Cultivar manjericão a partir de sementes: um guia passo a passo

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar manjericão a partir de sementes deve estar na lista de tarefas de todos os jardineiros. Porquê? O manjericão é fácil de cultivar a partir de sementes e quando compra sementes em vez de transplantes pode escolher entre dezenas de tipos e variedades disponíveis através de catálogos de sementes. Há duas formas de começar as sementes de manjericão: dentro de casa, numa janela ou debaixo de uma luz de crescimento, ou por sementeira direta ao ar livre. Continue a ler para saber mais sobre os passos simples decultivar manjericão a partir de sementes.

A maioria dos jardineiros começa as suas sementes de manjericão dentro de casa para dar um salto na estação de crescimento. Semear as sementes 6 a 8 semanas antes da última geada prevista na primavera.

O que é o manjericão?

Manjericão ( Ocimum basilicum O manjericão doce, também chamado de manjericão genovês, é o mais cultivado devido ao seu delicioso sabor a cravo-da-índia. Existem muitos outros tipos de manjericão disponíveis em catálogos de sementes, incluindo o manjericão-limão, o manjericão grego, o manjericão-canela e o manjericão tailandês. Cada um oferece uma variedade de sabores, formas e tamanhos de folhas,O manjericão é muitas vezes plantado com tomates e pimentos porque têm condições de crescimento semelhantes - solo bem drenado e 8 a 10 horas de luz solar. O manjericão é também utilizado em plantações companheiras, uma vez que as flores de meados a finais do verão atraem abelhas e insectos benéficos para o jardim.

Porque é que deve cultivar manjericão a partir de sementes

Aqui estão as minhas quatro razões para começar a cultivar manjericão a partir de sementes:

  1. O manjericão é fácil de cultivar a partir de sementes - É verdade! Cultivo manjericão a partir de sementes há mais de 25 anos e, de um modo geral, é uma erva que não dá trabalho e que vai da semente ao jardim em menos de dois meses. Também não precisa de equipamento especial. Eu planto as minhas sementes sob luzes de cultivo, mas também pode usar um parapeito de janela ensolarado.
  2. Poupar dinheiro - Cultivo muito manjericão todos os Verões, para termos muito manjericão fresco e folhas de manjericão para o pesto, bem como para o congelador e para secar. Com plantas de manjericão individuais a custar 3,00 a 4,00 dólares cada no meu viveiro local, cultivar manjericão a partir de sementes é uma forma económica de obter muitas plantas de manjericão para o seu jardim.
  3. Variedades - Há muitos tipos e variedades diferentes de manjericão disponíveis nos catálogos de sementes. É divertido experimentar novas variedades todos os anos, mas cultivar manjericão a partir de sementes foi também uma mudança de jogo no meu jardim quando o míldio dizimou quase todas as minhas plantas de manjericão. As plantas que não foram afectadas? Eram Rutgers Devotion DMR, uma variedade resistente ao míldio que cultivei a partir de sementes. Pode ser difícil encontrartransplantes de manjericão resistentes a doenças em centros de jardinagem, mas são fáceis de obter como sementes em catálogos de sementes.
  4. Plantação de sucessão - É difícil encontrar mudas de manjericão saudáveis em meados do verão, mas começar alguns vasos de sementes sob as minhas luzes de cultivo garante que terei manjericão para colheitas sucessivas.

Existem muitos tipos e variedades de manjericão disponíveis nos catálogos de sementes. Este é o Emerald Towers, um tipo Genovese compacto que cresce um pé de largura mas até três pés de altura.

Cultivo de manjericão a partir de sementes

Existem duas maneiras de cultivar manjericão a partir de sementes. Primeiro, pode começar as sementes dentro de casa, num parapeito de janela ensolarado ou sob luzes de cultivo. Eventualmente, as plantas jovens são transplantadas para o jardim. O segundo método consiste em semear diretamente as sementes de manjericão em canteiros ou recipientes. Vamos analisar cada método mais detalhadamente para que possa descobrir qual é o mais adequado para si.

Cultivo de manjericão a partir de sementes dentro de casa

A maioria dos jardineiros começa a semear as suas sementes de manjericão dentro de casa para dar um salto na estação de crescimento. O sucesso começa com a sementeira das sementes na altura certa, 6 a 8 semanas antes da data da última geada. No meu jardim da zona 5, isso é no final de maio, por isso começo as minhas sementes de manjericão dentro de casa no final de março. Semear as sementes dentro de casa ainda mais cedo não lhe dá necessariamente um avanço na colheita do manjericão. Significa apenas que teráAlém disso, o transplante de plantas maduras de manjericão para a horta resulta muitas vezes em plantas que começam a florescer em vez de produzirem muitas folhas frescas, o que reduz a colheita global. As plântulas mais jovens adaptam-se melhor ao transplante e devem ser transferidas para a horta.jardim quando têm 6 a 8 semanas de idade.

Semeie pequenas sementes de manjericão a apenas 1 cm de profundidade numa mistura de envasamento de alta qualidade. Coloque os recipientes sob luzes de crescimento ou num parapeito de janela ensolarado.

Veja também: Cultivo de malmequeres a partir de sementes: Dicas para a sementeira direta e no interior

Os melhores recipientes para cultivar manjericão a partir de sementes

Agora que sabemos quando Para semear sementes de manjericão dentro de casa, podemos considerar recipientes. Normalmente, utilizo tabuleiros de 10 por 20 com inserções de células para iniciar a maior parte das minhas sementes de legumes, flores e ervas. Oferecem uma utilização eficiente do espaço sob as minhas luzes de cultivo e reutilizo-os de ano para ano. No entanto, pode iniciar sementes de manjericão em praticamente qualquer tipo de recipiente, desde que esteja limpo e ofereça uma boa drenagem.Para os recipientes de ciclismo, como os recipientes de salada para o arranque de sementes, não se esqueça de fazer buracos no fundo para escoar o excesso de água.

Para reduzir o uso de plástico, comprei recentemente um bloqueador de solo para iniciar as sementes. Um bloqueador de solo forma cubos de solo ligeiramente comprimidos - não é necessário recipiente. Tenho vários tamanhos e estou ansioso por experimentar iniciar as sementes de manjericão desta forma.

O melhor solo para cultivar manjericão a partir de sementes

Quando se começa a plantar sementes dentro de casa, é essencial ter uma mistura leve para plantar sementes ou para envasar. Estas misturas são normalmente compostas por materiais como musgo de turfa, fibra de coco, composto, vermiculite, perlite e fertilizantes. O meio de cultivo ideal para plantar sementes é aquele que retém a água, mas que também tem uma drenagem rápida para promover o crescimento saudável das raízes.aqui) ou comprar um saco online ou no seu centro de jardinagem local.

Pode utilizar uma variedade de recipientes para iniciar as sementes de manjericão, incluindo blocos de solo. Os blocos de solo formam cubos de solo pouco compactados, ideais para iniciar as sementes.

Plantar sementes de manjericão dentro de casa

Depois de ter reunido os seus materiais, é altura de começar a plantar. Encha os seus recipientes com a mistura de envasamento pré-humedecida. Ao semear sementes de manjericão em embalagens de células, plante 2 a 3 sementes por célula. Se começar a semear sementes de manjericão em vasos de 4 polegadas, plante 6 a 8 sementes por vaso. Qualquer que seja o tipo de recipiente que esteja a utilizar para as sementes de manjericão, semeie cada semente a cerca de uma polegada de distância. Plante as sementes a um quarto de polegada de profundidade.Em vez de cobrir as sementes de manjericão, pressione-as suavemente na mistura húmida do vaso para garantir um bom contacto solo-semente.

Depois de as sementes terem sido plantadas, coloque uma cúpula transparente ou um pedaço de película de plástico em cima dos tabuleiros ou vasos. Isto mantém a humidade elevada para promover uma boa germinação. Assim que as sementes germinarem, retire quaisquer coberturas de plástico para que o ar possa circular.

Quando as plantas jovens tiverem desenvolvido dois conjuntos de folhas verdadeiras, desbaste-as para uma planta por célula, ou três a quatro plantas por vaso de 4 polegadas. Pode arrancar cuidadosamente as plântulas excedentes dos seus recipientes e transplantá-las para mais vasos. Sejamos honestos, nunca é demais ter manjericão!

Há muitas vantagens em cultivar o manjericão a partir de sementes em vez de comprar transplantes.

De quanta luz necessitam as plântulas de manjericão?

Fornecer luz suficiente é talvez o maior desafio ao iniciar as sementes dentro de casa. A maioria dos tipos de vegetais, flores e ervas precisa de muita luz para formar mudas fortes e encorpadas. Contar com a luz solar natural de uma janela pode ser um desafio, especialmente para quem vive em climas do norte. As mudas cultivadas com luz insuficiente são altas, pernaltas e tendem a cair. A solução éutilizar uma luz de crescimento para iniciar sementes como o manjericão.

Tenho dois tipos de luzes de cultivo: Luzes de crescimento LED e luzes de crescimento fluorescentes. Deixo as minhas luzes de crescimento acesas durante 16 horas por dia, utilizando um temporizador barato para as ligar e desligar. Pode fazer uma instalação de luzes de crescimento ou comprar uma numa loja de artigos de jardinagem. Quando não estou a plantar sementes, utilizo as minhas luzes de crescimento para iluminar suculentas, ervas aromáticas e outras plantas de interior.

Veja também: Noções básicas sobre fertilizantes para plantas de interior: Como e quando alimentar as plantas de interior

A temperatura ideal para o manjericão

O manjericão é uma erva que adora o calor e as sementes germinam melhor em solo quente. A temperatura ideal para a germinação das sementes de manjericão é de 21 a 24C (70 a 75F), com as sementes a emergirem em cerca de 5 a 10 dias. Se tiver um tapete térmico para mudas, pode utilizá-lo para fornecer calor de fundo para acelerar a germinação e aumentar as taxas de germinação.

À medida que as plântulas de manjericão crescem, desbaste-as para uma planta por cada embalagem de células e vigie também a humidade do solo, procurando manter um solo ligeiramente húmido, mas não molhado.

Rega e fertilização das mudas de manjericão

As plântulas de manjericão podem ser propensas ao amortecimento, uma doença fúngica transmitida pelo solo que afecta os caules e as raízes das plântulas jovens. Descobri que as duas melhores formas de reduzir o amortecimento são regar as plântulas adequadamente e proporcionar uma boa circulação de ar. Primeiro, falemos de rega. As plântulas de manjericão crescem melhor em solo ligeiramente húmido, não molhado. Regue quando o solo estiver seco ao toque, verificando as plântulas a cadaUma boa circulação de ar ajuda a fortalecer as plântulas, reduz o crescimento de bolor na superfície do solo (um sinal de rega excessiva) e seca as folhas após a rega.

Quando as plântulas de manjericão tiverem desenvolvido o seu primeiro conjunto de folhas verdadeiras, começo a fertilizá-lo. Utilizo um fertilizante orgânico líquido diluído até metade de 14 em 14 dias, o que promove um crescimento saudável e muitas folhas verdes brilhantes.

Estas mudas de manjericão estão prontas para serem endurecidas e transferidas para o jardim.

Endurecimento das plântulas de manjericão

O endurecimento das plântulas é o passo final quando se cultiva manjericão a partir de sementes. Este é um passo que não se deve saltar. O processo de endurecimento aclimatiza as plântulas ao sol, ao vento e ao clima do jardim exterior. Como o manjericão é sensível ao calor, não leve as plantas para o exterior enquanto ainda houver risco de tempo frio. Começo o processo de endurecimento, que demora cerca de cinco dias, depois de asa última data prevista já passou.

Comece por levar as plântulas para o exterior num dia ameno, colocando os tabuleiros ou recipientes num local com sombra. Cubra-as com uma cobertura de linha nessa noite ou traga-as de volta para dentro de casa. No segundo dia, dê às plantas algum sol de manhã cedo ou ao fim da tarde, mas sombreie-as entre o meio da manhã e o meio da tarde, quando o sol é mais intenso. Mais uma vez, cubra-as à noite ou traga-as de volta para dentro de casa. No terceiro diaa cinco, continuar a introduzir gradualmente mais luz nas plantas até que no quinto dia estejam prontas para o sol pleno.

Quer saber mais sobre como cultivar manjericão a partir de sementes? Veja este vídeo:

Como e quando transplantar o manjericão

As plântulas de manjericão endurecidas podem ser transferidas para canteiros ou recipientes assim que o risco de geada tiver passado e o tempo tiver aquecido. No entanto, não apresse o manjericão para o exterior, uma vez que podem ocorrer danos provocados pelo frio quando as temperaturas diurnas ou nocturnas descerem abaixo dos 10ºC. Assim que as condições forem adequadas, transplante as plântulas para um local com luz solar direta e solo fértil bem drenado.Quando as plantas tiverem cinco a seis conjuntos de folhas verdadeiras, pode começar a colher o manjericão.

Quando as suas plântulas de manjericão estiverem endurecidas, podem ser transferidas para canteiros ou recipientes. Esta plântula de manjericão grego já tem a sua forma redonda clássica.

Cultivo de manjericão a partir de sementes no exterior

A outra técnica para cultivar manjericão a partir de sementes é a sementeira direta ao ar livre. Como vivo num clima frio, planto as minhas sementes de manjericão dentro de casa para dar às plantas uma vantagem inicial. No entanto, os jardineiros que vivem nas zonas 6 e superiores podem semear diretamente as sementes de manjericão ao ar livre num canteiro ou recipiente. Escolha um local ensolarado e altere o solo com uma fina camada de composto. Plante as sementes no final da primavera ouNo início do verão, cerca de uma ou duas semanas após a última geada da primavera, a temperatura do solo deve ser de, pelo menos, 21ºC. Semear as sementes a um quarto de polegada de profundidade e a uma polegada de distância.

Uma vez plantadas as sementes, regue frequentemente a cama de sementes com um bico de mangueira numa posição suave. Não deve ser um jato forte de água que possa deslocar ou lavar as sementes ou as jovens plântulas. Não deixe o solo secar enquanto as sementes estiverem a germinar. Quando as plântulas de manjericão tiverem desenvolvido dois a três conjuntos de folhas verdadeiras, desbaste-as a uma distância de 8 a 10 centímetros.

Para mais informações sobre o cultivo do manjericão, não deixe de consultar estes artigos:

    Está a cultivar manjericão a partir de sementes esta primavera?

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.