Como cultivar batata-doce numa horta caseira

Jeffrey Williams 20-10-2023
Jeffrey Williams

Cultivar batata-doce é divertido e fácil, e uma óptima maneira de desfrutar de tubérculos super-doces que sabem muito melhor do que os que encontra no supermercado local. Se está a pensar como cultivar batata-doce na sua horta caseira, tenho todas as informações e conselhos de que precisa para começar.

As batatas-doces cultivadas em casa são melhores do que as que se encontram no supermercado e são fáceis de cultivar e de manter.

Batata-doce ou inhame?

Tem havido alguma confusão em relação ao inhame e à batata-doce, por isso vamos esclarecer as coisas. O inhame é uma cultura tropical cultivada principalmente nas Caraíbas e em África. O inhame que vejo no meu supermercado local tem geralmente uma pele castanha, semelhante a uma casca, e uma polpa branca que é rica em amido, como uma batata branca, quando cozinhada. As raízes variam em tamanho e cor, com alguns inhames a crescerem pequenos e outros a atingirem vários metros de alturacomprimento.

A confusão entre inhame e batata-doce deve-se ao facto de, durante muitos anos, a batata-doce de polpa alaranjada ter sido incorretamente designada por inhame. A batata-doce é originária da América Central e do Sul, produzindo tubérculos com pele bronzeada, rosada, roxa, vermelha ou acobreada e polpa branca, roxa ou laranja escura. Os tubérculos têm extremidades afiladas e um delicioso sabor doce. As plantas de batata-doce formammas os jardineiros que dispõem de menos espaço devem optar por aquelas com videiras compactas.

Agora que já esclarecemos isso, está pronto para aprender a cultivar batata-doce? Continue a ler!

Escolher a batata-doce para cultivar

Tradicionalmente, a batata-doce, que é um membro da família da glória-da-manhã, Convolvulaceae, tem sido uma cultura cultivada em climas amenos que oferecem meses de tempo quente. No entanto, graças aos criadores de plantas que têm vindo a selecionar batatas-doces de maturação rápida, temos agora uma maravilhosa seleção de cultivares que podem ser cultivadas em áreas com uma estação de crescimento curta. No entanto, ainda precisa de cerca de 100 diasde tempo livre de geadas para cultivar uma colheita abundante de batata-doce.

Tenho tido muito sucesso com variedades de curta duração, como a Korean Purple, a Beauregard e a Georgia Jet, mas há muitos cultivares à escolha nos catálogos de sementes e de especialidades. Tenha em atenção que não vai encomendar batatas de semente, como acontece com as batatas, mas sim comprar ramas. As ramas são os rebentos que crescem a partir de uma batata-doce. Também pode começar as suas próprias ramas ou comprá-las num jardimcentro na primavera para plantar no seu jardim.

É fácil enraizar as suas próprias estacas de batata-doce ou pode encomendá-las a uma empresa de venda por correspondência ou comprá-las num centro de jardinagem local.

Como cultivar estacas de batata-doce

Começar os seus próprios talos não é difícil e pode usar uma batata-doce da colheita do ano passado, da mercearia (veja os meus conselhos abaixo sobre isto), ou do mercado dos agricultores. Procure tubérculos sem manchas e sem doenças. Dependendo do número de plantas que quiser, provavelmente precisará de algumas batatas-doces para começar os talos. Cada tubérculo pode potencialmente dar origem a várias dúzias de talos.

Uma vez obtida a batata-doce, há duas formas principais de produzir as folhas:

  1. Espete palitos de dentes no terço superior da batata e coloque-a num frasco cheio de água, de modo a que os dois terços inferiores fiquem debaixo de água.
  2. Colocar a batata-doce inteira de lado num vaso, num tabuleiro de sementeira ou num recipiente pouco profundo cheio de uma mistura de envasamento de alta qualidade previamente humedecida. Encher o recipiente de modo a que a mistura de envasamento cubra a metade inferior da batata-doce.

Coloque os seus frascos ou recipientes de batata-doce num local luminoso e quente e aguarde. Os talos normalmente emergem em algumas semanas, mas a germinação pode demorar até dois meses, o que significa que precisa de planear com antecedência e começar os seus talos de batata-doce cerca de dois meses antes de os pretender plantar no jardim.

Preparação de estacas de batata-doce para plantação

Quando as estacas tiverem entre 15 a 20 cm de comprimento, podem ser cortadas e transplantadas para a horta (é provável que tenham algumas raízes jovens agarradas). Se ainda não for altura de as levar para a horta, coloque-as em vasos de 10 cm cheios de mistura para vasos humedecida. Também pode colocar as estacas de batata-doce acabadas de cortar num jarro com água, de modo a que a metade inferior do caule fique debaixo de água. Se não houverMudar a água com frequência para favorecer o crescimento saudável das raízes.

Para isso, pode introduzir gradualmente a planta-mãe nas condições de crescimento ao ar livre, cerca de uma ou duas semanas antes de querer arrancar os talos e plantar. Ou, se estiver a retirar os talos e a colocá-los em vasos até à altura do transplante, pode endurecer as raízesOs deslizamentos começam cerca de uma semana antes de os colocar no jardim.

A batata-doce precisa de um solo solto e bem drenado para produzir tubérculos grandes. Pode ser plantada em canteiros ou recipientes, se tiver pouco espaço.

Compra de estacas de batata-doce

Geralmente compro as minhas batatas-doces de um produtor respeitável como a Mapple Farm porque não tenho um bom local frio para guardar as minhas batatas-doces cultivadas na horta durante o inverno e não gosto de usar batatas-doces da mercearia. Porquê? A maior parte das mercearias não indica a variedade das batatas-doces que vendem e com uma gama tão vasta de tempos de maturação - de 100 dias a 160 dias - queroSe encomendar a uma empresa de venda por correspondência ou comprar num centro de jardinagem local, posso garantir que obtenho variedades adequadas ao meu clima. Em alternativa, dirija-se ao mercado dos agricultores locais e, se estiverem a vender batatas-doces cultivadas localmente, compre-as para os seus talos.

Como plantar batata-doce

A regra número um é não apressar o plantio das batatas-doces, pois elas precisam que o clima e o solo estejam quentes. Eu costumo plantá-las na mesma época em que planto os pepinos e os melões, ou seja, cerca de uma semana depois da última geada prevista para a primavera. Se o tempo ainda estiver instável, espere ou instale um mini túnel de aros sobre o canteiro para abrigar as batatas-doces.

Preparação do solo para a batata-doce

A chave para uma boa colheita de tubérculos grandes é um solo solto e bem drenado. Se o seu jardim tiver um solo argiloso denso, considere o cultivo num recipiente grande ou num canteiro elevado. Plante as suas estacas de batata-doce num canteiro que tenha sido solto e corrigido com composto. As batatas-doces alimentam-se relativamente pouco, mas apreciam fósforo e potássio, pelo que utilizo um pouco de vegetais orgânicos equilibradosEvitar os adubos com elevado teor de azoto que favorecem o crescimento da folhagem, mas muitas vezes à custa dos tubérculos.

Veja também: Quando plantar abóboras a partir de sementes ou transplantes

Há algumas culturas que adoram o calor e que apreciam que se dê o passo extra de pré-aquecer o solo, especialmente se viver numa estação curta ou num clima frio. Eu gosto de pré-aquecer o solo para os meus melões, pimentos, beringelas e batatas doces. Não é difícil de fazer, mas compensa muito! Para pré-aquecer o solo, coloque um pedaço de cobertura de plástico preto em cima do canteiro durante duas semanas antesPlantação. Normalmente, programo a plantação de modo a colocar o plástico cerca de uma semana antes da data prevista para a última geada.

Quando estiver pronto para plantar, pode retirar o mulch de plástico ou deixá-lo no lugar e fazer buracos para as estacas. Se optar por deixá-lo no solo, continuará a manter as plantas quentes e a reduzir o crescimento de ervas daninhas. Passe uma mangueira de rega por baixo do mulch para facilitar a rega.

Qual a distância entre plantas para plantar batata-doce

Se as plantar em canteiros elevados, planto-as com centros de 18 polegadas. Num jardim tradicional no solo, deixe um espaço de um metro entre linhas para permitir espaço para cuidar da colheita. Se tiver pouco espaço, também pode plantar batatas-doces em recipientes ou sacos de tecido. Certifique-se apenas de que controla a humidade do soloporque os contentores secam mais rapidamente do que os canteiros.

Para favorecer um crescimento saudável e uma colheita abundante de tubérculos doces, regue regularmente as batatas doces durante o verão.

Como cultivar batata-doce

Depois de plantar as batatas-doces no jardim, regue-as bem e continue a regar o canteiro diariamente durante a primeira semana, se não tiver chovido. Depois de se adaptarem à sua nova casa, pode reduzir a rega, mas tenha em conta que as plantas sujeitas a stress hídrico produzem menos batatas-doces e mais pequenas. Se não as cultivar sob uma cobertura de plástico preto, cubra as plantas com palha oufolhas trituradas para reduzir a necessidade de rega.

As plantas de batata-doce recém-plantadas devem permanecer em repouso durante algumas semanas, à medida que as raízes crescem. Quando o calor chegar, as videiras arrancam rapidamente. Se o clima da primavera sofrer um revés e estiverem previstas temperaturas frias, cubra as suas plantas com uma cobertura de linha para as isolar.

Embora a batata-doce seja geralmente fácil de cultivar, é preciso estar atento a pragas como o escaravelho do pepino, o gorgulho da batata-doce e o escaravelho da pulga. Os vermes podem também ser um problema, mas só se notam os seus danos na altura da colheita. As larvas dos vermes causam pequenos buracos nos tubérculos. A rotação de culturas é a melhor forma de reduzir os problemas com insectos

Veja também: Tipos de gerânios: Pelargoniums anuais para o jardim

Como colher a batata-doce

A batata-doce demora tempo a crescer. Eu planto cultivares de 90 a 100 dias e nem sequer me preocupo em tentar apanhar tubérculos antes de terem passado esses 90 dias. Geralmente, a colheita é feita quando as videiras estão enegrecidas pela geada. Cave as batatas-doces com um garfo de jardim, tendo o cuidado de não espetar os tubérculos.

Embora seja possível cultivar batata-doce em recipientes, obterá uma colheita maior e tubérculos maiores se os ramos forem plantados em canteiros com solo profundo e solto.

Como curar batatas doces

Uma vez colhidas todas as batatas doces, é altura de curá-las. A cura permite que a polpa adoce e cicatrize pequenas feridas ou fissuras na pele para um armazenamento a longo prazo. Uma cura adequada requer temperaturas mornas a quentes e humidade elevada. Se puder, coloque os tubérculos num local onde estejam entre os 85 e os 90 F com 85% de humidade durante uma semana. Isto pode ser difícil numa horta caseira, mas ouvi falar de jardineiros que utilizamum forno para curar batatas doces.

Se tiver apenas uma pequena quantidade de tubérculos e não planear conservá-los mais do que alguns meses, faça uma cura rápida a uma temperatura de 75 a 80 F durante uma a duas semanas. Guarde as batatas-doces curadas numa cave fresca e escura onde a temperatura seja de cerca de 55 a 60 F.

Respondi a todas as suas perguntas sobre como cultivar batata-doce? Se não, deixe as suas perguntas ou comentários abaixo.

Também pode gostar destas publicações relacionadas:

    Jeffrey Williams

    Jeremy Cruz é um escritor apaixonado, horticultor e entusiasta de jardins. Com anos de experiência no mundo da jardinagem, Jeremy desenvolveu uma compreensão profunda das complexidades do cultivo e cultivo de vegetais. Seu amor pela natureza e pelo meio ambiente o levou a contribuir com práticas de jardinagem sustentáveis ​​por meio de seu blog. Com um estilo de escrita envolvente e um talento especial para fornecer dicas valiosas de maneira simplificada, o blog de Jeremy tornou-se um recurso obrigatório para jardineiros experientes e iniciantes. Quer se trate de dicas sobre controle de pragas orgânicas, plantio de companheiras ou maximização de espaço em um pequeno jardim, a experiência de Jeremy brilha, fornecendo aos leitores soluções práticas para aprimorar suas experiências de jardinagem. Ele acredita que a jardinagem não apenas nutre o corpo, mas também nutre a mente e a alma, e seu blog reflete essa filosofia. Em seu tempo livre, Jeremy gosta de experimentar novas variedades de plantas, explorar jardins botânicos e inspirar outras pessoas a se conectarem com a natureza por meio da arte da jardinagem.