tom": Este é o primeiro tipo de microtomate que cultivei. São tomates em forma de vinha que são perfeitos para caixas de janela, jardineiras elevadas ou cestos suspensos. Os caules caem em cascata sobre a borda do recipiente de cultivo com cerca de 18 a 20 polegadas. Os frutos pequenos, do tamanho de uma cereja, são cheios de sabor e as plantas estão entre as mais produtivas dos micros. Há também o 'Tumbling Tom Yellow' que éo mesmo, mas com frutos amarelos brilhantes.

    A 'Tumbling Tom Yellow' estava em casa no meu canteiro elevado há alguns anos.

  • Tiny Tim": Esta seleção tão bonita como um botão produz frutos de 2,5 cm de largura com um sabor super doce. Os tomates Tiny Tim atingem uma altura adulta de apenas 15 a 20 cm, o que os torna uma das selecções mais pequenas que existem. Tudo o que precisa é de um vaso de 15 cm e está pronto para começar.

    A 'Tiny Tim' é a escolha perfeita para as minhas caixas de jardinagem no terraço.

  • "Robin Vermelho": Semelhante à 'Tiny Tim' em termos de produção e estatura, a 'Red Robin' é uma excelente cobertura comestível para canteiros de jardim. É uma óptima forma de expandir a sua paisagem comestível. Se tiver plantas suficientes, pode até cultivá-la como cobertura de solo.

    O "Robin Vermelho" é o mais giro que se pode conseguir!

  • ' Pequeno Bing": Este híbrido tem frutos que amadurecem apenas 60 a 65 dias após a plantação das sementes! As plantas compactas são super arrumadas e atingem cerca de 20 centímetros de altura. Produz uma colheita surpreendentemente grande de tomates vermelhos.
  • ' Red Velvet": Uma pequena beleza com cachos de frutos vermelhos profundos, os caules da 'Red Velvet' atingem apenas 20 cm de altura. São um pouco mais lentos a amadurecer do que algumas outras selecções (70 a 85 dias), mas dão-se muito bem quando cultivados no interior sob uma luz de cultivo.

    Embora estes frutos da 'Red Velvet' ainda não estejam maduros, pode ver-se como a planta é produtiva.

  • ' Sião": Outra pequena maravilha que cresce até 12-16 polegadas de altura, a 'Siam' produz uma infinidade de frutos de 1 onça. A folhagem é de um verde escuro agradável e os cachos de frutos produzem dezenas de tomates durante toda a estação.

    A 'Siam' adapta-se muito bem a paredes vivas e a floreiras de bolso.

  • Ponchi Mi": Muitas vezes disponível na marca Bonnie Plants, este tomate para petiscar é ideal para cultivar no interior ou no exterior. A planta compacta atinge um máximo de 15 a 20 cm e os tomates amadurecem em cerca de 60 dias a partir da semente.

    Este jardineiro está a cultivar vários tomateiros 'Ponchi Mi' numa caixa de jardinagem num telhado.

  • Varanda: Uma planta muito bonita que produz um número surpreendente de tomates durante todo o verão. É um híbrido da Burpee que está disponível como sementes ou plantas jovens.
  • "Quebra-corações": Se procura um micro tomate com frutos ligeiramente maiores, experimente o 'Heartbreaker'. Este híbrido tem frutos com uma ligeira forma de coração e uma cor vermelha brilhante. Os cachos de frutos continuam a crescer desde que os frutos maduros sejam colhidos regularmente. As plantas são super robustas e atingem apenas 16 centímetros de altura.

    Os frutos de 'Heartbreaker' são de um vermelho brilhante tão bonito.

Cuidados com os tomateiros pequenos

Tal como os tomates normais, os microtomates não toleram a geada. Espere até que o perigo de geada tenha passado e as noites estejam consistentemente acima de zero antes de os plantar (a menos que os esteja a cultivar dentro de casa, claro). Seleccione um local de plantação a pleno sol ou posicione o vaso onde receba 6 ou mais horas de sol por dia.

Pode começar as suas próprias plantas dentro de casa a partir de sementes, seguindo estas instruções sobre o cultivo de tomates a partir de sementes, ou pode comprar plantas iniciais num viveiro. Cada vez mais centros de jardinagem estão a cultivar estes pequenos tomateiros únicos, pelo que não deve ser muito difícil encontrá-los.

Rega e alimentação

A maior ameaça para a saúde dos seus microtomates é a rega incorrecta. Tanto a rega insuficiente como a rega excessiva são problemáticas, mas a rega insuficiente é mais comum nas plantas de exterior. Se as suas plantas estiverem a crescer num pequeno vaso ou num cesto suspenso, é essencial que regue as plantas todos os dias se o tempo estiver acima dos 80 graus.Para os vasos com menos de 12 polegadas de diâmetro, verta lentamente cerca de 4 litros de água no solo e deixe o excesso escorrer livremente através dos orifícios de drenagem. Este tipo de rega consistente e profunda é essencial para manter os níveis de humidade do solo adequados durante o tempo quente.

Se o seu tomateiro for regado de forma inconsistente e se deixar secar completamente entre as regas, o resultado pode ser a podridão da extremidade da flor. Pode saber mais sobre esta doença relacionada com o cálcio neste artigo. Esta provoca frutos com manchas escuras podres na extremidade inferior, embora não seja tão comum nos tipos de cereja.

A fertilização deve ser feita a cada 3 a 4 semanas, utilizando um fertilizante orgânico solúvel em água. Este artigo partilha muitas informações úteis sobre fertilizantes.

As pragas, como a lagarta do tomateiro e a lagarta do tomateiro, atacam ocasionalmente estes pequenos tomateiros. Encontrará soluções para estas e outras pragas aqui.

Se quiser cultivar microtomates anões dentro de casa, reserve uma janela com sol pleno. Quanto mais sol, melhor, mas não se esqueça de os manter regados.

Cultivo de mini tomateiros no interior

Se não tiver espaço para cultivar ao ar livre, também pode cultivar estes pequenos tomateiros dentro de casa. Idealmente, devem ser cultivados sob luzes de crescimento que estejam ligadas durante 16-20 horas por dia. Mas, se não tiver um sistema de luz de crescimento, coloque os vasos numa janela virada para norte que receba sol durante todo o dia para obter os melhores resultados. Vire o vaso um quarto de volta todos os dias para manter os níveis de luz uniformes.

Pequena mas poderosa

As micro variedades podem ser pequenas plantas de tomate, mas têm muito para oferecer. Produzem frutos deliciosos, requerem cuidados mínimos e ocupam muito pouco espaço. Espero que goste de as cultivar no seu alpendre, terraço ou pátio durante muitas estações.

Para mais informações sobre o cultivo de excelentes tomates, consulte estes artigos:

    Fixe este artigo no seu quadro de Jardinagem de Vegetais para referência futura.

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.